Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos - PB: Estudo de caso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUEIROGA, Concita Rodrigues da Silva.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/480
Resumo: O objetivo neste trabalho foi implantar uma horta agroecológica na escola pública de ensino médio no município de São Domingos-PB. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, exploratório e analítico, tendo como população 120 alunos, 16 Professores, 08 auxiliares de serviço, 04 vigias, 01 disciplinadora, 01 orientador educacional, 01 Diretor, 02 secretários. Perfazendo um total de 153 pessoas. A amostra foi composta por 100 % dos participantes que se dispuseram em participar do estudo atendendo critérios de Inclusão e Exclusão. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética e Pesquisa e está respaldada na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, aprovada sob nº 853.763. O método utilizado para coleta foi dividido por etapas. O procedimento de análise foi realizado através de Estatística Descritiva simples e fundamentado à luz da literatura pertinente. Os resultados dos benefícios evidenciam que com a horta pode-se reduzir o desperdício do uso racional da água, reduz o custo da merenda, favorece a interdisciplinaridade, o conhecimento sobre o processo de compostagem e sustentabilidade. A horta oportunizou, tanto para os alunos como para o professor, um laboratório de buscas e aprendizagem com as informações e a prática que incentivam a valorizar o meio ambiente. Além disso, é um excelente instrumento pedagógico e conscientiza os alunos a terem hábitos alimentares saudáveis.
id UFCG_69d9a0cfa495fe125f4022d2fd4fc762
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/480
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos - PB: Estudo de caso.Implementation of agroecology based garden system at a public school in São Domingos City-PB: Case study.Programa Nacional de Alimentação EscolarEducação alimentar na escolaHorta escolarEducação ambientalHortaliçasSustentabilidadeHorta agroecológicaEnvironmental EducationNutrition educationEducação alimentarAgroecologiaO objetivo neste trabalho foi implantar uma horta agroecológica na escola pública de ensino médio no município de São Domingos-PB. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, exploratório e analítico, tendo como população 120 alunos, 16 Professores, 08 auxiliares de serviço, 04 vigias, 01 disciplinadora, 01 orientador educacional, 01 Diretor, 02 secretários. Perfazendo um total de 153 pessoas. A amostra foi composta por 100 % dos participantes que se dispuseram em participar do estudo atendendo critérios de Inclusão e Exclusão. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética e Pesquisa e está respaldada na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, aprovada sob nº 853.763. O método utilizado para coleta foi dividido por etapas. O procedimento de análise foi realizado através de Estatística Descritiva simples e fundamentado à luz da literatura pertinente. Os resultados dos benefícios evidenciam que com a horta pode-se reduzir o desperdício do uso racional da água, reduz o custo da merenda, favorece a interdisciplinaridade, o conhecimento sobre o processo de compostagem e sustentabilidade. A horta oportunizou, tanto para os alunos como para o professor, um laboratório de buscas e aprendizagem com as informações e a prática que incentivam a valorizar o meio ambiente. Além disso, é um excelente instrumento pedagógico e conscientiza os alunos a terem hábitos alimentares saudáveis.The goal of this work was to implant an agroecological vegetable garden in the public high school located in the municipality of São Domingos-PB. It's a study about descriptive character, exploratory and analytical, having as population 120 students, 16 teachers, 08 auxiliary services, 04 guards, 01 disciplinary, 01 educational supervisor, 01 director and 02 secretaries. Concluding the total of 153 people. The sample was composed by 100% of the participants that disposed to be part of the study, attending to the criteria of Inclusion and Exclusion. The research was submitted to the Ethics Committee and it's endorsed in Resolution 466/2012 of the National Health Council, approved under nº 853.763. The method used for collection was divided in steps. The procedure analysis was performed through simple Descriptive Statistics and grounded to the light of the relevant literature. The results of the benefits show that, with the vegetable garden, it may reduce the waste of rational use of water, the cost of meals; it favors the interdisciplinarity, knowledge about the process of composting and sustainability. The vegetable garden offered, for both the students and the teacher, a laboratory of searches and learning with information and practice, and it encouraged to valorize the environment. In addition, it is an excellent pedagogical tool and makes students aware to have healthy eating habits.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTAPÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAISUFCGPAMPLONA, Paulo XavierPAMPLONA, P. X.http://lattes.cnpq.br/4199550999504047BEIRIGO, Raphael Moreira.BEIRIGO, R. M.http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4238186Y0LEITE, José Cledimário Araujo.ANDRADE FILHO, Francisco Cicupira de.QUEIROGA, Concita Rodrigues da Silva.2015-052018-04-24T18:41:38Z2018-04-242018-04-24T18:41:38Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/480QUEIROGA, Concita Rodrigues da Silva. Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos - PB: Estudo de caso. 2014. 65f. (Dissertação de Mestrado Profissional), Programa de Pós-graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande – Pombal – Paraíba – Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-25T13:02:33Zoai:localhost:riufcg/480Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-25T13:02:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos - PB: Estudo de caso.
Implementation of agroecology based garden system at a public school in São Domingos City-PB: Case study.
title Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos - PB: Estudo de caso.
spellingShingle Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos - PB: Estudo de caso.
QUEIROGA, Concita Rodrigues da Silva.
Programa Nacional de Alimentação Escolar
Educação alimentar na escola
Horta escolar
Educação ambiental
Hortaliças
Sustentabilidade
Horta agroecológica
Environmental Education
Nutrition education
Educação alimentar
Agroecologia
title_short Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos - PB: Estudo de caso.
title_full Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos - PB: Estudo de caso.
title_fullStr Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos - PB: Estudo de caso.
title_full_unstemmed Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos - PB: Estudo de caso.
title_sort Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos - PB: Estudo de caso.
author QUEIROGA, Concita Rodrigues da Silva.
author_facet QUEIROGA, Concita Rodrigues da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PAMPLONA, Paulo Xavier
PAMPLONA, P. X.
http://lattes.cnpq.br/4199550999504047
BEIRIGO, Raphael Moreira.
BEIRIGO, R. M.
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4238186Y0
LEITE, José Cledimário Araujo.
ANDRADE FILHO, Francisco Cicupira de.
dc.contributor.author.fl_str_mv QUEIROGA, Concita Rodrigues da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Nacional de Alimentação Escolar
Educação alimentar na escola
Horta escolar
Educação ambiental
Hortaliças
Sustentabilidade
Horta agroecológica
Environmental Education
Nutrition education
Educação alimentar
Agroecologia
topic Programa Nacional de Alimentação Escolar
Educação alimentar na escola
Horta escolar
Educação ambiental
Hortaliças
Sustentabilidade
Horta agroecológica
Environmental Education
Nutrition education
Educação alimentar
Agroecologia
description O objetivo neste trabalho foi implantar uma horta agroecológica na escola pública de ensino médio no município de São Domingos-PB. Trata-se de um estudo de caráter descritivo, exploratório e analítico, tendo como população 120 alunos, 16 Professores, 08 auxiliares de serviço, 04 vigias, 01 disciplinadora, 01 orientador educacional, 01 Diretor, 02 secretários. Perfazendo um total de 153 pessoas. A amostra foi composta por 100 % dos participantes que se dispuseram em participar do estudo atendendo critérios de Inclusão e Exclusão. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética e Pesquisa e está respaldada na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, aprovada sob nº 853.763. O método utilizado para coleta foi dividido por etapas. O procedimento de análise foi realizado através de Estatística Descritiva simples e fundamentado à luz da literatura pertinente. Os resultados dos benefícios evidenciam que com a horta pode-se reduzir o desperdício do uso racional da água, reduz o custo da merenda, favorece a interdisciplinaridade, o conhecimento sobre o processo de compostagem e sustentabilidade. A horta oportunizou, tanto para os alunos como para o professor, um laboratório de buscas e aprendizagem com as informações e a prática que incentivam a valorizar o meio ambiente. Além disso, é um excelente instrumento pedagógico e conscientiza os alunos a terem hábitos alimentares saudáveis.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05
2018-04-24T18:41:38Z
2018-04-24
2018-04-24T18:41:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/480
QUEIROGA, Concita Rodrigues da Silva. Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos - PB: Estudo de caso. 2014. 65f. (Dissertação de Mestrado Profissional), Programa de Pós-graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande – Pombal – Paraíba – Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/480
identifier_str_mv QUEIROGA, Concita Rodrigues da Silva. Implantação de horta agroecológica em escola pública na cidade de São Domingos - PB: Estudo de caso. 2014. 65f. (Dissertação de Mestrado Profissional), Programa de Pós-graduação em Sistemas Agroindustriais, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande – Pombal – Paraíba – Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA
PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA
PÓS-GRADUAÇÃO EM SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744350133878784