Processos de integração entre escola e comunidade em uma escola municipal na cidade de Sumé - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DUARTE, Joseane da Silva Lima.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2018.tccartigo.duarte
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4368
Resumo: Esse trabalho trata das relações escola-comunidade no processo de construção da gestão Democrática em uma Escola Municipal de Sumé. Tem como objetivo geral compreender as relações entre gestão e comunidade escolar na construção da gestão democrática e como objetivos específicos identificar e caracterizar as Instâncias de democratização de gestão; analisar as estratégias utilizadas pela gestão no processor gestor; identificar as estratégias utilizadas pela comunidade no processo participativo junto à gestão escolar e relacionar as estratégias tanto da gestão como da comunidade com o funcionamento destas instâncias de democratização. A abordagem metodológica é de Pesquisa Qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a análise documental e entrevistas semiestruturadas com gestora, professora e membros da comunidade escolar. Os dados sinalizam para gradual de um diálogo entre gestão escolar e comunidade, envolvimento da gestão com o Projeto Político Pedagógico e Conselho Escolar, mas também um silenciamento da participação estudantil e poucas estratégias de envolvimento da comunidade escolar na escola.
id UFCG_588cc670abb03a274c1e1cfdbb14180f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4368
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Processos de integração entre escola e comunidade em uma escola municipal na cidade de Sumé - PB.Integration processes between school and community in a municipal school in the city of Sumé - PB.Interação escola comunidadeRelação escola e comunidadeEducação básicaEscola e comunidadeGestão escolarParticipação da comunidade na escolaGestão democrática da escolaConselho escolarSchool and community interactionSchool and communityCommunity involvement in schoolDemocratic management of the schoolGestão Pùblica.Esse trabalho trata das relações escola-comunidade no processo de construção da gestão Democrática em uma Escola Municipal de Sumé. Tem como objetivo geral compreender as relações entre gestão e comunidade escolar na construção da gestão democrática e como objetivos específicos identificar e caracterizar as Instâncias de democratização de gestão; analisar as estratégias utilizadas pela gestão no processor gestor; identificar as estratégias utilizadas pela comunidade no processo participativo junto à gestão escolar e relacionar as estratégias tanto da gestão como da comunidade com o funcionamento destas instâncias de democratização. A abordagem metodológica é de Pesquisa Qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a análise documental e entrevistas semiestruturadas com gestora, professora e membros da comunidade escolar. Os dados sinalizam para gradual de um diálogo entre gestão escolar e comunidade, envolvimento da gestão com o Projeto Político Pedagógico e Conselho Escolar, mas também um silenciamento da participação estudantil e poucas estratégias de envolvimento da comunidade escolar na escola.This work deals with school-community relations in the process of building Democratic management in a Municipal School of Sumé. Its general objective is to understand the relationship between management and school community in the construction of democratic management and as specific objectives identify and characterize the instances of democratization of management; analyze the strategies used by management in the processor manager; identify the strategies used by the community in the participatory process with school management and relate the strategies of both management and community to the functioning of these instances of democratization. The methodological approach is of Qualitative Research, having as instruments of data collection the documentary analysis and semi-structured interviews with manager, teacher and members of the school community. The data points to a gradual dialogue between school and community management, management involvement with the Political Pedagogical Project and School Board, but also a silencing of student participation and few strategies for involving the school community in school.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, Filipe Gervásio Pinto da.SILVA, F. G. P.http://lattes.cnpq.br/1247110298738243SILVA, Luiz Antônio Coelho da.SILVA, Isaac Alexandre da.DUARTE, Joseane da Silva Lima.2018-03-152019-06-15T18:44:30Z2019-06-152019-06-15T18:44:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2018.tccartigo.duartehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4368DUARTE, Joseane da Silva Lima. Processos de integração entre escola e comunidade em uma escola municipal na cidade de Sumé - PB. 2018. 38f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4368porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-02T18:59:33Zoai:localhost:riufcg/4368Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-02T18:59:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos de integração entre escola e comunidade em uma escola municipal na cidade de Sumé - PB.
Integration processes between school and community in a municipal school in the city of Sumé - PB.
title Processos de integração entre escola e comunidade em uma escola municipal na cidade de Sumé - PB.
spellingShingle Processos de integração entre escola e comunidade em uma escola municipal na cidade de Sumé - PB.
DUARTE, Joseane da Silva Lima.
Interação escola comunidade
Relação escola e comunidade
Educação básica
Escola e comunidade
Gestão escolar
Participação da comunidade na escola
Gestão democrática da escola
Conselho escolar
School and community interaction
School and community
Community involvement in school
Democratic management of the school
Gestão Pùblica.
title_short Processos de integração entre escola e comunidade em uma escola municipal na cidade de Sumé - PB.
title_full Processos de integração entre escola e comunidade em uma escola municipal na cidade de Sumé - PB.
title_fullStr Processos de integração entre escola e comunidade em uma escola municipal na cidade de Sumé - PB.
title_full_unstemmed Processos de integração entre escola e comunidade em uma escola municipal na cidade de Sumé - PB.
title_sort Processos de integração entre escola e comunidade em uma escola municipal na cidade de Sumé - PB.
author DUARTE, Joseane da Silva Lima.
author_facet DUARTE, Joseane da Silva Lima.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
SILVA, F. G. P.
http://lattes.cnpq.br/1247110298738243
SILVA, Luiz Antônio Coelho da.
SILVA, Isaac Alexandre da.
dc.contributor.author.fl_str_mv DUARTE, Joseane da Silva Lima.
dc.subject.por.fl_str_mv Interação escola comunidade
Relação escola e comunidade
Educação básica
Escola e comunidade
Gestão escolar
Participação da comunidade na escola
Gestão democrática da escola
Conselho escolar
School and community interaction
School and community
Community involvement in school
Democratic management of the school
Gestão Pùblica.
topic Interação escola comunidade
Relação escola e comunidade
Educação básica
Escola e comunidade
Gestão escolar
Participação da comunidade na escola
Gestão democrática da escola
Conselho escolar
School and community interaction
School and community
Community involvement in school
Democratic management of the school
Gestão Pùblica.
description Esse trabalho trata das relações escola-comunidade no processo de construção da gestão Democrática em uma Escola Municipal de Sumé. Tem como objetivo geral compreender as relações entre gestão e comunidade escolar na construção da gestão democrática e como objetivos específicos identificar e caracterizar as Instâncias de democratização de gestão; analisar as estratégias utilizadas pela gestão no processor gestor; identificar as estratégias utilizadas pela comunidade no processo participativo junto à gestão escolar e relacionar as estratégias tanto da gestão como da comunidade com o funcionamento destas instâncias de democratização. A abordagem metodológica é de Pesquisa Qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a análise documental e entrevistas semiestruturadas com gestora, professora e membros da comunidade escolar. Os dados sinalizam para gradual de um diálogo entre gestão escolar e comunidade, envolvimento da gestão com o Projeto Político Pedagógico e Conselho Escolar, mas também um silenciamento da participação estudantil e poucas estratégias de envolvimento da comunidade escolar na escola.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-15
2019-06-15T18:44:30Z
2019-06-15
2019-06-15T18:44:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2018.tccartigo.duarte
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4368
DUARTE, Joseane da Silva Lima. Processos de integração entre escola e comunidade em uma escola municipal na cidade de Sumé - PB. 2018. 38f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4368
url https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2018.tccartigo.duarte
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4368
identifier_str_mv DUARTE, Joseane da Silva Lima. Processos de integração entre escola e comunidade em uma escola municipal na cidade de Sumé - PB. 2018. 38f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4368
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744377281511424