Uma experiência a partir da metodologia Lesson Study: resolução de problemas e jogos no ensino de matemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Marcos Antônio de Sousa.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27198
Resumo: O presente trabalho descreve os resultados da aplicação de uma sequência de aulas, aplicadas em duas turmas de 7° ano do ensino fundamental, do conteúdo referente aos Números Inteiros. As aulas foram aplicadas em uma escola pública da cidade de Baraúna - PB no período de 21 de fevereiro de 2022 ao dia 18 de março de 2022 (4 semanas). Nessas aplicações, foi utilizada a metodologia de ensino japonesa chamada Lesson Study, juntamente a essa metodologia também foi utilizada a Resolução de Problemas e os jogos matemáticos. A Lesson Study é uma metodologia realizada em grupo, voltada para, resumidamente, melhorar o ensino a partir de análises, aplicações e reflexões de aulas, envolvendo o seu planejamento, execução, análise pós - aula, reflexão e replanejamento das aulas. O objetivo deste trabalho é descrever as ações realizadas e analisar as possibilidades e limitações do ensino através da metodologia Lesson Study com o uso da Resolução de Problemas e jogos no ensino de matemática. Os dados coletados foram obtidos a partir de observações e dos registros das respostas dos alunos. Percebemos que o uso da metodologia Lesson Study, juntamente com a Resolução de Problemas e os jogos são excelentes ferramentas para auxiliar o professor em sala de aula, mas deve-se tomar alguns cuidados e adaptar algumas ações para o contexto dos alunos. Acreditamos que o objetivo do ensino do conteúdo foi cumprido, mas que em alguns pontos essas metodologias precisavam ser mais bem trabalhadas, explorando mais possibilidades didáticas, essas mudanças estão como sugestões no final do trabalho.
id UFCG_69a65e4fc289a624191efe567a1ed694
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27198
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Uma experiência a partir da metodologia Lesson Study: resolução de problemas e jogos no ensino de matemática.An experience based on the Lesson Study methodology: problem solving problems and games in mathematics teaching.Una experiencia basada en la metodología Lesson Study: resolución de problemas problemas y juegos en la enseñanza de las matemáticas.Ensino de matemáticaEnsino de matemática - resolução de problemasEnsino de matemática - jogosNúmeros inteirosJogos matemáticosLesson study - metodologiaResolução de problemas - matemáticaTeaching mathMath teaching - gamesMath gamesProblem Solving - MathematicsTeaching Mathematics - Problem SolvingIntegersLesson study - methodologyEnseñando matemáticasEnseñanza de matemáticas - juegosJuegos de matematicasResolución de problemas - MatemáticasEnseñanza de las Matemáticas - Resolución de ProblemasEnterosEstudio de la lección - metodologíaEducaçãoO presente trabalho descreve os resultados da aplicação de uma sequência de aulas, aplicadas em duas turmas de 7° ano do ensino fundamental, do conteúdo referente aos Números Inteiros. As aulas foram aplicadas em uma escola pública da cidade de Baraúna - PB no período de 21 de fevereiro de 2022 ao dia 18 de março de 2022 (4 semanas). Nessas aplicações, foi utilizada a metodologia de ensino japonesa chamada Lesson Study, juntamente a essa metodologia também foi utilizada a Resolução de Problemas e os jogos matemáticos. A Lesson Study é uma metodologia realizada em grupo, voltada para, resumidamente, melhorar o ensino a partir de análises, aplicações e reflexões de aulas, envolvendo o seu planejamento, execução, análise pós - aula, reflexão e replanejamento das aulas. O objetivo deste trabalho é descrever as ações realizadas e analisar as possibilidades e limitações do ensino através da metodologia Lesson Study com o uso da Resolução de Problemas e jogos no ensino de matemática. Os dados coletados foram obtidos a partir de observações e dos registros das respostas dos alunos. Percebemos que o uso da metodologia Lesson Study, juntamente com a Resolução de Problemas e os jogos são excelentes ferramentas para auxiliar o professor em sala de aula, mas deve-se tomar alguns cuidados e adaptar algumas ações para o contexto dos alunos. Acreditamos que o objetivo do ensino do conteúdo foi cumprido, mas que em alguns pontos essas metodologias precisavam ser mais bem trabalhadas, explorando mais possibilidades didáticas, essas mudanças estão como sugestões no final do trabalho.The present work describes the results of the application of a sequence of classes, applied in two classes of the 7th year of elementary school, of the content related to Integers. The classes were applied in a public school in the city of Baraúna-PB from February 21, 2022 to March 18, 2022 (4 weeks). In these applications, the Japanese teaching methodology called Lesson Study was used, together with this methodology, Problem Solving and mathematical games were also used. Lesson Study is a methodology carried out in groups, aimed at, in short, improving teaching from analysis, applications and reflections of classes, involving their planning, execution, post-class analysis, reflection and replanning of classes. The objective of this work is to analyze the possibilities and limitations of teaching through the Lesson Study methodology with the use of Problem Solving and games in mathematics teaching. The data collected were obtained from observations and records of students' responses. We realized that the use of the Lesson Study methodology, together with Problem Solving and games are excellent tools to help the teacher in the classroom, but some care must be taken and some actions adapted to the students' context. We believe that the objective of teaching the content was fulfilled, but that in some points these methodologies needed to be better worked, exploring more didactic possibilities, these changes are as suggestions at the end of the work.El presente trabajo describe los resultados de la aplicación de una secuencia de clases, aplicada en dos Clases de 7° grado de primaria, del contenido referente a Números Enteros. las clases eran aplicado en una escuela pública de la ciudad de Baraúna-PB en el período del 21 de febrero de 2022 al día 18 de marzo de 2022 (4 semanas). En estas aplicaciones se utilizó la metodología de enseñanza japonesa llamado Lesson Study, junto a esta metodología también se utilizó la Resolución de Problemas y juegos de matemáticas. El Lesson Study es una metodología realizada en grupo, dirigida a, en definitiva, mejorar la docencia a partir del análisis, aplicaciones y reflexiones de las clases, involucrando al su planificación, ejecución, análisis post-clase, reflexión y replanificación de clases. El propósito de esto trabajo es describir las acciones realizadas y analizar las posibilidades y limitaciones de la enseñanza a través de la Metodología de estudio de lecciones con el uso de resolución de problemas y juegos en la enseñanza de las matemáticas. Tú Los datos recopilados se obtuvieron a partir de observaciones y registros de las respuestas de los estudiantes. Nos dimos cuenta que el uso de la metodología Lesson Study, junto con la Resolución de Problemas y el Los juegos son excelentes herramientas para ayudar al docente en el aula, pero algunos cuidar y adaptar algunas acciones al contexto de los estudiantes. Creemos que el propósito de enseñar el contenido se cumplió, pero que en algunos puntos estas metodologías necesitaban ser mejores trabajado, explorando posibilidades más didácticas, estos cambios son como sugerencias al final del trabajo.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGFREITAS, Tiêgo dos Santos.FREITAS, T. S.http://lattes.cnpq.br/5172901212568467SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.MACEDO SILVA, A. D. R.http://lattes.cnpq.br/3897860267687210MARTINS, Fabíola da Cruz.MARTINS, F. C.http://lattes.cnpq.br/1613723905926538PEREIRA, Marcos Antônio de Sousa.2022-08-162022-09-14T18:02:59Z2022-09-142022-09-14T18:02:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27198PEREIRA, Marcos Antônio de Sousa. Uma experiência a partir da metodologia Lesson Study: resolução de problemas e jogos no ensino de matemática. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-14T18:02:59Zoai:localhost:riufcg/27198Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-14T18:02:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma experiência a partir da metodologia Lesson Study: resolução de problemas e jogos no ensino de matemática.
An experience based on the Lesson Study methodology: problem solving problems and games in mathematics teaching.
Una experiencia basada en la metodología Lesson Study: resolución de problemas problemas y juegos en la enseñanza de las matemáticas.
title Uma experiência a partir da metodologia Lesson Study: resolução de problemas e jogos no ensino de matemática.
spellingShingle Uma experiência a partir da metodologia Lesson Study: resolução de problemas e jogos no ensino de matemática.
PEREIRA, Marcos Antônio de Sousa.
Ensino de matemática
Ensino de matemática - resolução de problemas
Ensino de matemática - jogos
Números inteiros
Jogos matemáticos
Lesson study - metodologia
Resolução de problemas - matemática
Teaching math
Math teaching - games
Math games
Problem Solving - Mathematics
Teaching Mathematics - Problem Solving
Integers
Lesson study - methodology
Enseñando matemáticas
Enseñanza de matemáticas - juegos
Juegos de matematicas
Resolución de problemas - Matemáticas
Enseñanza de las Matemáticas - Resolución de Problemas
Enteros
Estudio de la lección - metodología
Educação
title_short Uma experiência a partir da metodologia Lesson Study: resolução de problemas e jogos no ensino de matemática.
title_full Uma experiência a partir da metodologia Lesson Study: resolução de problemas e jogos no ensino de matemática.
title_fullStr Uma experiência a partir da metodologia Lesson Study: resolução de problemas e jogos no ensino de matemática.
title_full_unstemmed Uma experiência a partir da metodologia Lesson Study: resolução de problemas e jogos no ensino de matemática.
title_sort Uma experiência a partir da metodologia Lesson Study: resolução de problemas e jogos no ensino de matemática.
author PEREIRA, Marcos Antônio de Sousa.
author_facet PEREIRA, Marcos Antônio de Sousa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FREITAS, Tiêgo dos Santos.
FREITAS, T. S.
http://lattes.cnpq.br/5172901212568467
SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.
MACEDO SILVA, A. D. R.
http://lattes.cnpq.br/3897860267687210
MARTINS, Fabíola da Cruz.
MARTINS, F. C.
http://lattes.cnpq.br/1613723905926538
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Marcos Antônio de Sousa.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Ensino de matemática - resolução de problemas
Ensino de matemática - jogos
Números inteiros
Jogos matemáticos
Lesson study - metodologia
Resolução de problemas - matemática
Teaching math
Math teaching - games
Math games
Problem Solving - Mathematics
Teaching Mathematics - Problem Solving
Integers
Lesson study - methodology
Enseñando matemáticas
Enseñanza de matemáticas - juegos
Juegos de matematicas
Resolución de problemas - Matemáticas
Enseñanza de las Matemáticas - Resolución de Problemas
Enteros
Estudio de la lección - metodología
Educação
topic Ensino de matemática
Ensino de matemática - resolução de problemas
Ensino de matemática - jogos
Números inteiros
Jogos matemáticos
Lesson study - metodologia
Resolução de problemas - matemática
Teaching math
Math teaching - games
Math games
Problem Solving - Mathematics
Teaching Mathematics - Problem Solving
Integers
Lesson study - methodology
Enseñando matemáticas
Enseñanza de matemáticas - juegos
Juegos de matematicas
Resolución de problemas - Matemáticas
Enseñanza de las Matemáticas - Resolución de Problemas
Enteros
Estudio de la lección - metodología
Educação
description O presente trabalho descreve os resultados da aplicação de uma sequência de aulas, aplicadas em duas turmas de 7° ano do ensino fundamental, do conteúdo referente aos Números Inteiros. As aulas foram aplicadas em uma escola pública da cidade de Baraúna - PB no período de 21 de fevereiro de 2022 ao dia 18 de março de 2022 (4 semanas). Nessas aplicações, foi utilizada a metodologia de ensino japonesa chamada Lesson Study, juntamente a essa metodologia também foi utilizada a Resolução de Problemas e os jogos matemáticos. A Lesson Study é uma metodologia realizada em grupo, voltada para, resumidamente, melhorar o ensino a partir de análises, aplicações e reflexões de aulas, envolvendo o seu planejamento, execução, análise pós - aula, reflexão e replanejamento das aulas. O objetivo deste trabalho é descrever as ações realizadas e analisar as possibilidades e limitações do ensino através da metodologia Lesson Study com o uso da Resolução de Problemas e jogos no ensino de matemática. Os dados coletados foram obtidos a partir de observações e dos registros das respostas dos alunos. Percebemos que o uso da metodologia Lesson Study, juntamente com a Resolução de Problemas e os jogos são excelentes ferramentas para auxiliar o professor em sala de aula, mas deve-se tomar alguns cuidados e adaptar algumas ações para o contexto dos alunos. Acreditamos que o objetivo do ensino do conteúdo foi cumprido, mas que em alguns pontos essas metodologias precisavam ser mais bem trabalhadas, explorando mais possibilidades didáticas, essas mudanças estão como sugestões no final do trabalho.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-16
2022-09-14T18:02:59Z
2022-09-14
2022-09-14T18:02:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27198
PEREIRA, Marcos Antônio de Sousa. Uma experiência a partir da metodologia Lesson Study: resolução de problemas e jogos no ensino de matemática. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27198
identifier_str_mv PEREIRA, Marcos Antônio de Sousa. Uma experiência a partir da metodologia Lesson Study: resolução de problemas e jogos no ensino de matemática. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Educação e Saúde - CES
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744555676794880