Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos - PB: Estudo de caso.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/480 |
Resumo: | O objetivo neste trabalho foi implantar uma horta agroecológica na escola pública de ensino médio no município de São Domingos-PB. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, exploratório e analítico, tendo como população 120 alunos, 16 Professores, 08 auxiliares de serviço, 04 vigias, 01 disciplinadora, 01 orientador educacional, 01 Diretor, 02 secretários. Perfazendo um total de 153 pessoas. A amostra foi composta por 100 % dos participantes que se dispuseram em participar do estudo atendendo critérios de Inclusão e Exclusão. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética e Pesquisa e está respaldada na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, aprovada sob nº 853.763. O método utilizado para coleta foi dividido por etapas. O procedimento de análise foi realizado através de Estatística Descritiva simples e fundamentado à luz da literatura pertinente. Os resultados dos benefícios evidenciam que com a horta pode-se reduzir o desperdício do uso racional da água, reduz o custo da merenda, favorece a interdisciplinaridade, o conhecimento sobre o processo de compostagem e sustentabilidade. A horta oportunizou, tanto para os alunos como para o professor, um laboratório de buscas e aprendizagem com as informações e a prática que incentivam a valorizar o meio ambiente. Além disso, é um excelente instrumento pedagógico e conscientiza os alunos a terem hábitos alimentares saudáveis. |
id |
UFCG_69d9a0cfa495fe125f4022d2fd4fc762 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/480 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos - PB: Estudo de caso.Implementation of agroecology based garden system at a public school in São Domingos City-PB: Case study.Programa Nacional de Alimentação EscolarEducação alimentar na escolaHorta escolarEducação ambientalHortaliçasSustentabilidadeHorta agroecológicaEnvironmental EducationNutrition educationEducação alimentarAgroecologiaO objetivo neste trabalho foi implantar uma horta agroecológica na escola pública de ensino médio no município de São Domingos-PB. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, exploratório e analítico, tendo como população 120 alunos, 16 Professores, 08 auxiliares de serviço, 04 vigias, 01 disciplinadora, 01 orientador educacional, 01 Diretor, 02 secretários. Perfazendo um total de 153 pessoas. A amostra foi composta por 100 % dos participantes que se dispuseram em participar do estudo atendendo critérios de Inclusão e Exclusão. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética e Pesquisa e está respaldada na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, aprovada sob nº 853.763. O método utilizado para coleta foi dividido por etapas. O procedimento de análise foi realizado através de Estatística Descritiva simples e fundamentado à luz da literatura pertinente. Os resultados dos benefícios evidenciam que com a horta pode-se reduzir o desperdício do uso racional da água, reduz o custo da merenda, favorece a interdisciplinaridade, o conhecimento sobre o processo de compostagem e sustentabilidade. A horta oportunizou, tanto para os alunos como para o professor, um laboratório de buscas e aprendizagem com as informações e a prática que incentivam a valorizar o meio ambiente. Além disso, é um excelente instrumento pedagógico e conscientiza os alunos a terem hábitos alimentares saudáveis.The goal of this work was to implant an agroecological vegetable garden in the public high school located in the municipality of São Domingos-PB. It's a study about descriptive character, exploratory and analytical, having as population 120 students, 16 teachers, 08 auxiliary services, 04 guards, 01 disciplinary, 01 educational supervisor, 01 director and 02 secretaries. Concluding the total of 153 people. The sample was composed by 100% of the participants that disposed to be part of the study, attending to the criteria of Inclusion and Exclusion. The research was submitted to the Ethics Committee and it's endorsed in Resolution 466/2012 of the National Health Council, approved under nº 853.763. The method used for collection was divided in steps. The procedure analysis was performed through simple Descriptive Statistics and grounded to the light of the relevant literature. The results of the benefits show that, with the vegetable garden, it may reduce the waste of rational use of water, the cost of meals; it favors the interdisciplinarity, knowledge about the process of composting and sustainability. The vegetable garden offered, for both the students and the teacher, a laboratory of searches and learning with information and practice, and it encouraged to valorize the environment. In addition, it is an excellent pedagogical tool and makes students aware to have healthy eating habits.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTAPÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAISUFCGPAMPLONA, Paulo XavierPAMPLONA, P. X.http://lattes.cnpq.br/4199550999504047BEIRIGO, Raphael Moreira.BEIRIGO, R. M.http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4238186Y0LEITE, José Cledimário Araujo.ANDRADE FILHO, Francisco Cicupira de.QUEIROGA, Concita Rodrigues da Silva.2015-052018-04-24T18:41:38Z2018-04-242018-04-24T18:41:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/480QUEIROGA, Concita Rodrigues da Silva. Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos - PB: Estudo de caso. 2014. 65f. (Dissertação de Mestrado Profissional), Programa de Pós-graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande – Pombal – Paraíba – Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-25T13:02:33Zoai:localhost:riufcg/480Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-25T13:02:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos - PB: Estudo de caso. Implementation of agroecology based garden system at a public school in São Domingos City-PB: Case study. |
title |
Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos - PB: Estudo de caso. |
spellingShingle |
Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos - PB: Estudo de caso. QUEIROGA, Concita Rodrigues da Silva. Programa Nacional de Alimentação Escolar Educação alimentar na escola Horta escolar Educação ambiental Hortaliças Sustentabilidade Horta agroecológica Environmental Education Nutrition education Educação alimentar Agroecologia |
title_short |
Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos - PB: Estudo de caso. |
title_full |
Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos - PB: Estudo de caso. |
title_fullStr |
Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos - PB: Estudo de caso. |
title_full_unstemmed |
Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos - PB: Estudo de caso. |
title_sort |
Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos - PB: Estudo de caso. |
author |
QUEIROGA, Concita Rodrigues da Silva. |
author_facet |
QUEIROGA, Concita Rodrigues da Silva. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PAMPLONA, Paulo Xavier PAMPLONA, P. X. http://lattes.cnpq.br/4199550999504047 BEIRIGO, Raphael Moreira. BEIRIGO, R. M. http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4238186Y0 LEITE, José Cledimário Araujo. ANDRADE FILHO, Francisco Cicupira de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
QUEIROGA, Concita Rodrigues da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Nacional de Alimentação Escolar Educação alimentar na escola Horta escolar Educação ambiental Hortaliças Sustentabilidade Horta agroecológica Environmental Education Nutrition education Educação alimentar Agroecologia |
topic |
Programa Nacional de Alimentação Escolar Educação alimentar na escola Horta escolar Educação ambiental Hortaliças Sustentabilidade Horta agroecológica Environmental Education Nutrition education Educação alimentar Agroecologia |
description |
O objetivo neste trabalho foi implantar uma horta agroecológica na escola pública de ensino médio no município de São Domingos-PB. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, exploratório e analítico, tendo como população 120 alunos, 16 Professores, 08 auxiliares de serviço, 04 vigias, 01 disciplinadora, 01 orientador educacional, 01 Diretor, 02 secretários. Perfazendo um total de 153 pessoas. A amostra foi composta por 100 % dos participantes que se dispuseram em participar do estudo atendendo critérios de Inclusão e Exclusão. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética e Pesquisa e está respaldada na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, aprovada sob nº 853.763. O método utilizado para coleta foi dividido por etapas. O procedimento de análise foi realizado através de Estatística Descritiva simples e fundamentado à luz da literatura pertinente. Os resultados dos benefícios evidenciam que com a horta pode-se reduzir o desperdício do uso racional da água, reduz o custo da merenda, favorece a interdisciplinaridade, o conhecimento sobre o processo de compostagem e sustentabilidade. A horta oportunizou, tanto para os alunos como para o professor, um laboratório de buscas e aprendizagem com as informações e a prática que incentivam a valorizar o meio ambiente. Além disso, é um excelente instrumento pedagógico e conscientiza os alunos a terem hábitos alimentares saudáveis. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05 2018-04-24T18:41:38Z 2018-04-24 2018-04-24T18:41:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/480 QUEIROGA, Concita Rodrigues da Silva. Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos - PB: Estudo de caso. 2014. 65f. (Dissertação de Mestrado Profissional), Programa de Pós-graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande – Pombal – Paraíba – Brasil, 2015. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/480 |
identifier_str_mv |
QUEIROGA, Concita Rodrigues da Silva. Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos - PB: Estudo de caso. 2014. 65f. (Dissertação de Mestrado Profissional), Programa de Pós-graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande – Pombal – Paraíba – Brasil, 2015. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744350133878784 |