Acessibilidade e mobilidade em espaços usados por portadores de deficiência visual: o caso do entorno do Instituto dos Cegos - Campina Grande - PB.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22566 |
Resumo: | Esta pesquisa versa sobre a acessibilidade e a mobilidade em espaços usados por portadores de deficiência visual, tomando como objeto de investigação empírica o “entorno do Instituto dos Cegos- Campina Grande-PB” (IC-CG). Para isso, partiu dos seguintes questionamentos: o entorno do IC-CG apresenta-se adaptado para facilitar a locomoção dos seus usuários? Se não, quais as táticas de mobilidade espacial que os mesmos utilizam para ir e vir a essa instituição? Tendo em vista a problemática levantada, a pesquisa teve como objetivo geral: verificar as condições de infraestrutura, acessibilidade e de mobilidade segura dos alunos que frequentam o ICCG no Bairro do Catolé - Campina Grande-PB. E teve como objetivos específicos: identificar as dificuldades apresentadas pelos deficientes visuais, para se locomoverem no entorto do IC-CG; verificar se a estrutura do IC-CG é adequada para acolher os alunos de forma satisfatória; analisar se existem condições de mobilidade urbana para os usuários IC-CG no entorno dessa instituição e, finalmente, analisar as táticas de mobilidade espacial utilizadas no entorno do IC-CG pelos seus usuários. A metodologia adotada foi a da pesquisa bibliográfica para o embasamento teórico nas Políticas de Educação Inclusiva e para compreender as Leis que garantem os direitos aos deficientes visuais. Por outro lado, constituiu-se como um estudo de caso realizado em um lugar específico, sem preocupação de confrontar os resultados da pesquisa, mas sim encontrar respostas satisfatórias para as questões investigadas. Dessa forma, este estudo de caso consistiu em uma pesquisa de cunho qualitativo. Para obtermos os dados empíricos, recorremos à aplicação de questionários com questões fechadas e abertas. Por fim, os resultados da pesquisa evidenciaram que o espaço no entorno do IC-CG apresenta problemas de infraestrutura e acessibilidade, que dificultam a mobilidade dos deficientes visuais que o utilizam. Em virtude disso, esses sujeitos usam, como tática de mobilidade espacial, os demais sentidos para reconhecerem e se orientarem no entorno do referido Instituto. |
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Acessibilidade e mobilidade em espaços usados por portadores de deficiência visual: o caso do entorno do Instituto dos Cegos - Campina Grande - PB.Accessibility and mobility in spaces used by the visually impaired: the case around the Instituto dos Cegos - Campina Grande - PB.Deficientes visuaisAcessibilidadePortadores de deficiência visualInstituto dos Cegos - Campina Grande - PBLugarEspaçoMobilidade e inclusão socialEducação inclusivaEducação especialBaixa visãoPiso tátilSinalização com piso tátilFotos - Piso tátilVisually impairedAccessibilityVisually impaired peoplePlaceSpaceMobility and social inclusionInclusive educationSpecial educationLow visionTactile floorTactile floor signagePhotos - Tactile floorGeografiaEsta pesquisa versa sobre a acessibilidade e a mobilidade em espaços usados por portadores de deficiência visual, tomando como objeto de investigação empírica o “entorno do Instituto dos Cegos- Campina Grande-PB” (IC-CG). Para isso, partiu dos seguintes questionamentos: o entorno do IC-CG apresenta-se adaptado para facilitar a locomoção dos seus usuários? Se não, quais as táticas de mobilidade espacial que os mesmos utilizam para ir e vir a essa instituição? Tendo em vista a problemática levantada, a pesquisa teve como objetivo geral: verificar as condições de infraestrutura, acessibilidade e de mobilidade segura dos alunos que frequentam o ICCG no Bairro do Catolé - Campina Grande-PB. E teve como objetivos específicos: identificar as dificuldades apresentadas pelos deficientes visuais, para se locomoverem no entorto do IC-CG; verificar se a estrutura do IC-CG é adequada para acolher os alunos de forma satisfatória; analisar se existem condições de mobilidade urbana para os usuários IC-CG no entorno dessa instituição e, finalmente, analisar as táticas de mobilidade espacial utilizadas no entorno do IC-CG pelos seus usuários. A metodologia adotada foi a da pesquisa bibliográfica para o embasamento teórico nas Políticas de Educação Inclusiva e para compreender as Leis que garantem os direitos aos deficientes visuais. Por outro lado, constituiu-se como um estudo de caso realizado em um lugar específico, sem preocupação de confrontar os resultados da pesquisa, mas sim encontrar respostas satisfatórias para as questões investigadas. Dessa forma, este estudo de caso consistiu em uma pesquisa de cunho qualitativo. Para obtermos os dados empíricos, recorremos à aplicação de questionários com questões fechadas e abertas. Por fim, os resultados da pesquisa evidenciaram que o espaço no entorno do IC-CG apresenta problemas de infraestrutura e acessibilidade, que dificultam a mobilidade dos deficientes visuais que o utilizam. Em virtude disso, esses sujeitos usam, como tática de mobilidade espacial, os demais sentidos para reconhecerem e se orientarem no entorno do referido Instituto.This research focuses on the accessibility and mobility in the spaces used by visually impaired people, taking as the object of an empirical research the "surroundings of the Institute of the Blind – Campina Grande – PB" (IC-CG). For this, it started from the following questions: the surroundings of IC-CG presents adapted to facilitate the locomotion of their users? If not, what are the tactics of spatial mobility that they use to come and go at this institution? In view of the raised problematic, the research had as the general objective: check the conditions of infrastructure and accessibility and safe mobility of the students who attend classes in the IC-CG in the neighborhood of Catolé – Campina Grande – PB. And had as the specific objectives the following: to identify the difficulties presented faced by the visually impaired people, to get around the surroundings of the IC-CG; to verify if the structure of the IC-CG is suitable to accommodate students satisfactorily; to analyze whether conditions of urban mobility for users of the IC-CG in the surroundings of this institution and, finally, to analyze the tactics of spatial mobility used in the vicinity of the IC-CG by its users. The methodology adopted was the literature search for the theoretical basis of the Inclusive Education Policy and to comprehend the Laws that guarantee the rights of the visually impaired people. On the other hand, it was constituted as a case study performed in a specific place, without worry of comparing the results of the research, but, indeed, find satisfactory answers to the issues investigated. Thus, this case study consisted of a qualitative research. To obtain the empirical data, we resorted to the application of questionnaires with closed and open questions. Finally, the survey results showed that the space surrounding the IC-CG features problems of infrastructure and accessibility, which hinder the mobility of visually impaired people who use it. Because of that, these individuals use, as a tactic of spatial mobility, the other senses to recognize and orient themselves in the vicinity of the referred Institute.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGFARIAS, Paulo Sérgio Cunha.FARIAS, P. S. C. F.http://lattes.cnpq.br/1249728602117479SILVA, Gorete Ribeiro Barbosa da.20142021-12-16T20:21:48Z2021-12-162021-12-16T20:21:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22566SILVA, Gorete Ribeiro Barbosa da. Acessibilidade e mobilidade em espaços usados por portadores de deficiência visual: o caso do entorno do Instituto dos Cegos - Campina Grande - PB. 2014. 63f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22566porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-16T20:22:21Zoai:localhost:riufcg/22566Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-16T20:22:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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