Humanização do direito por meio da literatura: direitos humanos e condição humana.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15667 |
Resumo: | A Ciência do Direito, como definida por Kelsen, distancia-se da realidade humana e, com a reformulação da estrutura curricular, almejou-se a humanização dessa ciência. Por meio de uma pesquisa fundamentada no método complexo, propõe-se apresentar um novo ensino do Direito, voltado à condição humana, como defendido por Morin, utilizando-se dos operadores cognitivos: as obras literárias “Crime e Castigo” de Dostoievski, “O Pequeno Príncipe” de Saint-Exupéry e a obra cinematográfica Hannah Arendt. Propõe-se a autoeducação do docente a fim de que este possa ministrar um saber pertinente via reconexão de saberes, de forma a compreender a complexidade humana. Como exemplo da possibilidade de humanização do Direito, apresenta-se um de seus ramos, os Direitos Humanos, que advêm de uma situação degradante da ideia de condição humana. Assim, o Direito, como ciência, pode reaproximar-se do humano ao qual lhe dá causa, a fim de que atrocidades institucionalizadas como as ocorridas durante a 2ª Guerra Mundial não venham a ocorrer novamente. Esse novo ensino poderá resultar em uma formação cidadã do operador do Direito, podendo este ser um agente transformador da sociedade. |
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Humanização do direito por meio da literatura: direitos humanos e condição humana.Humanization of law through literature: human rights and human condition.DireitoA Ciência do Direito, como definida por Kelsen, distancia-se da realidade humana e, com a reformulação da estrutura curricular, almejou-se a humanização dessa ciência. Por meio de uma pesquisa fundamentada no método complexo, propõe-se apresentar um novo ensino do Direito, voltado à condição humana, como defendido por Morin, utilizando-se dos operadores cognitivos: as obras literárias “Crime e Castigo” de Dostoievski, “O Pequeno Príncipe” de Saint-Exupéry e a obra cinematográfica Hannah Arendt. Propõe-se a autoeducação do docente a fim de que este possa ministrar um saber pertinente via reconexão de saberes, de forma a compreender a complexidade humana. Como exemplo da possibilidade de humanização do Direito, apresenta-se um de seus ramos, os Direitos Humanos, que advêm de uma situação degradante da ideia de condição humana. Assim, o Direito, como ciência, pode reaproximar-se do humano ao qual lhe dá causa, a fim de que atrocidades institucionalizadas como as ocorridas durante a 2ª Guerra Mundial não venham a ocorrer novamente. Esse novo ensino poderá resultar em uma formação cidadã do operador do Direito, podendo este ser um agente transformador da sociedade.The Science of Law, as defined by Kelsen, grows apart from human reality, and with a reformulation of the curricular structure, a humanization of this science was sought. Through a research based on a complex method, it is proposed to introduce a new teaching of the Law, directed towards the human condition, as defended by Morin, using cognitive operators: "Crime and Punishment" by Dostoevski, “The small Prince" by Saint-Exupéry and the cinematographic work Hannah Arendt. It has been proposed a self-education of the professor so that it can teach a pertinent know through reconnection of knowledge, in a way to understand the human complexity. As an example of the possibility of humanization of the Rights, there is one of its branches, Human Rights, which comes from a degrading situation of the idea of human condition. Therefore, the Law, like the science, can get closer to the humans who causes it, in a way that institutionalized atrocities, as those ones happened during the Second World War will not ever occur again. This new teaching may result in a citizen formation of the law operator, and opening possibilities for the lawyer to be a transforming agent in the society.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGOLIVEIRA, Luan Gomes dos santos de.OLIVEIRA, L. G. S.http://lattes.cnpq.br/2784352958535431SILVA, Camilla Isabely Gomes da.20172020-09-25T18:55:47Z2020-09-252020-09-25T18:55:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15667SILVA, Camilla Isabely Gomes da. Humanização do direito por meio da literatura: direitos humanos e condição humana. 2017. 75fl. - Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2020-09-28T15:55:16Zoai:localhost:riufcg/15667Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512020-09-28T15:55:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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