Atenção à saúde de minorias sexuais e de gênero nos cursos de odontologia das instituições de ensino públicas do Brasil.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30844 |
Resumo: | As minorias sexuais e de gênero, conhecidas como comunidade LGBTQIAPN+, é o termo que se refere ao grupo social cuja identidade de gênero, orientação ou prática sexual diferem da maioria da sociedade que vivem. Nesse contexto, o cirurgião-dentista precisa reconhecer a heterogeneidade deste grupo para oferecer um serviço odontológico de qualidade, de forma que transmita confiança e ofereça assistência adequada, constatando-se o papel indispensável do ensino de diversidade sexual e de gênero nos cursos de Odontologia das Instituições de Ensino Superior (IES) do país. Esse estudo apresenta-se como uma pesquisa transversal com abordagem quantitativa, com amostra constituída pelos planos pedagógicos dos cursos de Odontologia das IES públicas de todo o país, cujo objetivo foi avaliar componentes curriculares que abordam a temática da atenção à saúde a partir das minorias sexuais e de gênero, nos cursos de odontologia de IES públicas do Brasil. Os resultados mostraram que, em 2022, existiam cinquenta e sete IES ofertando cursos de odontologia no Brasil, sendo a maior parte no sudeste e nordeste. Apenas cinco IES, nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, ofertam disciplina que aborde temas e conteúdos relacionados à saúde de minorais sexuais e de gênero, sendo a distribuição similar para disciplinas optativas e obrigatórias, com carga horária variando de 30h a 60h, em sua maioria no 3o semestre de graduação. Observou-se, portanto, que esse tema ainda é pouco abordado nas universidades públicas, demonstrando a necessidade de repensar os planos pedagógicos dos cursos de odontologia, buscando promover a inclusão e acolhimento dessa comunidade. |
id |
UFCG_60403f6159e48f66c56be13233bdeb6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/30844 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Atenção à saúde de minorias sexuais e de gênero nos cursos de odontologia das instituições de ensino públicas do Brasil.Attention to the health of sexual and gender minorities in courses on dentistry at public educational institutions in Brazil.EnsinoMinorias sexuais e de gêneroOdontologiaDentistrySexual and gender minoritiesTeachingGênero e odontologiaOdontologia.As minorias sexuais e de gênero, conhecidas como comunidade LGBTQIAPN+, é o termo que se refere ao grupo social cuja identidade de gênero, orientação ou prática sexual diferem da maioria da sociedade que vivem. Nesse contexto, o cirurgião-dentista precisa reconhecer a heterogeneidade deste grupo para oferecer um serviço odontológico de qualidade, de forma que transmita confiança e ofereça assistência adequada, constatando-se o papel indispensável do ensino de diversidade sexual e de gênero nos cursos de Odontologia das Instituições de Ensino Superior (IES) do país. Esse estudo apresenta-se como uma pesquisa transversal com abordagem quantitativa, com amostra constituída pelos planos pedagógicos dos cursos de Odontologia das IES públicas de todo o país, cujo objetivo foi avaliar componentes curriculares que abordam a temática da atenção à saúde a partir das minorias sexuais e de gênero, nos cursos de odontologia de IES públicas do Brasil. Os resultados mostraram que, em 2022, existiam cinquenta e sete IES ofertando cursos de odontologia no Brasil, sendo a maior parte no sudeste e nordeste. Apenas cinco IES, nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, ofertam disciplina que aborde temas e conteúdos relacionados à saúde de minorais sexuais e de gênero, sendo a distribuição similar para disciplinas optativas e obrigatórias, com carga horária variando de 30h a 60h, em sua maioria no 3o semestre de graduação. Observou-se, portanto, que esse tema ainda é pouco abordado nas universidades públicas, demonstrando a necessidade de repensar os planos pedagógicos dos cursos de odontologia, buscando promover a inclusão e acolhimento dessa comunidade.Sexual and gender minorities, known as the LGBTQIAPN+ community, is the term that refers to the social group whose gender identity, sexual orientation or practice differs from that of the majority of the society in which they live. In this context, the dental surgeon needs to recognize the heterogeneity of this group in order to offer a quality dental service, in a way that conveys confidence and offers adequate assistance, verifying the indispensable role of teaching sexual and gender diversity in the dental courses of the Higher Education Institutions (HEI) of the country. This study presents itself as a cross-sectional research with a quantitative approach, with a sample consisting of the pedagogical plans of the dentistry courses of public HEIs from all over the country, whose objective was to evaluate curricular components that address the theme of health care from sexual and gender minorities in the dentistry courses of public HEIs in Brazil. The results showed that, in 2022, there were fifty-seven HEIs offering dentistry courses in Brazil, most of them in the southeast and northeast regions. Only five HEIs, in the Northeast, Southeast and South, offer subjects that address themes and content related to the health of sexual and gender minorities, with a similar distribution for optional and mandatory subjects, with course load varying from 30h to 60h, mostly in the 3rd semester of graduation. It was observed, therefore, that this theme is still little addressed in public universities, demonstrating the need to rethink the pedagogical plans of dental courses, seeking to promote the inclusion and welcoming of this community.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRUFCGPENHA, Elizandra Silva da.http://lattes.cnpq.br/7550484144185158OLIVEIRA FILHO, Abrahão Alves de.COSTA, Luciana Ellen Dantas.RODAS, Louise de Araújo.2023-05-242023-07-13T18:47:36Z2023-05-242023-07-13T18:47:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30844porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-14T01:24:27Zoai:localhost:riufcg/30844Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-14T01:24:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atenção à saúde de minorias sexuais e de gênero nos cursos de odontologia das instituições de ensino públicas do Brasil. Attention to the health of sexual and gender minorities in courses on dentistry at public educational institutions in Brazil. |
title |
Atenção à saúde de minorias sexuais e de gênero nos cursos de odontologia das instituições de ensino públicas do Brasil. |
spellingShingle |
Atenção à saúde de minorias sexuais e de gênero nos cursos de odontologia das instituições de ensino públicas do Brasil. RODAS, Louise de Araújo. Ensino Minorias sexuais e de gênero Odontologia Dentistry Sexual and gender minorities Teaching Gênero e odontologia Odontologia. |
title_short |
Atenção à saúde de minorias sexuais e de gênero nos cursos de odontologia das instituições de ensino públicas do Brasil. |
title_full |
Atenção à saúde de minorias sexuais e de gênero nos cursos de odontologia das instituições de ensino públicas do Brasil. |
title_fullStr |
Atenção à saúde de minorias sexuais e de gênero nos cursos de odontologia das instituições de ensino públicas do Brasil. |
title_full_unstemmed |
Atenção à saúde de minorias sexuais e de gênero nos cursos de odontologia das instituições de ensino públicas do Brasil. |
title_sort |
Atenção à saúde de minorias sexuais e de gênero nos cursos de odontologia das instituições de ensino públicas do Brasil. |
author |
RODAS, Louise de Araújo. |
author_facet |
RODAS, Louise de Araújo. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PENHA, Elizandra Silva da. http://lattes.cnpq.br/7550484144185158 OLIVEIRA FILHO, Abrahão Alves de. COSTA, Luciana Ellen Dantas. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RODAS, Louise de Araújo. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Minorias sexuais e de gênero Odontologia Dentistry Sexual and gender minorities Teaching Gênero e odontologia Odontologia. |
topic |
Ensino Minorias sexuais e de gênero Odontologia Dentistry Sexual and gender minorities Teaching Gênero e odontologia Odontologia. |
description |
As minorias sexuais e de gênero, conhecidas como comunidade LGBTQIAPN+, é o termo que se refere ao grupo social cuja identidade de gênero, orientação ou prática sexual diferem da maioria da sociedade que vivem. Nesse contexto, o cirurgião-dentista precisa reconhecer a heterogeneidade deste grupo para oferecer um serviço odontológico de qualidade, de forma que transmita confiança e ofereça assistência adequada, constatando-se o papel indispensável do ensino de diversidade sexual e de gênero nos cursos de Odontologia das Instituições de Ensino Superior (IES) do país. Esse estudo apresenta-se como uma pesquisa transversal com abordagem quantitativa, com amostra constituída pelos planos pedagógicos dos cursos de Odontologia das IES públicas de todo o país, cujo objetivo foi avaliar componentes curriculares que abordam a temática da atenção à saúde a partir das minorias sexuais e de gênero, nos cursos de odontologia de IES públicas do Brasil. Os resultados mostraram que, em 2022, existiam cinquenta e sete IES ofertando cursos de odontologia no Brasil, sendo a maior parte no sudeste e nordeste. Apenas cinco IES, nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, ofertam disciplina que aborde temas e conteúdos relacionados à saúde de minorais sexuais e de gênero, sendo a distribuição similar para disciplinas optativas e obrigatórias, com carga horária variando de 30h a 60h, em sua maioria no 3o semestre de graduação. Observou-se, portanto, que esse tema ainda é pouco abordado nas universidades públicas, demonstrando a necessidade de repensar os planos pedagógicos dos cursos de odontologia, buscando promover a inclusão e acolhimento dessa comunidade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-24 2023-07-13T18:47:36Z 2023-05-24 2023-07-13T18:47:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30844 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30844 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744585719545856 |