Gestão da qualidade: uma revisão dos conceitos, aspectos subjetivos e enfoques.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5772 |
Resumo: | A Gestão da qualidade é uma tecnologia de gestão indissociável das prioridades das organizações modernas. Tornou-se uma preocupação de empresas pró-ativas que visam compreender a relação existente entre quantidade e o valor que a qualidade proporciona, tem como finalidade a melhoria contínua dos produtos e serviços oferecidos. A qualidade deixou de ser um diferencial para tornar-se imprescindível a produtos e serviços haja vista a crescente exigência dos consumidores que levam em conta seu custo-benefício. A GQ procura fazer com que os consumidores percebam o valor do bem ou serviço maior que seu preço. Este trabalho tem como objetivo apresentar a qualidade nas diversas formas, através de sua conceituação, evolução, aspectos subjetivos, enfoques atuais, ferramentas utilizadas e prêmios. O Texto se encontra dividido em: Introdução, identificando o valor da qualidade no alcance dos objetivos organizacionais; Fundamentação Teórica, onde localizam-se a pesquisa bibliográfica com toda a base de pensamentos de diversos autores que escreveram sobre o assunto e seus posicionamentos quanto a questões estabelecidas; Metodologia, apresenta o segmento ao qual este trabalho pertence através da descrição de sua natureza, objetivos e procedimentos técnicos e Considerações finais, que mostra a importância da GQ para empresas que queiram promover melhorias internas e externas. |
id |
UFCG_6862d03688b78c40c956f3dcff97e240 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5772 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Gestão da qualidade: uma revisão dos conceitos, aspectos subjetivos e enfoques.Quality management: a review of concepts, subjective aspects and approaches.Gestão da QualidadeConceitosAspectos subjetivosEnfoquesFerramentasQuality ManagementConceptsSubjective aspectsApproachesToolsA Gestão da qualidade é uma tecnologia de gestão indissociável das prioridades das organizações modernas. Tornou-se uma preocupação de empresas pró-ativas que visam compreender a relação existente entre quantidade e o valor que a qualidade proporciona, tem como finalidade a melhoria contínua dos produtos e serviços oferecidos. A qualidade deixou de ser um diferencial para tornar-se imprescindível a produtos e serviços haja vista a crescente exigência dos consumidores que levam em conta seu custo-benefício. A GQ procura fazer com que os consumidores percebam o valor do bem ou serviço maior que seu preço. Este trabalho tem como objetivo apresentar a qualidade nas diversas formas, através de sua conceituação, evolução, aspectos subjetivos, enfoques atuais, ferramentas utilizadas e prêmios. O Texto se encontra dividido em: Introdução, identificando o valor da qualidade no alcance dos objetivos organizacionais; Fundamentação Teórica, onde localizam-se a pesquisa bibliográfica com toda a base de pensamentos de diversos autores que escreveram sobre o assunto e seus posicionamentos quanto a questões estabelecidas; Metodologia, apresenta o segmento ao qual este trabalho pertence através da descrição de sua natureza, objetivos e procedimentos técnicos e Considerações finais, que mostra a importância da GQ para empresas que queiram promover melhorias internas e externas.The Quality Management is a management technology non-separable from modern companies’ priorities. It became a concern of pro-active companies which aim to comprehend the relationship between quantity and the value provided by quality, its purpose is the continuous improvement of offered products and services. Quality is no more a differential but essential to products and services, in view of the increasing requirement from costumers that worry about its cost-benefit. The QM intends to make the costumers realize the value of goods or services greater than its price. The objective of this work is to present the quality in different ways, through its conceptualization, evolution, subjective aspects, current approaches, used tools and prizes. The text is divided in: Introduction, identifying the value of quality in reach of organizational objectives; Theoretical Backgrounds, where you can find the bibliographical research with all the base of thoughts from several authors who wrote about the subject and their positions about the established questions; Methodology, it presents the segment which this work belongs through the description of its nature, objectives and technical procedures; and Final Considerations, which shows the QM importance to companies that wants to make internal and external improvements.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGSOUSA, Darcon.SOUSA, D.http://lattes.cnpq.br/5848730942873666WANDERLEY, Juliana Maria Carneiro.WANDERLEY, J.M.C.http://lattes.cnpq.br/6400233961942579CAVALCANTE, Carlos Eduardo.CAVALCANTE, C.E.RAMOS, Pâmela Adelino.2007-102019-08-13T23:40:04Z2019-08-132019-08-13T23:40:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5772RAMOS, Pâmela Adelino. Gestão da qualidade: uma revisão dos conceitos, aspectos subjetivos e enfoques em Campina Grande – PB. 2007. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia) – Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5772porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-24T14:32:51Zoai:localhost:riufcg/5772Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-24T14:32:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão da qualidade: uma revisão dos conceitos, aspectos subjetivos e enfoques. Quality management: a review of concepts, subjective aspects and approaches. |
title |
Gestão da qualidade: uma revisão dos conceitos, aspectos subjetivos e enfoques. |
spellingShingle |
Gestão da qualidade: uma revisão dos conceitos, aspectos subjetivos e enfoques. RAMOS, Pâmela Adelino. Gestão da Qualidade Conceitos Aspectos subjetivos Enfoques Ferramentas Quality Management Concepts Subjective aspects Approaches Tools |
title_short |
Gestão da qualidade: uma revisão dos conceitos, aspectos subjetivos e enfoques. |
title_full |
Gestão da qualidade: uma revisão dos conceitos, aspectos subjetivos e enfoques. |
title_fullStr |
Gestão da qualidade: uma revisão dos conceitos, aspectos subjetivos e enfoques. |
title_full_unstemmed |
Gestão da qualidade: uma revisão dos conceitos, aspectos subjetivos e enfoques. |
title_sort |
Gestão da qualidade: uma revisão dos conceitos, aspectos subjetivos e enfoques. |
author |
RAMOS, Pâmela Adelino. |
author_facet |
RAMOS, Pâmela Adelino. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUSA, Darcon. SOUSA, D. http://lattes.cnpq.br/5848730942873666 WANDERLEY, Juliana Maria Carneiro. WANDERLEY, J.M.C. http://lattes.cnpq.br/6400233961942579 CAVALCANTE, Carlos Eduardo. CAVALCANTE, C.E. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RAMOS, Pâmela Adelino. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão da Qualidade Conceitos Aspectos subjetivos Enfoques Ferramentas Quality Management Concepts Subjective aspects Approaches Tools |
topic |
Gestão da Qualidade Conceitos Aspectos subjetivos Enfoques Ferramentas Quality Management Concepts Subjective aspects Approaches Tools |
description |
A Gestão da qualidade é uma tecnologia de gestão indissociável das prioridades das organizações modernas. Tornou-se uma preocupação de empresas pró-ativas que visam compreender a relação existente entre quantidade e o valor que a qualidade proporciona, tem como finalidade a melhoria contínua dos produtos e serviços oferecidos. A qualidade deixou de ser um diferencial para tornar-se imprescindível a produtos e serviços haja vista a crescente exigência dos consumidores que levam em conta seu custo-benefício. A GQ procura fazer com que os consumidores percebam o valor do bem ou serviço maior que seu preço. Este trabalho tem como objetivo apresentar a qualidade nas diversas formas, através de sua conceituação, evolução, aspectos subjetivos, enfoques atuais, ferramentas utilizadas e prêmios. O Texto se encontra dividido em: Introdução, identificando o valor da qualidade no alcance dos objetivos organizacionais; Fundamentação Teórica, onde localizam-se a pesquisa bibliográfica com toda a base de pensamentos de diversos autores que escreveram sobre o assunto e seus posicionamentos quanto a questões estabelecidas; Metodologia, apresenta o segmento ao qual este trabalho pertence através da descrição de sua natureza, objetivos e procedimentos técnicos e Considerações finais, que mostra a importância da GQ para empresas que queiram promover melhorias internas e externas. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10 2019-08-13T23:40:04Z 2019-08-13 2019-08-13T23:40:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5772 RAMOS, Pâmela Adelino. Gestão da qualidade: uma revisão dos conceitos, aspectos subjetivos e enfoques em Campina Grande – PB. 2007. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia) – Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5772 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5772 |
identifier_str_mv |
RAMOS, Pâmela Adelino. Gestão da qualidade: uma revisão dos conceitos, aspectos subjetivos e enfoques em Campina Grande – PB. 2007. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia) – Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5772 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744386319187968 |