Humanização da assistência de enfermagem do Centro Cirúrgico: um olhar do paciente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DAMÁSIO, Luana Egle Queiroz.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13462
Resumo: A Humanização em Saúde constitui uma questão bastante discutida nos dias atuais, haja vista seu conceito contemplar todos os níveis de atenção do usuário do service de saúde, principalmente no que se refere a setores de alta complexidade como o Centro Cirúrgico. O presente estudo buscou investigar, sob a percepção do paciente, a assistência de enfermagem prestada na fase perioperatória, quando este se encontrava no centro cirúrgico do Hospital Regional de Cajazeiras, com enfase na humanização. Trata-se de uma pesquisa transversal, de caráter exploratório descritivo com abordagem qualitativa desenvolvido com 20 pacientes encontrados nas unidades de internação da Clinica Cirúrgica e Maternidade Dr. Deodato Cartaxo, do referido hospital, apos aprovação do Comité de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba sob numero 0225.0.133.000-11. Os dados foram coletados por meio de entrevista aberta no período de maio e junho do presente ano, e analisados qualitativamente através da técnica de analise de conteúdo de Bardin (2002). Os resultados obtidos revelaram que a maioria da amostra e residente da cidade de Cajazeiras-PB (55%), possui entre 31 e 45 anos (35%), com 1° grau incompleto (30%), casada (60%), tendo como principal ocupação a agricultura (30%), de religião católica (80%). Na análise da qualidade da recepção por parte dos profissionais de enfermagem, os discursos revelaram, em sua maioria, um bom atendimento, por terem sido tratados por seus nomes e ter havido o estabelecimento de diálogo por parte dos profissionais; no tocante ao suporte fornecido no pré e pós-operatório,os discursos foram heterogêneos, em que alguns afirmavam ter recebido apoio através de conversas e outros que ficaram sozinhos enquanto aguardavam, apesar de todos expressarem certa tranquilidade pela rapidez com que foram atendidos. A maioria não tinha conhecimentos sobre a cirurgia proposta e nem tão pouco foram preparados pela equipe. Os sentimentos apresentados pelos entrevistados variaram entre felicidade, tranquilidade, medo, ansiedade e insegurança. E a avaliação que fizeram do atendimento prestado pela equipe ficou situada entre ótimo e bom, por ter existido preocupação e atenção dos enfermeiros. Desta forma, pode-se concluir que ha falta de preparo do paciente para se submeter ao processo operatório e que os sentimentos expressados pelos mesmos são decorrentes da falta de uma consulta direcionada a sua tranquilização e compreensão sobre o procedimento; esta lacuna na assistência demonstra que a enfermagem precisa humanizar suas ações. Sugere-se, portanto, a implantação de um programa institucional voltado para a humanização do atendimento no setor, bem como da elaboração de cartilhas, oficinas e educação continuada do paciente e dos profissionais para que se possa implementar uma assistência individual e direcionada aos interesses do paciente e firmar o cuidar humanizado.
id UFCG_5b2629f256e78adad726164ffa3fb825
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13462
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Humanização da assistência de enfermagem do Centro Cirúrgico: um olhar do paciente.Humanization of nursing care at the Surgical Center: a patient's view.Centro Cirúrgico - humanização na assistênciaAssistência de enfermagem - Centro CirúrgicoPré-operatório - assistência de enfermagemSurgical Center - Humanization of CareNursing Care - Surgical CenterPreoperative - Nursing CareEnfermagem.A Humanização em Saúde constitui uma questão bastante discutida nos dias atuais, haja vista seu conceito contemplar todos os níveis de atenção do usuário do service de saúde, principalmente no que se refere a setores de alta complexidade como o Centro Cirúrgico. O presente estudo buscou investigar, sob a percepção do paciente, a assistência de enfermagem prestada na fase perioperatória, quando este se encontrava no centro cirúrgico do Hospital Regional de Cajazeiras, com enfase na humanização. Trata-se de uma pesquisa transversal, de caráter exploratório descritivo com abordagem qualitativa desenvolvido com 20 pacientes encontrados nas unidades de internação da Clinica Cirúrgica e Maternidade Dr. Deodato Cartaxo, do referido hospital, apos aprovação do Comité de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba sob numero 0225.0.133.000-11. Os dados foram coletados por meio de entrevista aberta no período de maio e junho do presente ano, e analisados qualitativamente através da técnica de analise de conteúdo de Bardin (2002). Os resultados obtidos revelaram que a maioria da amostra e residente da cidade de Cajazeiras-PB (55%), possui entre 31 e 45 anos (35%), com 1° grau incompleto (30%), casada (60%), tendo como principal ocupação a agricultura (30%), de religião católica (80%). Na análise da qualidade da recepção por parte dos profissionais de enfermagem, os discursos revelaram, em sua maioria, um bom atendimento, por terem sido tratados por seus nomes e ter havido o estabelecimento de diálogo por parte dos profissionais; no tocante ao suporte fornecido no pré e pós-operatório,os discursos foram heterogêneos, em que alguns afirmavam ter recebido apoio através de conversas e outros que ficaram sozinhos enquanto aguardavam, apesar de todos expressarem certa tranquilidade pela rapidez com que foram atendidos. A maioria não tinha conhecimentos sobre a cirurgia proposta e nem tão pouco foram preparados pela equipe. Os sentimentos apresentados pelos entrevistados variaram entre felicidade, tranquilidade, medo, ansiedade e insegurança. E a avaliação que fizeram do atendimento prestado pela equipe ficou situada entre ótimo e bom, por ter existido preocupação e atenção dos enfermeiros. Desta forma, pode-se concluir que ha falta de preparo do paciente para se submeter ao processo operatório e que os sentimentos expressados pelos mesmos são decorrentes da falta de uma consulta direcionada a sua tranquilização e compreensão sobre o procedimento; esta lacuna na assistência demonstra que a enfermagem precisa humanizar suas ações. Sugere-se, portanto, a implantação de um programa institucional voltado para a humanização do atendimento no setor, bem como da elaboração de cartilhas, oficinas e educação continuada do paciente e dos profissionais para que se possa implementar uma assistência individual e direcionada aos interesses do paciente e firmar o cuidar humanizado.Humanization in Health was established as a highly politicized issue today, given its concept to cover all levels of care for the user of health's service, especially as regards the sectors of high complexity as the Surgical Center. The present study investigates, by the perception of the patient, the nursing care in the perioperative period, when it was in the operating room of the Cajazeiras' Hospital, with emphasis on humanization. It is a cross-sectional survey, with an exploratory descriptive qualitative approach developed with 20 patients found at inpatient units of the Surgical Clinic and Maternity Dr. Deodato Cartaxo, from the hospital mentioned, after approval of the Ethics Committee of the State University of Paraiba under number 0225.0.133.000-11. Data were collected through open interviews between May and June of this year, and analyzed qualitatively using the Bardin's technique of content analysis (2002). The results showed that the majority of the sample is a resident of the city of Cajazeiras-PB (55%) has between 31 and 45 years (35%), with an incomplete primary education (30%), married (60%), with the principal occupation at agriculture (30%), Catholic (80%). In the analysis about the quality of reception from the nurses, the speeches revealed mostly a good service, having been treated by their names and have been the establishment of dialogue among the professionals; about the support provided in pre and postoperatively, the speeches were mixed, with some claiming to have received support through talking by the nurses and others who were left alone while waiting, despite all they express a certain equanimity by the speed with which they were served. Most had no knowledge of the proposed surgery and neither were prepared by the team. The feelings presented by respondents ranged from happiness, tranquility, fear, anxiety and insecurity. And their assessment of care provided by the team was located between great and good, by having existed concern and attention of nurses. Thus, we can conclude that there is a lack preparation of the patient to the surgical process and that the sentiments expressed by them are due to the lack of a consult directed to your reassurance and understanding about the procedure; this gap in the care shows that nursing need to humanize their actions. It is suggested, therefore, the establishment of an institutional program aimed at the humanization of care in the institution, as well as the development of educational materials, workshops and continuing education of patients and professionals to be possible to implement an oriented service to individual interests of the patient and firm the humanized care.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDANTAS, Rosimery Cruz de Oliveira.DANTAS, R. C. O.http://lattes.cnpq.br/2372898088259711NASCIMENTO, Aissa Romina Silva do.NASCIMENTO, A. R. S.http://lattes.cnpq.br/0848329182172810CARNEIRO, Cynara Rodrigues.DAMÁSIO, Luana Egle Queiroz.20112020-07-22T18:40:13Z2020-07-222020-07-22T18:40:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13462DAMÁSIO, Luana Egle Queiroz. Humanização da assistência de enfermagem do Centro Cirúrgico: um olhar do paciente. 2011. 76f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2011.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-03-28T14:32:59Zoai:localhost:riufcg/13462Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-03-28T14:32:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Humanização da assistência de enfermagem do Centro Cirúrgico: um olhar do paciente.
Humanization of nursing care at the Surgical Center: a patient's view.
title Humanização da assistência de enfermagem do Centro Cirúrgico: um olhar do paciente.
spellingShingle Humanização da assistência de enfermagem do Centro Cirúrgico: um olhar do paciente.
DAMÁSIO, Luana Egle Queiroz.
Centro Cirúrgico - humanização na assistência
Assistência de enfermagem - Centro Cirúrgico
Pré-operatório - assistência de enfermagem
Surgical Center - Humanization of Care
Nursing Care - Surgical Center
Preoperative - Nursing Care
Enfermagem.
title_short Humanização da assistência de enfermagem do Centro Cirúrgico: um olhar do paciente.
title_full Humanização da assistência de enfermagem do Centro Cirúrgico: um olhar do paciente.
title_fullStr Humanização da assistência de enfermagem do Centro Cirúrgico: um olhar do paciente.
title_full_unstemmed Humanização da assistência de enfermagem do Centro Cirúrgico: um olhar do paciente.
title_sort Humanização da assistência de enfermagem do Centro Cirúrgico: um olhar do paciente.
author DAMÁSIO, Luana Egle Queiroz.
author_facet DAMÁSIO, Luana Egle Queiroz.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DANTAS, Rosimery Cruz de Oliveira.
DANTAS, R. C. O.
http://lattes.cnpq.br/2372898088259711
NASCIMENTO, Aissa Romina Silva do.
NASCIMENTO, A. R. S.
http://lattes.cnpq.br/0848329182172810
CARNEIRO, Cynara Rodrigues.
dc.contributor.author.fl_str_mv DAMÁSIO, Luana Egle Queiroz.
dc.subject.por.fl_str_mv Centro Cirúrgico - humanização na assistência
Assistência de enfermagem - Centro Cirúrgico
Pré-operatório - assistência de enfermagem
Surgical Center - Humanization of Care
Nursing Care - Surgical Center
Preoperative - Nursing Care
Enfermagem.
topic Centro Cirúrgico - humanização na assistência
Assistência de enfermagem - Centro Cirúrgico
Pré-operatório - assistência de enfermagem
Surgical Center - Humanization of Care
Nursing Care - Surgical Center
Preoperative - Nursing Care
Enfermagem.
description A Humanização em Saúde constitui uma questão bastante discutida nos dias atuais, haja vista seu conceito contemplar todos os níveis de atenção do usuário do service de saúde, principalmente no que se refere a setores de alta complexidade como o Centro Cirúrgico. O presente estudo buscou investigar, sob a percepção do paciente, a assistência de enfermagem prestada na fase perioperatória, quando este se encontrava no centro cirúrgico do Hospital Regional de Cajazeiras, com enfase na humanização. Trata-se de uma pesquisa transversal, de caráter exploratório descritivo com abordagem qualitativa desenvolvido com 20 pacientes encontrados nas unidades de internação da Clinica Cirúrgica e Maternidade Dr. Deodato Cartaxo, do referido hospital, apos aprovação do Comité de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba sob numero 0225.0.133.000-11. Os dados foram coletados por meio de entrevista aberta no período de maio e junho do presente ano, e analisados qualitativamente através da técnica de analise de conteúdo de Bardin (2002). Os resultados obtidos revelaram que a maioria da amostra e residente da cidade de Cajazeiras-PB (55%), possui entre 31 e 45 anos (35%), com 1° grau incompleto (30%), casada (60%), tendo como principal ocupação a agricultura (30%), de religião católica (80%). Na análise da qualidade da recepção por parte dos profissionais de enfermagem, os discursos revelaram, em sua maioria, um bom atendimento, por terem sido tratados por seus nomes e ter havido o estabelecimento de diálogo por parte dos profissionais; no tocante ao suporte fornecido no pré e pós-operatório,os discursos foram heterogêneos, em que alguns afirmavam ter recebido apoio através de conversas e outros que ficaram sozinhos enquanto aguardavam, apesar de todos expressarem certa tranquilidade pela rapidez com que foram atendidos. A maioria não tinha conhecimentos sobre a cirurgia proposta e nem tão pouco foram preparados pela equipe. Os sentimentos apresentados pelos entrevistados variaram entre felicidade, tranquilidade, medo, ansiedade e insegurança. E a avaliação que fizeram do atendimento prestado pela equipe ficou situada entre ótimo e bom, por ter existido preocupação e atenção dos enfermeiros. Desta forma, pode-se concluir que ha falta de preparo do paciente para se submeter ao processo operatório e que os sentimentos expressados pelos mesmos são decorrentes da falta de uma consulta direcionada a sua tranquilização e compreensão sobre o procedimento; esta lacuna na assistência demonstra que a enfermagem precisa humanizar suas ações. Sugere-se, portanto, a implantação de um programa institucional voltado para a humanização do atendimento no setor, bem como da elaboração de cartilhas, oficinas e educação continuada do paciente e dos profissionais para que se possa implementar uma assistência individual e direcionada aos interesses do paciente e firmar o cuidar humanizado.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2020-07-22T18:40:13Z
2020-07-22
2020-07-22T18:40:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13462
DAMÁSIO, Luana Egle Queiroz. Humanização da assistência de enfermagem do Centro Cirúrgico: um olhar do paciente. 2011. 76f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2011.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13462
identifier_str_mv DAMÁSIO, Luana Egle Queiroz. Humanização da assistência de enfermagem do Centro Cirúrgico: um olhar do paciente. 2011. 76f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2011.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744448242843648