Prova Brasil: a relação entre as competências leitoras e os seus descritores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JOVEM, Manuella Soares.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28558
Resumo: Este trabalho resulta de uma pesquisa empreendida com base no estudo acerca da Matriz de Referência, Temas, Tópicos e Descritores (BRASIL, 2008), que oferece os referenciais de elaboração da Prova Brasil, partindo dos seguintes questionamentos: Como as competências leitoras são abordadas nos itens da Prova Brasil? E como os descritores estão presentes nas alternativas dos itens? Para isso, partimos do objetivo geral de analisar, na Matriz de Referência (2008), as relações entre as competências leitoras, os descritores que as mensuram e os itens formulados a partir dessas. Como objetivos específicos a nossa pesquisa pautou-se em: investigar, na elaboração dos itens da Prova Brasil, se o descritor proposto encontra respostas plausíveis e coerentes nas alternativas apontadas; como também descrever o nível (fácil, médio, difícil) dos itens e a quantidade destes que está presente na prova; e, por último, verificar se há ou não predomínio de alguma competência leitora dentre os itens desse exame nacional. Para desenvolvermos o estudo, seguimos os procedimentos da pesquisa documental, uma vez que o objeto de estudo caracteriza-se como um documento de caráter público, assim como baseamo-nos em pressupostos da pesquisa bibliográfica, visto que revisitamos teorias que estudam as perspectivas de leitura adotadas pelo SAEB, além das que se voltam a estudar as noções de competências e habilidades. O fundamento teórico desta pesquisa está pautado nos estudos de Martins (1989), Fuza (2010), Leffa (1996), Kleiman (1995), Kato (1987), Jou (2001) Kleiman (2000), Solé (1998), Kato (1987), Koch e Elias (2012), Juchum (2009), Brasil (1998) e Soares (1998), no que tange às concepções de leitura da Prova Brasil; e Perrenoud (1999a, 2002), Costa (2006), Macedo (2002), Ramos, (1980, 2002), Ropé e Tanguy (1997) e Valente (2003), para embasar as pesquisas em torno das competências. Como resultados da nossa investigação, constatamos que os níveis da maioria dos itens elaborados para a Prova Brasil concorrem para o enquadramento destes em médio e difícil, verificando que a complexidade está relacionada à união de elementos como o texto utilizado, a competência mensurada pelo descritor e a forma como o item está elaborado. Além disso, observamos que há algumas incoerências quanto à relação entre competências e itens, porém, as análises nos permitiram concluir que as observações não prejudicam, de maneira geral, a elaboração dos itens. Por fim, destacamos a importância de um maior aprofundamento em torno da Prova Brasil, tanto da parte de estudiosos quanto por parte dos que fazem a escola.
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Como objetivos específicos a nossa pesquisa pautou-se em: investigar, na elaboração dos itens da Prova Brasil, se o descritor proposto encontra respostas plausíveis e coerentes nas alternativas apontadas; como também descrever o nível (fácil, médio, difícil) dos itens e a quantidade destes que está presente na prova; e, por último, verificar se há ou não predomínio de alguma competência leitora dentre os itens desse exame nacional. Para desenvolvermos o estudo, seguimos os procedimentos da pesquisa documental, uma vez que o objeto de estudo caracteriza-se como um documento de caráter público, assim como baseamo-nos em pressupostos da pesquisa bibliográfica, visto que revisitamos teorias que estudam as perspectivas de leitura adotadas pelo SAEB, além das que se voltam a estudar as noções de competências e habilidades. O fundamento teórico desta pesquisa está pautado nos estudos de Martins (1989), Fuza (2010), Leffa (1996), Kleiman (1995), Kato (1987), Jou (2001) Kleiman (2000), Solé (1998), Kato (1987), Koch e Elias (2012), Juchum (2009), Brasil (1998) e Soares (1998), no que tange às concepções de leitura da Prova Brasil; e Perrenoud (1999a, 2002), Costa (2006), Macedo (2002), Ramos, (1980, 2002), Ropé e Tanguy (1997) e Valente (2003), para embasar as pesquisas em torno das competências. Como resultados da nossa investigação, constatamos que os níveis da maioria dos itens elaborados para a Prova Brasil concorrem para o enquadramento destes em médio e difícil, verificando que a complexidade está relacionada à união de elementos como o texto utilizado, a competência mensurada pelo descritor e a forma como o item está elaborado. Além disso, observamos que há algumas incoerências quanto à relação entre competências e itens, porém, as análises nos permitiram concluir que as observações não prejudicam, de maneira geral, a elaboração dos itens. Por fim, destacamos a importância de um maior aprofundamento em torno da Prova Brasil, tanto da parte de estudiosos quanto por parte dos que fazem a escola.The Matrix Reference, Themes, Topics and Descriptors was investigated to base for this study (BRASIL, 2008), that provides the basic reference for the elaboration of Prova Brasil, based on the following questions: How skills readers are covered in the items of Prova Brasil? and How the descriptors are present in the items of the answers? For this, we start from the general aim of analyzing, in Prova Brasil, relations among skills readers, the descriptors that measure and items made from these. As specific objectives of our research was based on: investigate, in the preparation of items of Prova Brasil, if the proposed descriptor is plausible and consistent answers to the alternatives identified; as well as describe the level (easy, medium, hard) of these items and the amount that is present in the test; analyze the texts suggested in test in respect to items; and finally, check whether or not some predominance of reading competence among the items that the national examination. To develop the study, we followed the procedures of documentary research, once the object of study is characterized as a document of a public character as well as we relied upon assumptions of literature, since we revisit theories studying the prospects of reading adopted by Evaluation System of Basic Education, in addition to who turn to study the notions of skills and abilities. The theoretical foundation of this research is based on studies of Martins (1989), Fuza (2010), Leffa (1996), Kleiman (1995), Kato (1987), Jou (2001) Kleiman (2000), Solé (1998), Kato (1987), Koch and Elias (2012), Juchum (2009), Brasil (1998) and Soares (1998), in relation to the concepts of reading from Prova Brasil; and Perrenoud (1999a, 2002), Costa (2006), Macedo (2002), Ramos (1980, 2002), Ropé and Tanguy (1997) and Valente (2003), to support research around skills. As a result of our investigation, we found that the levels of most of the items developed to Prova Brasil compete for framing these in medium and hard level, verifying that complexity relates to the union of elements as the text used, the competence measured by descriptor and how the item is prepared. Furthermore, we note that there are some inconsistencies regarding the relationship between skills and items, however, the analyzes enable us to conclude that justifications are not damaging, in general, the preparation of items. Finally, we highlight the importance of further deepening around Prova Brasil, both by scholars and by the school.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGALBUQUERQUE, Maria do Socorro Paz e.ALBUQUERQUE, M. S. P.http://lattes.cnpq.br/6671716572497844RAFAEL, Edmilson Luiz.RAFAEL, E. L.RODRIGUES, Márcia Candeia.RODRIGUES, M. C.JOVEM, Manuella Soares.2013-09-272023-01-02T19:46:18Z2023-01-022023-01-02T19:46:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28558JOVEM, Manuella Soares. Prova Brasil: a relação entre as competências leitoras e os seus descritores. 2013. 67f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28558porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-02T19:46:43Zoai:localhost:riufcg/28558Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-02T19:46:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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