“Avisa o IML, chegou o grande dia” uma análise da música “Diário de um detento” como representação do massacre do Carandiru de 1992.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOURA, Endryws Felipe Souza de.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34094
Resumo: No ano de 1992 no dia 2 de outubro na Casa de Detenção de São Paulo mais conhecida como Carandiru, ocorreu uma execução de 111 detentos no Pavilhão 9, o pavilhão que abrigava os réus primários, em uma tentativa da polícia em conter uma rebelião. Até hoje há controvérsias nos diversos discursos que buscaram representar o fato, essas controvérsias vão desde as discussões sobre a origem da rebelião até a conclusão do fato com a contagem dos mortos, que segundo os próprios detentos supera o número de 200 corpos. Neste artigo, pretendo analisar a música composta por um dos integrantes do grupo Racionais MC’s “Diário de um detento” (1999) com a ajuda de um dos sobrevivente do massacre, Jocenir (pseudônimo para o nome de Josemir Prado) que faz uso do seu diário pra representar o dia a dia na cadeia, e por meio dela refletir acerca dos eventos ocorridos durante a chacina especificamente os dias 1 e 2 de outubro que são os dias anteriores ao Massacre. Para tanto utilizarei a canção como fonte base e outros discursos, a exemplo de entrevistas fornecidas pelos jornais, como a Folha de São Paulo e do livro “Estação Carandiru” escrito pelo médico Dráuzio Varella (1999), que passou um período na Penitenciária desenvolvendo um trabalho preventivo contra a AIDS, como fonte de apoio para as análises. A partir desse recorte temporal, espacial e metodológico, pretendo também discutir sobre a música utilizada como possível fonte histórica, e especificamente a música como uma forma de representação do diário de um detento, e utilizarei o respaldo teórico de Marcos Napolitano com o livro “História e Música” (2005) que dentre outras coisas discute a utilização da música enquanto fonte, dentre outros autores que discutem sobre o sistema presidiário comparativos e definições dos métodos punitivos.
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Estação Carandiru - Dráuzio Varella - livro
Música e História
Música como forma de representação
Música como fonte histórica
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Music - Diary of a prisoner
Diary of an Inmate - music
Carandiru Massacre 1992
São Paulo detention house
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