O reconhecimento político do movimento LGBT no Brasil: uma análise do processo e das representações de ativistas acerca dos seus efeitos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Francisca de Paula de.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4097
Resumo: Nosso objetivo nesta tese é analisar os processos através dos quais se estabelece uma relação entre o Estado e o movimento LGBT brasileiro durante os mandatos do Presidente Lula (de 2004 a 2012), no sentido de produzir um conjunto de ações, programas e políticas públicas direcionadas às demandas de reconhecimento em termos de direitos e cidadania LGBT. Também analisamos as representações de uma amostra casual de ativistas do referido movimento sobre os efeitos do reconhecimento político obtido no âmbito do referido governo. Apresentamos uma breve abordagem ensaístico-histórica do movimento homossexual brasileiro, com intuito de analisar a sociogênese do problema social das identidades sexuais e de gênero divergentes do padrão heteronormativo. Tomamos como marco regulatório da relação a I Conferência Nacional LGBT e como marco regulatório da política pública, o programa Brasil sem Homofobia. O reconhecimento foi analisado com base principalmente no referencial teórico de Fraser (2001). Na interpretação dos dados empíricos, focalizamos as maneiras como sujeitos ativistas do movimento LGBT percebem e representam os efeitos do reconhecimento político obtido. A metodologia incluiu a análise de documentos oficiais, a aplicação de 100 formulários e a realização de entrevistas livres com atores significativos do referido movimento sobre a temática aqui focalizada. Nossa interpretação do processo de reconhecimento envolve dois elementos centrais: o primeiro, a ideia de que o governo Lula estava à frente da sociedade civil, se considerada em sua conformação geral, expressando em seus programas de governo e políticas públicas delineadas para a questão LGBT um conjunto de posições cujo processo de legitimação social ainda está em curso, de onde proviriam as dificuldades enfrentadas na relação entre o movimento LGBT e o Poder Legislativo; o segundo, a ideia de que o referido movimento se transforma, graças a esse processo de reconhecimento político, em um objeto do governo da população (FOUCAULT, 2000), na medida em que institucionaliza espaços de interlocução com a esfera governamental mencionada, o que pode ter produzido desmobilização e heteronomia, correspondentes à inclusão da elite do movimento nas redes de construção e produção das ações governamentais, transformando-a em correias de transmissão da visão e do léxico governamental usados para lidar com as questões relativas à diversidade de orientações sexuais e de gênero.
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Apresentamos uma breve abordagem ensaístico-histórica do movimento homossexual brasileiro, com intuito de analisar a sociogênese do problema social das identidades sexuais e de gênero divergentes do padrão heteronormativo. Tomamos como marco regulatório da relação a I Conferência Nacional LGBT e como marco regulatório da política pública, o programa Brasil sem Homofobia. O reconhecimento foi analisado com base principalmente no referencial teórico de Fraser (2001). Na interpretação dos dados empíricos, focalizamos as maneiras como sujeitos ativistas do movimento LGBT percebem e representam os efeitos do reconhecimento político obtido. A metodologia incluiu a análise de documentos oficiais, a aplicação de 100 formulários e a realização de entrevistas livres com atores significativos do referido movimento sobre a temática aqui focalizada. Nossa interpretação do processo de reconhecimento envolve dois elementos centrais: o primeiro, a ideia de que o governo Lula estava à frente da sociedade civil, se considerada em sua conformação geral, expressando em seus programas de governo e políticas públicas delineadas para a questão LGBT um conjunto de posições cujo processo de legitimação social ainda está em curso, de onde proviriam as dificuldades enfrentadas na relação entre o movimento LGBT e o Poder Legislativo; o segundo, a ideia de que o referido movimento se transforma, graças a esse processo de reconhecimento político, em um objeto do governo da população (FOUCAULT, 2000), na medida em que institucionaliza espaços de interlocução com a esfera governamental mencionada, o que pode ter produzido desmobilização e heteronomia, correspondentes à inclusão da elite do movimento nas redes de construção e produção das ações governamentais, transformando-a em correias de transmissão da visão e do léxico governamental usados para lidar com as questões relativas à diversidade de orientações sexuais e de gênero.Our goal in this Thesis is to analyze the processes by which is established a relationship between the state and the LGBT movement in Brazil during the mandates of President Lula (2004-2012), in order to produce a set of actions, programs and public policies aimed at demands for recognition in terms of LGBT rights and citizenship. We also analyze the representations of a random sample of activists of this movement on the effects of political recognition obtained under that government. We present a brief historical-essayistic approach of the homosexual movement in Brazil, with the aim of analyzing the sociogenesis of the social problem of divergent sexual and gender identities if considered the dominant heteronormative pattern. We take as the regulatory framework of that relationship the First National Conference LGBT and as the regulatory framework of public policies regarded to those segments, the Brazil Without Homophobia Program. The political recognition was analyzed based mainly on the theoretical contribution of Fraser (2001). In interpreting the empirical data we focused on the ways by which activists of the LGBT movement perceive and represent the effects of the political recognition they have obtained. The methodology included the analysis of official documents, the application of 100 forms and free interviews with actors recognized as significant to the movement focused on the topic here. Our interpretation of the recognition process involves two key elements: first, the idea that the Lula government was ahead of civil society, if it is considered in its general conformation. He expressed in their government programs and public policies designed to deal with the LGBT issue one set of positions whose social legitimating process is still ongoing. It could explain the difficulties he and the LGBT Movement have had in the relationship with the Brazilian Parliament; and the second, the idea that this movement became, in the process of political recognition, an object of the population government (FOUCAULT, 2000), since the institutionalizing process implies in cooptation of its elite, who became transmission chains to the vision and lexical the government uses to deal with issues relating to the diversity of sexual orientations and gender.CNPqUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFCGGUERRA, Lemuel Dourado.GUERRA, L. D.http://lattes.cnpq.br/9512363834033518LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.VILLOTA, José Maria de Jesus Izquierdo.SANTOS, Andrea Paula dos.LEON, Adriano de.OLIVEIRA, Francisca de Paula de.20132019-06-04T09:48:34Z2019-06-042019-06-04T09:48:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4097OLIVEIRA, F. de P. de. O reconhecimento político do movimento LGBT no Brasil: uma análise do processo e das representações de ativistas acerca dos seus efeitos. 2013. 232 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2013. 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