Educação para conservação dos solos no semiárido.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VITAL, Adriana de Fátima Meira.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: FARIAS, José Ray Martins., FORTUNATO, Josiele Carlos.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29549
Resumo: Estudos mostram que uma maior aprendizagem ocorre quando os alunos são participantes ativos do processo de ensino (AMBROSE et al, 2010). Por exemplo, quando ha interação nas atividades escolares, através do uso de atividade multisensorial, envolvendo aulas de campo, jogos, exibição de filmes, apresentações teatrais, construção de maquetes e visitas extraclasse, as informações transmitidas são decodificadas de maneira diferente no cérebro, havendo um ganho de aprendizagem muito maior do que por meio da escuta passiva (PERSELLIN; DANIELS, 2014). Diante do quadro de degradação dos solos que se apresenta, e considerando a problemática que se agrava nos semiáridos catingueiros e a necessidade em fazer a integração entre ensino, pesquisa e extensão, foi pensado o Projeto Solo na Escola/UFCG, objetivando dialogar sobre a Conservação e a Educação em Solos, usando como eixo do processo ensino-aprendizagem as atividades lúdicas, oficinas temáticas, rodas de conversa, teatro de fantoches, oficina de pintura com terra e outras ações, centradas no conhecimento sobre o solo e na afetividade pela Natureza.
id UFCG_66b9011e1b148c41049afa11d49e0662
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/29549
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Educação para conservação dos solos no semiárido.Education for soil conservation in the semi-arid region.Educação ambientalEducação em solosSolos do semiárido - conservaçãoConservação dos solos do semiáridoCariri Paraibano - uso do soloMetodologias dialógicas - ensino de solosÉducation environnementaleL'éducation dans les solsSols semi-arides - conservationConservation des sols semi-aridesCariri Paraiba - utilisation des terresMéthodologies dialogiques - enseignement des solsEducación ambientalEducación en suelosSuelos semiáridos - conservaciónConservación de suelos semiáridosCariri Paraíba - uso de la tierraMetodologías dialógicas - enseñanza de suelosEnvironmental educationEducation in soilsSemi-arid soils - conservationConservation of semi-arid soilsCariri Paraiba - land useDialogical methodologies - teaching of soilsAgroecologia.Estudos mostram que uma maior aprendizagem ocorre quando os alunos são participantes ativos do processo de ensino (AMBROSE et al, 2010). Por exemplo, quando ha interação nas atividades escolares, através do uso de atividade multisensorial, envolvendo aulas de campo, jogos, exibição de filmes, apresentações teatrais, construção de maquetes e visitas extraclasse, as informações transmitidas são decodificadas de maneira diferente no cérebro, havendo um ganho de aprendizagem muito maior do que por meio da escuta passiva (PERSELLIN; DANIELS, 2014). Diante do quadro de degradação dos solos que se apresenta, e considerando a problemática que se agrava nos semiáridos catingueiros e a necessidade em fazer a integração entre ensino, pesquisa e extensão, foi pensado o Projeto Solo na Escola/UFCG, objetivando dialogar sobre a Conservação e a Educação em Solos, usando como eixo do processo ensino-aprendizagem as atividades lúdicas, oficinas temáticas, rodas de conversa, teatro de fantoches, oficina de pintura com terra e outras ações, centradas no conhecimento sobre o solo e na afetividade pela Natureza.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182023-05-04T22:00:17Z2023-05-042023-05-04T22:00:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookParthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29549VITAL, Adriana de Fátima Meira; FARIAS, José Ray Martins; FORTUNATO, Josiele Carlos. Educação para conservação dos solos no semiárido. In: SILVA, Allan Jones Andreza; MOURA, Assis Souza de; BRITO JÚNIOR, Ozonias de Oliveira (organizadores). Pesquisas: teorias e práticas. Sapé - PB: Centro de Estudos Multidisciplinares, 2018. (Série Pesquisas, V.8). ISBN: 978-85-94055-05-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29549porVITAL, Adriana de Fátima Meira.FARIAS, José Ray Martins.FORTUNATO, Josiele Carlos.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-04T22:12:09Zoai:localhost:riufcg/29549Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-04T22:12:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para conservação dos solos no semiárido.
Education for soil conservation in the semi-arid region.
title Educação para conservação dos solos no semiárido.
spellingShingle Educação para conservação dos solos no semiárido.
VITAL, Adriana de Fátima Meira.
Educação ambiental
Educação em solos
Solos do semiárido - conservação
Conservação dos solos do semiárido
Cariri Paraibano - uso do solo
Metodologias dialógicas - ensino de solos
Éducation environnementale
L'éducation dans les sols
Sols semi-arides - conservation
Conservation des sols semi-arides
Cariri Paraiba - utilisation des terres
Méthodologies dialogiques - enseignement des sols
Educación ambiental
Educación en suelos
Suelos semiáridos - conservación
Conservación de suelos semiáridos
Cariri Paraíba - uso de la tierra
Metodologías dialógicas - enseñanza de suelos
Environmental education
Education in soils
Semi-arid soils - conservation
Conservation of semi-arid soils
Cariri Paraiba - land use
Dialogical methodologies - teaching of soils
Agroecologia.
title_short Educação para conservação dos solos no semiárido.
title_full Educação para conservação dos solos no semiárido.
title_fullStr Educação para conservação dos solos no semiárido.
title_full_unstemmed Educação para conservação dos solos no semiárido.
title_sort Educação para conservação dos solos no semiárido.
author VITAL, Adriana de Fátima Meira.
author_facet VITAL, Adriana de Fátima Meira.
FARIAS, José Ray Martins.
FORTUNATO, Josiele Carlos.
author_role author
author2 FARIAS, José Ray Martins.
FORTUNATO, Josiele Carlos.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv VITAL, Adriana de Fátima Meira.
FARIAS, José Ray Martins.
FORTUNATO, Josiele Carlos.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Educação em solos
Solos do semiárido - conservação
Conservação dos solos do semiárido
Cariri Paraibano - uso do solo
Metodologias dialógicas - ensino de solos
Éducation environnementale
L'éducation dans les sols
Sols semi-arides - conservation
Conservation des sols semi-arides
Cariri Paraiba - utilisation des terres
Méthodologies dialogiques - enseignement des sols
Educación ambiental
Educación en suelos
Suelos semiáridos - conservación
Conservación de suelos semiáridos
Cariri Paraíba - uso de la tierra
Metodologías dialógicas - enseñanza de suelos
Environmental education
Education in soils
Semi-arid soils - conservation
Conservation of semi-arid soils
Cariri Paraiba - land use
Dialogical methodologies - teaching of soils
Agroecologia.
topic Educação ambiental
Educação em solos
Solos do semiárido - conservação
Conservação dos solos do semiárido
Cariri Paraibano - uso do solo
Metodologias dialógicas - ensino de solos
Éducation environnementale
L'éducation dans les sols
Sols semi-arides - conservation
Conservation des sols semi-arides
Cariri Paraiba - utilisation des terres
Méthodologies dialogiques - enseignement des sols
Educación ambiental
Educación en suelos
Suelos semiáridos - conservación
Conservación de suelos semiáridos
Cariri Paraíba - uso de la tierra
Metodologías dialógicas - enseñanza de suelos
Environmental education
Education in soils
Semi-arid soils - conservation
Conservation of semi-arid soils
Cariri Paraiba - land use
Dialogical methodologies - teaching of soils
Agroecologia.
description Estudos mostram que uma maior aprendizagem ocorre quando os alunos são participantes ativos do processo de ensino (AMBROSE et al, 2010). Por exemplo, quando ha interação nas atividades escolares, através do uso de atividade multisensorial, envolvendo aulas de campo, jogos, exibição de filmes, apresentações teatrais, construção de maquetes e visitas extraclasse, as informações transmitidas são decodificadas de maneira diferente no cérebro, havendo um ganho de aprendizagem muito maior do que por meio da escuta passiva (PERSELLIN; DANIELS, 2014). Diante do quadro de degradação dos solos que se apresenta, e considerando a problemática que se agrava nos semiáridos catingueiros e a necessidade em fazer a integração entre ensino, pesquisa e extensão, foi pensado o Projeto Solo na Escola/UFCG, objetivando dialogar sobre a Conservação e a Educação em Solos, usando como eixo do processo ensino-aprendizagem as atividades lúdicas, oficinas temáticas, rodas de conversa, teatro de fantoches, oficina de pintura com terra e outras ações, centradas no conhecimento sobre o solo e na afetividade pela Natureza.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2023-05-04T22:00:17Z
2023-05-04
2023-05-04T22:00:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29549
VITAL, Adriana de Fátima Meira; FARIAS, José Ray Martins; FORTUNATO, Josiele Carlos. Educação para conservação dos solos no semiárido. In: SILVA, Allan Jones Andreza; MOURA, Assis Souza de; BRITO JÚNIOR, Ozonias de Oliveira (organizadores). Pesquisas: teorias e práticas. Sapé - PB: Centro de Estudos Multidisciplinares, 2018. (Série Pesquisas, V.8). ISBN: 978-85-94055-05-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29549
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29549
identifier_str_mv VITAL, Adriana de Fátima Meira; FARIAS, José Ray Martins; FORTUNATO, Josiele Carlos. Educação para conservação dos solos no semiárido. In: SILVA, Allan Jones Andreza; MOURA, Assis Souza de; BRITO JÚNIOR, Ozonias de Oliveira (organizadores). Pesquisas: teorias e práticas. Sapé - PB: Centro de Estudos Multidisciplinares, 2018. (Série Pesquisas, V.8). ISBN: 978-85-94055-05-7. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29549
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744574610931712