A obra datada e seu valor literário: uma representação de temporalidades.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VASCONCELOS, Iris Helena Guedes de.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36304
Resumo: O tempo histórico é uma realidade que se insere no texto literário. Na arte dramática, ele está presente tanto no texto quanto na representação, pois constitui um dos elementos organizadores do mundo ficcional. 1 A época em que se desenvolve o enredo representa o pano de fundo da fábula, correspondendo ao tempo dramático, o tempo da ficção que anuncia e fixa uma temporalidade. Já o tempo cênico, corresponde ao da temporalidade do espectador que marca o início e o fim da cena. Na análise e interpretação de uma obra dramática, considera-se também o tempo da criação artística, isto é, o contexto em que a obra foi produzida, observando-se as práticas então em voga. Esses fatores contribuem para o procedimento de organização de uma obra considerada datada. Entretanto, vale ressaltar que o texto dramático não é uma entidade fixa. Cada leitura se complementa de acordo com o contexto social do leitor e com seu conhecimento desse contexto ficcional (PAVIS, 1999). A partir do exposto, discute-se o entre lugar da obra de Nelson Rodrigues, Toda nudez será castigada (1965), que, apesar de apresentar marcas significativas de sua contemporaneidade, não deixa de receber sentido e valor na dimensão da grande temporalidade, apresentando também uma compreensão da complexidade da condição humana, ao estabelecer relações de contato com representações de diferentes temporalidades.
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