Um estudo sobre os efeitos do pensamento computacional na educação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Rivanilson da Silva.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/705
Resumo: Garantirqueapopulaçãotenhaacessoaumaeducaçãobásicadequalidadenãoéumatarefa fácil, segundo o mais recente relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre a avaliação do PISA (Programme for International Student Assessment) realizada em 2012 aponta que 21.4% dos estudantes avaliados de 65 Países não atingiram o nível mínimo de proficiência em resolução de problemas para prosseguir na vida adulta e exercer sua cidadania. Especialmente no Brasil essa situação é ainda mais preocupante, pois esse número ultrapassa os 60%. Assim, buscar recursos educacionais que favoreçam o aprendizado de práticas de resolução de problemas é fundamental. Nesse sentido, pesquisas na área de Educação em Ciência da Computação indicam que o Pensamento Computacional (PC) pode desenvolver ou aprimorar habilidades de resolução de problemas, estas por sua vez, podem ser extensíveis para áreas como Matemática, Ciências Naturais e até mesmo Humanas e Línguas. Contudo, ainda são poucos os estudos que apresentam evidências quantitativas dos efeitos do PC na educação básica. Assim, muitos pesquisadores acreditam que os benefícios do PC na educação ainda não são claros. Dessa forma, é necessário entender como avaliar seus benefícios e quais são seus efeitos no processo de aprendizagem formal. Nesse contexto, o objetivo geral deste trabalho foi analisar de forma quantitativa o efeito do PC desenvolvido pela programação de computadores na capacidade de resolução de problemas e no desempenho de estudantes no ensino básico. Buscamos responder a seguinte questão de pesquisa RQ: O PC desenvolvido pelo aprendizado em programação pode melhorar habilidades de resolução de problemas, bem como o desempenho de estudantes em disciplinas da educação? Para isso, realizamos 4 estudos empíricosqueenvolveramametodologiasex-postfactoequase-experimental. Osresultados encontrados em cada estudo convergiram de modo geral e indicam que PC pode contribuir para o aprimoramento de habilidades de resolução de problemas e do desempenho escolar em áreas do conhecimento avaliadas durante a educação básica brasileira.
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Nesse sentido, pesquisas na área de Educação em Ciência da Computação indicam que o Pensamento Computacional (PC) pode desenvolver ou aprimorar habilidades de resolução de problemas, estas por sua vez, podem ser extensíveis para áreas como Matemática, Ciências Naturais e até mesmo Humanas e Línguas. Contudo, ainda são poucos os estudos que apresentam evidências quantitativas dos efeitos do PC na educação básica. Assim, muitos pesquisadores acreditam que os benefícios do PC na educação ainda não são claros. Dessa forma, é necessário entender como avaliar seus benefícios e quais são seus efeitos no processo de aprendizagem formal. Nesse contexto, o objetivo geral deste trabalho foi analisar de forma quantitativa o efeito do PC desenvolvido pela programação de computadores na capacidade de resolução de problemas e no desempenho de estudantes no ensino básico. Buscamos responder a seguinte questão de pesquisa RQ: O PC desenvolvido pelo aprendizado em programação pode melhorar habilidades de resolução de problemas, bem como o desempenho de estudantes em disciplinas da educação? Para isso, realizamos 4 estudos empíricosqueenvolveramametodologiasex-postfactoequase-experimental. Osresultados encontrados em cada estudo convergiram de modo geral e indicam que PC pode contribuir para o aprimoramento de habilidades de resolução de problemas e do desempenho escolar em áreas do conhecimento avaliadas durante a educação básica brasileira.Ensure that the population has access to a quality basic education is not an easy task, according to OECD (Organization report for Economic Cooperation and Development) in the latest PISA assessment (Programme for International Student Assessment) in 2012 shows that 21.4% of the students of 65 countries assessed do not have reached the minimum level of proficiency in problem solving to continue in the adulthood and exercise their citizenship. Especially in Brazil, this situation is even more worrying because this number exceeds 60% of students. So, seek educational resources that promote the learning problem solving practices is essential. In this sense, qualitative researches in Computer Science Education indicate that Computational Thinking (CT) can develop or improve problem solving skills, these can be extended to areas beyond computation such as Mathematics, Natural Sciences, Human Sciences even Linguistic. However, there are few studies that present quantitative evidence of CT effects on basic education. Thus, many researchers believe that the benefits of PC education are still unclear. Therefore, it is necessary understand how to evaluate and what are the effects of CT on the formal learning process. In this context, the objective of this work wast o analyze quantitative lythe possibles effecto fthe CTdeveloped bycomputer programming on problem solving skills and school performance of students in higher and basic education. We seek to answer the following research question RQ: Can CT developed by computer programming learning improve problem-solving skills as well as the student performance in disciplines of basic education? Thus, we conducted four empirical studies involving research methodologies ex post facto and quasi-experimental. The results in each study generally converged and indicate that CT can contribute to enhancement of problem solving skills and scholar performance of the students on areas of knowledge assessed in Brazilian basic education.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOUFCGANDRADE, Wilkerson de Lucena.ANDRADE, W. L.http://lattes.cnpq.br/3697205933296303CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio.Campos, Livia M. R. Sampaiohttp://lattes.cnpq.br/4584896935221260RODRIGUES, Rivanilson da Silva.20162018-05-16T15:09:31Z2018-05-162018-05-16T15:09:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/705RODRIGUES, R. da S. Um estudo sobre os efeitos do pensamento computacional na educação. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. 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