Vaidade masculina: um estudo sobre os fatores condicionantes da decisão de compra de cosméticos masculinos de uma empresa no município de Teófilo Otoni-MG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACEDO, Gabrielle Alves de.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: SILVA, Edimilson Eduardo da.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31763
Resumo: O mercado de beleza no Brasil é um segmento que tem crescido nos últimos anos. Visando atender a esse novo segmento de mercado formado pelo público masculino, as empresas elaboram o marketing promocional atendendo as peculiaridades masculinas, como a busca por produtos mais práticos e multifuncionais. Nesse sentido, este trabalho descritivo objetivou identificar e analisar a opinião do público masculino sobre os condicionantes que contribuem na decisão de compra de produtos cosméticos masculinos de uma empresa no município de Teófilo Otoni-MG. A prática metodológica empregada abrangeu a pesquisa bibliográfica, documental e a aplicação de questionário semiestruturado, em uma abordagem de caráter quantitativo e qualitativo. A pesquisa revelou que os fatores que mais influenciam público masculino em suas compras de produtos cosméticos foram os fatores cultural, pessoal e psicológico. Em relação a categorização proposta por Shimp (2002) em relação à receptividade dos consumidores às promoções, obteve-se como resultado que 32,8% são leais ou volúveis, 43,8% caracterizando-se em leais propensos a promoções e que fazem estoque e 45,3% dos entrevistados indicam um perfil de consumidores leais com exceção.
id UFCG_6558b59e55956a6262ce8962d7f7b9d4
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/31763
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Vaidade masculina: um estudo sobre os fatores condicionantes da decisão de compra de cosméticos masculinos de uma empresa no município de Teófilo Otoni-MG.Male vanity: a study on the factors conditioning the decision to purchase male cosmetics from a company in the city of Teófilo Otoni-MG.Marketing promocionalDecisão de compraVaidade masculinaHomens e produtos de belezaCosméticos masculinosMercado cosmético masculinoComportamento do consumidorPromotional MarketingBuying decisionMale vanityMen and beauty productsMen's cosmeticsMen's cosmetic marketConsumer behaviorMercadotecnia promocionalDecisión de compraVanidad masculinaHombres y productos de belleza.Cosmética masculinaMercado de cosmética masculina.Comportamiento del consumidorMarketing promotionnelDécision d'achatVanité masculineHommes et produits de beautéCosmétiques pour hommesLe marché des cosmétiques pour hommesComportement du consommateurEngenharia de Produção.O mercado de beleza no Brasil é um segmento que tem crescido nos últimos anos. Visando atender a esse novo segmento de mercado formado pelo público masculino, as empresas elaboram o marketing promocional atendendo as peculiaridades masculinas, como a busca por produtos mais práticos e multifuncionais. Nesse sentido, este trabalho descritivo objetivou identificar e analisar a opinião do público masculino sobre os condicionantes que contribuem na decisão de compra de produtos cosméticos masculinos de uma empresa no município de Teófilo Otoni-MG. A prática metodológica empregada abrangeu a pesquisa bibliográfica, documental e a aplicação de questionário semiestruturado, em uma abordagem de caráter quantitativo e qualitativo. A pesquisa revelou que os fatores que mais influenciam público masculino em suas compras de produtos cosméticos foram os fatores cultural, pessoal e psicológico. Em relação a categorização proposta por Shimp (2002) em relação à receptividade dos consumidores às promoções, obteve-se como resultado que 32,8% são leais ou volúveis, 43,8% caracterizando-se em leais propensos a promoções e que fazem estoque e 45,3% dos entrevistados indicam um perfil de consumidores leais com exceção.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20172023-10-03T17:44:14Z2023-10-032023-10-03T17:44:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31763MACEDO, Gabrielle Alves de; SILVA, Edimilson Eduardo da. Vaidade masculina: um estudo sobre os fatores condicionantes da decisão de compra de cosméticos masculinos de uma empresa no município de Teófilo Otoni-MG. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Sumé- PB. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31763porMACEDO, Gabrielle Alves de.SILVA, Edimilson Eduardo da.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-29T16:23:33Zoai:localhost:riufcg/31763Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-29T16:23:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Vaidade masculina: um estudo sobre os fatores condicionantes da decisão de compra de cosméticos masculinos de uma empresa no município de Teófilo Otoni-MG.
Male vanity: a study on the factors conditioning the decision to purchase male cosmetics from a company in the city of Teófilo Otoni-MG.
title Vaidade masculina: um estudo sobre os fatores condicionantes da decisão de compra de cosméticos masculinos de uma empresa no município de Teófilo Otoni-MG.
spellingShingle Vaidade masculina: um estudo sobre os fatores condicionantes da decisão de compra de cosméticos masculinos de uma empresa no município de Teófilo Otoni-MG.
MACEDO, Gabrielle Alves de.
Marketing promocional
Decisão de compra
Vaidade masculina
Homens e produtos de beleza
Cosméticos masculinos
Mercado cosmético masculino
Comportamento do consumidor
Promotional Marketing
Buying decision
Male vanity
Men and beauty products
Men's cosmetics
Men's cosmetic market
Consumer behavior
Mercadotecnia promocional
Decisión de compra
Vanidad masculina
Hombres y productos de belleza.
Cosmética masculina
Mercado de cosmética masculina.
Comportamiento del consumidor
Marketing promotionnel
Décision d'achat
Vanité masculine
Hommes et produits de beauté
Cosmétiques pour hommes
Le marché des cosmétiques pour hommes
Comportement du consommateur
Engenharia de Produção.
title_short Vaidade masculina: um estudo sobre os fatores condicionantes da decisão de compra de cosméticos masculinos de uma empresa no município de Teófilo Otoni-MG.
title_full Vaidade masculina: um estudo sobre os fatores condicionantes da decisão de compra de cosméticos masculinos de uma empresa no município de Teófilo Otoni-MG.
title_fullStr Vaidade masculina: um estudo sobre os fatores condicionantes da decisão de compra de cosméticos masculinos de uma empresa no município de Teófilo Otoni-MG.
title_full_unstemmed Vaidade masculina: um estudo sobre os fatores condicionantes da decisão de compra de cosméticos masculinos de uma empresa no município de Teófilo Otoni-MG.
title_sort Vaidade masculina: um estudo sobre os fatores condicionantes da decisão de compra de cosméticos masculinos de uma empresa no município de Teófilo Otoni-MG.
author MACEDO, Gabrielle Alves de.
author_facet MACEDO, Gabrielle Alves de.
SILVA, Edimilson Eduardo da.
author_role author
author2 SILVA, Edimilson Eduardo da.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MACEDO, Gabrielle Alves de.
SILVA, Edimilson Eduardo da.
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing promocional
Decisão de compra
Vaidade masculina
Homens e produtos de beleza
Cosméticos masculinos
Mercado cosmético masculino
Comportamento do consumidor
Promotional Marketing
Buying decision
Male vanity
Men and beauty products
Men's cosmetics
Men's cosmetic market
Consumer behavior
Mercadotecnia promocional
Decisión de compra
Vanidad masculina
Hombres y productos de belleza.
Cosmética masculina
Mercado de cosmética masculina.
Comportamiento del consumidor
Marketing promotionnel
Décision d'achat
Vanité masculine
Hommes et produits de beauté
Cosmétiques pour hommes
Le marché des cosmétiques pour hommes
Comportement du consommateur
Engenharia de Produção.
topic Marketing promocional
Decisão de compra
Vaidade masculina
Homens e produtos de beleza
Cosméticos masculinos
Mercado cosmético masculino
Comportamento do consumidor
Promotional Marketing
Buying decision
Male vanity
Men and beauty products
Men's cosmetics
Men's cosmetic market
Consumer behavior
Mercadotecnia promocional
Decisión de compra
Vanidad masculina
Hombres y productos de belleza.
Cosmética masculina
Mercado de cosmética masculina.
Comportamiento del consumidor
Marketing promotionnel
Décision d'achat
Vanité masculine
Hommes et produits de beauté
Cosmétiques pour hommes
Le marché des cosmétiques pour hommes
Comportement du consommateur
Engenharia de Produção.
description O mercado de beleza no Brasil é um segmento que tem crescido nos últimos anos. Visando atender a esse novo segmento de mercado formado pelo público masculino, as empresas elaboram o marketing promocional atendendo as peculiaridades masculinas, como a busca por produtos mais práticos e multifuncionais. Nesse sentido, este trabalho descritivo objetivou identificar e analisar a opinião do público masculino sobre os condicionantes que contribuem na decisão de compra de produtos cosméticos masculinos de uma empresa no município de Teófilo Otoni-MG. A prática metodológica empregada abrangeu a pesquisa bibliográfica, documental e a aplicação de questionário semiestruturado, em uma abordagem de caráter quantitativo e qualitativo. A pesquisa revelou que os fatores que mais influenciam público masculino em suas compras de produtos cosméticos foram os fatores cultural, pessoal e psicológico. Em relação a categorização proposta por Shimp (2002) em relação à receptividade dos consumidores às promoções, obteve-se como resultado que 32,8% são leais ou volúveis, 43,8% caracterizando-se em leais propensos a promoções e que fazem estoque e 45,3% dos entrevistados indicam um perfil de consumidores leais com exceção.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2023-10-03T17:44:14Z
2023-10-03
2023-10-03T17:44:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31763
MACEDO, Gabrielle Alves de; SILVA, Edimilson Eduardo da. Vaidade masculina: um estudo sobre os fatores condicionantes da decisão de compra de cosméticos masculinos de uma empresa no município de Teófilo Otoni-MG. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Sumé- PB. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31763
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31763
identifier_str_mv MACEDO, Gabrielle Alves de; SILVA, Edimilson Eduardo da. Vaidade masculina: um estudo sobre os fatores condicionantes da decisão de compra de cosméticos masculinos de uma empresa no município de Teófilo Otoni-MG. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Sumé- PB. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744592583524352