Análise da argumentação em gêneros dissertativo-argumentativos estilo ENEM.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SEVERO, Diego Leite.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21734
Resumo: Desde que foi criado, em 1998, ate 2009, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) não adquiriu a visibilidade e a importância que teve a partir de 2010, quando se tornou a unica forma de ingresso em diversas universidades publicas e institutos federais. Ao assumir novo status no contexto da educação nacional, com destaque para as exigências relacionadas ao eixo da produção de texto, esse exame passou a solicitar a produção de um gênero dissertativo-argumentativo com características próprias do exame, tendo como como base cinco competências, dentre elas, a competência III selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista - objeto de estudo deste trabalho de pesquisa. Nesse contexto, este trabalho monográfico tem o objetivo geral analisar como alunos da 3ª série do EM argumentam em dissertações argumentativas nos moldes do ENEM; e, como objetivos específicos, pretendemos a) identificar a(s) estrategia(s) argumentativa(s); b) descrever os tipos de argumentos utilizados na constituição da argumentação; e c) verificar a forca dos argumentos utilizados. O contexto de obtenção dos dados e o de redações de alunos da 3° série do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus Campina Grande. Tais redações foram coletadas no mês de novembro de 2016, no contexto de produção de uma avaliação da aprendizagem, no segundo bimestre do referido ano. Envolve um corpus de 12 (doze) produções textuais do gênero dissertativo-argumentativo, denominadas de Rl a R12, com o tema Racismo no Brasil: problemas e perspectivas. As categorias de analise para cada redação foram: a) identificamos a tese bem como a estrategia argumentativa utilizada; b) recortamos a parte do desenvolvimento, que corresponde, normalmente, aos parágrafos mediais, na argumentação e identificamos qual(is) o(s) argumento(s) que foi(ram) utilizado(s) nessa parte do texto, de acordo com a categorização resenhada no tópico 2.1.3 deste trabalho; e c) atribuímos a forca do(s) argumento(s) utilizado(s) a luz da escala argumentativa por nos criada, conforme modelo descrito no tópico 2.1.4. O referencial teórico utilizado para analise dos dados advém da teoria da retorica argumentativa clássica de base aristotélica e, alem do próprio (ARISTÓTELES, 2005), alguns dos seus maiores divulgadores, como Fiorin (2016) e Garcia (1981). Também utilizamos as contribuições da teoria da argumentação na língua, proposta por Ducrot, aqui representado por Cabral (2011). Quanto à concepção de gênero textual, recuperamos os postulados do grupo de estudos de Genebra, mais especificamente do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), com Bronckart (1999), Coutinho (2003) e Miranda (2010). Alem da noção de competência de Philipe Perrenoud (2000). Como resultados da pesquisa, verificamos que os argumentos fato e ad consequentiam, utilizados pela relação de concessão foram os mais utilizados pelas redações, afinal, esta-se tratando de um tema social de cunho histórico, por isso, a presença assídua do fato, principalmente histórico, na constituição da argumentação.
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Ao assumir novo status no contexto da educação nacional, com destaque para as exigências relacionadas ao eixo da produção de texto, esse exame passou a solicitar a produção de um gênero dissertativo-argumentativo com características próprias do exame, tendo como como base cinco competências, dentre elas, a competência III selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista - objeto de estudo deste trabalho de pesquisa. Nesse contexto, este trabalho monográfico tem o objetivo geral analisar como alunos da 3ª série do EM argumentam em dissertações argumentativas nos moldes do ENEM; e, como objetivos específicos, pretendemos a) identificar a(s) estrategia(s) argumentativa(s); b) descrever os tipos de argumentos utilizados na constituição da argumentação; e c) verificar a forca dos argumentos utilizados. O contexto de obtenção dos dados e o de redações de alunos da 3° série do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus Campina Grande. Tais redações foram coletadas no mês de novembro de 2016, no contexto de produção de uma avaliação da aprendizagem, no segundo bimestre do referido ano. Envolve um corpus de 12 (doze) produções textuais do gênero dissertativo-argumentativo, denominadas de Rl a R12, com o tema Racismo no Brasil: problemas e perspectivas. As categorias de analise para cada redação foram: a) identificamos a tese bem como a estrategia argumentativa utilizada; b) recortamos a parte do desenvolvimento, que corresponde, normalmente, aos parágrafos mediais, na argumentação e identificamos qual(is) o(s) argumento(s) que foi(ram) utilizado(s) nessa parte do texto, de acordo com a categorização resenhada no tópico 2.1.3 deste trabalho; e c) atribuímos a forca do(s) argumento(s) utilizado(s) a luz da escala argumentativa por nos criada, conforme modelo descrito no tópico 2.1.4. O referencial teórico utilizado para analise dos dados advém da teoria da retorica argumentativa clássica de base aristotélica e, alem do próprio (ARISTÓTELES, 2005), alguns dos seus maiores divulgadores, como Fiorin (2016) e Garcia (1981). Também utilizamos as contribuições da teoria da argumentação na língua, proposta por Ducrot, aqui representado por Cabral (2011). Quanto à concepção de gênero textual, recuperamos os postulados do grupo de estudos de Genebra, mais especificamente do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), com Bronckart (1999), Coutinho (2003) e Miranda (2010). Alem da noção de competência de Philipe Perrenoud (2000). Como resultados da pesquisa, verificamos que os argumentos fato e ad consequentiam, utilizados pela relação de concessão foram os mais utilizados pelas redações, afinal, esta-se tratando de um tema social de cunho histórico, por isso, a presença assídua do fato, principalmente histórico, na constituição da argumentação.Since its creation in 1998, until 2009, the National High School Examination (ENEM) did not acquire the visibility and importance it had from 2010, when it became the only way to join several public universities and federal institutes. When taking on new status in the context of national education, with emphasis on the requirements related to the axis of text production, this exam began to request the production of a argumentative essaylike genre with characteristics of the exam, based on five competences, among They, competence III - to select, relate, organize and interpret information, facts, opinions and arguments in defense of a point of view - object of study of this research work. In this context, this monographic work has the general objective to analyze how 3rd grade students of High School argue in argumentative dissertations along the lines of ENEM; And, as specific objectives, we intend a) to identify the argumentative strategies; B) describe the types of arguments used in the argumentation; And c) verify the strength of the arguments used. The context for obtaining the data is the writing of students from the 3rd grade of the High School of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraiba (IFPB) Campina GrandezyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA campus. These essays were collected in the month of November 2016, in the context of producing a learning assessment, in the second two months of that year. It involves a corpus of twelve (12) textual productions of the essay-argumentative genre, denominated Rl to R12, with the theme Racism in Brazil: problems and perspectives. The categories of analysis for each essay were: a) we identified the thesis as well as the argumentative strategy used; B) we cut out the part of the development, which normally corresponds to the mediation paragraphs, in the argument and we identify which argument (s) were used in this part of the text, according to The categorization reviewed in topic 2.1.3 of this work; And c) we attribute the strength of the argument (s) used in light of the argumentative scale created by us, according to the model described in topic 2.1.4. The theoretical reference used to analyze the data comes from Aristotle's classical argumentative rhetoric theory and, in addition to him (ARISTOTELES, 2005), some of his greatest disseminators, such as Fiorin (2016) and Garcia (1981). We also use the contributions of the theory of argumentation in the language, proposed by Ducrot, here represented by Cabral (2011). Regarding the conception of textual genre, we retrieved the postulates of the Geneva study group, more specifically Sociodiscursive Interactionism (SDI), with Bronckart (1999), Coutinho (2003) and Miranda (2010). In addition to the notion of competence of Philipe Perrenoud (2000). As results of the research, we verified that the arguments fact and ad consequentiam, used by the concession relationship were the most used by the essays, after all, it is dealing with a social theme of historical nature, therefore, the assiduous presence of the fact, mainly Historical, in the constitution of the argument.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGRÉGIS, Laura Dourado Loula.RÉGIS, L. D. L.http://lattes.cnpq.br/4566168425348622DANTAS, Aloísio de Medeiros.DANTAS, A. M.BEZERRA, Maria Auxiliadora.BEZERRA, M. A.SEVERO, Diego Leite.2017-042021-10-29T12:39:27Z2021-10-292021-10-29T12:39:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21734SEVERO, Diego Leite. Análise da argumentação em gêneros dissertativo-argumentativos estilo ENEM. 2017. 79f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. 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Análise de redações argumentativas - ensino médio
Redações argumentativas - ensino médio
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