Educação para conservação dos solos no semiárido.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29549 |
Resumo: | Estudos mostram que uma maior aprendizagem ocorre quando os alunos são participantes ativos do processo de ensino (AMBROSE et al, 2010). Por exemplo, quando ha interação nas atividades escolares, através do uso de atividade multisensorial, envolvendo aulas de campo, jogos, exibição de filmes, apresentações teatrais, construção de maquetes e visitas extraclasse, as informações transmitidas são decodificadas de maneira diferente no cérebro, havendo um ganho de aprendizagem muito maior do que por meio da escuta passiva (PERSELLIN; DANIELS, 2014). Diante do quadro de degradação dos solos que se apresenta, e considerando a problemática que se agrava nos semiáridos catingueiros e a necessidade em fazer a integração entre ensino, pesquisa e extensão, foi pensado o Projeto Solo na Escola/UFCG, objetivando dialogar sobre a Conservação e a Educação em Solos, usando como eixo do processo ensino-aprendizagem as atividades lúdicas, oficinas temáticas, rodas de conversa, teatro de fantoches, oficina de pintura com terra e outras ações, centradas no conhecimento sobre o solo e na afetividade pela Natureza. |
id |
UFCG_66b9011e1b148c41049afa11d49e0662 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/29549 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Educação para conservação dos solos no semiárido.Education for soil conservation in the semi-arid region.Educação ambientalEducação em solosSolos do semiárido - conservaçãoConservação dos solos do semiáridoCariri Paraibano - uso do soloMetodologias dialógicas - ensino de solosÉducation environnementaleL'éducation dans les solsSols semi-arides - conservationConservation des sols semi-aridesCariri Paraiba - utilisation des terresMéthodologies dialogiques - enseignement des solsEducación ambientalEducación en suelosSuelos semiáridos - conservaciónConservación de suelos semiáridosCariri Paraíba - uso de la tierraMetodologías dialógicas - enseñanza de suelosEnvironmental educationEducation in soilsSemi-arid soils - conservationConservation of semi-arid soilsCariri Paraiba - land useDialogical methodologies - teaching of soilsAgroecologia.Estudos mostram que uma maior aprendizagem ocorre quando os alunos são participantes ativos do processo de ensino (AMBROSE et al, 2010). Por exemplo, quando ha interação nas atividades escolares, através do uso de atividade multisensorial, envolvendo aulas de campo, jogos, exibição de filmes, apresentações teatrais, construção de maquetes e visitas extraclasse, as informações transmitidas são decodificadas de maneira diferente no cérebro, havendo um ganho de aprendizagem muito maior do que por meio da escuta passiva (PERSELLIN; DANIELS, 2014). Diante do quadro de degradação dos solos que se apresenta, e considerando a problemática que se agrava nos semiáridos catingueiros e a necessidade em fazer a integração entre ensino, pesquisa e extensão, foi pensado o Projeto Solo na Escola/UFCG, objetivando dialogar sobre a Conservação e a Educação em Solos, usando como eixo do processo ensino-aprendizagem as atividades lúdicas, oficinas temáticas, rodas de conversa, teatro de fantoches, oficina de pintura com terra e outras ações, centradas no conhecimento sobre o solo e na afetividade pela Natureza.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182023-05-04T22:00:17Z2023-05-042023-05-04T22:00:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookParthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29549VITAL, Adriana de Fátima Meira; FARIAS, José Ray Martins; FORTUNATO, Josiele Carlos. Educação para conservação dos solos no semiárido. In: SILVA, Allan Jones Andreza; MOURA, Assis Souza de; BRITO JÚNIOR, Ozonias de Oliveira (organizadores). Pesquisas: teorias e práticas. Sapé - PB: Centro de Estudos Multidisciplinares, 2018. (Série Pesquisas, V.8). ISBN: 978-85-94055-05-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29549porVITAL, Adriana de Fátima Meira.FARIAS, José Ray Martins.FORTUNATO, Josiele Carlos.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-04T22:12:09Zoai:localhost:riufcg/29549Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-04T22:12:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para conservação dos solos no semiárido. Education for soil conservation in the semi-arid region. |
title |
Educação para conservação dos solos no semiárido. |
spellingShingle |
Educação para conservação dos solos no semiárido. VITAL, Adriana de Fátima Meira. Educação ambiental Educação em solos Solos do semiárido - conservação Conservação dos solos do semiárido Cariri Paraibano - uso do solo Metodologias dialógicas - ensino de solos Éducation environnementale L'éducation dans les sols Sols semi-arides - conservation Conservation des sols semi-arides Cariri Paraiba - utilisation des terres Méthodologies dialogiques - enseignement des sols Educación ambiental Educación en suelos Suelos semiáridos - conservación Conservación de suelos semiáridos Cariri Paraíba - uso de la tierra Metodologías dialógicas - enseñanza de suelos Environmental education Education in soils Semi-arid soils - conservation Conservation of semi-arid soils Cariri Paraiba - land use Dialogical methodologies - teaching of soils Agroecologia. |
title_short |
Educação para conservação dos solos no semiárido. |
title_full |
Educação para conservação dos solos no semiárido. |
title_fullStr |
Educação para conservação dos solos no semiárido. |
title_full_unstemmed |
Educação para conservação dos solos no semiárido. |
title_sort |
Educação para conservação dos solos no semiárido. |
author |
VITAL, Adriana de Fátima Meira. |
author_facet |
VITAL, Adriana de Fátima Meira. FARIAS, José Ray Martins. FORTUNATO, Josiele Carlos. |
author_role |
author |
author2 |
FARIAS, José Ray Martins. FORTUNATO, Josiele Carlos. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
VITAL, Adriana de Fátima Meira. FARIAS, José Ray Martins. FORTUNATO, Josiele Carlos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Educação em solos Solos do semiárido - conservação Conservação dos solos do semiárido Cariri Paraibano - uso do solo Metodologias dialógicas - ensino de solos Éducation environnementale L'éducation dans les sols Sols semi-arides - conservation Conservation des sols semi-arides Cariri Paraiba - utilisation des terres Méthodologies dialogiques - enseignement des sols Educación ambiental Educación en suelos Suelos semiáridos - conservación Conservación de suelos semiáridos Cariri Paraíba - uso de la tierra Metodologías dialógicas - enseñanza de suelos Environmental education Education in soils Semi-arid soils - conservation Conservation of semi-arid soils Cariri Paraiba - land use Dialogical methodologies - teaching of soils Agroecologia. |
topic |
Educação ambiental Educação em solos Solos do semiárido - conservação Conservação dos solos do semiárido Cariri Paraibano - uso do solo Metodologias dialógicas - ensino de solos Éducation environnementale L'éducation dans les sols Sols semi-arides - conservation Conservation des sols semi-arides Cariri Paraiba - utilisation des terres Méthodologies dialogiques - enseignement des sols Educación ambiental Educación en suelos Suelos semiáridos - conservación Conservación de suelos semiáridos Cariri Paraíba - uso de la tierra Metodologías dialógicas - enseñanza de suelos Environmental education Education in soils Semi-arid soils - conservation Conservation of semi-arid soils Cariri Paraiba - land use Dialogical methodologies - teaching of soils Agroecologia. |
description |
Estudos mostram que uma maior aprendizagem ocorre quando os alunos são participantes ativos do processo de ensino (AMBROSE et al, 2010). Por exemplo, quando ha interação nas atividades escolares, através do uso de atividade multisensorial, envolvendo aulas de campo, jogos, exibição de filmes, apresentações teatrais, construção de maquetes e visitas extraclasse, as informações transmitidas são decodificadas de maneira diferente no cérebro, havendo um ganho de aprendizagem muito maior do que por meio da escuta passiva (PERSELLIN; DANIELS, 2014). Diante do quadro de degradação dos solos que se apresenta, e considerando a problemática que se agrava nos semiáridos catingueiros e a necessidade em fazer a integração entre ensino, pesquisa e extensão, foi pensado o Projeto Solo na Escola/UFCG, objetivando dialogar sobre a Conservação e a Educação em Solos, usando como eixo do processo ensino-aprendizagem as atividades lúdicas, oficinas temáticas, rodas de conversa, teatro de fantoches, oficina de pintura com terra e outras ações, centradas no conhecimento sobre o solo e na afetividade pela Natureza. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2023-05-04T22:00:17Z 2023-05-04 2023-05-04T22:00:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29549 VITAL, Adriana de Fátima Meira; FARIAS, José Ray Martins; FORTUNATO, Josiele Carlos. Educação para conservação dos solos no semiárido. In: SILVA, Allan Jones Andreza; MOURA, Assis Souza de; BRITO JÚNIOR, Ozonias de Oliveira (organizadores). Pesquisas: teorias e práticas. Sapé - PB: Centro de Estudos Multidisciplinares, 2018. (Série Pesquisas, V.8). ISBN: 978-85-94055-05-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29549 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29549 |
identifier_str_mv |
VITAL, Adriana de Fátima Meira; FARIAS, José Ray Martins; FORTUNATO, Josiele Carlos. Educação para conservação dos solos no semiárido. In: SILVA, Allan Jones Andreza; MOURA, Assis Souza de; BRITO JÚNIOR, Ozonias de Oliveira (organizadores). Pesquisas: teorias e práticas. Sapé - PB: Centro de Estudos Multidisciplinares, 2018. (Série Pesquisas, V.8). ISBN: 978-85-94055-05-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29549 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744574610931712 |