Silêncio ou ecos de vozes femininas em três personagens do romance gráfico Aya de Yopougon.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6893 |
Resumo: | Alocada entre as discussões sobre reatualizações de obras literárias ao longo do tempo enquanto obra estética e as discussões sobre o corpo feminino negro, a partir dos estudos de gênero, esta dissertação resulta em um estudo que tem a mudança e a necessidade desta como palavra chave. Objetivamos, então, investigar as manifestações das vozes femininas na busca pelo direito a si no romance gráfico marfinense Aya de Yopougon, obra que possui seis volumes e tem conquistado cada vez mais leitores ao redor do mundo, possuindo tradução em espanhol, inglês e português e, no Brasil, constituindo o acervo do PNBE (Programa Nacional Biblioteca na Escola) das escolas públicas no ano de 2012. A obra aborda questões importantes do ponto de vista sociológico que giram em torno principalmente do direito da mulher na sociedade marfinense durante a década de 1970-primeira década pós-colonial- na Costa do Marfim. As discussões teóricas foram entrelaçadas concomitantemente à leitura da obra, que abarcou os seis volumes e as três personagens mais presentes na narrativa: Aya, Bintou e Adjoua. Nossas discussões teóricas iniciam com as reflexões sobre o romance gráfico enquanto gênero que consideramos como sendo uma dobra do romance, a partir dos estudos do filósofo Leibniz apresentados por Deleuze (1988), e partindo do conceito de literatura menor de Deleuze e Guattari (2003) e de reatualização apresentado por Ghirardi (2014). Em seguida, apresentamos as discussões sobre a literatura africana produzida por mulheres na África de língua francesa, a dita “África francófona”, especialmente na África subsaariana, que se trata de uma literatura considerada recente tendo em vista que data publicamente de 1970. Nossas reflexões a esse respeito estão ancoradas nos estudos de Chevrier (1999, 2008); Fanon (2008); Ouedraogo (1988), Perrot (2017); Rangira (2008), Huannou (1999), dentre outros. Tais discussões deságuam, por fim, nas ponderações sobre o corpo feminino negro e sobre a escarificação simbólica do corpo feminino pautada na discussão sobre violência simbólica apresentada por Bourdieu (1998) e nas discussões de Tiburi (2018), Ribeiro (2018); Renard (2018); Hooks (2015) dentre outras. Do ponto de vista metodológico nossa pesquisa se configura como uma pesquisa qualitativa por seu viés interpretativo, (BOAVENTURA, 2009) com traços de pesquisa bibliográfica e descritiva (TEIS; TEIS, 2006; CHIZZOTTI, 2013). |
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Silêncio ou ecos de vozes femininas em três personagens do romance gráfico Aya de Yopougon.Silence or echoes of female voices in three characters from Yopougon's graphic novel Aya.Romance GráficoLiteratura de Língua FrancesaCorpo Feminino NegroEscarificação SimbólicaGraphic RomanceFrench Language LiteratureBlack Female BodySymbolic ScarificationAlocada entre as discussões sobre reatualizações de obras literárias ao longo do tempo enquanto obra estética e as discussões sobre o corpo feminino negro, a partir dos estudos de gênero, esta dissertação resulta em um estudo que tem a mudança e a necessidade desta como palavra chave. Objetivamos, então, investigar as manifestações das vozes femininas na busca pelo direito a si no romance gráfico marfinense Aya de Yopougon, obra que possui seis volumes e tem conquistado cada vez mais leitores ao redor do mundo, possuindo tradução em espanhol, inglês e português e, no Brasil, constituindo o acervo do PNBE (Programa Nacional Biblioteca na Escola) das escolas públicas no ano de 2012. A obra aborda questões importantes do ponto de vista sociológico que giram em torno principalmente do direito da mulher na sociedade marfinense durante a década de 1970-primeira década pós-colonial- na Costa do Marfim. As discussões teóricas foram entrelaçadas concomitantemente à leitura da obra, que abarcou os seis volumes e as três personagens mais presentes na narrativa: Aya, Bintou e Adjoua. Nossas discussões teóricas iniciam com as reflexões sobre o romance gráfico enquanto gênero que consideramos como sendo uma dobra do romance, a partir dos estudos do filósofo Leibniz apresentados por Deleuze (1988), e partindo do conceito de literatura menor de Deleuze e Guattari (2003) e de reatualização apresentado por Ghirardi (2014). Em seguida, apresentamos as discussões sobre a literatura africana produzida por mulheres na África de língua francesa, a dita “África francófona”, especialmente na África subsaariana, que se trata de uma literatura considerada recente tendo em vista que data publicamente de 1970. Nossas reflexões a esse respeito estão ancoradas nos estudos de Chevrier (1999, 2008); Fanon (2008); Ouedraogo (1988), Perrot (2017); Rangira (2008), Huannou (1999), dentre outros. Tais discussões deságuam, por fim, nas ponderações sobre o corpo feminino negro e sobre a escarificação simbólica do corpo feminino pautada na discussão sobre violência simbólica apresentada por Bourdieu (1998) e nas discussões de Tiburi (2018), Ribeiro (2018); Renard (2018); Hooks (2015) dentre outras. Do ponto de vista metodológico nossa pesquisa se configura como uma pesquisa qualitativa por seu viés interpretativo, (BOAVENTURA, 2009) com traços de pesquisa bibliográfica e descritiva (TEIS; TEIS, 2006; CHIZZOTTI, 2013).CapesPlacée entre les discussions à propos des réactualisations des oeuvres littéraires au fil du temps en tant qu'oeuvre esthétique et les débats concernant le corps de la femme noire, à partir des études de genre, ce mémoire résulte dans une étude qui a pour mot-clé le changement et la nécessité de ce changement. Notre objectif, alors, est d'examiner les manifestations des voix des femmes à la recherche du droit à elle-même dans le roman graphique ivoirien Aya de Yopougon, ouvrage constitué de six volumes et séduisant de plus en plus des lecteurs à travers le monde, avec des traductions en espagnol, anglais et portugais et, au Brésil, intégrant la collection du PNBE (Programme National Bibliothèque dans l'École) des écoles publiques en 2012. L'oeuvre aborde des questions importantes d'un point de vue sociologique qui tournent principalement autour du droit de la femme dans la société ivoirienne pendant les années 1970 - première décennie postcoloniale - en Côte d'Ivoire. Les discussions théoriques ont été entrelacés simultanément à la lecture de l'oeuvre, qui englobe les six volumes et les trois personnages plus présents dans le récit: Aya, Bintou et Adjoua. Nos discussions théoriques débutent avec les réflexions sur le roman graphique en tant que genre littéraire qu'on considère un pliage du roman, à partir des études du philosophe Leibniz présentées par Deleuze (1988), et en partant du concept de littérature mineure de Deleuze et Guattari (2003) et de réactualisation présentée par Ghirardi (2004). Ensuite, on présente les discussions sur la littérature africaine produite par des femmes dans l'Afrique de langue française, ladite “Afrique francophone”, notamment l'Afrique subsaharienne, une littérature considérée comme étant nouvelle puisqu'elle date publiquement des années 1970. Nos réflexions sur ce sujet sont ancrées dans les études de Chevrier (1999, 2008); Fanon (2008); Ouedraogo (1988), Perrot (2017); Rangira (2008), Huannou (1999), parmi d'autres. Telles discussions se versent, finalement, dans les réflexions concernant le corps de la femme noire et la scarification symbolique présentée par Bourdieu (1998) et dans les questions soulevées par Tiburi (2018), Ribeiro (2018); Renard (2018); Hooks (2015) entre autres. D'un point de vue méthodologique, notre recherche se configure comme une étude qualitative en raison de son biais interprétatif (BOAVENTURA, 2009) avec des traits de recherche bibliographique et descriptive (TEIS; TEIS, 2006; CHIZZOTTI, 2013).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGPINHEIRO-MARIZ, Josilene.PINHEIRO-MARIZ;Josilenehttp://lattes.cnpq.br/4945243844289619NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.CARMO, Maria Suzana Moreira do.MIRANDA, Déborah Alves.2019-07-152019-09-10T16:17:18Z2019-09-102019-09-10T16:17:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6893MIRANDA, D. A. Silêncio ou ecos de vozes femininas em três personagens do romance gráfico Aya de Yopougon. 2019. 121 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6893porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-20T19:36:47Zoai:localhost:riufcg/6893Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-20T19:36:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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