Funcionamento de projetos pedagógicos sob o olhar de agentes escolares da educação básica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVEIRA, Pollyana Rodrigues Soares da.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27308
Resumo: A pesquisa apresentada nesta dissertação teve como objetivo geral investigar o gênero projeto pedagógico, buscando compreender o seu caráter coletivo através do discurso dos agentes escolares envolvidos na sua elaboração e funcionamento. De modo mais específico, a pesquisa objetivou descrever a organização retórica de dois exemplares do gênero tendo em vista identificar os indícios da participação coletiva e investigar na fala de professores e gestores a participação e os papéis sociais desempenhados por eles na elaboração e funcionamento de projetos pedagógicos. Para entender como se dá a coletividade na elaboração e funcionamento de um gênero como o projeto pedagógico é preciso pensá-lo como uma ação social. Para tanto, dentre as diversas abordagens teórico-metodológicas de estudo dos gêneros textuais nas quais pesquisas em LA que têm esse objeto buscam apoio, optamos por observar a relação entre a sociedade e a linguagem na produção de projetos pela perspectiva sociorretórica que tem como representantes Swales (1990), Bazerman (2006; 2007; 2011) e Miller (1994; 2012). Ainda na fundamentação teórica, apresentamos uma revisão da literatura de estudos da área da Educação sobre projetos pedagógicos a partir de Libâneo, Oliveira e Toschi (2008); De Rossi (2000) e Veiga (1995, 2001, 2012). Para atender aos objetivos propostos, analisamos projetos pedagógicos de duas escolas públicas de educação básica, umaestadual e outra municipal, localizadas na cidade de Campina Grande, PB. Além disso, aplicamos questionário aos professores dessas escolas no intuito de conhecer os que participaram da elaboração dos referidos projetos e realizamos entrevistas semiestruturadas com professores e gestores das escolas para compreender o funcionamento dos projetos. A partir da descrição estrutural dos projetos, verificamos que, do ponto de vista da sua organização retórica, eles sinalizam uma ação coletiva de produção e apontam para uma perspectiva de inovação. Já na análise das entrevistas realizadas, percebemos que o trabalho coletivo se caracteriza por ações individuais ou de pequenos grupos que pretendem representar a coletividade. Por não incluírem todas as vozes que compõem a instituição, não se constitui como inovação, mas como evidência de modismo. Isso ocorre em um movimento de tensão entre o prescrito na legislação e a realidade ocorrida nas escolas.
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spelling Funcionamento de projetos pedagógicos sob o olhar de agentes escolares da educação básica.Functioning of pedagogical projects from the point of view of school agents of basic education.Projetos pedagógicosEducação básica - projetos pedagógicosAgentes escolaresAção socialGênero textual - projeto pedagógicoRetóricaLinguística aplicadaSociorretóricaEducaçãoElaboração de projetos pedagógicosPedagogical projectsBasic education - pedagogical projectsSchool agentsSocial actionTextual genre - pedagogical projectRhetoricApplied LinguisticsSociorhetoricalEducationDevelopment of pedagogical projectsLinguísticaA pesquisa apresentada nesta dissertação teve como objetivo geral investigar o gênero projeto pedagógico, buscando compreender o seu caráter coletivo através do discurso dos agentes escolares envolvidos na sua elaboração e funcionamento. De modo mais específico, a pesquisa objetivou descrever a organização retórica de dois exemplares do gênero tendo em vista identificar os indícios da participação coletiva e investigar na fala de professores e gestores a participação e os papéis sociais desempenhados por eles na elaboração e funcionamento de projetos pedagógicos. Para entender como se dá a coletividade na elaboração e funcionamento de um gênero como o projeto pedagógico é preciso pensá-lo como uma ação social. Para tanto, dentre as diversas abordagens teórico-metodológicas de estudo dos gêneros textuais nas quais pesquisas em LA que têm esse objeto buscam apoio, optamos por observar a relação entre a sociedade e a linguagem na produção de projetos pela perspectiva sociorretórica que tem como representantes Swales (1990), Bazerman (2006; 2007; 2011) e Miller (1994; 2012). Ainda na fundamentação teórica, apresentamos uma revisão da literatura de estudos da área da Educação sobre projetos pedagógicos a partir de Libâneo, Oliveira e Toschi (2008); De Rossi (2000) e Veiga (1995, 2001, 2012). Para atender aos objetivos propostos, analisamos projetos pedagógicos de duas escolas públicas de educação básica, umaestadual e outra municipal, localizadas na cidade de Campina Grande, PB. Além disso, aplicamos questionário aos professores dessas escolas no intuito de conhecer os que participaram da elaboração dos referidos projetos e realizamos entrevistas semiestruturadas com professores e gestores das escolas para compreender o funcionamento dos projetos. A partir da descrição estrutural dos projetos, verificamos que, do ponto de vista da sua organização retórica, eles sinalizam uma ação coletiva de produção e apontam para uma perspectiva de inovação. Já na análise das entrevistas realizadas, percebemos que o trabalho coletivo se caracteriza por ações individuais ou de pequenos grupos que pretendem representar a coletividade. Por não incluírem todas as vozes que compõem a instituição, não se constitui como inovação, mas como evidência de modismo. Isso ocorre em um movimento de tensão entre o prescrito na legislação e a realidade ocorrida nas escolas.The research presented in this dissertation had as its general objective to investigate the genre Pedagogical Project, aiming to understand its collective feature given by the participation of those subjects implicated in its elaboration and function. More specifically, this work objectified to describe the rhetorical organization of two papers of such genre, in order to identify marks of collective participation, as well as to investigate in the speech of teachers and educational managers their participation and the social roles they play on the process of elaboration and function of Pedagogical Projects. If we want to understand how the collectiveness interferes in the elaboration and function of a genre such as the pedagogical project, we need to think about it as a social action. In this perspective, amongst the various theoretical and methodological approaches for the textual genres that search for help in the Applied Linguistics, we chose to observe the relationship between society and language in the production of projects through a Socio-rhetorical perspective, which has as its representative names: Swales (1990), Bazerman (2006; 2007; 2011), and Miller (1994; 2012). Yet concerning our theoretical foundation, we present a bibliographical review about the many studies in Education and Pedagogical Projects, based on Libâneo, Oliveira and Toschi (2008); De Rossi (2000), and Veiga (1995, 2001, 2012).To suffice the propounded objectives, we analyzed pedagogical projects from a state public elementary school, and a municipal public elementary school, both located at Campina Grande – PB. Besides that, we submitted the teachers from those schools to an enquiry, so that we could recognize the ones who took part on the elaboration of the mentioned projects. Also, we made semi-structured interviews with the schools' teachers and educational managers, in order to comprehend the projects' function. By the structural description of the projects, we verified that they show an rhetorical organization which signalizes a collective act of production, as well as an innovational intention. On the other side, we perceived, by analyzing the interviews, that this collective work is characterized by individual attitudes or actions of small groups of people who intend to represent a collectiveness. Thus, as they do not contain the totality of voices that compose the institution, these projects do not imply innovation, but an attempt to follow the trends. Such phenomenon takes place due to a tension between what is prescribed in the legislation and the reality surrounding the schools.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGRAFAEL, Edmilson Luiz.RAFAEL, E. L.http://lattes.cnpq.br/2629616354978358FARIAS, Washington Silva de.FARIAS, W. S.LIMA, Rita de Cássia Souto Siqueira.LIMA, R. C. S. S.SILVEIRA, Pollyana Rodrigues Soares da.2014-022022-09-20T11:33:33Z2022-09-202022-09-20T11:33:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27308SILVEIRA, Pollyana Rodrigues Soares da. Funcionamento de projetos pedagógicos sob o olhar de agentes escolares da educação básica. 2014. 98f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. 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