Estudo e aplicação de técnicas de identificação de sistemas multivariáveis a uma planta térmica didática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VASCONCELOS, Arthur Silva.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18980
Resumo: Problemas presentes em diversos domínios podem ser resolvidos utilizando-se abordagens orientadas a sistemas e, diante disto, o estudo do comportamento destes se mostra verdadeiramente necessário. A dinâmica de um sistema pode ser representada por um modelo, que é uma imagem da realidade focada em uma aplicação predeterminada. Os modelos mais aplicados dentro do contexto de engenharia e, mais especificamente, de controle são os modelos matemáticos e o processo de criação de um deles é chamado de modelagem. São duas as possibilidades de realização deste procedimento: a modelagem teórica e a modelagem experimental, também conhecida como identificação. Na identificação de sistemas, o modelo é obtido a partir de medições de uma série de dados de entrada e saída do mesmo, sendo um mecanismo largamente utilizado na prática em virtude da alta complexidade relacionada à modelagem teórica. Neste trabalho, são detalhadas duas técnicas de identificação de sistemas: a técnica dos mínimos quadrados e a do erro na saída. Estes dois métodos de identificação têm, posteriormente, a sua abordagem expandida para aplicação em casos de sistemas com múltiplas entradas e múltiplas saídas. Por fim, as duas técnicas são aplicadas na prática com o intuito de se obter um modelo para uma planta didática térmica.
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