A obra datada e seu valor literário: uma representação de temporalidades.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36304 |
Resumo: | O tempo histórico é uma realidade que se insere no texto literário. Na arte dramática, ele está presente tanto no texto quanto na representação, pois constitui um dos elementos organizadores do mundo ficcional. 1 A época em que se desenvolve o enredo representa o pano de fundo da fábula, correspondendo ao tempo dramático, o tempo da ficção que anuncia e fixa uma temporalidade. Já o tempo cênico, corresponde ao da temporalidade do espectador que marca o início e o fim da cena. Na análise e interpretação de uma obra dramática, considera-se também o tempo da criação artística, isto é, o contexto em que a obra foi produzida, observando-se as práticas então em voga. Esses fatores contribuem para o procedimento de organização de uma obra considerada datada. Entretanto, vale ressaltar que o texto dramático não é uma entidade fixa. Cada leitura se complementa de acordo com o contexto social do leitor e com seu conhecimento desse contexto ficcional (PAVIS, 1999). A partir do exposto, discute-se o entre lugar da obra de Nelson Rodrigues, Toda nudez será castigada (1965), que, apesar de apresentar marcas significativas de sua contemporaneidade, não deixa de receber sentido e valor na dimensão da grande temporalidade, apresentando também uma compreensão da complexidade da condição humana, ao estabelecer relações de contato com representações de diferentes temporalidades. |
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A obra datada e seu valor literário: uma representação de temporalidades.The dated work and its literary value: a representation of temporalities.Obra datadaTempo históricoValor literário - obra datadaHistória e LiteraturaLiteratura e HistóriaDramaturgia brasileiraNelson Rodrigues - Dramaturgo brasileiroObra Toda nudez será castigada - Nelson RodriguesTeatro brasileiroTeatro e HistóriaDated workHistorical timeLiterary value - dated workHistory and LiteratureLiterature and HistoryBrazilian dramaturgyNelson Rodrigues - Brazilian playwrightWork All nudity will be punished - Nelson RodriguesBrazilian theaterTheater and HistoryLiteratura.História.O tempo histórico é uma realidade que se insere no texto literário. Na arte dramática, ele está presente tanto no texto quanto na representação, pois constitui um dos elementos organizadores do mundo ficcional. 1 A época em que se desenvolve o enredo representa o pano de fundo da fábula, correspondendo ao tempo dramático, o tempo da ficção que anuncia e fixa uma temporalidade. Já o tempo cênico, corresponde ao da temporalidade do espectador que marca o início e o fim da cena. Na análise e interpretação de uma obra dramática, considera-se também o tempo da criação artística, isto é, o contexto em que a obra foi produzida, observando-se as práticas então em voga. Esses fatores contribuem para o procedimento de organização de uma obra considerada datada. Entretanto, vale ressaltar que o texto dramático não é uma entidade fixa. Cada leitura se complementa de acordo com o contexto social do leitor e com seu conhecimento desse contexto ficcional (PAVIS, 1999). A partir do exposto, discute-se o entre lugar da obra de Nelson Rodrigues, Toda nudez será castigada (1965), que, apesar de apresentar marcas significativas de sua contemporaneidade, não deixa de receber sentido e valor na dimensão da grande temporalidade, apresentando também uma compreensão da complexidade da condição humana, ao estabelecer relações de contato com representações de diferentes temporalidades.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20082024-06-26T19:17:54Z2024-06-262024-06-26T19:17:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36304VASCONCELOS, Iris Helena Guedes de. A obra datada e seu valor literário: uma representação de temporalidades. In: I Colóquio Internacional de História. GT 01: História e Linguagens: interfaces com a literatura, o cinema e a fotografia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36304porVASCONCELOS, Iris Helena Guedes de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-26T19:18:58Zoai:localhost:riufcg/36304Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-26T19:18:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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O tempo histórico é uma realidade que se insere no texto literário. Na arte dramática, ele está presente tanto no texto quanto na representação, pois constitui um dos elementos organizadores do mundo ficcional. 1 A época em que se desenvolve o enredo representa o pano de fundo da fábula, correspondendo ao tempo dramático, o tempo da ficção que anuncia e fixa uma temporalidade. Já o tempo cênico, corresponde ao da temporalidade do espectador que marca o início e o fim da cena. Na análise e interpretação de uma obra dramática, considera-se também o tempo da criação artística, isto é, o contexto em que a obra foi produzida, observando-se as práticas então em voga. Esses fatores contribuem para o procedimento de organização de uma obra considerada datada. Entretanto, vale ressaltar que o texto dramático não é uma entidade fixa. Cada leitura se complementa de acordo com o contexto social do leitor e com seu conhecimento desse contexto ficcional (PAVIS, 1999). A partir do exposto, discute-se o entre lugar da obra de Nelson Rodrigues, Toda nudez será castigada (1965), que, apesar de apresentar marcas significativas de sua contemporaneidade, não deixa de receber sentido e valor na dimensão da grande temporalidade, apresentando também uma compreensão da complexidade da condição humana, ao estabelecer relações de contato com representações de diferentes temporalidades. |
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