“A Fantasmagoria foi extraída da natureza”. A pintura no Recife dos anos 1920: entre o espaço e a moldura.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRITO NETO, José Bezerra de.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36437
Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir as representações pictóricas feitas por pintores que viviam no espaço urbano do Recife dos anos 1920, tomando estas narrativas visuais como produtos de um contexto político, social e cultural em que a vida intelectual do Recife estava inserida. Baseado nas diretrizes da Nova História Cultural, que abordam a imagem pintada como uma representação de uma realidade provida de significados, o objeto de análise serão as pinturas dos artistas deste período no sentido de tentar capturar nas telas a nova visão de urbanidade e os novos significados do “viver na cidade”.
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Nova História Cultural
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Recife em pinturas - 1920
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Iconografia - Recife - 1920
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