Práticas religiosas no espaço educacional: um olhar sobre a experiência do IFPB – campus João Pessoa.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4652 |
Resumo: | Este trabalho de tese consiste numa discussão acerca da presença de grupos religiosos, no contexto da educação profissional no Brasil, tendo como espaço empírico para a realização de uma microanálise o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, campus João Pessoa, considerando que, desde o período da colonização do Brasil, o catolicismo assumiu a condição de religião dominante no país, vindo, ao longo do tempo, se capilarizando nas mais diversas instituições, inclusive as educacionais, a exemplo do IFPB, que vem se colocando há décadas como um espaço de vivências religiosas. Assim, o objetivo deste estudo é analisar as modificações ocorridas no IFPB, ao longo de cinquenta anos, que implicaram a inversão da posição dominante, ocupada anteriormente pela religião católica, substituída pela presença de diversos grupos religiosos, católicos e evangélicos de diferentes denominações, na comunidade escolar. Atualmente, existem cinco grupos em atividade: o “Jovens Técnicos” – JOTEC, o Metanoia, dois grupos de Célula: um da Igreja Sara Nossa Terra – ISNT, outro da Igreja Luz para os Povos, e um da Aliança Bíblica Universitária – ABU, equivalentes em seus objetivos e características. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, buscando a gênese da presença da religião no espaço institucional. Esse tipo de pesquisa atribui fundamental importância aos depoimentos dos atores sociais envolvidos, bem como aos discursos e significados atribuídos e transmitidos por eles. Assim, foram entrevistados: servidores antigos e atuais; estudantes antigos e atuais; líderes, frequentadores, não frequentadores dos grupos religiosos e representante dos Movimentos Religiosos Estaduais. Foram utilizadas três técnicas para a coleta de dados: observação, entrevista semiestruturada e pesquisa documental. Como referencial teórico, dialogamos com a abordagem interacionista apoiada em autores como Erving Goffman, com o conceito de sociabilidade em George Simmel e Zygmunt Bauman e com a perspectiva da síntese entre ação e estrutura em Pierre Bourdieu. Nesse contexto, os direitos à liberdade religiosa, bem como a concepção dos princípios de laicidade utilizados pelo Estado brasileiro são vivenciados na Instituição de forma equivocada. De um lado, com a presença de rituais e grupos religiosos, contrariando a natureza laica do Estado brasileiro, e, de outro lado, sob o manto da omissão e da permissividade, utilizando-se o Instituto da presença dos grupos religiosos para o exercício do controle das condutas dos jovens estudantes. |
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Práticas religiosas no espaço educacional: um olhar sobre a experiência do IFPB – campus João Pessoa.Religious practices in educational space: a look at the experience of IFPB - campus João Pessoa.ReligiãoEducaçãoSociabilidadeGrupos ReligiososLaicidadeReligionEducationSociabilityReligious GroupsSecularismCiências SociaisEste trabalho de tese consiste numa discussão acerca da presença de grupos religiosos, no contexto da educação profissional no Brasil, tendo como espaço empírico para a realização de uma microanálise o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, campus João Pessoa, considerando que, desde o período da colonização do Brasil, o catolicismo assumiu a condição de religião dominante no país, vindo, ao longo do tempo, se capilarizando nas mais diversas instituições, inclusive as educacionais, a exemplo do IFPB, que vem se colocando há décadas como um espaço de vivências religiosas. Assim, o objetivo deste estudo é analisar as modificações ocorridas no IFPB, ao longo de cinquenta anos, que implicaram a inversão da posição dominante, ocupada anteriormente pela religião católica, substituída pela presença de diversos grupos religiosos, católicos e evangélicos de diferentes denominações, na comunidade escolar. Atualmente, existem cinco grupos em atividade: o “Jovens Técnicos” – JOTEC, o Metanoia, dois grupos de Célula: um da Igreja Sara Nossa Terra – ISNT, outro da Igreja Luz para os Povos, e um da Aliança Bíblica Universitária – ABU, equivalentes em seus objetivos e características. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, buscando a gênese da presença da religião no espaço institucional. Esse tipo de pesquisa atribui fundamental importância aos depoimentos dos atores sociais envolvidos, bem como aos discursos e significados atribuídos e transmitidos por eles. Assim, foram entrevistados: servidores antigos e atuais; estudantes antigos e atuais; líderes, frequentadores, não frequentadores dos grupos religiosos e representante dos Movimentos Religiosos Estaduais. Foram utilizadas três técnicas para a coleta de dados: observação, entrevista semiestruturada e pesquisa documental. Como referencial teórico, dialogamos com a abordagem interacionista apoiada em autores como Erving Goffman, com o conceito de sociabilidade em George Simmel e Zygmunt Bauman e com a perspectiva da síntese entre ação e estrutura em Pierre Bourdieu. Nesse contexto, os direitos à liberdade religiosa, bem como a concepção dos princípios de laicidade utilizados pelo Estado brasileiro são vivenciados na Instituição de forma equivocada. De um lado, com a presença de rituais e grupos religiosos, contrariando a natureza laica do Estado brasileiro, e, de outro lado, sob o manto da omissão e da permissividade, utilizando-se o Instituto da presença dos grupos religiosos para o exercício do controle das condutas dos jovens estudantes.This final doctoral paper draws on the religious group presence, within the vocational educational Brazilian context, and considers the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba – IFPB, Campus João Pessoa, as the space for an empirical microanalysis. Since the Brazilian colonization period Catholicism has taken over the position of dominant religion in the country, and throughout time it has been spreading its roots within several institutions, especially the educational ones, being IFPB an example as religious experience space. Thus, the main objective of this study is to analyze the changes that took place at IFPB, throughout the past fifty years, and which implied in the repositioning of the dominant position, formerly occupied by the Catholic religion, and currently substituted by the presence of other religious groups such as Christians of several different denominations in the school community. Nowadays, there are five active groups: the “Young Technicians” – JOTEC; Metanoia, two cell groups, one from Igreja Sara Nossa Terra – ISNT; and another from Igreja Luz para os povos; and one from the Aliança Bíblica Universitária – ABU, and they are equivalent in their objectives and features. This is qualitative research which seeks the genesis of the religious presence in the institutional space. This research emphasizes its relevance on the social actors’ testimonials and who were involved in the investigation, as well as their discourses and the meanings they allocated and transmit. That said, the following were interviewed: former and current civil servants; former and current students; leaders, goers and non-goers of the religious groups and representatives of the State Religious Movements. Three techniques were used to collect the data: observation, semi-structured interviews and documental research. The theoretical framework dialogues with the interactionist approach and is supported by authors like Erving Goffman and his sociability concept based on George Simmel and Zygmnunt Bauman, and the synthesis in action and structure by Pierre Bourdieu. Within this context, the rights to religious freedom, as well as the secularism principles used the Brazilian State are mistakenly experienced in the institution. On one hand, the rituals and religious groups, contrary to the secular nature of the Brazilian State, and on the other hand, under the mantle of oversight and laxness, the Institution makes use of the religious groups to exercise control of young students’ behavior.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFCGGOMES, Ramonildes Alves.GOMES, R. A.http://lattes.cnpq.br/7709505914296073GNERRE, Maria Lúcia Abaurre.FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.BATISTA, Mércia Rejane Rangel.GUERRA SOBRINHO, Lemuel Dourado.MAIA, Kaliane de Freitas.BEZERRA, Anna Thereza Patricio Beuttenmüller.20182019-07-03T12:20:10Z2019-07-032019-07-03T12:20:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4652BEZERRA, A. T. P. B. Práticas religiosas no espaço educacional: um olhar sobre a experiência do IFPB – campus João Pessoa. 2018. 348 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4652porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-11-10T16:29:03Zoai:localhost:riufcg/4652Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-10T16:29:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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