“Avisa o IML, chegou o grande dia” uma análise da música “Diário de um detento” como representação do massacre do Carandiru de 1992.
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34094 |
Resumo: | No ano de 1992 no dia 2 de outubro na Casa de Detenção de São Paulo mais conhecida como Carandiru, ocorreu uma execução de 111 detentos no Pavilhão 9, o pavilhão que abrigava os réus primários, em uma tentativa da polícia em conter uma rebelião. Até hoje há controvérsias nos diversos discursos que buscaram representar o fato, essas controvérsias vão desde as discussões sobre a origem da rebelião até a conclusão do fato com a contagem dos mortos, que segundo os próprios detentos supera o número de 200 corpos. Neste artigo, pretendo analisar a música composta por um dos integrantes do grupo Racionais MC’s “Diário de um detento” (1999) com a ajuda de um dos sobrevivente do massacre, Jocenir (pseudônimo para o nome de Josemir Prado) que faz uso do seu diário pra representar o dia a dia na cadeia, e por meio dela refletir acerca dos eventos ocorridos durante a chacina especificamente os dias 1 e 2 de outubro que são os dias anteriores ao Massacre. Para tanto utilizarei a canção como fonte base e outros discursos, a exemplo de entrevistas fornecidas pelos jornais, como a Folha de São Paulo e do livro “Estação Carandiru” escrito pelo médico Dráuzio Varella (1999), que passou um período na Penitenciária desenvolvendo um trabalho preventivo contra a AIDS, como fonte de apoio para as análises. A partir desse recorte temporal, espacial e metodológico, pretendo também discutir sobre a música utilizada como possível fonte histórica, e especificamente a música como uma forma de representação do diário de um detento, e utilizarei o respaldo teórico de Marcos Napolitano com o livro “História e Música” (2005) que dentre outras coisas discute a utilização da música enquanto fonte, dentre outros autores que discutem sobre o sistema presidiário comparativos e definições dos métodos punitivos. |
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“Avisa o IML, chegou o grande dia” uma análise da música “Diário de um detento” como representação do massacre do Carandiru de 1992.“Avisa o IML, the big day has arrived” an analysis of the song “Diário de um detento” as a representation of the 1992 Carandiru massacre.Música - Diário de um detentoDiário de um detento - músicaMassacre do Carandiru 1992Casa de detenção de São PauloCarandiru - massacre 1992Rebelião no Carandiru - 1992Estação Carandiru - Dráuzio Varella - livroMúsica e HistóriaMúsica como forma de representaçãoMúsica como fonte históricaGrupo Racionais MC’s - Diário de um detentoMusic - Diary of a prisonerDiary of an Inmate - musicCarandiru Massacre 1992São Paulo detention houseCarandiru - 1992 massacreRebellion in Carandiru - 1992Carandiru Station - Dráuzio Varella - bookMusic and HistoryMusic as a form of representationMusic as a historical sourceGrupo Racionais MC’s - Diary of an inmateHistória.No ano de 1992 no dia 2 de outubro na Casa de Detenção de São Paulo mais conhecida como Carandiru, ocorreu uma execução de 111 detentos no Pavilhão 9, o pavilhão que abrigava os réus primários, em uma tentativa da polícia em conter uma rebelião. Até hoje há controvérsias nos diversos discursos que buscaram representar o fato, essas controvérsias vão desde as discussões sobre a origem da rebelião até a conclusão do fato com a contagem dos mortos, que segundo os próprios detentos supera o número de 200 corpos. Neste artigo, pretendo analisar a música composta por um dos integrantes do grupo Racionais MC’s “Diário de um detento” (1999) com a ajuda de um dos sobrevivente do massacre, Jocenir (pseudônimo para o nome de Josemir Prado) que faz uso do seu diário pra representar o dia a dia na cadeia, e por meio dela refletir acerca dos eventos ocorridos durante a chacina especificamente os dias 1 e 2 de outubro que são os dias anteriores ao Massacre. Para tanto utilizarei a canção como fonte base e outros discursos, a exemplo de entrevistas fornecidas pelos jornais, como a Folha de São Paulo e do livro “Estação Carandiru” escrito pelo médico Dráuzio Varella (1999), que passou um período na Penitenciária desenvolvendo um trabalho preventivo contra a AIDS, como fonte de apoio para as análises. A partir desse recorte temporal, espacial e metodológico, pretendo também discutir sobre a música utilizada como possível fonte histórica, e especificamente a música como uma forma de representação do diário de um detento, e utilizarei o respaldo teórico de Marcos Napolitano com o livro “História e Música” (2005) que dentre outras coisas discute a utilização da música enquanto fonte, dentre outros autores que discutem sobre o sistema presidiário comparativos e definições dos métodos punitivos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-24T11:18:33Z2024-01-242024-01-24T11:18:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34094MOURA, Endryws Felipe Souza de; NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes. “Avisa o IML, chegou o grande dia” uma análise da música “Diário de um detento” como representação do massacre do Carandiru de 1992. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 06: Gêneros híbridos na construção da narrativa histórica: cartas, memórias, autobiografias, diários e fotografias. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 1066-1077. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34094porMOURA, Endryws Felipe Souza de.NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-24T11:19:23Zoai:localhost:riufcg/34094Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-24T11:19:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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