The correspondence between the medieval trivium and object-oriented programming.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Vinícius Abner Pereira de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29346
Resumo: Ensinar o paradigma de programação orientada a objetos costuma ser um desafio para os professores. A principal dificuldade é muitas vezes atribuída à mentalidade que o paradigma exige. Essa mentalidade envolve raciocinar sobre elementos da realidade em termos de classes, objetos, atributos, polimorfismo etc. Em suma, é uma mentalidade que requer boas habilidades de abstração. Várias metodologias, abordagens e ferramentas já foram propostas para ajudar os alunos a alcançar a mentalidade necessária para aplicar esse paradigma, mas o aprendizado continua difícil. Diante disso, uma ferramenta que até então nunca havia sido considerada para o ensino de programação é o Trivium medieval. O Trivium consiste nas três artes liberais de Gramática, Lógica e Retórica. O syllabus e a estrutura das aulas do Trivium podem ser um modelo interessante para ser aplicado em cursos de programação orientada a objetos, pois abordam de forma bastante didática conceitos fundamentais idênticos ao do paradigma orientado a objetos. A demonstração da correlação entre os dois assuntos é um dos objetivos deste trabalho. Além disso, conjecturamos que ensinar os conceitos fundamentais da Gramática antes ou paralelamente ao ensino do paradigma orientado a objetos parece ser mais eficiente do que começar logo pela prática de programação, como costuma ser feito em cursos de programação. Este artigo propõe duas abordagens para o ensino do paradigma orientado a objetos. Eles consistem na estruturação do curso de Programação Orientada a Objetos com base na filosofia e metodologia educacional clássica, a fim de facilitar a compreensão do paradigma.
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Várias metodologias, abordagens e ferramentas já foram propostas para ajudar os alunos a alcançar a mentalidade necessária para aplicar esse paradigma, mas o aprendizado continua difícil. Diante disso, uma ferramenta que até então nunca havia sido considerada para o ensino de programação é o Trivium medieval. O Trivium consiste nas três artes liberais de Gramática, Lógica e Retórica. O syllabus e a estrutura das aulas do Trivium podem ser um modelo interessante para ser aplicado em cursos de programação orientada a objetos, pois abordam de forma bastante didática conceitos fundamentais idênticos ao do paradigma orientado a objetos. A demonstração da correlação entre os dois assuntos é um dos objetivos deste trabalho. Além disso, conjecturamos que ensinar os conceitos fundamentais da Gramática antes ou paralelamente ao ensino do paradigma orientado a objetos parece ser mais eficiente do que começar logo pela prática de programação, como costuma ser feito em cursos de programação. Este artigo propõe duas abordagens para o ensino do paradigma orientado a objetos. Eles consistem na estruturação do curso de Programação Orientada a Objetos com base na filosofia e metodologia educacional clássica, a fim de facilitar a compreensão do paradigma.Teaching the object-oriented programming paradigm is often a challenge for teachers. The main difficulty is often attributed to the mindset that the paradigm requires. This mindset involves reasoning about elements of reality in terms of classes, objects, attributes, polymorphism, etc. In short, it is a mindset that requires good abstraction skills. Several methodologies, approaches, and tools have already been proposed to help students achieve the mindset necessary to apply this paradigm, but it remains difficult. In view of this, a tool that until then had never been considered for the teaching of programming is the medieval Trivium. The Trivium consists of the three liberal arts of Grammar, Logic, and Rhetoric. The syllabus and lesson structure of the Trivium can be an interesting model to be applied in object-oriented programming courses because it addresses in a very didactic way fundamental concepts that are identical to that of the object-oriented paradigm. A demonstration of the correlation between the two subjects is one of the goals of this paper. Moreover, we conjecture that teaching the fundamental concepts of Grammar before or alongside the teaching of the object-oriented paradigm seems to be more efficient than starting right away with programming practice, as it is usually done in programming courses. This article proposes two approaches to teaching the object-oriented paradigm. They consist of structuring the Object-Oriented programming course based on classical educational philosophy and methodology in order to facilitate the understanding of the paradigm.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIUFCGARAÚJO, Eliane Cristina de.ARAÚJO, E. C.MASSONI, Tiago Lima.MASSONI, T. L.SOUZA, Vinícius Abner Pereira de.2023-02-142023-04-11T14:18:17Z2023-04-112023-04-11T14:18:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29346SOUZA, Vinícius Abner Pereira de. The correspondence between the medieval trivium and object-oriented programming. 2023. 20f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2022. 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