Orientações para avaliação da seleção lexical em redações: análise de critérios em exames vestibulares.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEZERRA, Maria Aline Rodrigues.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29371
Resumo: Para a avaliação de um texto escolar, é preciso que se postule um conjunto de critérios valorativos que estão associados aos elementos que constituem (ou garantem) a textualidade. Esses critérios fazem parte de uma avaliação analítica do texto (FOSSEY, 2018). No Brasil, a avaliação analítica é empregada por boa parte dos grandes vestibulares, como o Enem e o vestibular da UnB, que eventualmente tornam públicos os critérios utilizados nas grades de avaliação e as orientações que são estabelecidas para análise textual. Tendo em vista assumirmos que a seleção lexical desempenha um fator primordial no processo de escrita da redação e na concretude do pensamento crítico do vestibulando, neste trabalho buscamos analisar as orientações propostas para a avaliação da seleção lexical em provas de redação de vestibulares. Para tanto, decidimos analisar as orientações presentes no Módulo 03 do Curso de Capacitação para Avaliadores do Enem e no Guia de Avaliadores da UnB, descrevendo e relacionando tais orientações com os fatores e critérios que abarcam a dimensão do fenômeno da seleção lexical, identificando, assim, como a perspectiva lexical tem sido considerada nessas avaliações. Desse modo, procuramos seguir uma linha teórica que compreendesse o processo de produção escrita e a prática de avaliação de textos (KOCH; ELIAS, 2009; MARCUSCHI, 2002; SERAFINI, 1998; SUASSUNA, 2007), para, em seguida, assimilarmos a seleção lexical enquanto mecanismo textual e critério avaliativo (ANTUNES, 2012; NEVES, 2020). Metodologicamente, nossa pesquisa é de natureza documental e abordagem qualitativa, utilizandose de método dedutivo e com finalidade interpretativodescritiva, conforme classificações propostas por Mascarenhas (2012) e Paiva (2019). Caracterizase, ainda, como uma pesquisa da Linguística Aplicada (PAIVA, 2019), ancorada nas contribuições da Lexicologia e da Linguística Textual. Ao realizarmos nossa análise, observamos, primeiramente, quais as categorias a que pertenciam os critérios referentes à análise da seleção lexical. Com isso, verificamos qual era o direcionamento que as orientações apontavam sobre a avaliação desses critérios no texto. De modo geral, as orientações que foram analisadas demonstraram a tendência dos materiais formativos de explicitar os critérios que pertenciam ao âmbito lexical de maneira voltada para análise gramatical e ortográfica das palavras, deixando de lado dimensões importantes da palavra lexical, como seu papel funcional no texto e na interação.
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spelling Orientações para avaliação da seleção lexical em redações: análise de critérios em exames vestibulares.Guidelines for evaluating lexical selection in essays: analysis of criteria in college entrance exams.Redação escolarSchool essaySeleção lexicalLexical selectionAvaliação da produção escritaAssessment of written productionMateriais formativosTraining materialsExames vestibularesEntrance examsVestibular - redaçãoVestibular - writingLinguagem - exames vestibularesLanguage - entrance examsEnsino de português - produção escritaPortuguese teaching - written productionTexto escrito - correção - vestibularWritten text - correction - vestibularLexicologia - ensino de portuguêsLexicology - Portuguese teachingLinguísticaPara a avaliação de um texto escolar, é preciso que se postule um conjunto de critérios valorativos que estão associados aos elementos que constituem (ou garantem) a textualidade. Esses critérios fazem parte de uma avaliação analítica do texto (FOSSEY, 2018). No Brasil, a avaliação analítica é empregada por boa parte dos grandes vestibulares, como o Enem e o vestibular da UnB, que eventualmente tornam públicos os critérios utilizados nas grades de avaliação e as orientações que são estabelecidas para análise textual. Tendo em vista assumirmos que a seleção lexical desempenha um fator primordial no processo de escrita da redação e na concretude do pensamento crítico do vestibulando, neste trabalho buscamos analisar as orientações propostas para a avaliação da seleção lexical em provas de redação de vestibulares. Para tanto, decidimos analisar as orientações presentes no Módulo 03 do Curso de Capacitação para Avaliadores do Enem e no Guia de Avaliadores da UnB, descrevendo e relacionando tais orientações com os fatores e critérios que abarcam a dimensão do fenômeno da seleção lexical, identificando, assim, como a perspectiva lexical tem sido considerada nessas avaliações. Desse modo, procuramos seguir uma linha teórica que compreendesse o processo de produção escrita e a prática de avaliação de textos (KOCH; ELIAS, 2009; MARCUSCHI, 2002; SERAFINI, 1998; SUASSUNA, 2007), para, em seguida, assimilarmos a seleção lexical enquanto mecanismo textual e critério avaliativo (ANTUNES, 2012; NEVES, 2020). Metodologicamente, nossa pesquisa é de natureza documental e abordagem qualitativa, utilizandose de método dedutivo e com finalidade interpretativodescritiva, conforme classificações propostas por Mascarenhas (2012) e Paiva (2019). Caracterizase, ainda, como uma pesquisa da Linguística Aplicada (PAIVA, 2019), ancorada nas contribuições da Lexicologia e da Linguística Textual. Ao realizarmos nossa análise, observamos, primeiramente, quais as categorias a que pertenciam os critérios referentes à análise da seleção lexical. Com isso, verificamos qual era o direcionamento que as orientações apontavam sobre a avaliação desses critérios no texto. De modo geral, as orientações que foram analisadas demonstraram a tendência dos materiais formativos de explicitar os critérios que pertenciam ao âmbito lexical de maneira voltada para análise gramatical e ortográfica das palavras, deixando de lado dimensões importantes da palavra lexical, como seu papel funcional no texto e na interação.For the evaluation of a school text, it is necessary to postulate a set of evaluative criteria that are associated with the elements that qualify (or guarantee) the textuality. These criteria are part of an analytical evaluation of the text (FOSSEY, 2018). In Brazil, the analytical assessment is used by a large part of the major entrance exams, such as the Enem and the UnB entrance exam, which eventually make public the criteria used in the assessment notes and as guidelines that are usual for textual analysis. As we assume that lexical selection plays a key factor in the writing process of the essay and in the concreteness of the university entrance exam's critical thinking, in this work we seek to analyze the guidelines proposed for the assessment of lexical selection in entrance exams. Therefore, we decided to analyze the guidelines present in Module 03 of the Training Course for Enem Assessors and in the UnB Assessors Guide, describing and relating such guidelines to the criteria and criteria that encompass the dimension of the phenomenon of lexical selection, thus identifying, as the lexical perspective has been considered evaluated in the evaluations. Thus, we seek to follow a theoretical line that comprises the written production process and the practice of text evaluation (KOCH; ELIAS, 2009; MARCUSCHI, 2002; SERAFINI, 1998; SUASSUNA, 2007), to then assimilate the selection lexical as a textual mechanism and evaluative criterion (ANTUNES, 2012; NEVES, 2020). Methodologically, our research is documentary in nature and has a qualitative approach, using a deductive method and with an interpretivedescriptive purpose, according to classifications proposed by Mascarenhas (2012) and Paiva (2019). It is also characterized as a research in Applied Linguistics (PAIVA, 2019), anchored in the contributions of Lexicology and Textual Linguistics. When carrying out our analysis, we first observed which categories the criteria for the analysis of lexical selection belonged to. With this, we verified the direction that the guidelines indicated regarding the evaluation of these criteria in the text. In general, the guidelines that were analyzed showed the tendency of the training materials to clarify the criteria that belonged to the lexical scope in a way aimed at grammatical and orthographic analysis of words, leaving aside important dimensions of the lexical word, such as its functional role in the text and in the interaction.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGFLORENCIO, José Herbertt Neves.FLORENCIO, J. H. N.http://lattes.cnpq.br/8595713317541324BAZARIM, Milene.BAZARIM, M.http://lattes.cnpq.br/5086283095204422GUIMARÃES, Lílian Noemia Torres de Melo.GUIMARÃES, L. N. T. M.http://lattes.cnpq.br/7778975209654541BEZERRA, Maria Aline Rodrigues.2021-10-252023-04-13T12:17:20Z2023-04-132023-04-13T12:17:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29371BEZERRA, Maria Aline Rodrigues. Orientações para avaliação da seleção lexical em redações: análise de critérios em exames vestibulares. 2021. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29371porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-04-13T12:19:57Zoai:localhost:riufcg/29371Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-04-13T12:19:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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