Estudo preliminar de escola de ensino fundamental baseado na metodologia de ensino Waldorf.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAIS, Letícia Amorim Barbosa de.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24431
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo desenvolver uma proposta de projeto a nível de estudo preliminar de uma escola de ensino fundamental baseada na metodologia educacional de Waldorf na cidade de Campina Grande (PB), metodologia esta que acredita que o ambiente e a arquitetura têm influência direta na educação e no desenvolvimento das crianças. A discussão gira em torno da psicologia ambiental no ambiente escolar com reflexões sobre como o ambiente pode influenciar na educação e no comportamento dos estudantes, dar visibilidade à pedagogia Waldorf por meio da arquitetura, propondo espaços que favoreçam a aprendizagem, que despertem a criatividade e o raciocínio das crianças.
id UFCG_5581a598fe452df25266f3456abf2f6d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/24431
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Estudo preliminar de escola de ensino fundamental baseado na metodologia de ensino Waldorf.Preliminary study of an elementary school based on the Waldorf teaching methodology.Arquitetura escolarMetodologia de ensino WaldorfWaldorf - metodologia de ensinoPsicologia ambientalEducaçãoEscolas WaldorfConforto ambiental - escolasSchool architectureWaldorf teaching methodologyWaldorf - teaching methodologyEnvironmental psychologyEducationWaldorf SchoolsEnvironmental comfort - schoolsArquitetura e UrbanismoO presente trabalho tem como principal objetivo desenvolver uma proposta de projeto a nível de estudo preliminar de uma escola de ensino fundamental baseada na metodologia educacional de Waldorf na cidade de Campina Grande (PB), metodologia esta que acredita que o ambiente e a arquitetura têm influência direta na educação e no desenvolvimento das crianças. A discussão gira em torno da psicologia ambiental no ambiente escolar com reflexões sobre como o ambiente pode influenciar na educação e no comportamento dos estudantes, dar visibilidade à pedagogia Waldorf por meio da arquitetura, propondo espaços que favoreçam a aprendizagem, que despertem a criatividade e o raciocínio das crianças.The present work, which objective is to develop a project proposal at the level of preliminary study of a elementary school based on the Waldorf’s educational methodology in the city of Campina Grande (PB), a methodology that believes that the environment and architecture have influence in the education and development of children. The discussion revolves around environmental psychology in the school environment with reflections on how the environment can influence the education and behavior of students, give visibility to Waldorf pedagogy through architecture, proposing spaces that favor learning, that awaken children's creativity and reasoning.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNUFCGRODRIGUES, Tatiana Moura.RODRIGUES, T. M.LIMA, Raoni Venâncio dos Santos.MESQUITA, Alyne Rodrigues Mariath.MORAIS, Letícia Amorim Barbosa de.2019-07-032022-04-11T19:59:55Z2022-04-112022-04-11T19:59:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24431MORAIS, Letícia Amorim Barbosa de. Estudo preliminar de escola de ensino fundamental baseado na metodologia de ensino Waldorf. 2019. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24431porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-04-11T20:00:37Zoai:localhost:riufcg/24431Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-04-11T20:00:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo preliminar de escola de ensino fundamental baseado na metodologia de ensino Waldorf.
Preliminary study of an elementary school based on the Waldorf teaching methodology.
title Estudo preliminar de escola de ensino fundamental baseado na metodologia de ensino Waldorf.
spellingShingle Estudo preliminar de escola de ensino fundamental baseado na metodologia de ensino Waldorf.
MORAIS, Letícia Amorim Barbosa de.
Arquitetura escolar
Metodologia de ensino Waldorf
Waldorf - metodologia de ensino
Psicologia ambiental
Educação
Escolas Waldorf
Conforto ambiental - escolas
School architecture
Waldorf teaching methodology
Waldorf - teaching methodology
Environmental psychology
Education
Waldorf Schools
Environmental comfort - schools
Arquitetura e Urbanismo
title_short Estudo preliminar de escola de ensino fundamental baseado na metodologia de ensino Waldorf.
title_full Estudo preliminar de escola de ensino fundamental baseado na metodologia de ensino Waldorf.
title_fullStr Estudo preliminar de escola de ensino fundamental baseado na metodologia de ensino Waldorf.
title_full_unstemmed Estudo preliminar de escola de ensino fundamental baseado na metodologia de ensino Waldorf.
title_sort Estudo preliminar de escola de ensino fundamental baseado na metodologia de ensino Waldorf.
author MORAIS, Letícia Amorim Barbosa de.
author_facet MORAIS, Letícia Amorim Barbosa de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RODRIGUES, Tatiana Moura.
RODRIGUES, T. M.
LIMA, Raoni Venâncio dos Santos.
MESQUITA, Alyne Rodrigues Mariath.
dc.contributor.author.fl_str_mv MORAIS, Letícia Amorim Barbosa de.
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura escolar
Metodologia de ensino Waldorf
Waldorf - metodologia de ensino
Psicologia ambiental
Educação
Escolas Waldorf
Conforto ambiental - escolas
School architecture
Waldorf teaching methodology
Waldorf - teaching methodology
Environmental psychology
Education
Waldorf Schools
Environmental comfort - schools
Arquitetura e Urbanismo
topic Arquitetura escolar
Metodologia de ensino Waldorf
Waldorf - metodologia de ensino
Psicologia ambiental
Educação
Escolas Waldorf
Conforto ambiental - escolas
School architecture
Waldorf teaching methodology
Waldorf - teaching methodology
Environmental psychology
Education
Waldorf Schools
Environmental comfort - schools
Arquitetura e Urbanismo
description O presente trabalho tem como principal objetivo desenvolver uma proposta de projeto a nível de estudo preliminar de uma escola de ensino fundamental baseada na metodologia educacional de Waldorf na cidade de Campina Grande (PB), metodologia esta que acredita que o ambiente e a arquitetura têm influência direta na educação e no desenvolvimento das crianças. A discussão gira em torno da psicologia ambiental no ambiente escolar com reflexões sobre como o ambiente pode influenciar na educação e no comportamento dos estudantes, dar visibilidade à pedagogia Waldorf por meio da arquitetura, propondo espaços que favoreçam a aprendizagem, que despertem a criatividade e o raciocínio das crianças.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-03
2022-04-11T19:59:55Z
2022-04-11
2022-04-11T19:59:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24431
MORAIS, Letícia Amorim Barbosa de. Estudo preliminar de escola de ensino fundamental baseado na metodologia de ensino Waldorf. 2019. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24431
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24431
identifier_str_mv MORAIS, Letícia Amorim Barbosa de. Estudo preliminar de escola de ensino fundamental baseado na metodologia de ensino Waldorf. 2019. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24431
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744533496266752