Educação Patrimonial e Ensino de História: sustentabilidade, cidadania, construção de conhecimentos e identidade.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34276 |
Resumo: | A configuração do patrimônio histórico como um bem cultural tem suscitado neste início de milênio um novo olhar em relação à preservação desses bens. Para Hartog (2006) esse redirecionamento, teve início na década de 1960, período em que se voltam os olhares na busca incessante pelas raízes e pela memória, movimento diante do qual, compreender e preservar o patrimônio é conhecer tanto a história como a memória suscitadas, a partir de lembranças evocadas por sua existência. Assim, a preservação do patrimônio histórico – que desde o século XIX foi objeto de preocupações de historiadores, arquitetos e cientistas sociais, entre outros estudiosos que abordam esta temática – tem se configurado como algo importante, não apenas como objeto de estudo, mas também, como produção de conhecimento histórico significativo, bem como para a memória coletiva e a construção de identidades. Daí porque é fundamental a participação da população, especialmente quando se trata da questão do tombamento e preservação dos chamados lugares de memória. Contudo, o desafio desse novo século é fazer com que as comunidades que convivem diariamente com esses bens culturais sintam-se responsáveis por eles e descubram o valor que possuem. Isso pode ocorrer a partir da implantação de políticas públicas de Educação Patrimonial, que segundo Valecillo (2009) é um meio através do qual se faz possível a aproximação da comunidade com seu patrimônio. A partir desse contato se pode falar em sustentabilidade patrimonial e cidadania, visto que a implantação da Educação Patrimonial, enquanto disciplina deve ser uma aliada cada vez mais utilizada na sala de aula para desenvolver um ensino de História pertinente e comprometido em proporcionar aos alunos a capacidade de, além de assimilarem conteúdos, manter um contato mais próximo com seu próprio contexto sociocultural. Assim, as atividades pedagógicas voltadas para a História local e o trabalho com os bens culturais existentes podem e devem fazer parte desse processo de ensino/aprendizagem, por meio do qual o aluno passa a enxergar o cotidiano como objeto de construção de conhecimento. |
id |
UFCG_5634812390ca277e1a9171066290df98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34276 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Educação Patrimonial e Ensino de História: sustentabilidade, cidadania, construção de conhecimentos e identidade.Heritage Education and History Teaching: sustainability, citizenship, construction of knowledge and identity.Educação patrimonialEnsino de HistóriaSustentabilidadeHistória ambientalCidadaniaIdentidadesMemóriaPreservação do patrimônio históricoHeritage educationTeaching HistorySustainabilityEnvironmental historyCitizenshipIdentitiesMemoryPreservation of historical heritageHistória.Educação.A configuração do patrimônio histórico como um bem cultural tem suscitado neste início de milênio um novo olhar em relação à preservação desses bens. Para Hartog (2006) esse redirecionamento, teve início na década de 1960, período em que se voltam os olhares na busca incessante pelas raízes e pela memória, movimento diante do qual, compreender e preservar o patrimônio é conhecer tanto a história como a memória suscitadas, a partir de lembranças evocadas por sua existência. Assim, a preservação do patrimônio histórico – que desde o século XIX foi objeto de preocupações de historiadores, arquitetos e cientistas sociais, entre outros estudiosos que abordam esta temática – tem se configurado como algo importante, não apenas como objeto de estudo, mas também, como produção de conhecimento histórico significativo, bem como para a memória coletiva e a construção de identidades. Daí porque é fundamental a participação da população, especialmente quando se trata da questão do tombamento e preservação dos chamados lugares de memória. Contudo, o desafio desse novo século é fazer com que as comunidades que convivem diariamente com esses bens culturais sintam-se responsáveis por eles e descubram o valor que possuem. Isso pode ocorrer a partir da implantação de políticas públicas de Educação Patrimonial, que segundo Valecillo (2009) é um meio através do qual se faz possível a aproximação da comunidade com seu patrimônio. A partir desse contato se pode falar em sustentabilidade patrimonial e cidadania, visto que a implantação da Educação Patrimonial, enquanto disciplina deve ser uma aliada cada vez mais utilizada na sala de aula para desenvolver um ensino de História pertinente e comprometido em proporcionar aos alunos a capacidade de, além de assimilarem conteúdos, manter um contato mais próximo com seu próprio contexto sociocultural. Assim, as atividades pedagógicas voltadas para a História local e o trabalho com os bens culturais existentes podem e devem fazer parte desse processo de ensino/aprendizagem, por meio do qual o aluno passa a enxergar o cotidiano como objeto de construção de conhecimento.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-02-02T15:16:58Z2024-02-022024-02-02T15:16:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34276ROLIM, Eliana de Souza. Educação Patrimonial e Ensino de História: sustentabilidade, cidadania, construção de conhecimentos e identidade. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2166-2176. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34276porROLIM, Eliana de Souza.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-02T17:14:34Zoai:localhost:riufcg/34276Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-02T17:14:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Patrimonial e Ensino de História: sustentabilidade, cidadania, construção de conhecimentos e identidade. Heritage Education and History Teaching: sustainability, citizenship, construction of knowledge and identity. |
title |
Educação Patrimonial e Ensino de História: sustentabilidade, cidadania, construção de conhecimentos e identidade. |
spellingShingle |
Educação Patrimonial e Ensino de História: sustentabilidade, cidadania, construção de conhecimentos e identidade. ROLIM, Eliana de Souza. Educação patrimonial Ensino de História Sustentabilidade História ambiental Cidadania Identidades Memória Preservação do patrimônio histórico Heritage education Teaching History Sustainability Environmental history Citizenship Identities Memory Preservation of historical heritage História. Educação. |
title_short |
Educação Patrimonial e Ensino de História: sustentabilidade, cidadania, construção de conhecimentos e identidade. |
title_full |
Educação Patrimonial e Ensino de História: sustentabilidade, cidadania, construção de conhecimentos e identidade. |
title_fullStr |
Educação Patrimonial e Ensino de História: sustentabilidade, cidadania, construção de conhecimentos e identidade. |
title_full_unstemmed |
Educação Patrimonial e Ensino de História: sustentabilidade, cidadania, construção de conhecimentos e identidade. |
title_sort |
Educação Patrimonial e Ensino de História: sustentabilidade, cidadania, construção de conhecimentos e identidade. |
author |
ROLIM, Eliana de Souza. |
author_facet |
ROLIM, Eliana de Souza. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ROLIM, Eliana de Souza. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação patrimonial Ensino de História Sustentabilidade História ambiental Cidadania Identidades Memória Preservação do patrimônio histórico Heritage education Teaching History Sustainability Environmental history Citizenship Identities Memory Preservation of historical heritage História. Educação. |
topic |
Educação patrimonial Ensino de História Sustentabilidade História ambiental Cidadania Identidades Memória Preservação do patrimônio histórico Heritage education Teaching History Sustainability Environmental history Citizenship Identities Memory Preservation of historical heritage História. Educação. |
description |
A configuração do patrimônio histórico como um bem cultural tem suscitado neste início de milênio um novo olhar em relação à preservação desses bens. Para Hartog (2006) esse redirecionamento, teve início na década de 1960, período em que se voltam os olhares na busca incessante pelas raízes e pela memória, movimento diante do qual, compreender e preservar o patrimônio é conhecer tanto a história como a memória suscitadas, a partir de lembranças evocadas por sua existência. Assim, a preservação do patrimônio histórico – que desde o século XIX foi objeto de preocupações de historiadores, arquitetos e cientistas sociais, entre outros estudiosos que abordam esta temática – tem se configurado como algo importante, não apenas como objeto de estudo, mas também, como produção de conhecimento histórico significativo, bem como para a memória coletiva e a construção de identidades. Daí porque é fundamental a participação da população, especialmente quando se trata da questão do tombamento e preservação dos chamados lugares de memória. Contudo, o desafio desse novo século é fazer com que as comunidades que convivem diariamente com esses bens culturais sintam-se responsáveis por eles e descubram o valor que possuem. Isso pode ocorrer a partir da implantação de políticas públicas de Educação Patrimonial, que segundo Valecillo (2009) é um meio através do qual se faz possível a aproximação da comunidade com seu patrimônio. A partir desse contato se pode falar em sustentabilidade patrimonial e cidadania, visto que a implantação da Educação Patrimonial, enquanto disciplina deve ser uma aliada cada vez mais utilizada na sala de aula para desenvolver um ensino de História pertinente e comprometido em proporcionar aos alunos a capacidade de, além de assimilarem conteúdos, manter um contato mais próximo com seu próprio contexto sociocultural. Assim, as atividades pedagógicas voltadas para a História local e o trabalho com os bens culturais existentes podem e devem fazer parte desse processo de ensino/aprendizagem, por meio do qual o aluno passa a enxergar o cotidiano como objeto de construção de conhecimento. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2024-02-02T15:16:58Z 2024-02-02 2024-02-02T15:16:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34276 ROLIM, Eliana de Souza. Educação Patrimonial e Ensino de História: sustentabilidade, cidadania, construção de conhecimentos e identidade. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2166-2176. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34276 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34276 |
identifier_str_mv |
ROLIM, Eliana de Souza. Educação Patrimonial e Ensino de História: sustentabilidade, cidadania, construção de conhecimentos e identidade. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 15: Narradores na História e Educação Patrimonial. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2166-2176. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744611386589184 |