A influência da Religião Cristã em determinadas representações sociais contemporâneas brasileiras.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA JÚNIOR, José.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: SANTOS, Janaina Freire dos.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34258
Resumo: A sociedade é constituída por homens e mulheres, seres históricos, e, conseqüentemente, passíveis de construções, reconstruções e representações. Verificadas tais representações, entendendo-as como não sendo naturais, mas possuidoras de um início (determinado cronologicamente ou não) e, tomando como base o fato de que o retorno ao passado se dá a partir de uma indagação feita no tempo presente, é proposta deste trabalho investigar a influência da religião cristã no processo de construção de representações sociais ainda existentes no cotidiano brasileiro contemporâneo. Para isto, empreende-se leitura do contexto social brasileiro colonial e, em seus primórdios, do Brasil imperial, buscando-se compreender as representações evidenciadas naquela realidade espaço-temporal, a partir de investigação dos elementos norteadores das normalizações e comportamentos que pautavam as vidas dos homens, mulheres, crianças e adolescentes. Também se averigua a relação existente entre religião e política no constructo do Estado brasileiro. Foca-se a discussão nas práticas educativas vigentes no Brasil em seu estágio colonial. Responsabilidade da Igreja que era, a educação colonial brasileira impunha às mulheres a condição de submissas aos homens (pai, irmão, tio, tutor, marido), também legitimava os castigos físicos impostos às crianças e adolescentes. Posteriormente, na construção do Estado brasileiro, verifica-se a continuidade da proeminência da religião cristã, constitucionalmente oficial, em seu ramo católico. Contemporaneamente, observase a continuidade de representações sociais que refletem esse constructo colonizador e fundador do Estado Nacional e que se manifestam como se fossem práticas naturais e não reflexos de construções humanas, como a continuidade, em muitas localidades, da prevalecência do gênero masculino em detrimento do feminino nas relações familiares e ou conjugais; a anuência de grande parte da sociedade aos castigos físicos impostos, pelos pais e ou responsáveis, a crianças e adolescentes, enquanto maneira educacional de construção de comportamento socialmente elogiável e a verificação de práticas não laicas em solenidades institucionais. Desse modo, perfazem os elementos desta discussão: a “naturalização” da superioridade masculina e do castigo físico impetrado sobre crianças e adolescentes, bem como a contraposição existente entre a laicização oficial das instituições brasileiras e as representações verificadas no interior de tais instituições.
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