Dinâmicas culturais e relações de reciprocidade no Vale do Amanhecer: um estudo de caso sobre o templo de Campina Grande-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Amurabi Pereira de.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6256
Resumo: Tomamos como objeto de estudo um movimento místico-esotérico recente, que em cerca de 40 anos, ergueu mais de 600 templos no Brasil e no Mundo: O Vale do Amanhecer - VDA. Partimos do pressuposto de que o VDA e um componente da New Age, que no Brasil, adquire uma face própria, emergindo de forma plural e eminentemente sincrética e em constante dialogo com as religiões já estabilizadas no campo religioso a qual denominamos New Age Popular (NAP). Com base em Caille, Martins, Maluf, Amaral, Bourdieu , dentre outros autores, analisamos as dinâmicas culturais vivenciadas no Vale do Amanhecer no núcleo Campina Grande com o objetivo de verificar como se da o processo de criação de um novo habitus entre os sujeitos, evidenciando, sobretudo, as maneiras através das quais a realidade constituída nos diferentes campos e ao mesmo tempo reforçada e contestada. A dinâmica instaurada pelo Vale do Amanhecer e marcada pelos processos de "cura". No decorrer de nossa pesquisa, percebemos que a enfase se dá sobre os chamados problemas espirituais que incluem tanto problemas emocionais, quanto afetivos, de trabalho etc. No VDA, a doação de um "serviço espiritual" tem como retribuição o reconhecimento de quem o recebe. Chegamos a conclusão de que embora se trate de uma categoria do sagrado, a eficacia e a explicação da cura encontram-se principalmente no campo terreno e, que, os deslocamentos dos sujeitos pelos diversos campos - no sentido que coloca Bourdieu (2006) - influenciara na eficacia e na legitimidade da mesma. Em face desta realidade, a vivencia religiosa do templo de Campina Grande permite a formulação de um estilo de vida próprio entre os adeptos, configurando, assim uma nova forma de lidar com o sagrado, marcada pela fluidez e pela autonomia, porém, intermediada pela totalidade simbólica que permite que ao mesmo tempo o habitus seja uma estrutura estruturante e estruturada desta pratica religiosa.
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Partimos do pressuposto de que o VDA e um componente da New Age, que no Brasil, adquire uma face própria, emergindo de forma plural e eminentemente sincrética e em constante dialogo com as religiões já estabilizadas no campo religioso a qual denominamos New Age Popular (NAP). Com base em Caille, Martins, Maluf, Amaral, Bourdieu , dentre outros autores, analisamos as dinâmicas culturais vivenciadas no Vale do Amanhecer no núcleo Campina Grande com o objetivo de verificar como se da o processo de criação de um novo habitus entre os sujeitos, evidenciando, sobretudo, as maneiras através das quais a realidade constituída nos diferentes campos e ao mesmo tempo reforçada e contestada. A dinâmica instaurada pelo Vale do Amanhecer e marcada pelos processos de "cura". No decorrer de nossa pesquisa, percebemos que a enfase se dá sobre os chamados problemas espirituais que incluem tanto problemas emocionais, quanto afetivos, de trabalho etc. No VDA, a doação de um "serviço espiritual" tem como retribuição o reconhecimento de quem o recebe. Chegamos a conclusão de que embora se trate de uma categoria do sagrado, a eficacia e a explicação da cura encontram-se principalmente no campo terreno e, que, os deslocamentos dos sujeitos pelos diversos campos - no sentido que coloca Bourdieu (2006) - influenciara na eficacia e na legitimidade da mesma. Em face desta realidade, a vivencia religiosa do templo de Campina Grande permite a formulação de um estilo de vida próprio entre os adeptos, configurando, assim uma nova forma de lidar com o sagrado, marcada pela fluidez e pela autonomia, porém, intermediada pela totalidade simbólica que permite que ao mesmo tempo o habitus seja uma estrutura estruturante e estruturada desta pratica religiosa.We chose as object of study a recent esoteric-mystical movement, which in 40 years, erected more than 600 temples in Brazil and in the World: The Valley of the Dawn - VD. Assuming that the VD is a component of the New Age, which in Brazil, acquires a face itself, emerging in a plural and highly mixed and in constant dialogue with the religions stabilized in the religious field, which we called Popular New Age (PNA ). Based on Caille, Martins, Maluf, Amaral, Bourdieu, among other authors, we analyze the cultural dynamics experienced in the Valley of the Dawn in Campina Grande with the aim to see how it makes the process of creating a new habitus among the subjects, showing Above all, the ways through which the reality set up in different fields is both strengthened and challenged. The dynamic established by the VD is marked by the processes of "healing". During our research we found that the focus is on the so-called spiritual problems that include both emotional problems, as affective, working etc. In the VD, the donation of a "spiritual service" is rewarded through the recognition of who receives the service. We conclude that although this is a category of the sacred, effectiveness and explanation of the cure can be found in the material world and that, the displacement of the subject by various fields - in the sense that puts Bourdieu (2006) - will influence in the effectiveness and the legitimacy of it. In light of this reality, the religious experience of the temple of Campina Grande allows the formulation of a healthy lifestyle among its own supporters, setting, so a new way of dealing with the sacred, marked by fluidity and autonomy, however, intermediated by the simbolic that lets the habitus to be a structured structure and in the same time a structuring structure of this religious practice.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFCGSILVA, Magnólia Gibson Cabral da.SILVA, M. G. C.http://lattes.cnpq.br/0118924847829458GRÜNEWALD, Rodrigo Azevedo.CAMPOS, Roberta Bivar Carneiro.OLIVEIRA, Amurabi Pereira de.20082019-08-28T10:16:48Z2019-08-282019-08-28T10:16:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6256OLIVEIRA, Amurabi Pereira de. Dinâmicas culturais e relações de reciprocidade no Vale do Amanhecer: um estudo de caso sobre o templo de Campina Grande-PB. 2008. 142f. (Dissertação) Mestrado em Ciências Sociais - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. 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