A memória como método nas ciências sociais: o caso das mulheres rendeiras em São João do Tigre.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.ferreira http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4840 |
Resumo: | O estudo destaca o caso das mulheres rendeiras do Cariri Paraibano que produzem a renda renascença, uma atividade artesanal têxtil originária da Ilha de Burano, em Veneza, na Itália, introduzida na região desde a década de 1930. Momento em que a região se beneficia sobremaneira com o fazer profissional produzido por essas rendeiras. Discute-se a memória na sua relação com a História. Apresentam-se, a partir do percurso histórico, as dimensões conceituais desenvolvidas em torno da memória e pontuamos como o conceito ganhou espaço importante nas pesquisas históricas e sociológicas. Autores como Loriga (2009), Duran & Bentivoglio (2013), Silva (2002), Macedo (2009) contribuíram para a construção teórica que permitiu compreender a relevância das interfaces manifestas na concepção de memória. Em seguida, mostramos o processo histórico que fundamenta conceitualmente a História Oral como ferramenta analítica utilizada para descrever o objeto escolhido. Alberti (2005), Amado & Ferreira (2006) e Santhiago & Magalhães (2013) são alguns dos teóricos que possibilitaram compreender a “fala” como status de documento oral. Com poucas referências históricas, que relatem as relações desenvolvidas em torno deste fazer artesanal, a pesquisa revisitou os espaços de vida e lembranças das rendeiras, a partir de um estudo qualitativo que reuniu técnicas interpretativas para descrever e explicar os componentes do sistema de valores que dão significados às práticas culturais da mulher do campo. As reflexões traçadas evidenciam o percurso histórico que concedeu a “fala” status de documento oral. Halbwachs (2003) e Rodrigues (2011) são alguns dos autores que colaboram para o exercício de pensar a memória das rendeiras, considerando as especificidades das tramas de cada história individual. Com efeito, evidenciam-se os aspectos humanos, dando notoriedade aos sistemas de ação e de objetos que se materializam nos seus gestos, nos modos de ser, de viver e de trocar bens, símbolos, serviços e sentidos. |
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A memória como método nas ciências sociais: o caso das mulheres rendeiras em São João do Tigre.Memory as a method in the social sciences: the case of women rendeiras in São João do Tigre.Mulheres rendeirasRenda renascençaMemóriaWomen lace-up Renaissance IncomeMemoryO estudo destaca o caso das mulheres rendeiras do Cariri Paraibano que produzem a renda renascença, uma atividade artesanal têxtil originária da Ilha de Burano, em Veneza, na Itália, introduzida na região desde a década de 1930. Momento em que a região se beneficia sobremaneira com o fazer profissional produzido por essas rendeiras. Discute-se a memória na sua relação com a História. Apresentam-se, a partir do percurso histórico, as dimensões conceituais desenvolvidas em torno da memória e pontuamos como o conceito ganhou espaço importante nas pesquisas históricas e sociológicas. Autores como Loriga (2009), Duran & Bentivoglio (2013), Silva (2002), Macedo (2009) contribuíram para a construção teórica que permitiu compreender a relevância das interfaces manifestas na concepção de memória. Em seguida, mostramos o processo histórico que fundamenta conceitualmente a História Oral como ferramenta analítica utilizada para descrever o objeto escolhido. Alberti (2005), Amado & Ferreira (2006) e Santhiago & Magalhães (2013) são alguns dos teóricos que possibilitaram compreender a “fala” como status de documento oral. Com poucas referências históricas, que relatem as relações desenvolvidas em torno deste fazer artesanal, a pesquisa revisitou os espaços de vida e lembranças das rendeiras, a partir de um estudo qualitativo que reuniu técnicas interpretativas para descrever e explicar os componentes do sistema de valores que dão significados às práticas culturais da mulher do campo. As reflexões traçadas evidenciam o percurso histórico que concedeu a “fala” status de documento oral. Halbwachs (2003) e Rodrigues (2011) são alguns dos autores que colaboram para o exercício de pensar a memória das rendeiras, considerando as especificidades das tramas de cada história individual. Com efeito, evidenciam-se os aspectos humanos, dando notoriedade aos sistemas de ação e de objetos que se materializam nos seus gestos, nos modos de ser, de viver e de trocar bens, símbolos, serviços e sentidos.El presente estudio resalta el caso de las mujeres tejedoras de Cariri Paraibano que producen el encaje renacentista, una actividad manual textil originaria de la Isla de Burano, en Venecia, Italia, establecida en la región desde la década de 1930. Momento en que la región se beneficia demasiado con el hacer profesional producido por esas tejedoras. Se discute la memoria en su relación con la historia. Se presentan, a partir del recorrido histórico, las dimensiones conceptuales desarrolladas en torno a la memoria y puntuamos como el concepto ganó espacio importante en las investigaciones históricas y sociológicas. Los autores como Loriga (2009), Duran & Bentivoglio (2013), Silva (2002), Macedo (2009) contribuyeron a la construcción teórica que permitió comprender la relevancia de las interfaces manifiestas en la concepción de memoria. A continuación, mostramos el proceso histórico que fundamenta conceptualmente la Historia Oral como herramienta analítica utilizada para describir el objeto escogido. Alberti (2005), Amado & Ferreira (2006) e Santhiago & Magalhães (2013) son algunos de los teóricos que posibilitaron comprender el "habla" como status de documento oral. Con pocas referencias históricas, que relaten las relaciones desarrolladas en vuelta de este hacer artesanal, la pesquisa revivió los espacios de vida y recuerdos de las tejedoras, a partir de un estudio cualitativo que ha reunido técnicas interpretativas para describir y explicar los componentes del sistemas de valores que dan significados a las prácticas culturales de la mujer del campo. Los autores como Alberti (2006) y Amado & Ferreira (2006) han contribuido con la construcción teórica que trata de lo cerne del trabajo como historia oral. Las reflexiones elaboradas evidencian el rumbo histórico que concedió a “habla” status del documento oral. Halbwachs (2003) y Rodrigues (2011) son algunos de los autores que han colaborado para el ejercicio del pensar de las tejedoras, considerando las peculiaridades de la trama de cada historia individual. El estudio evidencia los aspectos humanos y geográficos del local, dando notoriedad a los sistemas de acción y de objetos que se materializan en sus gestos, en sus modos de ser, de vivir y de compartir bienes, símbolos, servicios y sentidos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGMONTEIRO, José Marciano.MONTEIRO, J. M.http://lattes.cnpq.br/1364782229198714SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.FERREIRA, Rafael de Farias.2017-05-112019-07-11T11:27:20Z2019-07-112019-07-11T11:27:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2017.tccmon.ferreirahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4840FERREIRA, Rafael de Farias. A memória como método nas ciências sociais: o caso das mulheres rendeiras em São João do Tigre. 2017. 70f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4840porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-20T16:40:36Zoai:localhost:riufcg/4840Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-20T16:40:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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O estudo destaca o caso das mulheres rendeiras do Cariri Paraibano que produzem a renda renascença, uma atividade artesanal têxtil originária da Ilha de Burano, em Veneza, na Itália, introduzida na região desde a década de 1930. Momento em que a região se beneficia sobremaneira com o fazer profissional produzido por essas rendeiras. Discute-se a memória na sua relação com a História. Apresentam-se, a partir do percurso histórico, as dimensões conceituais desenvolvidas em torno da memória e pontuamos como o conceito ganhou espaço importante nas pesquisas históricas e sociológicas. Autores como Loriga (2009), Duran & Bentivoglio (2013), Silva (2002), Macedo (2009) contribuíram para a construção teórica que permitiu compreender a relevância das interfaces manifestas na concepção de memória. Em seguida, mostramos o processo histórico que fundamenta conceitualmente a História Oral como ferramenta analítica utilizada para descrever o objeto escolhido. Alberti (2005), Amado & Ferreira (2006) e Santhiago & Magalhães (2013) são alguns dos teóricos que possibilitaram compreender a “fala” como status de documento oral. Com poucas referências históricas, que relatem as relações desenvolvidas em torno deste fazer artesanal, a pesquisa revisitou os espaços de vida e lembranças das rendeiras, a partir de um estudo qualitativo que reuniu técnicas interpretativas para descrever e explicar os componentes do sistema de valores que dão significados às práticas culturais da mulher do campo. As reflexões traçadas evidenciam o percurso histórico que concedeu a “fala” status de documento oral. Halbwachs (2003) e Rodrigues (2011) são alguns dos autores que colaboram para o exercício de pensar a memória das rendeiras, considerando as especificidades das tramas de cada história individual. Com efeito, evidenciam-se os aspectos humanos, dando notoriedade aos sistemas de ação e de objetos que se materializam nos seus gestos, nos modos de ser, de viver e de trocar bens, símbolos, serviços e sentidos. |
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