Gestão da qualidade: uma revisão dos conceitos, aspectos subjetivos e enfoques.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMOS, Pâmela Adelino.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5772
Resumo: A Gestão da qualidade é uma tecnologia de gestão indissociável das prioridades das organizações modernas. Tornou-se uma preocupação de empresas pró-ativas que visam compreender a relação existente entre quantidade e o valor que a qualidade proporciona, tem como finalidade a melhoria contínua dos produtos e serviços oferecidos. A qualidade deixou de ser um diferencial para tornar-se imprescindível a produtos e serviços haja vista a crescente exigência dos consumidores que levam em conta seu custo-benefício. A GQ procura fazer com que os consumidores percebam o valor do bem ou serviço maior que seu preço. Este trabalho tem como objetivo apresentar a qualidade nas diversas formas, através de sua conceituação, evolução, aspectos subjetivos, enfoques atuais, ferramentas utilizadas e prêmios. O Texto se encontra dividido em: Introdução, identificando o valor da qualidade no alcance dos objetivos organizacionais; Fundamentação Teórica, onde localizam-se a pesquisa bibliográfica com toda a base de pensamentos de diversos autores que escreveram sobre o assunto e seus posicionamentos quanto a questões estabelecidas; Metodologia, apresenta o segmento ao qual este trabalho pertence através da descrição de sua natureza, objetivos e procedimentos técnicos e Considerações finais, que mostra a importância da GQ para empresas que queiram promover melhorias internas e externas.
id UFCG_6862d03688b78c40c956f3dcff97e240
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5772
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Gestão da qualidade: uma revisão dos conceitos, aspectos subjetivos e enfoques.Quality management: a review of concepts, subjective aspects and approaches.Gestão da QualidadeConceitosAspectos subjetivosEnfoquesFerramentasQuality ManagementConceptsSubjective aspectsApproachesToolsA Gestão da qualidade é uma tecnologia de gestão indissociável das prioridades das organizações modernas. Tornou-se uma preocupação de empresas pró-ativas que visam compreender a relação existente entre quantidade e o valor que a qualidade proporciona, tem como finalidade a melhoria contínua dos produtos e serviços oferecidos. A qualidade deixou de ser um diferencial para tornar-se imprescindível a produtos e serviços haja vista a crescente exigência dos consumidores que levam em conta seu custo-benefício. A GQ procura fazer com que os consumidores percebam o valor do bem ou serviço maior que seu preço. Este trabalho tem como objetivo apresentar a qualidade nas diversas formas, através de sua conceituação, evolução, aspectos subjetivos, enfoques atuais, ferramentas utilizadas e prêmios. O Texto se encontra dividido em: Introdução, identificando o valor da qualidade no alcance dos objetivos organizacionais; Fundamentação Teórica, onde localizam-se a pesquisa bibliográfica com toda a base de pensamentos de diversos autores que escreveram sobre o assunto e seus posicionamentos quanto a questões estabelecidas; Metodologia, apresenta o segmento ao qual este trabalho pertence através da descrição de sua natureza, objetivos e procedimentos técnicos e Considerações finais, que mostra a importância da GQ para empresas que queiram promover melhorias internas e externas.The Quality Management is a management technology non-separable from modern companies’ priorities. It became a concern of pro-active companies which aim to comprehend the relationship between quantity and the value provided by quality, its purpose is the continuous improvement of offered products and services. Quality is no more a differential but essential to products and services, in view of the increasing requirement from costumers that worry about its cost-benefit. The QM intends to make the costumers realize the value of goods or services greater than its price. The objective of this work is to present the quality in different ways, through its conceptualization, evolution, subjective aspects, current approaches, used tools and prizes. The text is divided in: Introduction, identifying the value of quality in reach of organizational objectives; Theoretical Backgrounds, where you can find the bibliographical research with all the base of thoughts from several authors who wrote about the subject and their positions about the established questions; Methodology, it presents the segment which this work belongs through the description of its nature, objectives and technical procedures; and Final Considerations, which shows the QM importance to companies that wants to make internal and external improvements.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGSOUSA, Darcon.SOUSA, D.http://lattes.cnpq.br/5848730942873666WANDERLEY, Juliana Maria Carneiro.WANDERLEY, J.M.C.http://lattes.cnpq.br/6400233961942579CAVALCANTE, Carlos Eduardo.CAVALCANTE, C.E.RAMOS, Pâmela Adelino.2007-102019-08-13T23:40:04Z2019-08-132019-08-13T23:40:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5772RAMOS, Pâmela Adelino. Gestão da qualidade: uma revisão dos conceitos, aspectos subjetivos e enfoques em Campina Grande – PB. 2007. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia) – Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5772porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-24T14:32:51Zoai:localhost:riufcg/5772Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-24T14:32:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da qualidade: uma revisão dos conceitos, aspectos subjetivos e enfoques.
Quality management: a review of concepts, subjective aspects and approaches.
title Gestão da qualidade: uma revisão dos conceitos, aspectos subjetivos e enfoques.
spellingShingle Gestão da qualidade: uma revisão dos conceitos, aspectos subjetivos e enfoques.
RAMOS, Pâmela Adelino.
Gestão da Qualidade
Conceitos
Aspectos subjetivos
Enfoques
Ferramentas
Quality Management
Concepts
Subjective aspects
Approaches
Tools
title_short Gestão da qualidade: uma revisão dos conceitos, aspectos subjetivos e enfoques.
title_full Gestão da qualidade: uma revisão dos conceitos, aspectos subjetivos e enfoques.
title_fullStr Gestão da qualidade: uma revisão dos conceitos, aspectos subjetivos e enfoques.
title_full_unstemmed Gestão da qualidade: uma revisão dos conceitos, aspectos subjetivos e enfoques.
title_sort Gestão da qualidade: uma revisão dos conceitos, aspectos subjetivos e enfoques.
author RAMOS, Pâmela Adelino.
author_facet RAMOS, Pâmela Adelino.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Darcon.
SOUSA, D.
http://lattes.cnpq.br/5848730942873666
WANDERLEY, Juliana Maria Carneiro.
WANDERLEY, J.M.C.
http://lattes.cnpq.br/6400233961942579
CAVALCANTE, Carlos Eduardo.
CAVALCANTE, C.E.
dc.contributor.author.fl_str_mv RAMOS, Pâmela Adelino.
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da Qualidade
Conceitos
Aspectos subjetivos
Enfoques
Ferramentas
Quality Management
Concepts
Subjective aspects
Approaches
Tools
topic Gestão da Qualidade
Conceitos
Aspectos subjetivos
Enfoques
Ferramentas
Quality Management
Concepts
Subjective aspects
Approaches
Tools
description A Gestão da qualidade é uma tecnologia de gestão indissociável das prioridades das organizações modernas. Tornou-se uma preocupação de empresas pró-ativas que visam compreender a relação existente entre quantidade e o valor que a qualidade proporciona, tem como finalidade a melhoria contínua dos produtos e serviços oferecidos. A qualidade deixou de ser um diferencial para tornar-se imprescindível a produtos e serviços haja vista a crescente exigência dos consumidores que levam em conta seu custo-benefício. A GQ procura fazer com que os consumidores percebam o valor do bem ou serviço maior que seu preço. Este trabalho tem como objetivo apresentar a qualidade nas diversas formas, através de sua conceituação, evolução, aspectos subjetivos, enfoques atuais, ferramentas utilizadas e prêmios. O Texto se encontra dividido em: Introdução, identificando o valor da qualidade no alcance dos objetivos organizacionais; Fundamentação Teórica, onde localizam-se a pesquisa bibliográfica com toda a base de pensamentos de diversos autores que escreveram sobre o assunto e seus posicionamentos quanto a questões estabelecidas; Metodologia, apresenta o segmento ao qual este trabalho pertence através da descrição de sua natureza, objetivos e procedimentos técnicos e Considerações finais, que mostra a importância da GQ para empresas que queiram promover melhorias internas e externas.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10
2019-08-13T23:40:04Z
2019-08-13
2019-08-13T23:40:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5772
RAMOS, Pâmela Adelino. Gestão da qualidade: uma revisão dos conceitos, aspectos subjetivos e enfoques em Campina Grande – PB. 2007. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia) – Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5772
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5772
identifier_str_mv RAMOS, Pâmela Adelino. Gestão da qualidade: uma revisão dos conceitos, aspectos subjetivos e enfoques em Campina Grande – PB. 2007. 44f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia) – Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744386319187968