Formação dos acadêmicos de enfermagem para assistência à saúde do homem na atenção primária à saúde.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8402 |
Resumo: | A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem foi criada para minimizar o índice de morbimortalidade da população masculina, contudo, para que se tenha eficácia na sua implementação, é necessário que os profissionais de saúde formados e em formação sejam devidamente capacitados, qualificando a assistência prestada. O presente estudo tem como objetivo averiguar a percepção dos acadêmicos de Enfermagem sobre sua formação acadêmica para assistência do homem na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de um estudo do tipo descritivo com abordagem qualitativa realizado com 17 enfermeiros em formação da Universidade Federal de Campina Grande do Centro de Formação de Professores. A coleta de dados se deu através da aplicação de entrevista guiada por roteiro semiestruturado e registrada por meio da gravação das falas dos participantes. Estabeleceu-se como critério de inclusão os acadêmicos de enfermagem que estivessem devidamente matriculados nas disciplinas Estágio Supervisionado I e II; e de exclusão, os que estavam pagando concomitantemente disciplinas que não fossem correspondentes as da matriz curricular do oitavo e nono período ou os que não puderam ser contatados no período da coleta de dados. A análise dos dados objetivos foi realizada por estatística descritiva e dos subjetivos pela técnica de análise de conteúdo elaborada por Laurence Bardin. Foram obedecidos os aspectos éticos presentes na Resolução N° 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde que regulamenta pesquisas envolvendo seres humanos, assegurando os direitos dos participantes quanto à autonomia, sigilo e anonimato das informações. O Comitê de Ética em Pesquisa apresentou parecer favorável sob número 2.458.220. Os conteúdos foram organizados em quatro categorias: Conhecimento sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem; Experiências na assistência à saúde do homem; Qualidade da formação em saúde do homem; e Preparação acadêmica para atender as demandas em saúde do homem. Mediante análise dos discursos dos acadêmicos de enfermagem pode-se evidenciar falta de conhecimento sobre a saúde do homem e a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem; ausência de oferta na academia de uma disciplina específica sobre saúde do homem; estágio com pouca demanda e oportunidades para trabalhar a saúde do homem; além da falta de uma preparação adequada ocasionada por uma formação deficitária. Constata-se a necessidade de um ensino voltado para o desenvolvimento de competências, englobando a atuação do enfermeiro para a saúde do homem na Atenção Primária à Saúde. |
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Formação dos acadêmicos de enfermagem para assistência à saúde do homem na atenção primária à saúde.Training of nursing students for men's health care in primary health care.Saúde do homemAtenção primária à saúde - homensEstudantes de enfermagemFormação acadêmica - assistência aos homensMen's HealthPrimary Health Care - MenNursing StudentsEducation - Assistance for MenEnfermagem.A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem foi criada para minimizar o índice de morbimortalidade da população masculina, contudo, para que se tenha eficácia na sua implementação, é necessário que os profissionais de saúde formados e em formação sejam devidamente capacitados, qualificando a assistência prestada. O presente estudo tem como objetivo averiguar a percepção dos acadêmicos de Enfermagem sobre sua formação acadêmica para assistência do homem na Atenção Primária à Saúde. Trata-se de um estudo do tipo descritivo com abordagem qualitativa realizado com 17 enfermeiros em formação da Universidade Federal de Campina Grande do Centro de Formação de Professores. A coleta de dados se deu através da aplicação de entrevista guiada por roteiro semiestruturado e registrada por meio da gravação das falas dos participantes. Estabeleceu-se como critério de inclusão os acadêmicos de enfermagem que estivessem devidamente matriculados nas disciplinas Estágio Supervisionado I e II; e de exclusão, os que estavam pagando concomitantemente disciplinas que não fossem correspondentes as da matriz curricular do oitavo e nono período ou os que não puderam ser contatados no período da coleta de dados. A análise dos dados objetivos foi realizada por estatística descritiva e dos subjetivos pela técnica de análise de conteúdo elaborada por Laurence Bardin. Foram obedecidos os aspectos éticos presentes na Resolução N° 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde que regulamenta pesquisas envolvendo seres humanos, assegurando os direitos dos participantes quanto à autonomia, sigilo e anonimato das informações. O Comitê de Ética em Pesquisa apresentou parecer favorável sob número 2.458.220. Os conteúdos foram organizados em quatro categorias: Conhecimento sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem; Experiências na assistência à saúde do homem; Qualidade da formação em saúde do homem; e Preparação acadêmica para atender as demandas em saúde do homem. Mediante análise dos discursos dos acadêmicos de enfermagem pode-se evidenciar falta de conhecimento sobre a saúde do homem e a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem; ausência de oferta na academia de uma disciplina específica sobre saúde do homem; estágio com pouca demanda e oportunidades para trabalhar a saúde do homem; além da falta de uma preparação adequada ocasionada por uma formação deficitária. Constata-se a necessidade de um ensino voltado para o desenvolvimento de competências, englobando a atuação do enfermeiro para a saúde do homem na Atenção Primária à Saúde.The National Policy of Men’s Health Integral Care was created to minimize the morbidity and mortality rate of the male population; however, in order to be effective in its implementation, it is necessary that the trained and in training health professionals be properly educated, qualifying the provided assistance. The present study aims to ascertain the perception of the nursing students about their academic education for men’s assistance in Primary Health Care. This is a descriptive study with a qualitative approach carried out with seventeen nurses in training in the Federal University of Campina Grande from the Teacher’s Training Center. Data collection was done through the application of guided interview by semi-structured script and registered by recording the speeches of participants. It was established as inclusion criterion in training nurses who were properly enrolled with the subjects Supervised Internship I and II; and of exclusion, those who were attending concurrently disciplines that were not corresponding to those of the eighth and ninth semester or those that could not be contacted during the period of data collection. The analysis of objective data was performed by descriptive statistics and the subjective ones by the technique of content analysis elaborated by Laurence Bardin. Were obeyed the ethical aspects of the Resolution N° 466/2012 of the National Health Council regulating researches involving human subjects, ensuring the participants' rights to autonomy, secrecy and anonymity of information. The Research Ethics Committee presented a favorable opinion numbered 2.458.220. The speeches were organized into four categories: Knowledge about the National Policy of Men’s Health Integral Care; Experiences in the men’s health care; Quality of training in men’s health care; Academic preparation to Academic preparation to answer the demands in men's health care. Through analysis of the speeches of the nurses in training it can be seen the lack of knowledge about men’s health care and the National Policy of Men’s Health Integral Care; lack of supply in the academy of a specific men's health care discipline; internships with low-demand and opportunities to work in men's health care; in addition to the lack of appropriate preparation due to inadequate training. There is a need for education aimed at developing skills, encompassing the nurses' performance for the men’s health care in the Primary Health Care.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGVÉRAS, Gerlane Cristinne Bertino.VÉRAS, G. C. B.http://lattes.cnpq.br/5590588587584463FERNANDES, Marcelo Costa.DANTAS, Rosimery Cruz de Oliveira.RODRIGUES, Kellen Ravana de Oliveira.2018-03-132019-10-23T13:32:19Z2019-10-232019-10-23T13:32:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8402RODRIGUES, Kellen Ravana de Oliveira. Formação dos acadêmicos de enfermagem para assistência à saúde do homem na atenção primária à saúde. 2018. 56f. 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