Políticas públicas de gestão do ProJovem Campo-Saberes da Terra na cidade de Sumé-PB: perspectivas e desafios.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LÊLA, Maria Raquel Batista.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.lela
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30957
Resumo: As políticas públicas são constituídas por programas e ações no âmbito do governo (seja nacional, municipal ou estadual) que objetivam assegurar o direito à cidadania de diversos grupos da sociedade civil. Dentre elas, destaca-se o Projovem Campo-Saberes da Terra, que oferece qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo analisar o funcionamento das políticas públicas de gestão do Projovem Campo- Saberes da Terra no município de Sumé-PB.A abordagem quali-quantitativa contribuiu para a compreensão do objeto e para tabular alguns resultados de investigações realizadas a partir de informações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com educadores e educandos do programa, analisando-se as políticas públicas referentes ao repasse dos recursos.Observou-se que a ausência de cumprimento por parte do Governo Federal em relação ao recurso que norteia o programa fragiliza as condições do trabalho pedagógico nas escolas do Projovem, embora o perfil dos educadores formados em Licenciatura em Educação do Campo mantenha a identidade e os requisitos exigidos no programa. Diante do exposto conclui-se que a organização do programa depende do repasse feito pelo Governo Federal, que porventura atrasa e não chega no tempo devido, desestruturando assim o calendário do programa, além de aumentar o número de desistência por parte dos educandos, interferindo inclusive nas políticas públicas educacionais do programa.
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spelling Políticas públicas de gestão do ProJovem Campo-Saberes da Terra na cidade de Sumé-PB: perspectivas e desafios.Public policies of management ProJovem Campo-Saberes da Terra in the city of Sumé-PB: perspectives and challenges.Educação de Jovens e AdultosProJovem Campo Saberes da TerraSumé - PB - Projovem CampoPolíticas públicas educacionais - jovens e adultosEscolas do campoEducação do CampoGestão do ProJovem Campo Saberes da Terra - Sumé - PBYouth and Adult EducationProJovem Campo Saberes da TerraEducational public policies - youth and adultsCountry schoolsField EducationManagement of ProJovem Campo Saberes da Terra - Sumé - PBEducaçãoAs políticas públicas são constituídas por programas e ações no âmbito do governo (seja nacional, municipal ou estadual) que objetivam assegurar o direito à cidadania de diversos grupos da sociedade civil. Dentre elas, destaca-se o Projovem Campo-Saberes da Terra, que oferece qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo analisar o funcionamento das políticas públicas de gestão do Projovem Campo- Saberes da Terra no município de Sumé-PB.A abordagem quali-quantitativa contribuiu para a compreensão do objeto e para tabular alguns resultados de investigações realizadas a partir de informações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com educadores e educandos do programa, analisando-se as políticas públicas referentes ao repasse dos recursos.Observou-se que a ausência de cumprimento por parte do Governo Federal em relação ao recurso que norteia o programa fragiliza as condições do trabalho pedagógico nas escolas do Projovem, embora o perfil dos educadores formados em Licenciatura em Educação do Campo mantenha a identidade e os requisitos exigidos no programa. Diante do exposto conclui-se que a organização do programa depende do repasse feito pelo Governo Federal, que porventura atrasa e não chega no tempo devido, desestruturando assim o calendário do programa, além de aumentar o número de desistência por parte dos educandos, interferindo inclusive nas políticas públicas educacionais do programa.Public policies are constituted by government programs and actions (whether national, municipal or state) that aim at ensuring right to citizenship of various civil society groups. Among these, we highlight Projovem Campo-Saberes da Terra, which offers professional qualification and schooling to young family farmers aged 18 to 29 who have not finished elementary school. Thus, this work aimed to analyze functioning of public policies of Projovem Campo-Saberes da Terra in municipality of Sumé-PB. Qualitative-quantitative approach contributed to understanding of object and to tabulate some results of investigations carried out from information from National Fund for Education Development (FNDE), with educators and students of program, analyzing public policies related to the transfer resources. It was observed that lack of compliance on part of Federal Government regarding resource that guides program weakens conditions of pedagogical work in Projovemschools, although profile of educators graduated in Field Education Degree maintain identity and requirements required in the program. In view of above, it is concluded that organization of program depends on transfer made by Federal Government, which is delayed and does not arrive in due time, thus disrupting program schedule, in addition to increasing number of students dropping, interfering including in educational public policies of program.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGLIMA, Lenilde Mérgia Ribeiro.LIMA, L. M. R.http://lattes.cnpq.br/8075219229606935LIMA, Lígia Maria Ribeiro.LIMA, L. M. R.MORAIS, Vera Lúcia Meira de.MORAIS, V. L. M.LÊLA, Maria Raquel Batista.20172023-07-20T17:33:24Z2023-07-202023-07-20T17:33:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espejaecosolCDSA.2017.tccmon.lelahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30957LÊLA, Maria Raquel Batista. Políticas públicas de gestão do ProJovem Campo-Saberes da Terra na cidade de Sumé-PB: perspectivas e desafios. 2017. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30957porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-20T17:51:03Zoai:localhost:riufcg/30957Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-20T17:51:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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