O Comércio Ultramarino Português na Região do Rio da Prata (século XVII): um estudo dos registros de navios.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES, Vivianne Pereira.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34314
Resumo: O estudo faz parte do projeto PIBIC/UFCG/CNPq intitulado “Nas Sendas do Atlântico Sul: tratos e contratos lusitanos na Buenos Aires seiscentista”, orientado pelo professor Dr. Rodrigo Ceballos (CFP/UFCG). O estudo consiste em analisar, por meio dos registros de navios (documentação localizada no Arquivo Geral da Nação – Argentina), as embarcações que transportavam mercadorias e passageiros pelas águas do Atlântico Sul, vindas das feitorias africanas e do Brasil colônia para o porto de Buenos Aires. Estes registros apresentam especialmente as visitas dos oficiais régios em busca de mercadorias sem licença comercial. Por meio da documentação percebe-se que os próprios funcionários responsáveis pela fiscalização legalizavam as mercadorias através de leilões públicos (as almonedas). Não era raro que os pilotos dos navios também alegassem problemas e pedissem para atracar no porto para realizar “reparos”. As mercadorias eram então “apreendidas”, levadas a leilão e adquiridas por ansiosos compradores que já as aguardavam. Era um investimento comercial que envolvia tanto os mestres de navios e comerciantes locais como governadores e oficiais régios do Rio da Prata. O estudo consiste em analisar os comerciantes lusitanos e as sociedades constituídas com os moradores do Rio da Prata e o Brasil colônia ao longo da primeira metade do século XVII. O conhecimento dessas relações só se faz possível se nos debruçarmos sobre as fontes que nos mostrem no decorrer do cotidiano como se davam os acordos políticos e econômicos, de que forma se criavam redes sociais e de interesses comuns no porto, como eram formados os bandos e quem eram os principais comerciantes que faziam a rota com as cidades do Recife, Rio de Janeiro e Salvador. Este estudo mostra-se de fundamental importância por apresentar novos olhares sobre o Brasil colonial e suas redes mercantis autônomas. Poucos foram os historiadores brasileiros que se preocuparam com este tema, marginalizando o estudo das relações mantidas entre a região platina com as cidades costeiras da América portuguesa. Uma região cobiçada pela coroa lusitana após a sua Restauração, fundando no final do século XVII e mantendo ao longo do XVIII o forte da Colônia de Sacramento e, no século XIX, promovendo a anexação da província Cisplatina.
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