Estudo experimental sobre a qualidade da gasolina comercializada no Estado da Paraíba com o uso da norma ABNT 13992:2008 e do planejamento fatorial.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Helder Giuseppe Casulo de.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2829
Resumo: A qualidade da gasolina no Brasil é definida por um conjunto de características físico-químicas, especificadas nas resoluções da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O objetivo deste estudo é construir uma avaliaçãosobre a qualidade da gasolina comercializada no estado da Paraíba (PB). O universo pesquisado consistiu em coletar gasolina nos postos de comercialização de combustível na cidade de Campina Grande (CGA) e na rodovia federal BR 230 na Paraíba, entre as cidades de Cabedelo a Cajazeiras. Foram pesquisados quarenta e oito (48) postos em CGA e 71 na BR 230 PB, no espaço amostral de trezentas e sessenta e nove (369) amostras. Para coletar e analisar as amostras utilizou-se o planejamento experimental fatorial, com a inserção de variáveis de controle específicas. As variáveis independentes utilizadas foram quatro (04): distância (Cabedelo/CGA e CGA/Cajazeiras), localidade (centro e periferia) do posto de comercialização, tipo de gasolina comercializada (comum e aditivada) e estação do ano em que ocorreu o abastecimento (verão e inverno). Para executar o teste na amostra, informando se ela é conforme (C) ou não conforme (NC), utilizou-se dos procedimentos indicados pela norma brasileira (NBR) da ABNT 13992:2008. A qualidade da gasolina foi investigada em relação a três propriedades: percentual volumétrico de etanol misturado à gasolina; valor da massa específica da gasolina, e seu aspecto visual, cor e presença de sólidos. Todos os testes foram realizados no Laboratório de Energia e Máquinas Térmicas (LEMT), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), entre 2010 e 2012. Os resultados obtidos mostram que, para CGA, as variáveis pesquisadas não têm influência significativa sobre a qualidade da gasolina. Com relação à qualidade da gasolina na rodovia BR 230 Paraíba, foram constatadas não conformidades (NC) para os resultados da massa específica (ME). O resultado obtido mostra que a variável independente “distância” foi estatisticamente significativa com o grau de confiança de 95%, com uma regressão (R²) de 88%; assim, é possível concluir que a probabilidade de ocorrência de não conformidade para massa específica é maior quanto maior for à distância do posto em relação ao marco zero em Cabedelo. Os resultados obtidos nesta pesquisa foram comparados com os da base de dados da ANP para o Brasil e para o estado da Paraíba e se mostraram compatíveis com eles.
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Foram pesquisados quarenta e oito (48) postos em CGA e 71 na BR 230 PB, no espaço amostral de trezentas e sessenta e nove (369) amostras. Para coletar e analisar as amostras utilizou-se o planejamento experimental fatorial, com a inserção de variáveis de controle específicas. As variáveis independentes utilizadas foram quatro (04): distância (Cabedelo/CGA e CGA/Cajazeiras), localidade (centro e periferia) do posto de comercialização, tipo de gasolina comercializada (comum e aditivada) e estação do ano em que ocorreu o abastecimento (verão e inverno). Para executar o teste na amostra, informando se ela é conforme (C) ou não conforme (NC), utilizou-se dos procedimentos indicados pela norma brasileira (NBR) da ABNT 13992:2008. A qualidade da gasolina foi investigada em relação a três propriedades: percentual volumétrico de etanol misturado à gasolina; valor da massa específica da gasolina, e seu aspecto visual, cor e presença de sólidos. Todos os testes foram realizados no Laboratório de Energia e Máquinas Térmicas (LEMT), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), entre 2010 e 2012. Os resultados obtidos mostram que, para CGA, as variáveis pesquisadas não têm influência significativa sobre a qualidade da gasolina. Com relação à qualidade da gasolina na rodovia BR 230 Paraíba, foram constatadas não conformidades (NC) para os resultados da massa específica (ME). O resultado obtido mostra que a variável independente “distância” foi estatisticamente significativa com o grau de confiança de 95%, com uma regressão (R²) de 88%; assim, é possível concluir que a probabilidade de ocorrência de não conformidade para massa específica é maior quanto maior for à distância do posto em relação ao marco zero em Cabedelo. Os resultados obtidos nesta pesquisa foram comparados com os da base de dados da ANP para o Brasil e para o estado da Paraíba e se mostraram compatíveis com eles.The quality of gasoline in Brazil is defined by a set of physical and chemical characteristics, specified in the standards of the National Agency of Petroleum, Natural Gas and Biofuels (ANP). The aims of this study is to construct an evaluation of the quality of gasoline sold in the state of Paraiba (PB). The universe researched consisted of collecting gasoline stations in marketing fuel in the city of Campina Grande (CGA) and the federal highway BR 230 in PB, between the cities of Cabedelo and Cajazeiras. Forty-eight (48) gasoline stations were researched in CGA and seventy-one (71) on BR 230 PB, in the sample space of three hundred and sixty-nine (369). To collect and analyze the samples we used the factorial experimental planning, with the inclusion of specific control variables. The independent variables were four (04): distance (Cabedelo/CGA and CGA/Cajazeiras), locality (center and periphery) of the gasoline station, type of gasoline sold (unleaded and leaded), and the season in which the supply occurred (summer and winter). To run the sample test, in order to state whether it is in compliance (C) or non-compliance (NC), we used the procedures described by the Brazilian Standard (NBR) of ABNT 13992:2008. The quality of gasoline was investigated for three properties: volumetric percentage of ethanol mixed with gasoline, the values of the density of gasoline, and its visual appearance, color and presence of solids. All tests were performed at the Energy and Thermal Machines Laboratory (ETML), Federal University of Campina Grande (UFCG) between 2010 and 2012. The results show that for CGA, all variables have no significant influence on the quality of gasoline. With regard to the quality of gasoline in highway BR 230 PB, we found noncompliance (NC) on the results of the specific mass (ME). The result shows that the independent variable distance was statistically significant at the level of 95% with regression coefficient (R2) 88%, resulting, in a mathematical model expressed. Thus, it is possible to conclude that the likelihood of non-compliance for specific mass is increases the greater the distance from the position in relation to the zero mark in Cabedelo. The results obtained in this study were compared with the database in Brazil’s and Paraíba’s ANP and proved compatible with it.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICAUFCGGRILO, Marcelo Bezerra.GRILO, M. B.http://lattes.cnpq.br/9758227561901031LIMA, Antonio Gilson Barbosa de.LIMA, A. G. B.http://lattes.cnpq.br/4527387699298544SILVA, Flávio Luiz Honorato da.SILVA, F. L. H.http://lattes.cnpq.br/2082780006180637FERREIRA, Weruska Brasileiro.FERREIRA, W. B.http://lattes.cnpq.br/5630172788119332ARAÚJO, Helder Giuseppe Casulo de.2013-08-302019-02-19T10:21:12Z2019-02-192019-02-19T10:21:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2829ARAÚJO, Helder Giuseppe Casulo de. Estudo experimental sobre a qualidade da gasolina comercializada no Estado da Paraíba com o uso da norma ABNT 13992:2008 e do planejamento fatorial. 2013. 91 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica)– Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2013. 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