Avaliação da qualidade em serviço público: um estudo de caso no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Tenente Ananias / RN.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29650 |
Resumo: | O setor de serviços tem crescido consideravelmente em todo o mundo. A evolução da sociedade, a globalização e o avanço da tecnologia são fatores que tem contribuído para o crescimento proeminente do setor e sua acentuada atuação em todo o mundo. No Brasil, este segmento é responsável por grande parte da oferta de empregos, representando em 2009, 67,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, segundo dados da Confederação Nacional de Serviços (CNS).No âmbito do serviço público, o Estado tem buscado incluir na Administração Pública, estratégias para melhorar a qualidade de suas atividades, indicando parâmetros de qualidade de acordo com as especificidades locais, com o objetivo de garantir aos usuários um serviço personalizado, ágil, com diferenciais no atendimento e alto nível de resolutividade, desmitificando a ideia de lentidão e ineficácia do serviço público.Esta pesquisa trata da medição da qualidade em serviços de uma unidade pública estatal, voltada à prestação de serviços sócio assistenciais. Para tanto, foram levantados na literatura, conceitos, teorias e modelos de ferramentas que pudessem mensurar a qualidade do serviço. Para a efetivação da pesquisa, foi escolhido o método de avaliação SERVQUAL, uma vez que esta ferramenta é a que mais se assemelhava ao caso da empresa analisada. O estudo permitiu identificar o perfil dos respondentes da organização, comparar suas expectativas e percepções em relação ao serviço ofertado e identificar os entraves operacionais que comprometem a qualidade do serviço.Estes resultados proporcionaram a instituição, conhecer as reais necessidades de seus usuários, suas expectativas e percepções quanto ao serviço esperado e recebido e os pontos fortes e fracos da organização, além de servir de subsídio para elaboração e desenvolvimento efetivo de um plano de ação que melhore a qualidade de seus serviços. |
id |
UFCG_590bd14f8c8d888c0c471376765a1258 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/29650 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Avaliação da qualidade em serviço público: um estudo de caso no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Tenente Ananias / RN.Evaluation of quality in public service: a case study at the Reference Center for Social Assistance (CRAS) in Tenente Ananias / RN.Qualidade em serviço públicoAvaliação da qualidade - serviço públicoServiço público - qualidadePublic service - qualityEstudo de casoCase studyCentro de Referência de Assistência Social - CRAS - Tenente Ananias - RNSocial Assistance Reference Center - CRAS - Lieutenant Ananias - RNTenente Ananias - RN - Centro de Referência de Assistência Social - CRASLieutenant Ananias - RN - Social Assistance Reference Center - CRASSERVQUAL - método de avaliaçãoSERVQUAL - evaluation methodQuality assessment - public serviceQuality in public serviceLa qualité dans la fonction publiqueÉvaluation de la qualité - service publicService public - qualitéÉtude de casCentre de Référence d'Assistance Sociale - CRAS - Lieutenant Ananias - RNLieutenant Ananias - RN - Centre de Référence d'Assistance Sociale - CRASSERVQUAL - méthode d'évaluationCalidad en el servicio públicoEvaluación de la calidad - servicio públicoServicio público - calidadEstudio de casoCentro de Referencia de Asistencia Social - CRAS - Teniente Ananias - RNTeniente Ananias - RN - Centro de Referencia de Asistencia Social - CRASSERVQUAL - método de evaluaciónEngenharia de Produção.O setor de serviços tem crescido consideravelmente em todo o mundo. A evolução da sociedade, a globalização e o avanço da tecnologia são fatores que tem contribuído para o crescimento proeminente do setor e sua acentuada atuação em todo o mundo. No Brasil, este segmento é responsável por grande parte da oferta de empregos, representando em 2009, 67,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, segundo dados da Confederação Nacional de Serviços (CNS).No âmbito do serviço público, o Estado tem buscado incluir na Administração Pública, estratégias para melhorar a qualidade de suas atividades, indicando parâmetros de qualidade de acordo com as especificidades locais, com o objetivo de garantir aos usuários um serviço personalizado, ágil, com diferenciais no atendimento e alto nível de resolutividade, desmitificando a ideia de lentidão e ineficácia do serviço público.Esta pesquisa trata da medição da qualidade em serviços de uma unidade pública estatal, voltada à prestação de serviços sócio assistenciais. Para tanto, foram levantados na literatura, conceitos, teorias e modelos de ferramentas que pudessem mensurar a qualidade do serviço. Para a efetivação da pesquisa, foi escolhido o método de avaliação SERVQUAL, uma vez que esta ferramenta é a que mais se assemelhava ao caso da empresa analisada. O estudo permitiu identificar o perfil dos respondentes da organização, comparar suas expectativas e percepções em relação ao serviço ofertado e identificar os entraves operacionais que comprometem a qualidade do serviço.Estes resultados proporcionaram a instituição, conhecer as reais necessidades de seus usuários, suas expectativas e percepções quanto ao serviço esperado e recebido e os pontos fortes e fracos da organização, além de servir de subsídio para elaboração e desenvolvimento efetivo de um plano de ação que melhore a qualidade de seus serviços.The service sector has grown considerably worldwide . The evolution of society , globalization and technological advances are factors that have contributed to the outstanding growth of the industry and its strong performance throughout the world . In Brazil , this segment is responsible for the majority of jobs , representing in 2009 , 67.4 % of Gross Domestic Product ( GDP) , according to the National Confederation of Service ( CNS ) . Within the public service , the state has sought to include in Public Administration , strategies to improve the quality of their activities , indicating quality parameters according to local specificities , in order to ensure users with a personalized, responsive service, with differentials in service and high level of solving , demystifying the idea of slowness and inefficiency of público.Esta search service is measuring the quality of a state public unit , focused on the provision of social welfare services. For that were raised in the literature , concepts , theories and models of tools that could measure the quality of serviço.Para to execute the research , was chosen valuation method SERVQUAL , since this is the tool that most resembled the case the analyzed company . The study identified the profile of the respondents of the organization , comparing their expectations and perceptions of service offered and identify operational barriers that compromise the quality of the results provided serviço.Estes the institution , meet the real needs of their users, their expectations and perceptions of service expected and received eos strengths and weaknesses of the organization , and serve as a basis for development and effective development of an action plan to improve the quality of their services.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20142023-05-11T12:45:42Z2023-05-112023-05-11T12:45:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29650OLIVEIRA, Fladiana Cristina Gomes de; SOUSA, José Paulo de; BARRETO, Ana Lúcia Brenner Miranda; PEREIRA, Alexandre Wallace Ramos. Avaliação da qualidade em serviço público: um estudo de caso no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Tenente Ananias / RN. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2., 2014, Sumé- PB. Anais [...]. Sumé - PB: Universidade Federal de Campina Grande - CDSA, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29650porOLIVEIRA, Fladiana Cristina Gomes de.SOSA, José Paulo de.BARRETO, Ana Lúcia Brenner Miranda.PEREIRA, Alexandre Wallace Ramos.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T17:20:44Zoai:localhost:riufcg/29650Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T17:20:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da qualidade em serviço público: um estudo de caso no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Tenente Ananias / RN. Evaluation of quality in public service: a case study at the Reference Center for Social Assistance (CRAS) in Tenente Ananias / RN. |
title |
Avaliação da qualidade em serviço público: um estudo de caso no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Tenente Ananias / RN. |
spellingShingle |
Avaliação da qualidade em serviço público: um estudo de caso no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Tenente Ananias / RN. OLIVEIRA, Fladiana Cristina Gomes de. Qualidade em serviço público Avaliação da qualidade - serviço público Serviço público - qualidade Public service - quality Estudo de caso Case study Centro de Referência de Assistência Social - CRAS - Tenente Ananias - RN Social Assistance Reference Center - CRAS - Lieutenant Ananias - RN Tenente Ananias - RN - Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Lieutenant Ananias - RN - Social Assistance Reference Center - CRAS SERVQUAL - método de avaliação SERVQUAL - evaluation method Quality assessment - public service Quality in public service La qualité dans la fonction publique Évaluation de la qualité - service public Service public - qualité Étude de cas Centre de Référence d'Assistance Sociale - CRAS - Lieutenant Ananias - RN Lieutenant Ananias - RN - Centre de Référence d'Assistance Sociale - CRAS SERVQUAL - méthode d'évaluation Calidad en el servicio público Evaluación de la calidad - servicio público Servicio público - calidad Estudio de caso Centro de Referencia de Asistencia Social - CRAS - Teniente Ananias - RN Teniente Ananias - RN - Centro de Referencia de Asistencia Social - CRAS SERVQUAL - método de evaluación Engenharia de Produção. |
title_short |
Avaliação da qualidade em serviço público: um estudo de caso no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Tenente Ananias / RN. |
title_full |
Avaliação da qualidade em serviço público: um estudo de caso no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Tenente Ananias / RN. |
title_fullStr |
Avaliação da qualidade em serviço público: um estudo de caso no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Tenente Ananias / RN. |
title_full_unstemmed |
Avaliação da qualidade em serviço público: um estudo de caso no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Tenente Ananias / RN. |
title_sort |
Avaliação da qualidade em serviço público: um estudo de caso no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Tenente Ananias / RN. |
author |
OLIVEIRA, Fladiana Cristina Gomes de. |
author_facet |
OLIVEIRA, Fladiana Cristina Gomes de. SOSA, José Paulo de. BARRETO, Ana Lúcia Brenner Miranda. PEREIRA, Alexandre Wallace Ramos. |
author_role |
author |
author2 |
SOSA, José Paulo de. BARRETO, Ana Lúcia Brenner Miranda. PEREIRA, Alexandre Wallace Ramos. |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Fladiana Cristina Gomes de. SOSA, José Paulo de. BARRETO, Ana Lúcia Brenner Miranda. PEREIRA, Alexandre Wallace Ramos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade em serviço público Avaliação da qualidade - serviço público Serviço público - qualidade Public service - quality Estudo de caso Case study Centro de Referência de Assistência Social - CRAS - Tenente Ananias - RN Social Assistance Reference Center - CRAS - Lieutenant Ananias - RN Tenente Ananias - RN - Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Lieutenant Ananias - RN - Social Assistance Reference Center - CRAS SERVQUAL - método de avaliação SERVQUAL - evaluation method Quality assessment - public service Quality in public service La qualité dans la fonction publique Évaluation de la qualité - service public Service public - qualité Étude de cas Centre de Référence d'Assistance Sociale - CRAS - Lieutenant Ananias - RN Lieutenant Ananias - RN - Centre de Référence d'Assistance Sociale - CRAS SERVQUAL - méthode d'évaluation Calidad en el servicio público Evaluación de la calidad - servicio público Servicio público - calidad Estudio de caso Centro de Referencia de Asistencia Social - CRAS - Teniente Ananias - RN Teniente Ananias - RN - Centro de Referencia de Asistencia Social - CRAS SERVQUAL - método de evaluación Engenharia de Produção. |
topic |
Qualidade em serviço público Avaliação da qualidade - serviço público Serviço público - qualidade Public service - quality Estudo de caso Case study Centro de Referência de Assistência Social - CRAS - Tenente Ananias - RN Social Assistance Reference Center - CRAS - Lieutenant Ananias - RN Tenente Ananias - RN - Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Lieutenant Ananias - RN - Social Assistance Reference Center - CRAS SERVQUAL - método de avaliação SERVQUAL - evaluation method Quality assessment - public service Quality in public service La qualité dans la fonction publique Évaluation de la qualité - service public Service public - qualité Étude de cas Centre de Référence d'Assistance Sociale - CRAS - Lieutenant Ananias - RN Lieutenant Ananias - RN - Centre de Référence d'Assistance Sociale - CRAS SERVQUAL - méthode d'évaluation Calidad en el servicio público Evaluación de la calidad - servicio público Servicio público - calidad Estudio de caso Centro de Referencia de Asistencia Social - CRAS - Teniente Ananias - RN Teniente Ananias - RN - Centro de Referencia de Asistencia Social - CRAS SERVQUAL - método de evaluación Engenharia de Produção. |
description |
O setor de serviços tem crescido consideravelmente em todo o mundo. A evolução da sociedade, a globalização e o avanço da tecnologia são fatores que tem contribuído para o crescimento proeminente do setor e sua acentuada atuação em todo o mundo. No Brasil, este segmento é responsável por grande parte da oferta de empregos, representando em 2009, 67,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, segundo dados da Confederação Nacional de Serviços (CNS).No âmbito do serviço público, o Estado tem buscado incluir na Administração Pública, estratégias para melhorar a qualidade de suas atividades, indicando parâmetros de qualidade de acordo com as especificidades locais, com o objetivo de garantir aos usuários um serviço personalizado, ágil, com diferenciais no atendimento e alto nível de resolutividade, desmitificando a ideia de lentidão e ineficácia do serviço público.Esta pesquisa trata da medição da qualidade em serviços de uma unidade pública estatal, voltada à prestação de serviços sócio assistenciais. Para tanto, foram levantados na literatura, conceitos, teorias e modelos de ferramentas que pudessem mensurar a qualidade do serviço. Para a efetivação da pesquisa, foi escolhido o método de avaliação SERVQUAL, uma vez que esta ferramenta é a que mais se assemelhava ao caso da empresa analisada. O estudo permitiu identificar o perfil dos respondentes da organização, comparar suas expectativas e percepções em relação ao serviço ofertado e identificar os entraves operacionais que comprometem a qualidade do serviço.Estes resultados proporcionaram a instituição, conhecer as reais necessidades de seus usuários, suas expectativas e percepções quanto ao serviço esperado e recebido e os pontos fortes e fracos da organização, além de servir de subsídio para elaboração e desenvolvimento efetivo de um plano de ação que melhore a qualidade de seus serviços. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2023-05-11T12:45:42Z 2023-05-11 2023-05-11T12:45:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29650 OLIVEIRA, Fladiana Cristina Gomes de; SOUSA, José Paulo de; BARRETO, Ana Lúcia Brenner Miranda; PEREIRA, Alexandre Wallace Ramos. Avaliação da qualidade em serviço público: um estudo de caso no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Tenente Ananias / RN. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2., 2014, Sumé- PB. Anais [...]. Sumé - PB: Universidade Federal de Campina Grande - CDSA, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29650 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29650 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Fladiana Cristina Gomes de; SOUSA, José Paulo de; BARRETO, Ana Lúcia Brenner Miranda; PEREIRA, Alexandre Wallace Ramos. Avaliação da qualidade em serviço público: um estudo de caso no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Tenente Ananias / RN. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2., 2014, Sumé- PB. Anais [...]. Sumé - PB: Universidade Federal de Campina Grande - CDSA, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29650 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744575489638400 |