Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da inteligência competitiva.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31503 |
Resumo: | As empresas atuais encaram uma nova realidade ambiental de competição, na qual inovações e mudanças surgem rapidamente. As empresas necessitam hoje mais do que nunca, manter “olhos” e “ouvidos” em alerta com o propósito de estar em sintonia com o ambiente e detectar a oportunidade da vez. A inteligência competitiva, é uma valiosa ferramenta que se baseia na captura, compilação e análise de informações com o objetivo de gerar conhecimento ainda não explicito, pode ser de grande significância empresarial nesse momento. O objetivo desse trabalho foi avaliar até que ponto a inteligência competitiva contribui para o sucesso organizacional nas empresas de comércio e serviço de Campina Grande. Para tal foi utilizada uma metodologia descritiva e exploratória. A técnica de coleta de dados foi a entrevista. O foco de estudo foi a opinião dos dirigentes da área de marketing, dos gerentes da área de vendas ou dos principais dirigentes das organizações. O universo foi de 104 empresas e a amostra censitária foi representada por 69 delas. Como resultado, se obteve que as empresas estão desempenhando alto nível de inteligência competitiva, porém com menor esforço quanto às informações sobre os clientes e com maior ênfase em aspectos sobre o mercado. A alta competitividade foi constatada, assim como o alto nível de práticas de espionagem no ambiente empresarial. A inteligência competitiva apresentou média relevante e relacionamento positivo e significativo com o sucesso organizacional. |
id |
UFCG_594c8f4d56ca2efa1066020779c58a53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/31503 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da inteligência competitiva.Competitive intelligence and marketing as a business performance support: the competitive intelligence perspective.Inteligência competitivaCompetitividade e informaçãoSucesso organizacionalMarketing e inteligência competitivaCompetitive intelligenceCompetitiveness and informationOrganizational successMarketing and competitive intelligenceAdministração.As empresas atuais encaram uma nova realidade ambiental de competição, na qual inovações e mudanças surgem rapidamente. As empresas necessitam hoje mais do que nunca, manter “olhos” e “ouvidos” em alerta com o propósito de estar em sintonia com o ambiente e detectar a oportunidade da vez. A inteligência competitiva, é uma valiosa ferramenta que se baseia na captura, compilação e análise de informações com o objetivo de gerar conhecimento ainda não explicito, pode ser de grande significância empresarial nesse momento. O objetivo desse trabalho foi avaliar até que ponto a inteligência competitiva contribui para o sucesso organizacional nas empresas de comércio e serviço de Campina Grande. Para tal foi utilizada uma metodologia descritiva e exploratória. A técnica de coleta de dados foi a entrevista. O foco de estudo foi a opinião dos dirigentes da área de marketing, dos gerentes da área de vendas ou dos principais dirigentes das organizações. O universo foi de 104 empresas e a amostra censitária foi representada por 69 delas. Como resultado, se obteve que as empresas estão desempenhando alto nível de inteligência competitiva, porém com menor esforço quanto às informações sobre os clientes e com maior ênfase em aspectos sobre o mercado. A alta competitividade foi constatada, assim como o alto nível de práticas de espionagem no ambiente empresarial. A inteligência competitiva apresentou média relevante e relacionamento positivo e significativo com o sucesso organizacional.The current companies face a new reality competition environment in which innovations and changes occur quickly. Nowadays the businesses need to keep their "eyes" and "ears" on alert in order to be in harmony with the environment and detect the opportunities. The competitive intelligence is a valuable tool that is based on gathering and analyzing information as the aim of create a competitive knowledge that could be a huge differential business at this moment. The study aim was analyze the competitive intelligence level as a business performance support in trade and service businesses of Campina Grande. Was used the descriptive and exploratory methods. The information gathering technique was the interview. The study target was the opinion of leaders that work in the marketing area, the sales managers or the major business directors. The universe was composed by 104 companies and the sample census was represented by 69 of them. As a result, it was found that companies are practicing high level of competitive intelligence, however with less effort on information about customers and greater emphasis on market behaviors. The high level of competitiveness was verified as well as the high intensity of espionage practices in the business environment. The competitive intelligence average presented was relevant and also was find a major and positive relationship with business performance.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092023-08-21T12:14:17Z2023-08-212023-08-21T12:14:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31503NASCIMENTO, Agerlane Kelly da Conceição Cândido do; CAVALCANTI, Elmano Pontes. Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da inteligência competitiva. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31503porNASCIMENTO, Agerlane Kelly da Conceição Cândido do.CAVALCANTI, Elmano Pontes.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-21T12:14:56Zoai:localhost:riufcg/31503Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-21T12:14:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da inteligência competitiva. Competitive intelligence and marketing as a business performance support: the competitive intelligence perspective. |
title |
Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da inteligência competitiva. |
spellingShingle |
Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da inteligência competitiva. NASCIMENTO, Agerlane Kelly da Conceição Cândido do. Inteligência competitiva Competitividade e informação Sucesso organizacional Marketing e inteligência competitiva Competitive intelligence Competitiveness and information Organizational success Marketing and competitive intelligence Administração. |
title_short |
Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da inteligência competitiva. |
title_full |
Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da inteligência competitiva. |
title_fullStr |
Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da inteligência competitiva. |
title_full_unstemmed |
Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da inteligência competitiva. |
title_sort |
Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da inteligência competitiva. |
author |
NASCIMENTO, Agerlane Kelly da Conceição Cândido do. |
author_facet |
NASCIMENTO, Agerlane Kelly da Conceição Cândido do. CAVALCANTI, Elmano Pontes. |
author_role |
author |
author2 |
CAVALCANTI, Elmano Pontes. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Agerlane Kelly da Conceição Cândido do. CAVALCANTI, Elmano Pontes. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência competitiva Competitividade e informação Sucesso organizacional Marketing e inteligência competitiva Competitive intelligence Competitiveness and information Organizational success Marketing and competitive intelligence Administração. |
topic |
Inteligência competitiva Competitividade e informação Sucesso organizacional Marketing e inteligência competitiva Competitive intelligence Competitiveness and information Organizational success Marketing and competitive intelligence Administração. |
description |
As empresas atuais encaram uma nova realidade ambiental de competição, na qual inovações e mudanças surgem rapidamente. As empresas necessitam hoje mais do que nunca, manter “olhos” e “ouvidos” em alerta com o propósito de estar em sintonia com o ambiente e detectar a oportunidade da vez. A inteligência competitiva, é uma valiosa ferramenta que se baseia na captura, compilação e análise de informações com o objetivo de gerar conhecimento ainda não explicito, pode ser de grande significância empresarial nesse momento. O objetivo desse trabalho foi avaliar até que ponto a inteligência competitiva contribui para o sucesso organizacional nas empresas de comércio e serviço de Campina Grande. Para tal foi utilizada uma metodologia descritiva e exploratória. A técnica de coleta de dados foi a entrevista. O foco de estudo foi a opinião dos dirigentes da área de marketing, dos gerentes da área de vendas ou dos principais dirigentes das organizações. O universo foi de 104 empresas e a amostra censitária foi representada por 69 delas. Como resultado, se obteve que as empresas estão desempenhando alto nível de inteligência competitiva, porém com menor esforço quanto às informações sobre os clientes e com maior ênfase em aspectos sobre o mercado. A alta competitividade foi constatada, assim como o alto nível de práticas de espionagem no ambiente empresarial. A inteligência competitiva apresentou média relevante e relacionamento positivo e significativo com o sucesso organizacional. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2023-08-21T12:14:17Z 2023-08-21 2023-08-21T12:14:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31503 NASCIMENTO, Agerlane Kelly da Conceição Cândido do; CAVALCANTI, Elmano Pontes. Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da inteligência competitiva. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31503 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31503 |
identifier_str_mv |
NASCIMENTO, Agerlane Kelly da Conceição Cândido do; CAVALCANTI, Elmano Pontes. Inteligência competitiva e marketing como suporte de apoio para o sucesso organizacional: o contexto da inteligência competitiva. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744590618492928 |