Literatura sinalizada: análise do vídeo "Pedal da Lua Cheia" a partir do uso das operações de transferência.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34837 |
Resumo: | A literatura sinalizada tem como principal característica a visualidade, partindo desta premissa apresentamos uma análise sobre o uso das operações transferências, propostos por Cuxac (2007). A partir desta análise buscamos responder a seguinte pergunta “Como o uso das operações de transferências torna a literatura sinalizada visualmente atrativa para o leitor literário sinalizador tendo como objetivo geral: compreender como se dá a construção da visualidade na narrativa “Pedal da Lua Cheia” a partir de quatro operações de transferência e seguimos com os seguintes objetivos específicos: a) Identificar as operações de transferência usadas pelo sinalizador na construção da narrativa analisada; b) Constatar como a presença dessas operações colaboram na constituição de uma narrativa literária sinalizada ancorada na visualidade. Para construção desta pesquisa dialogamos com autores como Cuxac (2007), Porto (2016) e Ramos (2017) para compreender as operações de transferência; Sutton-Spence (2021) para compreender o conceito de Literatura Sinalizada e de alguns elementos que colaboram para construção visual das narrativas literárias sinalizadas. No que se refere aos procedimentos metodológicos partimos de Gil (2008) para definição do tipo da pesquisa (descritiva e exploratória) e definimos as seguintes categorias para análise: Transferência de Tamanho e Forma (TF), Transferência de Situação (TS), Transferência de Pessoa (TP) e Dupla Transferência, onde buscamos identificar a presença destes elementos para construção visual da narrativa analisada. Ao término desta pesquisa foi possível constatar a importância da visualidade para a performance em narrativas literárias sinalizadas e como esta construção pode se dar por diversos elementos, dentre eles as operações de transferências. |
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Literatura sinalizada: análise do vídeo "Pedal da Lua Cheia" a partir do uso das operações de transferência.Flagged literature: analysis of the video "Full Moon Pedal" using transfer operations.Literatura SinalizadaNarrativa SinalizadaOperações de TransferênciasPedal da Lua CheiaFlagged LiteratureSignposted NarrativeTransfer OperationsFull Moon PedalLetrasA literatura sinalizada tem como principal característica a visualidade, partindo desta premissa apresentamos uma análise sobre o uso das operações transferências, propostos por Cuxac (2007). A partir desta análise buscamos responder a seguinte pergunta “Como o uso das operações de transferências torna a literatura sinalizada visualmente atrativa para o leitor literário sinalizador tendo como objetivo geral: compreender como se dá a construção da visualidade na narrativa “Pedal da Lua Cheia” a partir de quatro operações de transferência e seguimos com os seguintes objetivos específicos: a) Identificar as operações de transferência usadas pelo sinalizador na construção da narrativa analisada; b) Constatar como a presença dessas operações colaboram na constituição de uma narrativa literária sinalizada ancorada na visualidade. Para construção desta pesquisa dialogamos com autores como Cuxac (2007), Porto (2016) e Ramos (2017) para compreender as operações de transferência; Sutton-Spence (2021) para compreender o conceito de Literatura Sinalizada e de alguns elementos que colaboram para construção visual das narrativas literárias sinalizadas. No que se refere aos procedimentos metodológicos partimos de Gil (2008) para definição do tipo da pesquisa (descritiva e exploratória) e definimos as seguintes categorias para análise: Transferência de Tamanho e Forma (TF), Transferência de Situação (TS), Transferência de Pessoa (TP) e Dupla Transferência, onde buscamos identificar a presença destes elementos para construção visual da narrativa analisada. Ao término desta pesquisa foi possível constatar a importância da visualidade para a performance em narrativas literárias sinalizadas e como esta construção pode se dar por diversos elementos, dentre eles as operações de transferências.Signed literature has visuality as its main characteristic. Based on this premise, we present an analysis of the use of transfer operations, proposed by Cuxac (2007). From this analysis we seek to answer the following question “How does the use of transfer operations make signed literature visually attractive to the signed literary reader with the general objective: understanding how the construction of visuality occurs in the narrative “Full Moon Pedal” the starting from four transfer operations and we pursue the following specific objectives: a) Identify the transfer operations used by the signaler in constructing the analyzed narrative; b) Observe how the presence of these operations collaborate in the constitution of a signposted literary narrative anchored in visuality. To construct this research, we spoke with authors such as Cuxac (2007), Porto (2016) and Ramos (2017) to understand transfer operations; Sutton-Spence (2021) to understand the concept of Signed Literature and some elements that contribute to the visual construction of signposted literary narratives. With regard to methodological procedures, we started from Gil (2008) to define the type of research (descriptive and exploratory) and defined the following categories for analysis: Transfer of Size and Shape (TF), Transfer of Situation (TS), Transfer of Person (TP) and Double Transference, where we seek to identify the presence of these elements for the visual construction of the analyzed narrative. At the end of this research, it was possible to verify the importance of visuality for the performance in signposted literary narratives and how this construction can occur through different elements, including transfer operations.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGALENCAR, Joyce Gomes de.ALENCAR, J. G.http://lattes.cnpq.br/1616103723849559MARTINS, Jéssica Millena Figueiredo.MARTINS, J. M. F.http://lattes.cnpq.br/9141283095093181PORTO, Shirley Barbosa das Neves.PORTO, Shirley. B. 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Monografia (Licenciatura em Letras - Libras) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-29T11:15:36Zoai:localhost:riufcg/34837Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-29T11:15:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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