A educação superior indígena do povo Potiguara sob uma perspectiva decolonial.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19492 |
Resumo: | Durante a década de 1980, o povo Potiguara da Paraíba começou um processo de conquista de direitos, com a demarcação das Terras Indígenas Potiguara, mas também com a luta por direitos específicos, como a saúde e educação diferenciada. A partir da criação de escolas de educação indígena nas aldeias Potiguara surgiu a demanda de professores indígenas com uma formação adequada. Esse motivo levou às lideranças e professores Potiguara a solicitar através do Conselho Estadual de Educação da Paraíba (CEE/PB) em 2003 um curso específico de formação de professores indígenas na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O foco central da tese de doutorado é o processo de criação do curso superior de Licenciatura em Educação Indígena do povo Potiguara na UFCG, entendido sob uma perspectiva decolonial. Entendemos a colonialidade (QUIJANO, 2005) como as consequências da colonização, neste caso, no histórico da escolarização do povo indígena Potiguara, o que chamamos de colonialidade do saber (LANDER, 2000). No âmbito da educação, no qual os contextos indígenas foram invisibilizados, e mais ainda nas instituições de ensino superior do Brasil, existe um racismo epistêmico (GROSFOGUEL, 2016) que durante anos excluiu dos processos acadêmicos às populações indígenas. Entendemos a conquista da educação superior dos povos indígenas do Brasil como uma estratégia frente à colonialidade do saber. O povo Potiguara da Paraíba, junto com professores da UFCG, lograram criar através de um longo processo participativo e intercultural o curso de Licenciatura em Educação Indígena, que finalmente formou 31 acadêmicos Potiguara em agosto de 2019. A formação de professores indígenas Potiguara num processo de interculturalidade crítica (WALSH, 2010) traz a possibilidade de que acadêmicos indígenas realmente conquistem o âmbito universitário, permitindo um encontro de saberes que façam da universidade um lugar de democratização epistemológica. |
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A educação superior indígena do povo Potiguara sob uma perspectiva decolonial.Indigenous higher education of the Potiguara people under a decolonial perspective.ColonialidadeEducação Superior IndígenaInterculturalidadePensamento DecolonialPotiguaraEducação Superior Indígena- Povo PotiguaraColonialidadEducación Superior IndígenaInterculturalidadPensamiento DecolonialEducación Superior Indígena - Pueblo PotiguaraCiências SociaisDurante a década de 1980, o povo Potiguara da Paraíba começou um processo de conquista de direitos, com a demarcação das Terras Indígenas Potiguara, mas também com a luta por direitos específicos, como a saúde e educação diferenciada. A partir da criação de escolas de educação indígena nas aldeias Potiguara surgiu a demanda de professores indígenas com uma formação adequada. Esse motivo levou às lideranças e professores Potiguara a solicitar através do Conselho Estadual de Educação da Paraíba (CEE/PB) em 2003 um curso específico de formação de professores indígenas na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O foco central da tese de doutorado é o processo de criação do curso superior de Licenciatura em Educação Indígena do povo Potiguara na UFCG, entendido sob uma perspectiva decolonial. Entendemos a colonialidade (QUIJANO, 2005) como as consequências da colonização, neste caso, no histórico da escolarização do povo indígena Potiguara, o que chamamos de colonialidade do saber (LANDER, 2000). No âmbito da educação, no qual os contextos indígenas foram invisibilizados, e mais ainda nas instituições de ensino superior do Brasil, existe um racismo epistêmico (GROSFOGUEL, 2016) que durante anos excluiu dos processos acadêmicos às populações indígenas. Entendemos a conquista da educação superior dos povos indígenas do Brasil como uma estratégia frente à colonialidade do saber. O povo Potiguara da Paraíba, junto com professores da UFCG, lograram criar através de um longo processo participativo e intercultural o curso de Licenciatura em Educação Indígena, que finalmente formou 31 acadêmicos Potiguara em agosto de 2019. A formação de professores indígenas Potiguara num processo de interculturalidade crítica (WALSH, 2010) traz a possibilidade de que acadêmicos indígenas realmente conquistem o âmbito universitário, permitindo um encontro de saberes que façam da universidade um lugar de democratização epistemológica.El pueblo Potiguara de Paraíba vive un proceso de conquista de derechos a partir de la década de 1980, con la demarcación de las Tierras Indígenas Potiguara y también con la lucha por derechos específicos, como la salud y la educación diferenciada. A partir de la creación de las escuelas de educación indígena en las aldeas Potiguara surgió la demanda de profesores Potiguara con una formación adecuada. Este motivo llevó a los líderes y profesores Potiguara a solicitar a través del Consejo Estadual de Educación de Paraíba (CEE/PB) en 2003 un curso específico de formación de profesores indígenas en la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG). El foco central de la tesis de doctorado es el processo de creación del curso superior de Licenciatura en Educación Indígena del pueblo Potiguara en la UFCG, entendido desde una perspectiva decolonial. Entendemos la colonialidad (QUIJANO, 2005) como las consecuencias de la colonización, en este caso, en el histórico de escolarización del pueblo indígena Potiguara, lo que llamamos de colonialidade del saber (LANDER, 2000). En el ámbito de la educación, en el que los contextos indígenas fueron invisibilizados, y más aún en las instituciones de enseñanza superiores de Brasil, existe un racismo epistémico (GROSFOGUEL, 2016) que durante años excluyó de los procesos académicos a las populaciones indígenas. Entendemos la conquista de la educación superior de los pueblos indígenas de Brasil como una estrategia frente a la colonialidad del saber. El pueblo Potiguara de Paraíba, juntos con profesores de la UFCG, lograron crear a través de un largo proceso participativo e intercultural el curso de Licenciatura em Educaciçon Indígena, que finalmente formó a 31 académicos Potiguara en Agosto de 2019. La formación de profesores indígenas Potiguara en un proceso de interculturalidade crítica (WALSH, 2010) trae la posibilidad de que académicos indígenas realmente conquisten el ámbito universitario, permitiendo un encuentro de saberes que haga de la universidad un lugar de democratización epistemológica.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFCGGRÜNEWALD, Rodrigo de Azeredo.GRÜNEWALD, R. A.http://lattes.cnpq.br/6450189155973100BATISTA, Mércia Rejane Rangel.CANIELLO, Márcio de Matos.CORRÊA, José Gabriel Silveira.SALLES, Sandro Guimarães de.CANTERO, Angela López.2020-12-112021-06-21T10:27:59Z2021-06-212021-06-21T10:27:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19492CANTERO, A. L. A educação superior indígena do povo Potiguara sob uma perspectiva decolonial. 2020. 180 f. 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Durante a década de 1980, o povo Potiguara da Paraíba começou um processo de conquista de direitos, com a demarcação das Terras Indígenas Potiguara, mas também com a luta por direitos específicos, como a saúde e educação diferenciada. A partir da criação de escolas de educação indígena nas aldeias Potiguara surgiu a demanda de professores indígenas com uma formação adequada. Esse motivo levou às lideranças e professores Potiguara a solicitar através do Conselho Estadual de Educação da Paraíba (CEE/PB) em 2003 um curso específico de formação de professores indígenas na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O foco central da tese de doutorado é o processo de criação do curso superior de Licenciatura em Educação Indígena do povo Potiguara na UFCG, entendido sob uma perspectiva decolonial. Entendemos a colonialidade (QUIJANO, 2005) como as consequências da colonização, neste caso, no histórico da escolarização do povo indígena Potiguara, o que chamamos de colonialidade do saber (LANDER, 2000). No âmbito da educação, no qual os contextos indígenas foram invisibilizados, e mais ainda nas instituições de ensino superior do Brasil, existe um racismo epistêmico (GROSFOGUEL, 2016) que durante anos excluiu dos processos acadêmicos às populações indígenas. Entendemos a conquista da educação superior dos povos indígenas do Brasil como uma estratégia frente à colonialidade do saber. O povo Potiguara da Paraíba, junto com professores da UFCG, lograram criar através de um longo processo participativo e intercultural o curso de Licenciatura em Educação Indígena, que finalmente formou 31 acadêmicos Potiguara em agosto de 2019. A formação de professores indígenas Potiguara num processo de interculturalidade crítica (WALSH, 2010) traz a possibilidade de que acadêmicos indígenas realmente conquistem o âmbito universitário, permitindo um encontro de saberes que façam da universidade um lugar de democratização epistemológica. |
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