Estudo preliminar de escola de ensino fundamental baseado na metodologia de ensino Waldorf.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24431 |
Resumo: | O presente trabalho tem como principal objetivo desenvolver uma proposta de projeto a nível de estudo preliminar de uma escola de ensino fundamental baseada na metodologia educacional de Waldorf na cidade de Campina Grande (PB), metodologia esta que acredita que o ambiente e a arquitetura têm influência direta na educação e no desenvolvimento das crianças. A discussão gira em torno da psicologia ambiental no ambiente escolar com reflexões sobre como o ambiente pode influenciar na educação e no comportamento dos estudantes, dar visibilidade à pedagogia Waldorf por meio da arquitetura, propondo espaços que favoreçam a aprendizagem, que despertem a criatividade e o raciocínio das crianças. |
id |
UFCG_5581a598fe452df25266f3456abf2f6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/24431 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Estudo preliminar de escola de ensino fundamental baseado na metodologia de ensino Waldorf.Preliminary study of an elementary school based on the Waldorf teaching methodology.Arquitetura escolarMetodologia de ensino WaldorfWaldorf - metodologia de ensinoPsicologia ambientalEducaçãoEscolas WaldorfConforto ambiental - escolasSchool architectureWaldorf teaching methodologyWaldorf - teaching methodologyEnvironmental psychologyEducationWaldorf SchoolsEnvironmental comfort - schoolsArquitetura e UrbanismoO presente trabalho tem como principal objetivo desenvolver uma proposta de projeto a nível de estudo preliminar de uma escola de ensino fundamental baseada na metodologia educacional de Waldorf na cidade de Campina Grande (PB), metodologia esta que acredita que o ambiente e a arquitetura têm influência direta na educação e no desenvolvimento das crianças. A discussão gira em torno da psicologia ambiental no ambiente escolar com reflexões sobre como o ambiente pode influenciar na educação e no comportamento dos estudantes, dar visibilidade à pedagogia Waldorf por meio da arquitetura, propondo espaços que favoreçam a aprendizagem, que despertem a criatividade e o raciocínio das crianças.The present work, which objective is to develop a project proposal at the level of preliminary study of a elementary school based on the Waldorf’s educational methodology in the city of Campina Grande (PB), a methodology that believes that the environment and architecture have influence in the education and development of children. The discussion revolves around environmental psychology in the school environment with reflections on how the environment can influence the education and behavior of students, give visibility to Waldorf pedagogy through architecture, proposing spaces that favor learning, that awaken children's creativity and reasoning.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNUFCGRODRIGUES, Tatiana Moura.RODRIGUES, T. M.LIMA, Raoni Venâncio dos Santos.MESQUITA, Alyne Rodrigues Mariath.MORAIS, Letícia Amorim Barbosa de.2019-07-032022-04-11T19:59:55Z2022-04-112022-04-11T19:59:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24431MORAIS, Letícia Amorim Barbosa de. Estudo preliminar de escola de ensino fundamental baseado na metodologia de ensino Waldorf. 2019. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24431porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-04-11T20:00:37Zoai:localhost:riufcg/24431Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-04-11T20:00:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo preliminar de escola de ensino fundamental baseado na metodologia de ensino Waldorf. Preliminary study of an elementary school based on the Waldorf teaching methodology. |
title |
Estudo preliminar de escola de ensino fundamental baseado na metodologia de ensino Waldorf. |
spellingShingle |
Estudo preliminar de escola de ensino fundamental baseado na metodologia de ensino Waldorf. MORAIS, Letícia Amorim Barbosa de. Arquitetura escolar Metodologia de ensino Waldorf Waldorf - metodologia de ensino Psicologia ambiental Educação Escolas Waldorf Conforto ambiental - escolas School architecture Waldorf teaching methodology Waldorf - teaching methodology Environmental psychology Education Waldorf Schools Environmental comfort - schools Arquitetura e Urbanismo |
title_short |
Estudo preliminar de escola de ensino fundamental baseado na metodologia de ensino Waldorf. |
title_full |
Estudo preliminar de escola de ensino fundamental baseado na metodologia de ensino Waldorf. |
title_fullStr |
Estudo preliminar de escola de ensino fundamental baseado na metodologia de ensino Waldorf. |
title_full_unstemmed |
Estudo preliminar de escola de ensino fundamental baseado na metodologia de ensino Waldorf. |
title_sort |
Estudo preliminar de escola de ensino fundamental baseado na metodologia de ensino Waldorf. |
author |
MORAIS, Letícia Amorim Barbosa de. |
author_facet |
MORAIS, Letícia Amorim Barbosa de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RODRIGUES, Tatiana Moura. RODRIGUES, T. M. LIMA, Raoni Venâncio dos Santos. MESQUITA, Alyne Rodrigues Mariath. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MORAIS, Letícia Amorim Barbosa de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arquitetura escolar Metodologia de ensino Waldorf Waldorf - metodologia de ensino Psicologia ambiental Educação Escolas Waldorf Conforto ambiental - escolas School architecture Waldorf teaching methodology Waldorf - teaching methodology Environmental psychology Education Waldorf Schools Environmental comfort - schools Arquitetura e Urbanismo |
topic |
Arquitetura escolar Metodologia de ensino Waldorf Waldorf - metodologia de ensino Psicologia ambiental Educação Escolas Waldorf Conforto ambiental - escolas School architecture Waldorf teaching methodology Waldorf - teaching methodology Environmental psychology Education Waldorf Schools Environmental comfort - schools Arquitetura e Urbanismo |
description |
O presente trabalho tem como principal objetivo desenvolver uma proposta de projeto a nível de estudo preliminar de uma escola de ensino fundamental baseada na metodologia educacional de Waldorf na cidade de Campina Grande (PB), metodologia esta que acredita que o ambiente e a arquitetura têm influência direta na educação e no desenvolvimento das crianças. A discussão gira em torno da psicologia ambiental no ambiente escolar com reflexões sobre como o ambiente pode influenciar na educação e no comportamento dos estudantes, dar visibilidade à pedagogia Waldorf por meio da arquitetura, propondo espaços que favoreçam a aprendizagem, que despertem a criatividade e o raciocínio das crianças. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-03 2022-04-11T19:59:55Z 2022-04-11 2022-04-11T19:59:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24431 MORAIS, Letícia Amorim Barbosa de. Estudo preliminar de escola de ensino fundamental baseado na metodologia de ensino Waldorf. 2019. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24431 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24431 |
identifier_str_mv |
MORAIS, Letícia Amorim Barbosa de. Estudo preliminar de escola de ensino fundamental baseado na metodologia de ensino Waldorf. 2019. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24431 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744533496266752 |