Controle, gerenciamento e recuperação de energia em veículos a combustão interna.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Gabriel Sales Lins.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29375
Resumo: Neste trabalho, o objetivo é propor um sistema de frenagem regenerativa para um veículo a combustão interna, avaliando a viabilidade energética da implementação da função start- stop utilizando apenas a energia recuperada durante o processo de frenagem. Para tal, é desenvolvido um modelo detalhado de simulação do alternador de Lundell para que se validem estratégias que maximizam a geração de energia a partir do mesmo. É proposta uma nova estratégia de rastreamento do ponto de máxima transferência de potência que é, ao mesmo tempo, precisa e apresenta baixo tempo de convergência. Essa estratégia é aplicada durante um cenário de frenagem de um veículo e o montante energético recuperado é contabilizado. Os resultados apontam tanto para o eficiente rastreamento do ponto de máxima potência durante a frenagem quanto para a viabilidade energética da implementação de um esquema start-stop utilizando, em sua maioria, dispositivos presentes no sistema e sem propor mudanças drásticas.
id UFCG_698c12b071ea697ae28445598c1ecfe3
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/29375
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Controle, gerenciamento e recuperação de energia em veículos a combustão interna.Control, management and recovery of energy in vehicles internal combustion.Control, gestión y recuperación de energía en vehículos Combustión interna.Processamento de energiaAlternador de LundellRastreamento de ponto de máxima potênciaOtimização em tempo realExtremum Seeking controlRecuperação de energiaFrenagem regenerativaEnergy processingLundell's AlternatorMaximum power point trackingOptimization in time realExtreme Seeking controlEnergy recoveryRegenerative brakingProcesamiento de energíaMaximo poder puntoOptimización en el tiempo realControl de búsqueda extremaRecuperación de energíaFrenado regenerativoEngenharia ElétricaNeste trabalho, o objetivo é propor um sistema de frenagem regenerativa para um veículo a combustão interna, avaliando a viabilidade energética da implementação da função start- stop utilizando apenas a energia recuperada durante o processo de frenagem. Para tal, é desenvolvido um modelo detalhado de simulação do alternador de Lundell para que se validem estratégias que maximizam a geração de energia a partir do mesmo. É proposta uma nova estratégia de rastreamento do ponto de máxima transferência de potência que é, ao mesmo tempo, precisa e apresenta baixo tempo de convergência. Essa estratégia é aplicada durante um cenário de frenagem de um veículo e o montante energético recuperado é contabilizado. Os resultados apontam tanto para o eficiente rastreamento do ponto de máxima potência durante a frenagem quanto para a viabilidade energética da implementação de um esquema start-stop utilizando, em sua maioria, dispositivos presentes no sistema e sem propor mudanças drásticas.In this work, the goal is to propose a regenerative braking system for an internal combustion engine vehicle, evaluating the energy viability to implement the start-stop function using only the energy recovered during the braking process. In order to do so, it is developed a detailed simulation model of the Lundell alternator aiming to validate the strategies that maximize its power generation capabilities. It is proposed a new maximum power point tracking technique that is both accurate and fast. This strategy is then applied to a vehicle braking scenario and the recovered energy amount is accounted for. The results point to both efficient maximum power point tracking during the braking process and energy viability to implement a start-stop scheme by using mostly devices that are already present in the system and avoiding drastic changes.En este trabajo, el objetivo es proponer un sistema de frenado regenerativo para un vehículo combustión interna, evaluando la viabilidad energética de implementar el arranque- deja de usar solo la energía recuperada durante el proceso de frenado. Para tal, Se desarrolla un modelo de simulación detallado del alternador Lundell para validar estrategias que maximicen la generación de energía a partir de ella. se propone una nueva estrategia para rastrear el punto de máxima transferencia de potencia que es, al mismo tiempo, preciso y tiene un tiempo de convergencia bajo. Esta estrategia es aplicado durante un escenario de frenado del vehículo y la cantidad de energía recuperada se contabiliza. Los resultados apuntan tanto al seguimiento eficiente del punto de potencia máxima durante el frenado en cuanto a la viabilidad energética de la aplicación de un esquema start-stop utilizando, en su mayor parte, dispositivos presentes en el sistema y sin proponer cambios drásticos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICAUFCGOLIVEIRA, Alexandre Cunha.OLIVEIRA, A. C.http://lattes.cnpq.br/6699829609793478LIMA, Antonio Marcus Nogueira.LIMA, A. M. N.http://lattes.cnpq.br/2237395961717699CORRÊA, Maurício Beltrão de Rossiter.CORRÊA, M. B. R.http://lattes.cnpq.br/0041843905239864BRAGA FILHO, Edgar Roosevelt.BRAGA FILHO, E. R.http://lattes.cnpq.br/5260464346220327RODRIGUES, Gabriel Sales Lins.2019-08-152023-04-13T14:28:29Z2023-04-132023-04-13T14:28:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29375RODRIGUES, Gabriel Sales Lins. Controle, gerenciamento e recuperação de energia em veículos a combustão interna. 2019. 136 fl. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica), Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e informática, Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29375porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-04-13T14:29:36Zoai:localhost:riufcg/29375Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-04-13T14:29:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Controle, gerenciamento e recuperação de energia em veículos a combustão interna.
Control, management and recovery of energy in vehicles internal combustion.
Control, gestión y recuperación de energía en vehículos Combustión interna.
title Controle, gerenciamento e recuperação de energia em veículos a combustão interna.
spellingShingle Controle, gerenciamento e recuperação de energia em veículos a combustão interna.
RODRIGUES, Gabriel Sales Lins.
Processamento de energia
Alternador de Lundell
Rastreamento de ponto de máxima potência
Otimização em tempo real
Extremum Seeking control
Recuperação de energia
Frenagem regenerativa
Energy processing
Lundell's Alternator
Maximum power point tracking
Optimization in time real
Extreme Seeking control
Energy recovery
Regenerative braking
Procesamiento de energía
Maximo poder punto
Optimización en el tiempo real
Control de búsqueda extrema
Recuperación de energía
Frenado regenerativo
Engenharia Elétrica
title_short Controle, gerenciamento e recuperação de energia em veículos a combustão interna.
title_full Controle, gerenciamento e recuperação de energia em veículos a combustão interna.
title_fullStr Controle, gerenciamento e recuperação de energia em veículos a combustão interna.
title_full_unstemmed Controle, gerenciamento e recuperação de energia em veículos a combustão interna.
title_sort Controle, gerenciamento e recuperação de energia em veículos a combustão interna.
author RODRIGUES, Gabriel Sales Lins.
author_facet RODRIGUES, Gabriel Sales Lins.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Alexandre Cunha.
OLIVEIRA, A. C.
http://lattes.cnpq.br/6699829609793478
LIMA, Antonio Marcus Nogueira.
LIMA, A. M. N.
http://lattes.cnpq.br/2237395961717699
CORRÊA, Maurício Beltrão de Rossiter.
CORRÊA, M. B. R.
http://lattes.cnpq.br/0041843905239864
BRAGA FILHO, Edgar Roosevelt.
BRAGA FILHO, E. R.
http://lattes.cnpq.br/5260464346220327
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, Gabriel Sales Lins.
dc.subject.por.fl_str_mv Processamento de energia
Alternador de Lundell
Rastreamento de ponto de máxima potência
Otimização em tempo real
Extremum Seeking control
Recuperação de energia
Frenagem regenerativa
Energy processing
Lundell's Alternator
Maximum power point tracking
Optimization in time real
Extreme Seeking control
Energy recovery
Regenerative braking
Procesamiento de energía
Maximo poder punto
Optimización en el tiempo real
Control de búsqueda extrema
Recuperación de energía
Frenado regenerativo
Engenharia Elétrica
topic Processamento de energia
Alternador de Lundell
Rastreamento de ponto de máxima potência
Otimização em tempo real
Extremum Seeking control
Recuperação de energia
Frenagem regenerativa
Energy processing
Lundell's Alternator
Maximum power point tracking
Optimization in time real
Extreme Seeking control
Energy recovery
Regenerative braking
Procesamiento de energía
Maximo poder punto
Optimización en el tiempo real
Control de búsqueda extrema
Recuperación de energía
Frenado regenerativo
Engenharia Elétrica
description Neste trabalho, o objetivo é propor um sistema de frenagem regenerativa para um veículo a combustão interna, avaliando a viabilidade energética da implementação da função start- stop utilizando apenas a energia recuperada durante o processo de frenagem. Para tal, é desenvolvido um modelo detalhado de simulação do alternador de Lundell para que se validem estratégias que maximizam a geração de energia a partir do mesmo. É proposta uma nova estratégia de rastreamento do ponto de máxima transferência de potência que é, ao mesmo tempo, precisa e apresenta baixo tempo de convergência. Essa estratégia é aplicada durante um cenário de frenagem de um veículo e o montante energético recuperado é contabilizado. Os resultados apontam tanto para o eficiente rastreamento do ponto de máxima potência durante a frenagem quanto para a viabilidade energética da implementação de um esquema start-stop utilizando, em sua maioria, dispositivos presentes no sistema e sem propor mudanças drásticas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-15
2023-04-13T14:28:29Z
2023-04-13
2023-04-13T14:28:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29375
RODRIGUES, Gabriel Sales Lins. Controle, gerenciamento e recuperação de energia em veículos a combustão interna. 2019. 136 fl. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica), Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e informática, Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29375
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29375
identifier_str_mv RODRIGUES, Gabriel Sales Lins. Controle, gerenciamento e recuperação de energia em veículos a combustão interna. 2019. 136 fl. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica), Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e informática, Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744573365223424