Efeito do alívio de tensões sobre as propriedades mecânicas de uma junta soldada do aço API 5L X60.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8433 |
Resumo: | A proposta deste trabalho foi analisar a influencia do tempo e da temperatura no tratamento térmico para alivio de tensões no que se refere as propriedades de energia de impacto e dureza de uma junta soldada de uma tubulação de aço API 5L X60, usada para a condução de petróleo. Para tanto foram realizados ensaios de dureza Vickers com carga de 98,IN (lOkgf) e testes de resistência ao impacto Charpy a uma temperatura de 253K (-20 C) em corpos de prova com os entalhes confeccionados nas regiões de metal de base, zona termicamente afetada (ZTA) e metal de solda. Todos os corpos de prova foram submetidos a tratamentos térmicos para alivio de tensões a uma temperatura de 823K (550 C) por uma hora e a temperatura de 923K (650 C) por tempos de: 1 , 5 , 8 e 11 horas. Os resultados obtidos indicaram que com relação ao metal de solda houve um acréscimo na tenacidade em ambas as temperaturas de tratamento para o tempo de 1 hora, com maior eficiência neste aspecto com relação a temperatura de 823K (550 C). Para tempos maiores, na temperatura de 923K (650 C) observou-se uma tendência a estabilização desta propriedade. Com relação ao metal de base verificou-se uma acentuada queda da tenacidade para tratamentos a 923K (650 C) por uma hora se comparado ao mesmo tempo para 823K (550 C) e uma tendencia de estabilização da dureza para temperatura de 923K (650 C). Com relação a ZTA observou-se uma acentuada variação dos valores de resistência ao impacto. |
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Efeito do alívio de tensões sobre as propriedades mecânicas de uma junta soldada do aço API 5L X60.Stress relief effect on the mechanical properties of a welded joint of API 5L X60 steel.Tratamento TérmicoJunta Soldada - Propriedades MecânicasTubulação de Aço API 5L X60Alívio de TensõesMicroestrutura da ZTAEnsaios de Iimpacto CHARPYHeat TreatmentWelded Joint - Mechanical PropertiesAPI 5L X60 Steel PipeStress ReliefZTA MicrostructureImpacto CHARPY AssaysEngenharia MecânicaA proposta deste trabalho foi analisar a influencia do tempo e da temperatura no tratamento térmico para alivio de tensões no que se refere as propriedades de energia de impacto e dureza de uma junta soldada de uma tubulação de aço API 5L X60, usada para a condução de petróleo. Para tanto foram realizados ensaios de dureza Vickers com carga de 98,IN (lOkgf) e testes de resistência ao impacto Charpy a uma temperatura de 253K (-20 C) em corpos de prova com os entalhes confeccionados nas regiões de metal de base, zona termicamente afetada (ZTA) e metal de solda. Todos os corpos de prova foram submetidos a tratamentos térmicos para alivio de tensões a uma temperatura de 823K (550 C) por uma hora e a temperatura de 923K (650 C) por tempos de: 1 , 5 , 8 e 11 horas. Os resultados obtidos indicaram que com relação ao metal de solda houve um acréscimo na tenacidade em ambas as temperaturas de tratamento para o tempo de 1 hora, com maior eficiência neste aspecto com relação a temperatura de 823K (550 C). Para tempos maiores, na temperatura de 923K (650 C) observou-se uma tendência a estabilização desta propriedade. Com relação ao metal de base verificou-se uma acentuada queda da tenacidade para tratamentos a 923K (650 C) por uma hora se comparado ao mesmo tempo para 823K (550 C) e uma tendencia de estabilização da dureza para temperatura de 923K (650 C). Com relação a ZTA observou-se uma acentuada variação dos valores de resistência ao impacto.The purpose of this work was to analyze the influence of the time and temperature of relief stress thermal treatment on the hardness and impact resistance of a welded joint of an API 5L X60 steel pipeline used for petroleum transmission. For this, Vickers hardness and Charpy impact test at 253K (-20 C) were executed in specimens extracted from weld metal, heat affected zone (HAZ) and base metal submitted to thermal treatment at 823K (550 C) and 923K (650 C) for 1 hour and at 923K (650 C) for. lh, 5h, 8h and 11 hours. The results indicated an increase of weld metal and HAZ impact resistance for treatment of 1 hour at both temperatures, with larger efficiency at temperature of 823K (550yC). However, it was observed a great decrease of metal base impact resistance at temperature of 923K (650 C). A decrease of the impact resistance for all the welded joints regions was observed for time higher than 8 hours at 923K (650 C), in spite of the stability of hardness values.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICAUFCGMACIEL, Theophilo Moura.MACIEL, T. M.http://lattes.cnpq.br/947685893835184BRACARENSE, Alexandre Queiroz.SANTOS, Marco Antônio dos.MELO, João Baptista da Costa Agra de.2002-05-032019-10-23T19:29:28Z2019-10-232019-10-23T19:29:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8433MELO, João Baptista da Costa Agra de. Efeito do alívio de tensões sobre as propriedades mecânicas de uma junta soldada do aço API 5L X60. 2002. 107f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Mecânica), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8433porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-10-19T19:35:52Zoai:localhost:riufcg/8433Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-19T19:35:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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A proposta deste trabalho foi analisar a influencia do tempo e da temperatura no tratamento térmico para alivio de tensões no que se refere as propriedades de energia de impacto e dureza de uma junta soldada de uma tubulação de aço API 5L X60, usada para a condução de petróleo. Para tanto foram realizados ensaios de dureza Vickers com carga de 98,IN (lOkgf) e testes de resistência ao impacto Charpy a uma temperatura de 253K (-20 C) em corpos de prova com os entalhes confeccionados nas regiões de metal de base, zona termicamente afetada (ZTA) e metal de solda. Todos os corpos de prova foram submetidos a tratamentos térmicos para alivio de tensões a uma temperatura de 823K (550 C) por uma hora e a temperatura de 923K (650 C) por tempos de: 1 , 5 , 8 e 11 horas. Os resultados obtidos indicaram que com relação ao metal de solda houve um acréscimo na tenacidade em ambas as temperaturas de tratamento para o tempo de 1 hora, com maior eficiência neste aspecto com relação a temperatura de 823K (550 C). Para tempos maiores, na temperatura de 923K (650 C) observou-se uma tendência a estabilização desta propriedade. Com relação ao metal de base verificou-se uma acentuada queda da tenacidade para tratamentos a 923K (650 C) por uma hora se comparado ao mesmo tempo para 823K (550 C) e uma tendencia de estabilização da dureza para temperatura de 923K (650 C). Com relação a ZTA observou-se uma acentuada variação dos valores de resistência ao impacto. |
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