Análise do desempenho de transformadores frente a curtos-circuitos empregando simulações computacionais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Arthur Francisco.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27041
Resumo: Este trabalho avalia o desempenho de transformadores de potência frente a forças magnéticas provocadas por curto-circuito A influência da temperatura, tipo de conexão e geometria atribuída aos enrolamentos sobre os esforços mecânicos foi analisada por meio de simulações computacionais. Inicialmente, com o objetivo de avaliar a influência dos fenômenos térmicos, foi calculada a elevação de temperatura dos enrolamentos durante o curto-circuito. Em seguida, simulações de esforços mecânicos considerando a variação da temperatura inicial dos enrolamentos foram realizadas. Forças magnéticas e o máximo estresse principal foram calculados. Posteriormente, foi feita uma análise comparativa dos circuitos e dos estresses de curto-circuito em um transformador e no autotransformador equivalente. Por fim, visando analisar a eficácia computacional e exatidão de diferentes representações geométricas de enrolamento, geometrias 3D e 2D de revolução foram simuladas e comparadas. Os resultados das simulações com variação da temperatura indicam que o máximo estresse principal aumenta com a elevação da temperatura do enrolamento. Também foi constatado que os estresses mecânicos de curto-circuito são maiores para um autotransformador, neste caso atingindo 231% com relação ao transformador. As análises das representações geométricas indicaram que o emprego de representações menos detalhadas subestima a densidade de força magnética nos condutores e as forças axiais.
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Em seguida, simulações de esforços mecânicos considerando a variação da temperatura inicial dos enrolamentos foram realizadas. Forças magnéticas e o máximo estresse principal foram calculados. Posteriormente, foi feita uma análise comparativa dos circuitos e dos estresses de curto-circuito em um transformador e no autotransformador equivalente. Por fim, visando analisar a eficácia computacional e exatidão de diferentes representações geométricas de enrolamento, geometrias 3D e 2D de revolução foram simuladas e comparadas. Os resultados das simulações com variação da temperatura indicam que o máximo estresse principal aumenta com a elevação da temperatura do enrolamento. Também foi constatado que os estresses mecânicos de curto-circuito são maiores para um autotransformador, neste caso atingindo 231% com relação ao transformador. As análises das representações geométricas indicaram que o emprego de representações menos detalhadas subestima a densidade de força magnética nos condutores e as forças axiais.This work deals with the performance evaluation of power transformers against short-circuit magnetic forces. The influence of temperature, type of connection and level of geometric detail attributed to the winding simulation were analyzed by computer simulations. Initially, with the objective of evaluating the influence of the thermal phenomena, the temperature rise of the windings during short circuit was calculated. Then, simulations of mechanical stresses considering variation of the windings initial temperature were performed. Magnetic forces and maximum stresses were calculated. Subsequently, a comparative analysis of the circuits and short-circuit stresses was carried out on a transformer and on the equivalent autotransformer. Finally, in order to analyze the computational efficiency and accuracy of different geometric winding models, 3D and 2D axisymmetric geometric representations were simulated and compared. The results of the simulations with temperature variation indicate that the maximum main stress increases with the increase in winding temperature. It has also been confirmed that mechanical short-circuit stresses are higher for an equivalent autotransformer, in this case reaching 231% with respect to the transformer. The analysis of the geometric models indicated that the use of less detailed representations underestimates the magnetic force density in the conductors and the axial forces.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICAUFCGCOSTA, Edson Guedes de.COSTA, E. G.Costa, E. G.E. C. Guedes.http://lattes.cnpq.br/3930289115658143NEVES, Washington Luiz Araujo.NEVES, W. L. A.NEVES, WASHINGTON L.A.NEVES, W. L. 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