Emprego de vídeo-aulas como ferramenta didática no ensino prático de engenharia Elétrica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FIRMO, Augusto José Silva.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18483
Resumo: A disciplina Laboratório de Circuitos Elétricos I é a primeira do curso de graduação em engenharia elétrica da Universidade Federal de Campina Grande a expor aos alunos diversos instrumentos e técnicas para análise de circuitos elétricos de maneira prática, sendo assim de muita importancia para o restante do curso, como também para a vida profissional do futuro engenheiro. Por ser a primeira disciplina do curso na qual os alunos têm contato com multímetros, osciloscópios e diversos componentes (resistores, capacitores, indutores, potenciômetros, etc), estes entram no laboratório geralmente com pouca ou nenhuma intimidade com estes instrumentos ou componentes. Tendo em vista esta dificuldade, é proposto o uso de vídeo-aulas, disponibilizadas online, para que os alunos possam visualizar a maneira com que os instrumentos devem ser utilizados e como os experimentos devem ser realizados, elucidando dúvidas que seriam bem mais difíceis de liquidar somente com o emprego de texto escrito. Espera-se assim que os alunos que fizerem uso destas vídeo-aulas consigam melhores resultados em seus experimentos, como também maior familiarização com todos os equipamentos utilizados no laboratório, já que estes serão usados durante toda a vida acadêmica dos mesmos. Além disto, foram feitas adições e melhorias no guia utilizado na disciplina, com adições de anexos contemplando novos equipamentos adquiridos e a atualização do texto para contemplar os mesmos.
id UFCG_66a1bbdd4b1cf060b89e88b57b4c4c1d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/18483
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Emprego de vídeo-aulas como ferramenta didática no ensino prático de engenharia Elétrica.Use of video lessons as a didactic tool in the practical teaching of electrical engineering.Ensino de Engenharia ElétricaVídeo-aulasFerramenta didática - vídeo-aulasCircuitos elétricosEducação à distância - vídeo-aulasTécnicas de EaDLaboratório de Circuitos Elétricos - UFCGElectrical Engineering TeachingVideo classesTeaching tool - video lessonsElectric circuitsDistance education - video lessonsDistance Learning TechniquesElectrical Circuits Laboratory - UFCGEngenharia Elétrica.A disciplina Laboratório de Circuitos Elétricos I é a primeira do curso de graduação em engenharia elétrica da Universidade Federal de Campina Grande a expor aos alunos diversos instrumentos e técnicas para análise de circuitos elétricos de maneira prática, sendo assim de muita importancia para o restante do curso, como também para a vida profissional do futuro engenheiro. Por ser a primeira disciplina do curso na qual os alunos têm contato com multímetros, osciloscópios e diversos componentes (resistores, capacitores, indutores, potenciômetros, etc), estes entram no laboratório geralmente com pouca ou nenhuma intimidade com estes instrumentos ou componentes. Tendo em vista esta dificuldade, é proposto o uso de vídeo-aulas, disponibilizadas online, para que os alunos possam visualizar a maneira com que os instrumentos devem ser utilizados e como os experimentos devem ser realizados, elucidando dúvidas que seriam bem mais difíceis de liquidar somente com o emprego de texto escrito. Espera-se assim que os alunos que fizerem uso destas vídeo-aulas consigam melhores resultados em seus experimentos, como também maior familiarização com todos os equipamentos utilizados no laboratório, já que estes serão usados durante toda a vida acadêmica dos mesmos. Além disto, foram feitas adições e melhorias no guia utilizado na disciplina, com adições de anexos contemplando novos equipamentos adquiridos e a atualização do texto para contemplar os mesmos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIUFCGFERREIRA, Tarso Vilela.FERREIRA, T. V.http://lattes.cnpq.br/9395719025602516FIRMO, Augusto José Silva.20152021-04-30T19:08:55Z2021-04-302021-04-30T19:08:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18483FIRMO, Augusto José Silva. Emprego de vídeo-aulas como ferramenta didática no ensino prático de engenharia Elétrica. 2015. 134f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18483porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-04-30T19:11:08Zoai:localhost:riufcg/18483Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-04-30T19:11:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Emprego de vídeo-aulas como ferramenta didática no ensino prático de engenharia Elétrica.
Use of video lessons as a didactic tool in the practical teaching of electrical engineering.
title Emprego de vídeo-aulas como ferramenta didática no ensino prático de engenharia Elétrica.
spellingShingle Emprego de vídeo-aulas como ferramenta didática no ensino prático de engenharia Elétrica.
FIRMO, Augusto José Silva.
Ensino de Engenharia Elétrica
Vídeo-aulas
Ferramenta didática - vídeo-aulas
Circuitos elétricos
Educação à distância - vídeo-aulas
Técnicas de EaD
Laboratório de Circuitos Elétricos - UFCG
Electrical Engineering Teaching
Video classes
Teaching tool - video lessons
Electric circuits
Distance education - video lessons
Distance Learning Techniques
Electrical Circuits Laboratory - UFCG
Engenharia Elétrica.
title_short Emprego de vídeo-aulas como ferramenta didática no ensino prático de engenharia Elétrica.
title_full Emprego de vídeo-aulas como ferramenta didática no ensino prático de engenharia Elétrica.
title_fullStr Emprego de vídeo-aulas como ferramenta didática no ensino prático de engenharia Elétrica.
title_full_unstemmed Emprego de vídeo-aulas como ferramenta didática no ensino prático de engenharia Elétrica.
title_sort Emprego de vídeo-aulas como ferramenta didática no ensino prático de engenharia Elétrica.
author FIRMO, Augusto José Silva.
author_facet FIRMO, Augusto José Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FERREIRA, Tarso Vilela.
FERREIRA, T. V.
http://lattes.cnpq.br/9395719025602516
dc.contributor.author.fl_str_mv FIRMO, Augusto José Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Engenharia Elétrica
Vídeo-aulas
Ferramenta didática - vídeo-aulas
Circuitos elétricos
Educação à distância - vídeo-aulas
Técnicas de EaD
Laboratório de Circuitos Elétricos - UFCG
Electrical Engineering Teaching
Video classes
Teaching tool - video lessons
Electric circuits
Distance education - video lessons
Distance Learning Techniques
Electrical Circuits Laboratory - UFCG
Engenharia Elétrica.
topic Ensino de Engenharia Elétrica
Vídeo-aulas
Ferramenta didática - vídeo-aulas
Circuitos elétricos
Educação à distância - vídeo-aulas
Técnicas de EaD
Laboratório de Circuitos Elétricos - UFCG
Electrical Engineering Teaching
Video classes
Teaching tool - video lessons
Electric circuits
Distance education - video lessons
Distance Learning Techniques
Electrical Circuits Laboratory - UFCG
Engenharia Elétrica.
description A disciplina Laboratório de Circuitos Elétricos I é a primeira do curso de graduação em engenharia elétrica da Universidade Federal de Campina Grande a expor aos alunos diversos instrumentos e técnicas para análise de circuitos elétricos de maneira prática, sendo assim de muita importancia para o restante do curso, como também para a vida profissional do futuro engenheiro. Por ser a primeira disciplina do curso na qual os alunos têm contato com multímetros, osciloscópios e diversos componentes (resistores, capacitores, indutores, potenciômetros, etc), estes entram no laboratório geralmente com pouca ou nenhuma intimidade com estes instrumentos ou componentes. Tendo em vista esta dificuldade, é proposto o uso de vídeo-aulas, disponibilizadas online, para que os alunos possam visualizar a maneira com que os instrumentos devem ser utilizados e como os experimentos devem ser realizados, elucidando dúvidas que seriam bem mais difíceis de liquidar somente com o emprego de texto escrito. Espera-se assim que os alunos que fizerem uso destas vídeo-aulas consigam melhores resultados em seus experimentos, como também maior familiarização com todos os equipamentos utilizados no laboratório, já que estes serão usados durante toda a vida acadêmica dos mesmos. Além disto, foram feitas adições e melhorias no guia utilizado na disciplina, com adições de anexos contemplando novos equipamentos adquiridos e a atualização do texto para contemplar os mesmos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2021-04-30T19:08:55Z
2021-04-30
2021-04-30T19:08:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18483
FIRMO, Augusto José Silva. Emprego de vídeo-aulas como ferramenta didática no ensino prático de engenharia Elétrica. 2015. 134f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18483
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18483
identifier_str_mv FIRMO, Augusto José Silva. Emprego de vídeo-aulas como ferramenta didática no ensino prático de engenharia Elétrica. 2015. 134f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744488503967744