Processos de integração entre escola e comunidade em uma escola municipal na cidade de Sumé - PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2018.tccartigo.duarte http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4368 |
Resumo: | Esse trabalho trata das relações escola-comunidade no processo de construção da gestão Democrática em uma Escola Municipal de Sumé. Tem como objetivo geral compreender as relações entre gestão e comunidade escolar na construção da gestão democrática e como objetivos específicos identificar e caracterizar as Instâncias de democratização de gestão; analisar as estratégias utilizadas pela gestão no processor gestor; identificar as estratégias utilizadas pela comunidade no processo participativo junto à gestão escolar e relacionar as estratégias tanto da gestão como da comunidade com o funcionamento destas instâncias de democratização. A abordagem metodológica é de Pesquisa Qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a análise documental e entrevistas semiestruturadas com gestora, professora e membros da comunidade escolar. Os dados sinalizam para gradual de um diálogo entre gestão escolar e comunidade, envolvimento da gestão com o Projeto Político Pedagógico e Conselho Escolar, mas também um silenciamento da participação estudantil e poucas estratégias de envolvimento da comunidade escolar na escola. |
id |
UFCG_588cc670abb03a274c1e1cfdbb14180f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/4368 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Processos de integração entre escola e comunidade em uma escola municipal na cidade de Sumé - PB.Integration processes between school and community in a municipal school in the city of Sumé - PB.Interação escola comunidadeRelação escola e comunidadeEducação básicaEscola e comunidadeGestão escolarParticipação da comunidade na escolaGestão democrática da escolaConselho escolarSchool and community interactionSchool and communityCommunity involvement in schoolDemocratic management of the schoolGestão Pùblica.Esse trabalho trata das relações escola-comunidade no processo de construção da gestão Democrática em uma Escola Municipal de Sumé. Tem como objetivo geral compreender as relações entre gestão e comunidade escolar na construção da gestão democrática e como objetivos específicos identificar e caracterizar as Instâncias de democratização de gestão; analisar as estratégias utilizadas pela gestão no processor gestor; identificar as estratégias utilizadas pela comunidade no processo participativo junto à gestão escolar e relacionar as estratégias tanto da gestão como da comunidade com o funcionamento destas instâncias de democratização. A abordagem metodológica é de Pesquisa Qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a análise documental e entrevistas semiestruturadas com gestora, professora e membros da comunidade escolar. Os dados sinalizam para gradual de um diálogo entre gestão escolar e comunidade, envolvimento da gestão com o Projeto Político Pedagógico e Conselho Escolar, mas também um silenciamento da participação estudantil e poucas estratégias de envolvimento da comunidade escolar na escola.This work deals with school-community relations in the process of building Democratic management in a Municipal School of Sumé. Its general objective is to understand the relationship between management and school community in the construction of democratic management and as specific objectives identify and characterize the instances of democratization of management; analyze the strategies used by management in the processor manager; identify the strategies used by the community in the participatory process with school management and relate the strategies of both management and community to the functioning of these instances of democratization. The methodological approach is of Qualitative Research, having as instruments of data collection the documentary analysis and semi-structured interviews with manager, teacher and members of the school community. The data points to a gradual dialogue between school and community management, management involvement with the Political Pedagogical Project and School Board, but also a silencing of student participation and few strategies for involving the school community in school.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, Filipe Gervásio Pinto da.SILVA, F. G. P.http://lattes.cnpq.br/1247110298738243SILVA, Luiz Antônio Coelho da.SILVA, Isaac Alexandre da.DUARTE, Joseane da Silva Lima.2018-03-152019-06-15T18:44:30Z2019-06-152019-06-15T18:44:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2018.tccartigo.duartehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4368DUARTE, Joseane da Silva Lima. Processos de integração entre escola e comunidade em uma escola municipal na cidade de Sumé - PB. 2018. 38f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4368porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-02T18:59:33Zoai:localhost:riufcg/4368Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-02T18:59:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos de integração entre escola e comunidade em uma escola municipal na cidade de Sumé - PB. Integration processes between school and community in a municipal school in the city of Sumé - PB. |
title |
Processos de integração entre escola e comunidade em uma escola municipal na cidade de Sumé - PB. |
spellingShingle |
Processos de integração entre escola e comunidade em uma escola municipal na cidade de Sumé - PB. DUARTE, Joseane da Silva Lima. Interação escola comunidade Relação escola e comunidade Educação básica Escola e comunidade Gestão escolar Participação da comunidade na escola Gestão democrática da escola Conselho escolar School and community interaction School and community Community involvement in school Democratic management of the school Gestão Pùblica. |
title_short |
Processos de integração entre escola e comunidade em uma escola municipal na cidade de Sumé - PB. |
title_full |
Processos de integração entre escola e comunidade em uma escola municipal na cidade de Sumé - PB. |
title_fullStr |
Processos de integração entre escola e comunidade em uma escola municipal na cidade de Sumé - PB. |
title_full_unstemmed |
Processos de integração entre escola e comunidade em uma escola municipal na cidade de Sumé - PB. |
title_sort |
Processos de integração entre escola e comunidade em uma escola municipal na cidade de Sumé - PB. |
author |
DUARTE, Joseane da Silva Lima. |
author_facet |
DUARTE, Joseane da Silva Lima. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Filipe Gervásio Pinto da. SILVA, F. G. P. http://lattes.cnpq.br/1247110298738243 SILVA, Luiz Antônio Coelho da. SILVA, Isaac Alexandre da. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DUARTE, Joseane da Silva Lima. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interação escola comunidade Relação escola e comunidade Educação básica Escola e comunidade Gestão escolar Participação da comunidade na escola Gestão democrática da escola Conselho escolar School and community interaction School and community Community involvement in school Democratic management of the school Gestão Pùblica. |
topic |
Interação escola comunidade Relação escola e comunidade Educação básica Escola e comunidade Gestão escolar Participação da comunidade na escola Gestão democrática da escola Conselho escolar School and community interaction School and community Community involvement in school Democratic management of the school Gestão Pùblica. |
description |
Esse trabalho trata das relações escola-comunidade no processo de construção da gestão Democrática em uma Escola Municipal de Sumé. Tem como objetivo geral compreender as relações entre gestão e comunidade escolar na construção da gestão democrática e como objetivos específicos identificar e caracterizar as Instâncias de democratização de gestão; analisar as estratégias utilizadas pela gestão no processor gestor; identificar as estratégias utilizadas pela comunidade no processo participativo junto à gestão escolar e relacionar as estratégias tanto da gestão como da comunidade com o funcionamento destas instâncias de democratização. A abordagem metodológica é de Pesquisa Qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a análise documental e entrevistas semiestruturadas com gestora, professora e membros da comunidade escolar. Os dados sinalizam para gradual de um diálogo entre gestão escolar e comunidade, envolvimento da gestão com o Projeto Político Pedagógico e Conselho Escolar, mas também um silenciamento da participação estudantil e poucas estratégias de envolvimento da comunidade escolar na escola. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-15 2019-06-15T18:44:30Z 2019-06-15 2019-06-15T18:44:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2018.tccartigo.duarte http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4368 DUARTE, Joseane da Silva Lima. Processos de integração entre escola e comunidade em uma escola municipal na cidade de Sumé - PB. 2018. 38f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4368 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2018.tccartigo.duarte http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4368 |
identifier_str_mv |
DUARTE, Joseane da Silva Lima. Processos de integração entre escola e comunidade em uma escola municipal na cidade de Sumé - PB. 2018. 38f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4368 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744377281511424 |