A escrita acadêmica do pesquisador aprendiz: abstracts em eventos científicos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENESES, Roberta Andrade.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27338
Resumo: Esta dissertação tem por objeto de estudo a escrita acadêmica de graduandos pesquisadores aprendizes, materializada no gênero acadêmico científico abstract. Em se tratando do tema, tanto em termos de observação informal, fruto da experiência como discente e docente, quanto em termos de estudo sistemático, (LEA; STREET, 1996; FISCHER, 2008; UYENO, 2010; FERREIRA; MENESES 2012), as dificuldades enfrentadas por graduandos para produzir textos na academia se mostram uma realidade recorrente. Entendemos que tais dificuldades não se limitam a falhas no processo de desenvolvimento de escrita no ensino básico, mas compreendem um complexo cenário de aprendizados e adaptações que põe em confronto práticas de escrita que os estudantes já possuem e práticas novas, demandadas pela academia. Nesse sentido, os estudantes, ao ingressarem no ensino superior, encontram-se geralmente pouco familiarizados com as especificidades do discurso científico, que marca diversos gêneros do domínio acadêmico, sendo necessário um trabalho de processamento da realidade cuja elaboração, embora individual, só é possível a partir de um substrato social. Com base nestas considerações, o objetivo geral desta dissertação é Estudar os tipos de representações de escrita acadêmica no CIC-UFCG (Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande) e suas relações com níveis de assunção à voz de pesquisador. A partir disso, são buscados enquanto objetivos específicos 1) Identificar aspectos normativos de representação de escrita acadêmica no CIC-UFCG; e 2) Analisar fatores sociodiscursivos relacionados às representações de escrita acadêmica construídas por pesquisadores aprendizes no âmbito do CIC-UFCG. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa alicerçada no paradigma qualitativo, de natureza híbrida, já que congrega procedimentos de pesquisa documental e descritiva. O corpus de análise segmenta-se em três grupos a) Normas e Modelos disponibilizados para produção escrita no CIC-UFCG; b) Abstracts de diferentes áreas, publicados pelo CIC-UFCG; c) Questionários. A fundamentação teórica selecionada remonta a abordagens que se interessam por comportamentos linguísticos em contextos específicos, tais quais os estudos de gênero nas tradições linguística, bem como retórica e sociológica (BAZERMAM, 1995, 2006a, 2006b, 2007; BHATIA, 1993, 2009; MOTTAROTH; HENDGES, 1996, 2010; SWALES,1990, 2000, 2009); os Estudos de Letramento, especificamente Letramento acadêmico (LEA; STREET, 1996; STREET, 2010, DIONÍSIO; FISCHER, 2010); além de pontos dos Estudos Pragmáticos (MEY, 2001) e da Teoria das Representações Sociais (JOVCHELOVITCH, 1994; MOSCOVICI, 2013). Os resultados obtidos a partir da análise dos dados indica que o CIC-UFCG reúne diferentes representações de escrita acadêmica; indicam também que o Letramento Acadêmico é evidenciado quando o autor – pesquisador aprendiz – é capaz de agenciar sua escrita, inscrevendo-se no discurso por meio da assunção à voz de pesquisador. Além disso, constata-se que autores de abstracts de diferentes áreas evidenciam um desempenho diverso quando se trata de atender às expectativas no que tange ao ethos da comunidade acadêmico-científica. Desse modo, mostra-se necessário que as discussões sobre a escrita acadêmica de gêneros científicos se realizem questionando como as disciplinas das diferentes áreas podem assumir uma dicção própria, capaz de atestar a construção de conhecimentos, papel da pesquisa científica, por meio da manipulação eficaz de gêneros deste domínio.
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spelling A escrita acadêmica do pesquisador aprendiz: abstracts em eventos científicos.The student researcher's academic writing: abstracts in scientific events.Pesquisador aprendizEscrita acadêmica - abstractAbstract - gênero científicoRepresentações de escrita acadêmicaLetramento acadêmicoGênero científico abstractPrática de escrita - contexto acadêmicoCongresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina GrandeComportamentos linguísticosSociorretóricaGênero nas tradições linguísticasPrograma PIBICPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - UFCGPrototipicalidadeEstrutura prototípica - abstractsApprentice researcherAcademic writing - abstractAbstract - scientific genreAcademic writing representationsAcademic literacyAbstract scientific genreWriting practice - academic contextCongress of Scientific Initiation of the Federal University of Campina Grandelinguistic behaviorsSociorhetoricalGender in linguistic traditionsPIBIC ProgramInstitutional Scientific Initiation Scholarship Program - UFCGPrototypicalityPrototypical structure - abstractsLetrasEsta dissertação tem por objeto de estudo a escrita acadêmica de graduandos pesquisadores aprendizes, materializada no gênero acadêmico científico abstract. Em se tratando do tema, tanto em termos de observação informal, fruto da experiência como discente e docente, quanto em termos de estudo sistemático, (LEA; STREET, 1996; FISCHER, 2008; UYENO, 2010; FERREIRA; MENESES 2012), as dificuldades enfrentadas por graduandos para produzir textos na academia se mostram uma realidade recorrente. Entendemos que tais dificuldades não se limitam a falhas no processo de desenvolvimento de escrita no ensino básico, mas compreendem um complexo cenário de aprendizados e adaptações que põe em confronto práticas de escrita que os estudantes já possuem e práticas novas, demandadas pela academia. Nesse sentido, os estudantes, ao ingressarem no ensino superior, encontram-se geralmente pouco familiarizados com as especificidades do discurso científico, que marca diversos gêneros do domínio acadêmico, sendo necessário um trabalho de processamento da realidade cuja elaboração, embora individual, só é possível a partir de um substrato social. Com base nestas considerações, o objetivo geral desta dissertação é Estudar os tipos de representações de escrita acadêmica no CIC-UFCG (Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande) e suas relações com níveis de assunção à voz de pesquisador. A partir disso, são buscados enquanto objetivos específicos 1) Identificar aspectos normativos de representação de escrita acadêmica no CIC-UFCG; e 2) Analisar fatores sociodiscursivos relacionados às representações de escrita acadêmica construídas por pesquisadores aprendizes no âmbito do CIC-UFCG. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa alicerçada no paradigma qualitativo, de natureza híbrida, já que congrega procedimentos de pesquisa documental e descritiva. O corpus de análise segmenta-se em três grupos a) Normas e Modelos disponibilizados para produção escrita no CIC-UFCG; b) Abstracts de diferentes áreas, publicados pelo CIC-UFCG; c) Questionários. A fundamentação teórica selecionada remonta a abordagens que se interessam por comportamentos linguísticos em contextos específicos, tais quais os estudos de gênero nas tradições linguística, bem como retórica e sociológica (BAZERMAM, 1995, 2006a, 2006b, 2007; BHATIA, 1993, 2009; MOTTAROTH; HENDGES, 1996, 2010; SWALES,1990, 2000, 2009); os Estudos de Letramento, especificamente Letramento acadêmico (LEA; STREET, 1996; STREET, 2010, DIONÍSIO; FISCHER, 2010); além de pontos dos Estudos Pragmáticos (MEY, 2001) e da Teoria das Representações Sociais (JOVCHELOVITCH, 1994; MOSCOVICI, 2013). Os resultados obtidos a partir da análise dos dados indica que o CIC-UFCG reúne diferentes representações de escrita acadêmica; indicam também que o Letramento Acadêmico é evidenciado quando o autor – pesquisador aprendiz – é capaz de agenciar sua escrita, inscrevendo-se no discurso por meio da assunção à voz de pesquisador. Além disso, constata-se que autores de abstracts de diferentes áreas evidenciam um desempenho diverso quando se trata de atender às expectativas no que tange ao ethos da comunidade acadêmico-científica. Desse modo, mostra-se necessário que as discussões sobre a escrita acadêmica de gêneros científicos se realizem questionando como as disciplinas das diferentes áreas podem assumir uma dicção própria, capaz de atestar a construção de conhecimentos, papel da pesquisa científica, por meio da manipulação eficaz de gêneros deste domínio.This master’s dissertation studies undergraduate research-apprentices academic writing materialized in the academic scientific genre abstract. Regarding this theme, both in terms of informal observation, result of experience as a student and teacher, and in terms of systematic study (LEA e STREET, 1996; FISCHER, 2008; UYENO, 2010; FERREIRA e MENESES 2012), undergraduate students face difficulties in producing texts in the academy and it proves to be a recurring reality. We believe that such difficulties are not limited to failure during writing developmental process in primary education, but comprise a complex scenario of learning and adaptation that confronts writing practices students already have and new practices required by the academy. In this sense, by the time students enter higher education, they find themselves unfamiliar with scientific speech specificities, which marks many genres of academic domain, requiring a reality processing work whose production, although individual, is only possible from a social substrate. Based on these considerations, the general objective of this dissertation is to study the types of academic writing representations in the CIC-UFCG (Scientific Initiation Congress of the Federal University of Campina Grande) and its relation to assumption levels to researcher’s voice. From this, the specific objectives are sought: 1) Identify normative aspects of academic writing representation in CIC-UFCG; and 2) to analyze socio-discursive factors related to academic writing representations built by research apprentices within the CICUFCG. Therefore, we developed a research grounded in qualitative paradigm of hybrid nature, as it gathers documentary and descriptive procedures. The corpus analysis is segmented into three groups – a) Standards and models available for written production in CIC-UFCG; b) Abstracts from different areas, published by the CIC-UFCG; c) Questionnaires. The selected theoretical background dates back to approaches that are interested in linguistic behaviors in specific contexts, such as the studies about genre in linguistic traditions as well as rhetoric and sociological traditions (BAZERMAM, 1995, 2006a, 2006b, 2007; BHATIA, 1993, 2009; MOTTA-ROTH e HENDGES, 1996, 2010; SWALES,1990, 2000, 2009); the Literacy Studies, specifically Academic Literacy (LEA e STREET, 1996; STREET, 2010, DIONÍSIO e FISCHER, 2010); as well as aspects of Pragmatic Studies (MEY, 2001) and the Theory of Social Representations (JOVCHELOVITCH, 1994; MOSCOVICI, 2013). From the analysis of the data, the results indicate that the CIC-UFCG brings together different representations of academic writing; also indicate that the Academic Literacy is evidenced when the author - apprentice researcher - is able to tout his writing, signing up the speech by the assumption to the researcher's voice. In addition, it appears that abstracts of authors from different areas show a different performance when it comes to meet expectations with respect to the ethos of academic and scientific community. Thus, it appears necessary that discussions on academic writing genres are held by questioning how the disciplines of different areas can take its own diction, able to attest to the construction of knowledge, the role of scientific research, through the effective manipulation of genres.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGSILVA, Williany Miranda da.SILVA, W. M.http://lattes.cnpq.br/0044907035446244ARAÚJO, Denise Lino de.ROCHA, Ana Virgínia Lima da Silva.MENESES, Roberta Andrade.2015-072022-09-21T11:01:50Z2022-09-212022-09-21T11:01:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27338MENESES, Roberta Andrade. A escrita acadêmica do pesquisador aprendiz: abstracts em eventos científicos. 2015. 174f. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino , Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27338porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-21T11:02:40Zoai:localhost:riufcg/27338Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-21T11:02:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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MENESES, Roberta Andrade.
Pesquisador aprendiz
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Comportamentos linguísticos
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Gênero nas tradições linguísticas
Programa PIBIC
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Estrutura prototípica - abstracts
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Estrutura prototípica - abstracts
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description Esta dissertação tem por objeto de estudo a escrita acadêmica de graduandos pesquisadores aprendizes, materializada no gênero acadêmico científico abstract. Em se tratando do tema, tanto em termos de observação informal, fruto da experiência como discente e docente, quanto em termos de estudo sistemático, (LEA; STREET, 1996; FISCHER, 2008; UYENO, 2010; FERREIRA; MENESES 2012), as dificuldades enfrentadas por graduandos para produzir textos na academia se mostram uma realidade recorrente. Entendemos que tais dificuldades não se limitam a falhas no processo de desenvolvimento de escrita no ensino básico, mas compreendem um complexo cenário de aprendizados e adaptações que põe em confronto práticas de escrita que os estudantes já possuem e práticas novas, demandadas pela academia. Nesse sentido, os estudantes, ao ingressarem no ensino superior, encontram-se geralmente pouco familiarizados com as especificidades do discurso científico, que marca diversos gêneros do domínio acadêmico, sendo necessário um trabalho de processamento da realidade cuja elaboração, embora individual, só é possível a partir de um substrato social. Com base nestas considerações, o objetivo geral desta dissertação é Estudar os tipos de representações de escrita acadêmica no CIC-UFCG (Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande) e suas relações com níveis de assunção à voz de pesquisador. A partir disso, são buscados enquanto objetivos específicos 1) Identificar aspectos normativos de representação de escrita acadêmica no CIC-UFCG; e 2) Analisar fatores sociodiscursivos relacionados às representações de escrita acadêmica construídas por pesquisadores aprendizes no âmbito do CIC-UFCG. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa alicerçada no paradigma qualitativo, de natureza híbrida, já que congrega procedimentos de pesquisa documental e descritiva. O corpus de análise segmenta-se em três grupos a) Normas e Modelos disponibilizados para produção escrita no CIC-UFCG; b) Abstracts de diferentes áreas, publicados pelo CIC-UFCG; c) Questionários. A fundamentação teórica selecionada remonta a abordagens que se interessam por comportamentos linguísticos em contextos específicos, tais quais os estudos de gênero nas tradições linguística, bem como retórica e sociológica (BAZERMAM, 1995, 2006a, 2006b, 2007; BHATIA, 1993, 2009; MOTTAROTH; HENDGES, 1996, 2010; SWALES,1990, 2000, 2009); os Estudos de Letramento, especificamente Letramento acadêmico (LEA; STREET, 1996; STREET, 2010, DIONÍSIO; FISCHER, 2010); além de pontos dos Estudos Pragmáticos (MEY, 2001) e da Teoria das Representações Sociais (JOVCHELOVITCH, 1994; MOSCOVICI, 2013). Os resultados obtidos a partir da análise dos dados indica que o CIC-UFCG reúne diferentes representações de escrita acadêmica; indicam também que o Letramento Acadêmico é evidenciado quando o autor – pesquisador aprendiz – é capaz de agenciar sua escrita, inscrevendo-se no discurso por meio da assunção à voz de pesquisador. Além disso, constata-se que autores de abstracts de diferentes áreas evidenciam um desempenho diverso quando se trata de atender às expectativas no que tange ao ethos da comunidade acadêmico-científica. Desse modo, mostra-se necessário que as discussões sobre a escrita acadêmica de gêneros científicos se realizem questionando como as disciplinas das diferentes áreas podem assumir uma dicção própria, capaz de atestar a construção de conhecimentos, papel da pesquisa científica, por meio da manipulação eficaz de gêneros deste domínio.
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