Uso do desenho como instrumento para avaliação da percepção sobre as questões ambientais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Luiz Henrique da Cunha.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: LACERDA, Alecksandra Vieira de., GOMES, Azenate Campos., LIMA, Judieldo de Morais.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29514
Resumo: Objetivou-se com este trabalho analisar a forma como os alunos do ensino fundamental percebem e interpretam o meio ambiente através da análise de desenhos. A amostra contemplou alunos do 8ª ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz. As principais estratégias aplicadas no exercío da pesquisa foram visitas in loco para aproximação com os atores e com o ambiente pesquisado, palestras, jogos educativos, dinâmicas, reprodução de filmes com temas voltadas para a escala ambiental e atividades práticas de campo. Após repassadas as informações relacionadas ao meio ambiente foi colocado o exercício para se retratar em forma de desenho a representação dos componentes de um ecossistema. Foram estabelecidas para as análises três categorias – Categoria 1: Elementos naturais; Categoria 2: Elementos construídos; Categoria 3: Outros. A categoria dos elementos naturais estiveram presentes com significativo percentual (48,39%) na relação com o ecossistema. Dentre as categorias analisadas percebeu-se que além dos elementos naturais serem os mais frequentes nos desenhos, pode-se observar ainda, que nos mesmos existe uma maior riqueza de detalhes uma vez que a sua composição é mais rica, onde teem-se imagens com até nove elementos. De modo geral, quando se fala de ecossistemas é mais fácil para os alunos descrever características bióticas, tendo em vista que a maioria dos alunos não apresentaram de forma clara que sabem quais são os componentes abióticos dentro de um sistema.
id UFCG_5b438d87c25cefd495307bc2b3322f7a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/29514
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Uso do desenho como instrumento para avaliação da percepção sobre as questões ambientais.Use of drawing as an instrument to assess the perception of environmental issues.Estudo de percepçãoMeio ambienteDesenhos - alunos do ensino fundamentalExpressões gráficasEducação ambientalPerception studyEnvironmentDrawings - elementary school studentsGraphic expressionsEnvironmental educationEstudio de percepciónMedio ambienteDibujos - estudiantes de primariaExpresiones graficasEducación ambientalÉtude de perceptionEnvironnementDessins - élèves du primaireExpressions graphiquesÉducation environnementaleEducaçãoObjetivou-se com este trabalho analisar a forma como os alunos do ensino fundamental percebem e interpretam o meio ambiente através da análise de desenhos. A amostra contemplou alunos do 8ª ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz. As principais estratégias aplicadas no exercío da pesquisa foram visitas in loco para aproximação com os atores e com o ambiente pesquisado, palestras, jogos educativos, dinâmicas, reprodução de filmes com temas voltadas para a escala ambiental e atividades práticas de campo. Após repassadas as informações relacionadas ao meio ambiente foi colocado o exercício para se retratar em forma de desenho a representação dos componentes de um ecossistema. Foram estabelecidas para as análises três categorias – Categoria 1: Elementos naturais; Categoria 2: Elementos construídos; Categoria 3: Outros. A categoria dos elementos naturais estiveram presentes com significativo percentual (48,39%) na relação com o ecossistema. Dentre as categorias analisadas percebeu-se que além dos elementos naturais serem os mais frequentes nos desenhos, pode-se observar ainda, que nos mesmos existe uma maior riqueza de detalhes uma vez que a sua composição é mais rica, onde teem-se imagens com até nove elementos. De modo geral, quando se fala de ecossistemas é mais fácil para os alunos descrever características bióticas, tendo em vista que a maioria dos alunos não apresentaram de forma clara que sabem quais são os componentes abióticos dentro de um sistema.The objective of this work is to analyze how elementary school students perceive and interpret the environment through the design analysis. The sample included students from the 8th year of the State School of Elementary and Secondary Education Professor José Gonçalves de Queiroz. The main strategies used in the research were exercise-site visits to approach with the actors and the researched environment, lectures, educational games, dynamics, playing movies with themes geared to environmental scale and practical field activities. After passed the information related to the environment was put exercise to recant shaped design representation of the components of an ecosystem. It was established for the analysis three categories - Category 1: Natural elements; Category 2: built elements; Category 3: Other. The category of natural elements were present with a significant percentage (48.39%) in relation to the ecosystem. Among the categories analyzed was realized that in addition to the natural elements are the most common in the drawings, it can be observed also that in them there is a greater detail since its composition is richer where teem-images up to nine elements. In general, when talking about ecosystems is easier for students to describe biotic characteristics, considering that most students did not show clearly who know what are the abiotic components within a system.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20162023-05-02T14:34:10Z2023-05-022023-05-02T14:34:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookParthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29514LIMA, Luiz Henrique da Cunha; LACERDA, Alecksandra Vieira de; GOMES, Azenate Campos; LIMA, Judieldo de Morais. Uso do desenho como instrumento para avaliação da percepção sobre as questões ambientais.. In: SEABRA, Giovanni (Organizador). Educação ambiental & Biogeografia. Ituiutaba: Barlavento, 2016. V.1. ISBN: 978-85-68066-24-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29514porLIMA, Luiz Henrique da Cunha.LACERDA, Alecksandra Vieira de.GOMES, Azenate Campos.LIMA, Judieldo de Morais.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-02T14:34:40Zoai:localhost:riufcg/29514Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-02T14:34:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso do desenho como instrumento para avaliação da percepção sobre as questões ambientais.
Use of drawing as an instrument to assess the perception of environmental issues.
title Uso do desenho como instrumento para avaliação da percepção sobre as questões ambientais.
spellingShingle Uso do desenho como instrumento para avaliação da percepção sobre as questões ambientais.
LIMA, Luiz Henrique da Cunha.
Estudo de percepção
Meio ambiente
Desenhos - alunos do ensino fundamental
Expressões gráficas
Educação ambiental
Perception study
Environment
Drawings - elementary school students
Graphic expressions
Environmental education
Estudio de percepción
Medio ambiente
Dibujos - estudiantes de primaria
Expresiones graficas
Educación ambiental
Étude de perception
Environnement
Dessins - élèves du primaire
Expressions graphiques
Éducation environnementale
Educação
title_short Uso do desenho como instrumento para avaliação da percepção sobre as questões ambientais.
title_full Uso do desenho como instrumento para avaliação da percepção sobre as questões ambientais.
title_fullStr Uso do desenho como instrumento para avaliação da percepção sobre as questões ambientais.
title_full_unstemmed Uso do desenho como instrumento para avaliação da percepção sobre as questões ambientais.
title_sort Uso do desenho como instrumento para avaliação da percepção sobre as questões ambientais.
author LIMA, Luiz Henrique da Cunha.
author_facet LIMA, Luiz Henrique da Cunha.
LACERDA, Alecksandra Vieira de.
GOMES, Azenate Campos.
LIMA, Judieldo de Morais.
author_role author
author2 LACERDA, Alecksandra Vieira de.
GOMES, Azenate Campos.
LIMA, Judieldo de Morais.
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Luiz Henrique da Cunha.
LACERDA, Alecksandra Vieira de.
GOMES, Azenate Campos.
LIMA, Judieldo de Morais.
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo de percepção
Meio ambiente
Desenhos - alunos do ensino fundamental
Expressões gráficas
Educação ambiental
Perception study
Environment
Drawings - elementary school students
Graphic expressions
Environmental education
Estudio de percepción
Medio ambiente
Dibujos - estudiantes de primaria
Expresiones graficas
Educación ambiental
Étude de perception
Environnement
Dessins - élèves du primaire
Expressions graphiques
Éducation environnementale
Educação
topic Estudo de percepção
Meio ambiente
Desenhos - alunos do ensino fundamental
Expressões gráficas
Educação ambiental
Perception study
Environment
Drawings - elementary school students
Graphic expressions
Environmental education
Estudio de percepción
Medio ambiente
Dibujos - estudiantes de primaria
Expresiones graficas
Educación ambiental
Étude de perception
Environnement
Dessins - élèves du primaire
Expressions graphiques
Éducation environnementale
Educação
description Objetivou-se com este trabalho analisar a forma como os alunos do ensino fundamental percebem e interpretam o meio ambiente através da análise de desenhos. A amostra contemplou alunos do 8ª ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz. As principais estratégias aplicadas no exercío da pesquisa foram visitas in loco para aproximação com os atores e com o ambiente pesquisado, palestras, jogos educativos, dinâmicas, reprodução de filmes com temas voltadas para a escala ambiental e atividades práticas de campo. Após repassadas as informações relacionadas ao meio ambiente foi colocado o exercício para se retratar em forma de desenho a representação dos componentes de um ecossistema. Foram estabelecidas para as análises três categorias – Categoria 1: Elementos naturais; Categoria 2: Elementos construídos; Categoria 3: Outros. A categoria dos elementos naturais estiveram presentes com significativo percentual (48,39%) na relação com o ecossistema. Dentre as categorias analisadas percebeu-se que além dos elementos naturais serem os mais frequentes nos desenhos, pode-se observar ainda, que nos mesmos existe uma maior riqueza de detalhes uma vez que a sua composição é mais rica, onde teem-se imagens com até nove elementos. De modo geral, quando se fala de ecossistemas é mais fácil para os alunos descrever características bióticas, tendo em vista que a maioria dos alunos não apresentaram de forma clara que sabem quais são os componentes abióticos dentro de um sistema.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2023-05-02T14:34:10Z
2023-05-02
2023-05-02T14:34:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29514
LIMA, Luiz Henrique da Cunha; LACERDA, Alecksandra Vieira de; GOMES, Azenate Campos; LIMA, Judieldo de Morais. Uso do desenho como instrumento para avaliação da percepção sobre as questões ambientais.. In: SEABRA, Giovanni (Organizador). Educação ambiental & Biogeografia. Ituiutaba: Barlavento, 2016. V.1. ISBN: 978-85-68066-24-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29514
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29514
identifier_str_mv LIMA, Luiz Henrique da Cunha; LACERDA, Alecksandra Vieira de; GOMES, Azenate Campos; LIMA, Judieldo de Morais. Uso do desenho como instrumento para avaliação da percepção sobre as questões ambientais.. In: SEABRA, Giovanni (Organizador). Educação ambiental & Biogeografia. Ituiutaba: Barlavento, 2016. V.1. ISBN: 978-85-68066-24-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744574478811136