Aperte o play! A gamificação no comportamento de uso de aplicativos de serviços.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTANA, Antonia Aritha Valcaci.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28838
Resumo: Nos últimos anos a gamificação tem ganhado força na implementação de meios estratégicos atrelados ao marketing, como elementos lúdicos e mecânicas familiares aos games, no objetivo de impulsionar o envolvimento dos usuários em seus produtos e serviços. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo analisar de que maneiras as estratégias da gamificação tem impactado no engajamento de uso em aplicativos de serviços digitais. A partir de uma modelagem de equações estruturais com estimação por mínimos quadrados parciais, a pesquisa contou com a aplicação de um questionário de forma online junto ao público-alvo (usuários de aplicativos gamificados), obtendo uma amostra com 109 respondentes. Os resultados demonstraram que a expectativa de desempenho, influência social, intenção de uso e uso afetam positivamente na intenção comportamental a utilização das plataformas gamificadas, ao contrário das condições facilitadoras e expectativa de esforço. Este estudo contribui para maior compreensão e aprimoramento de pesquisas relacionadas à eficácia da gamificação em aplicativos móveis, a fim de avançar na aplicação de novas estratégias capazes de compreender as percepções de seus consumidores, eficazes em proporcionar funcionalidades e experiências estimulantes.
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spelling Aperte o play! A gamificação no comportamento de uso de aplicativos de serviços.Press play! Gamification in the use of service applications.Gamificação em aplicativos móveisGamification in mobile appsAplicativo de serviçosService applicationEngajamento - aplicativosEngagement - appsJogosGamesModelagem de equações estruturaisStructural equation modelingMínimos quadrados parciaisPartial Least SquaresMétodo dos mínimos quadrados parciaisPartial least squares methodPlataformas gamificadasGamified platformsAdministraçãoNos últimos anos a gamificação tem ganhado força na implementação de meios estratégicos atrelados ao marketing, como elementos lúdicos e mecânicas familiares aos games, no objetivo de impulsionar o envolvimento dos usuários em seus produtos e serviços. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo analisar de que maneiras as estratégias da gamificação tem impactado no engajamento de uso em aplicativos de serviços digitais. A partir de uma modelagem de equações estruturais com estimação por mínimos quadrados parciais, a pesquisa contou com a aplicação de um questionário de forma online junto ao público-alvo (usuários de aplicativos gamificados), obtendo uma amostra com 109 respondentes. Os resultados demonstraram que a expectativa de desempenho, influência social, intenção de uso e uso afetam positivamente na intenção comportamental a utilização das plataformas gamificadas, ao contrário das condições facilitadoras e expectativa de esforço. Este estudo contribui para maior compreensão e aprimoramento de pesquisas relacionadas à eficácia da gamificação em aplicativos móveis, a fim de avançar na aplicação de novas estratégias capazes de compreender as percepções de seus consumidores, eficazes em proporcionar funcionalidades e experiências estimulantes.In recent years, gamification has gained strength in the implementation of strategic means linked to marketing, such as playful elements and mechanics familiar to games, in order to boost user involvement in their products and services. Thus, the present study aimed to analyze how gamification strategies have an impact on user engagement in digital service applications. From a structural equation modeling with estimation by partial least squares, the research included the application of an online questionnaire with the target audience (gamified app users), obtaining a sample with 109 respondents. The results showed that the performance expectation, social influence, intention of use and use positively affect the behavioral intention of using gamified platforms, as opposed to facilitating conditions and effort expectation. This study contributes to greater understanding and improvement of research related to the effectiveness of gamification in mobile applications, in order to advance in the application of new strategies capable of understanding the perceptions of its consumers, effective in providing functionalities and stimulating experiences.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCOSTA, Laura Maria Aguiar.COSTA, L. M. A.http://lattes.cnpq.br/8428274442746552AGUIAR, Edvan Cruz.CALDAS, Patrícia Trindade.SANTANA, Antonia Aritha Valcaci.2023-02-092023-02-15T11:58:38Z2023-02-152023-02-15T11:58:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28838SANTANA, Antonia Aritha Valcaci. Aperte o play! A gamificação no comportamento de uso de aplicativos de serviços. 2023. 27f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28838porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-15T15:33:50Zoai:localhost:riufcg/28838Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-15T15:33:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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