Literatura e transversalidade: a diversidade sexual e a literatura infantojuvenil no Ensino Fundamental II.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Maciel Nascimento de.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9011
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral apontar um caminho para o ensino contextualizado de literatura infantojuvenil e fomentar as discussões acerca de um tema transversal de relevância contemporânea e crucial: a diversidade sexual. Para a realização deste estudo, foi realizada uma pesquisa de natureza básica com o objetivo exploratório, que se caracteriza por um levantamento bibliográfico. Todo o trabalho está fundamentado na Teoria Queer, e busca respaldo nos apontamentos de Butler (2003), Louro (2009), entre outros autores, e enfoca, sobretudo, os alunos do Ensino Fundamental II. Este trabalho não se propõe a apresentar um modelo metodológico, mas a fazer com que o professor perceba a importância do tema e atente para a existência de literatura infantojuvenil que pode auxiliar a abordar o assunto em sala de aula. A expectativa é de que a realização deste trabalho contribua para a disseminação de práticas educacionais que ampliem as possibilidades de atuação dos professores em sala de aula, no sentido de ensinarem literatura com foco na transversalidade e de contribuírem para a formação de indivíduos mais solidários, mais críticos e tolerantes, capazes de conviver e de respeitar as diferenças. No decorrer do levantamento bibliográfico, foi feito também o levantamento de obras infantojuvenis que abordam a temática da diversidade sexual para que os professores (as) possam adotar em suas aulas. Ao final do trabalho, foi elaborado um catálogo para professores contendo possibilidades de trabalho com uma das obras pesquisadas e a sugestão das outras obras apontadas com breves comentários sobre elas. O Catálogo em questão deverá ser distribuído em momentos formativos na rede municipal de ensino do município de Pedra Branca, interior do Ceará.
id UFCG_66c3d1c655d604bca67bf44112806ca1
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9011
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Literatura e transversalidade: a diversidade sexual e a literatura infantojuvenil no Ensino Fundamental II.Literature and transversality: sexual diversity and children's literature in elementary school II.Literatura infantojuvenilEducação sexualTransversalidadeEnsino contextualizadoChildren's / Teenage LiteratureSex educationTransversalityContextualized TeachingLetras.Esta pesquisa tem como objetivo geral apontar um caminho para o ensino contextualizado de literatura infantojuvenil e fomentar as discussões acerca de um tema transversal de relevância contemporânea e crucial: a diversidade sexual. Para a realização deste estudo, foi realizada uma pesquisa de natureza básica com o objetivo exploratório, que se caracteriza por um levantamento bibliográfico. Todo o trabalho está fundamentado na Teoria Queer, e busca respaldo nos apontamentos de Butler (2003), Louro (2009), entre outros autores, e enfoca, sobretudo, os alunos do Ensino Fundamental II. Este trabalho não se propõe a apresentar um modelo metodológico, mas a fazer com que o professor perceba a importância do tema e atente para a existência de literatura infantojuvenil que pode auxiliar a abordar o assunto em sala de aula. A expectativa é de que a realização deste trabalho contribua para a disseminação de práticas educacionais que ampliem as possibilidades de atuação dos professores em sala de aula, no sentido de ensinarem literatura com foco na transversalidade e de contribuírem para a formação de indivíduos mais solidários, mais críticos e tolerantes, capazes de conviver e de respeitar as diferenças. No decorrer do levantamento bibliográfico, foi feito também o levantamento de obras infantojuvenis que abordam a temática da diversidade sexual para que os professores (as) possam adotar em suas aulas. Ao final do trabalho, foi elaborado um catálogo para professores contendo possibilidades de trabalho com uma das obras pesquisadas e a sugestão das outras obras apontadas com breves comentários sobre elas. O Catálogo em questão deverá ser distribuído em momentos formativos na rede municipal de ensino do município de Pedra Branca, interior do Ceará.This research aims to point out a way for the contextualized teaching of children's literature and foster discussions about a cross-cutting theme of relevance contemporary and crucial: sexual diversity. For the accomplishment of this study, a research of a basic nature with the exploratory objective, which is characterized by a bibliographic survey. All work is based on Queer Theory, and seeks butler (2003), Louro (2009), among other authors, and focuses on above all the students of elementary school II. This paper is not intended to present a methodological model, but to make the teacher realize the importance of the theme and be aware of the existence of children's literature that can help to approach the subject in classroom. It is expected that the accomplishment of this work will contribute to the dissemination educational practices that broaden the possibilities for teachers to act in the classroom. to teach literature with a focus on transversality and to contribute to the formation of more supportive, more critical and tolerant individuals, capable of living and respect the differences. During the bibliographic survey, it was also made the survey of children and youth works that address the theme of sexual diversity so that teachers can adopt in their classes. At the end of the work, a catalog for teachers containing possibilities of working with one of the researched works and the suggestion of the other works pointed out with brief comments on them. The Catalog in should be distributed at formative moments in the municipal education system of the municipality of Pedra Branca, interior of Ceará.Esta investigacióntiene como objetivo general señalaruncaminohacialaenseñanza contextualizada de literatura infantojuvenil y fomentar lasdiscusiones sobre un tema transversal de relevanciacontemporánea y crucial :ladiversidad sexual. Para larealización de este estudio, se realizó una pesquisa de naturaleza básica conel objetivo exploratorio, que se caracteriza por unlevantamiento bibliográfico. Todo eltrabajo está fundamentado enlaTeoríaQueer y busca respaldo enlosapuntes de Butler (2003), Louro (2009), entre otros autores y enfoca sobre todo, losalumnos de Enseñanza Fundamental II. Este trabajo no se propone a presentar un modelo metodológico,sinohacer que elprofesorpercibalaimportanciadel tema y atente para laexistencia de literatura infantojuvenil que puede auxiliar para abordar elasuntoenel aula. A expectativa es que larealización de este trabajocontribuya para ladiseminación de prácticas educativas que amplienlasposibilidades de actuación de losprofesoresenlaclase, enel sentido de enseñar literatura con foco enlatransversalidad y de contribuir para laformación de individuos más solidarios, más críticos y tolerantes, capaces de convivir y de respetarlas diferencias. Enel transcurso dellevantamiento bibliográfico, se realizótambiénunlevantamiento de obras infantojuveniles que abordanla temática de ladiversidad sexual para que losprofesorespuedan adoptar en sus clases. Al final deltrabajofue elaborado un catálogo para profesores que contieneposibilidades de trabajocon una de las obras pesquisadas y lasugestión de otras obras apuntadascon breves comentarios sobre ellas. El catálogo encuestióndeberá ser distribuidoen momentos formativos enlared municipal de enseñanzadelmunicipio de Pedra Branca, interior de Ceará.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGFERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.FERREIRA JUNIOR, Nelson.http://lattes.cnpq.br/4132315893586224SOUSA, José Wanderley Alves de.MOREIRA NETO, Mariana.ARAÚJO, Maciel Nascimento de.20182019-11-08T20:05:04Z2019-11-082019-11-08T20:05:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9011ARAÚJO, Maciel Nascimento de. Literatura e transversalidade: a diversidade sexual e a literatura infantojuvenil no Ensino Fundamental. 2018. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-12T20:49:22Zoai:localhost:riufcg/9011Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-12T20:49:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura e transversalidade: a diversidade sexual e a literatura infantojuvenil no Ensino Fundamental II.
Literature and transversality: sexual diversity and children's literature in elementary school II.
title Literatura e transversalidade: a diversidade sexual e a literatura infantojuvenil no Ensino Fundamental II.
spellingShingle Literatura e transversalidade: a diversidade sexual e a literatura infantojuvenil no Ensino Fundamental II.
ARAÚJO, Maciel Nascimento de.
Literatura infantojuvenil
Educação sexual
Transversalidade
Ensino contextualizado
Children's / Teenage Literature
Sex education
Transversality
Contextualized Teaching
Letras.
title_short Literatura e transversalidade: a diversidade sexual e a literatura infantojuvenil no Ensino Fundamental II.
title_full Literatura e transversalidade: a diversidade sexual e a literatura infantojuvenil no Ensino Fundamental II.
title_fullStr Literatura e transversalidade: a diversidade sexual e a literatura infantojuvenil no Ensino Fundamental II.
title_full_unstemmed Literatura e transversalidade: a diversidade sexual e a literatura infantojuvenil no Ensino Fundamental II.
title_sort Literatura e transversalidade: a diversidade sexual e a literatura infantojuvenil no Ensino Fundamental II.
author ARAÚJO, Maciel Nascimento de.
author_facet ARAÚJO, Maciel Nascimento de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.
FERREIRA JUNIOR, Nelson.
http://lattes.cnpq.br/4132315893586224
SOUSA, José Wanderley Alves de.
MOREIRA NETO, Mariana.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Maciel Nascimento de.
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantojuvenil
Educação sexual
Transversalidade
Ensino contextualizado
Children's / Teenage Literature
Sex education
Transversality
Contextualized Teaching
Letras.
topic Literatura infantojuvenil
Educação sexual
Transversalidade
Ensino contextualizado
Children's / Teenage Literature
Sex education
Transversality
Contextualized Teaching
Letras.
description Esta pesquisa tem como objetivo geral apontar um caminho para o ensino contextualizado de literatura infantojuvenil e fomentar as discussões acerca de um tema transversal de relevância contemporânea e crucial: a diversidade sexual. Para a realização deste estudo, foi realizada uma pesquisa de natureza básica com o objetivo exploratório, que se caracteriza por um levantamento bibliográfico. Todo o trabalho está fundamentado na Teoria Queer, e busca respaldo nos apontamentos de Butler (2003), Louro (2009), entre outros autores, e enfoca, sobretudo, os alunos do Ensino Fundamental II. Este trabalho não se propõe a apresentar um modelo metodológico, mas a fazer com que o professor perceba a importância do tema e atente para a existência de literatura infantojuvenil que pode auxiliar a abordar o assunto em sala de aula. A expectativa é de que a realização deste trabalho contribua para a disseminação de práticas educacionais que ampliem as possibilidades de atuação dos professores em sala de aula, no sentido de ensinarem literatura com foco na transversalidade e de contribuírem para a formação de indivíduos mais solidários, mais críticos e tolerantes, capazes de conviver e de respeitar as diferenças. No decorrer do levantamento bibliográfico, foi feito também o levantamento de obras infantojuvenis que abordam a temática da diversidade sexual para que os professores (as) possam adotar em suas aulas. Ao final do trabalho, foi elaborado um catálogo para professores contendo possibilidades de trabalho com uma das obras pesquisadas e a sugestão das outras obras apontadas com breves comentários sobre elas. O Catálogo em questão deverá ser distribuído em momentos formativos na rede municipal de ensino do município de Pedra Branca, interior do Ceará.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-11-08T20:05:04Z
2019-11-08
2019-11-08T20:05:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9011
ARAÚJO, Maciel Nascimento de. Literatura e transversalidade: a diversidade sexual e a literatura infantojuvenil no Ensino Fundamental. 2018. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9011
identifier_str_mv ARAÚJO, Maciel Nascimento de. Literatura e transversalidade: a diversidade sexual e a literatura infantojuvenil no Ensino Fundamental. 2018. 84f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil. 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744411465089024