Atenção à saúde de minorias sexuais e de gênero nos cursos de odontologia das instituições de ensino públicas do Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODAS, Louise de Araújo.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30844
Resumo: As minorias sexuais e de gênero, conhecidas como comunidade LGBTQIAPN+, é o termo que se refere ao grupo social cuja identidade de gênero, orientação ou prática sexual diferem da maioria da sociedade que vivem. Nesse contexto, o cirurgião-dentista precisa reconhecer a heterogeneidade deste grupo para oferecer um serviço odontológico de qualidade, de forma que transmita confiança e ofereça assistência adequada, constatando-se o papel indispensável do ensino de diversidade sexual e de gênero nos cursos de Odontologia das Instituições de Ensino Superior (IES) do país. Esse estudo apresenta-se como uma pesquisa transversal com abordagem quantitativa, com amostra constituída pelos planos pedagógicos dos cursos de Odontologia das IES públicas de todo o país, cujo objetivo foi avaliar componentes curriculares que abordam a temática da atenção à saúde a partir das minorias sexuais e de gênero, nos cursos de odontologia de IES públicas do Brasil. Os resultados mostraram que, em 2022, existiam cinquenta e sete IES ofertando cursos de odontologia no Brasil, sendo a maior parte no sudeste e nordeste. Apenas cinco IES, nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, ofertam disciplina que aborde temas e conteúdos relacionados à saúde de minorais sexuais e de gênero, sendo a distribuição similar para disciplinas optativas e obrigatórias, com carga horária variando de 30h a 60h, em sua maioria no 3o semestre de graduação. Observou-se, portanto, que esse tema ainda é pouco abordado nas universidades públicas, demonstrando a necessidade de repensar os planos pedagógicos dos cursos de odontologia, buscando promover a inclusão e acolhimento dessa comunidade.
id UFCG_60403f6159e48f66c56be13233bdeb6a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/30844
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Atenção à saúde de minorias sexuais e de gênero nos cursos de odontologia das instituições de ensino públicas do Brasil.Attention to the health of sexual and gender minorities in courses on dentistry at public educational institutions in Brazil.EnsinoMinorias sexuais e de gêneroOdontologiaDentistrySexual and gender minoritiesTeachingGênero e odontologiaOdontologia.As minorias sexuais e de gênero, conhecidas como comunidade LGBTQIAPN+, é o termo que se refere ao grupo social cuja identidade de gênero, orientação ou prática sexual diferem da maioria da sociedade que vivem. Nesse contexto, o cirurgião-dentista precisa reconhecer a heterogeneidade deste grupo para oferecer um serviço odontológico de qualidade, de forma que transmita confiança e ofereça assistência adequada, constatando-se o papel indispensável do ensino de diversidade sexual e de gênero nos cursos de Odontologia das Instituições de Ensino Superior (IES) do país. Esse estudo apresenta-se como uma pesquisa transversal com abordagem quantitativa, com amostra constituída pelos planos pedagógicos dos cursos de Odontologia das IES públicas de todo o país, cujo objetivo foi avaliar componentes curriculares que abordam a temática da atenção à saúde a partir das minorias sexuais e de gênero, nos cursos de odontologia de IES públicas do Brasil. Os resultados mostraram que, em 2022, existiam cinquenta e sete IES ofertando cursos de odontologia no Brasil, sendo a maior parte no sudeste e nordeste. Apenas cinco IES, nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, ofertam disciplina que aborde temas e conteúdos relacionados à saúde de minorais sexuais e de gênero, sendo a distribuição similar para disciplinas optativas e obrigatórias, com carga horária variando de 30h a 60h, em sua maioria no 3o semestre de graduação. Observou-se, portanto, que esse tema ainda é pouco abordado nas universidades públicas, demonstrando a necessidade de repensar os planos pedagógicos dos cursos de odontologia, buscando promover a inclusão e acolhimento dessa comunidade.Sexual and gender minorities, known as the LGBTQIAPN+ community, is the term that refers to the social group whose gender identity, sexual orientation or practice differs from that of the majority of the society in which they live. In this context, the dental surgeon needs to recognize the heterogeneity of this group in order to offer a quality dental service, in a way that conveys confidence and offers adequate assistance, verifying the indispensable role of teaching sexual and gender diversity in the dental courses of the Higher Education Institutions (HEI) of the country. This study presents itself as a cross-sectional research with a quantitative approach, with a sample consisting of the pedagogical plans of the dentistry courses of public HEIs from all over the country, whose objective was to evaluate curricular components that address the theme of health care from sexual and gender minorities in the dentistry courses of public HEIs in Brazil. The results showed that, in 2022, there were fifty-seven HEIs offering dentistry courses in Brazil, most of them in the southeast and northeast regions. Only five HEIs, in the Northeast, Southeast and South, offer subjects that address themes and content related to the health of sexual and gender minorities, with a similar distribution for optional and mandatory subjects, with course load varying from 30h to 60h, mostly in the 3rd semester of graduation. It was observed, therefore, that this theme is still little addressed in public universities, demonstrating the need to rethink the pedagogical plans of dental courses, seeking to promote the inclusion and welcoming of this community.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRUFCGPENHA, Elizandra Silva da.http://lattes.cnpq.br/7550484144185158OLIVEIRA FILHO, Abrahão Alves de.COSTA, Luciana Ellen Dantas.RODAS, Louise de Araújo.2023-05-242023-07-13T18:47:36Z2023-05-242023-07-13T18:47:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30844porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-14T01:24:27Zoai:localhost:riufcg/30844Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-14T01:24:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Atenção à saúde de minorias sexuais e de gênero nos cursos de odontologia das instituições de ensino públicas do Brasil.
Attention to the health of sexual and gender minorities in courses on dentistry at public educational institutions in Brazil.
title Atenção à saúde de minorias sexuais e de gênero nos cursos de odontologia das instituições de ensino públicas do Brasil.
spellingShingle Atenção à saúde de minorias sexuais e de gênero nos cursos de odontologia das instituições de ensino públicas do Brasil.
RODAS, Louise de Araújo.
Ensino
Minorias sexuais e de gênero
Odontologia
Dentistry
Sexual and gender minorities
Teaching
Gênero e odontologia
Odontologia.
title_short Atenção à saúde de minorias sexuais e de gênero nos cursos de odontologia das instituições de ensino públicas do Brasil.
title_full Atenção à saúde de minorias sexuais e de gênero nos cursos de odontologia das instituições de ensino públicas do Brasil.
title_fullStr Atenção à saúde de minorias sexuais e de gênero nos cursos de odontologia das instituições de ensino públicas do Brasil.
title_full_unstemmed Atenção à saúde de minorias sexuais e de gênero nos cursos de odontologia das instituições de ensino públicas do Brasil.
title_sort Atenção à saúde de minorias sexuais e de gênero nos cursos de odontologia das instituições de ensino públicas do Brasil.
author RODAS, Louise de Araújo.
author_facet RODAS, Louise de Araújo.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PENHA, Elizandra Silva da.
http://lattes.cnpq.br/7550484144185158
OLIVEIRA FILHO, Abrahão Alves de.
COSTA, Luciana Ellen Dantas.
dc.contributor.author.fl_str_mv RODAS, Louise de Araújo.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Minorias sexuais e de gênero
Odontologia
Dentistry
Sexual and gender minorities
Teaching
Gênero e odontologia
Odontologia.
topic Ensino
Minorias sexuais e de gênero
Odontologia
Dentistry
Sexual and gender minorities
Teaching
Gênero e odontologia
Odontologia.
description As minorias sexuais e de gênero, conhecidas como comunidade LGBTQIAPN+, é o termo que se refere ao grupo social cuja identidade de gênero, orientação ou prática sexual diferem da maioria da sociedade que vivem. Nesse contexto, o cirurgião-dentista precisa reconhecer a heterogeneidade deste grupo para oferecer um serviço odontológico de qualidade, de forma que transmita confiança e ofereça assistência adequada, constatando-se o papel indispensável do ensino de diversidade sexual e de gênero nos cursos de Odontologia das Instituições de Ensino Superior (IES) do país. Esse estudo apresenta-se como uma pesquisa transversal com abordagem quantitativa, com amostra constituída pelos planos pedagógicos dos cursos de Odontologia das IES públicas de todo o país, cujo objetivo foi avaliar componentes curriculares que abordam a temática da atenção à saúde a partir das minorias sexuais e de gênero, nos cursos de odontologia de IES públicas do Brasil. Os resultados mostraram que, em 2022, existiam cinquenta e sete IES ofertando cursos de odontologia no Brasil, sendo a maior parte no sudeste e nordeste. Apenas cinco IES, nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, ofertam disciplina que aborde temas e conteúdos relacionados à saúde de minorais sexuais e de gênero, sendo a distribuição similar para disciplinas optativas e obrigatórias, com carga horária variando de 30h a 60h, em sua maioria no 3o semestre de graduação. Observou-se, portanto, que esse tema ainda é pouco abordado nas universidades públicas, demonstrando a necessidade de repensar os planos pedagógicos dos cursos de odontologia, buscando promover a inclusão e acolhimento dessa comunidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-24
2023-07-13T18:47:36Z
2023-05-24
2023-07-13T18:47:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30844
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744585719545856