Cultura escolar, memória e sensibilidades no Colégio Alfredo Dantas (1945-1975).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIEIRA, Maria Letícia Costa.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28938
Resumo: Essa pesquisa envereda pelos caminhos da História da Educação Paraibana, mais especificamente de uma instituição escolar; o Colégio Alfredo Dantas (CAD), localizado em Campina Grande/PB. Nosso recorte temporal situa-se entre os anos de 1945 a 1975, período que demarca a gestão de Severino Loureiro e as mudanças normativas e pedagógicas que passam a identificar a instituição. Neste texto, dialogamos com a conjuntura política que reverberou na Ditadura Militar, assim como buscamos refletir a história do educandário a partir da sua relação com a cidade. Para tanto, dialogamos com as discussões de Luciano Faria Filho (e suas contribuições sobre Cultura Escolar), Sandra Pesavento (a respeito da educação das sensibilidades) e Jacques Le Goff (com o conceito de memória), bem como com as reflexões de Alessandro Portelli (sobre as narrativas orais). Metodologicamente adentramos no caminho oferecido pela análise do discurso, a partir das leituras de Michel Foucault, com vistas a analisar o conjunto de documentos catalogados em nossa pesquisa. Ainda nessa direção contamos com a vertente metodológica da História Oral Temática, para a coleta dos dados orais. No universo das fontes consultadas, acessamos o arquivo escolar (físico e virtual), jornais de época e correspondências. Até o presente momento, constatamos que a cultura escolar própria do CAD possui intensa conexão com o período histórico estudado, ecoando nas memórias dos sujeitos que fazem parte da história da cidade de Campina Grande. A trajetória de Severino Loureiro reverbera na missão de educar uma cidade para o crescimento, imbricada nas marcas e vestígios da Ditadura Militar e nos seus mecanismos de repressão e silenciamento. Assim, abrimos as portas para o texto que se segue.
id UFCG_6a29513c4e4989795f58567057591534
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28938
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Cultura escolar, memória e sensibilidades no Colégio Alfredo Dantas (1945-1975).School culture, memory and sensibilities at Alfredo Dantas College (1945-1975).Instituição escolarColégio Alfredo Dantas - Campina Grande - PBDitadura militarPráticas educativasSchool institutionMilitary DictatorshipEducational practicesInstitución escolarDictadura militarPrácticas educativasInstitución escolarÉtablissement scolaireDictature militairePratiques pédagogiquesMemória escolar - Colégio Alfredo DantasHistóriaEducaçãoEssa pesquisa envereda pelos caminhos da História da Educação Paraibana, mais especificamente de uma instituição escolar; o Colégio Alfredo Dantas (CAD), localizado em Campina Grande/PB. Nosso recorte temporal situa-se entre os anos de 1945 a 1975, período que demarca a gestão de Severino Loureiro e as mudanças normativas e pedagógicas que passam a identificar a instituição. Neste texto, dialogamos com a conjuntura política que reverberou na Ditadura Militar, assim como buscamos refletir a história do educandário a partir da sua relação com a cidade. Para tanto, dialogamos com as discussões de Luciano Faria Filho (e suas contribuições sobre Cultura Escolar), Sandra Pesavento (a respeito da educação das sensibilidades) e Jacques Le Goff (com o conceito de memória), bem como com as reflexões de Alessandro Portelli (sobre as narrativas orais). Metodologicamente adentramos no caminho oferecido pela análise do discurso, a partir das leituras de Michel Foucault, com vistas a analisar o conjunto de documentos catalogados em nossa pesquisa. Ainda nessa direção contamos com a vertente metodológica da História Oral Temática, para a coleta dos dados orais. No universo das fontes consultadas, acessamos o arquivo escolar (físico e virtual), jornais de época e correspondências. Até o presente momento, constatamos que a cultura escolar própria do CAD possui intensa conexão com o período histórico estudado, ecoando nas memórias dos sujeitos que fazem parte da história da cidade de Campina Grande. A trajetória de Severino Loureiro reverbera na missão de educar uma cidade para o crescimento, imbricada nas marcas e vestígios da Ditadura Militar e nos seus mecanismos de repressão e silenciamento. Assim, abrimos as portas para o texto que se segue.This research is based on the paths of the History of Paraiba Education, more specifically a school institution; the Alfredo Dantas College (CAD), located in Campina Grande/PB. Our time frame is between 1945 and 1975, a period that demarcated the management of Severino Loureiro and the normative and pedagogical changes that began to identify the institution. In this text, we dialogue with the political conjuncture that reverted in the Military Dictatorship, as well as we seek to reflect the history of the schoolearian from its relationship with the city. To this end, we dialogue with the discussions of Luciano Faria Filho (and his contributions on School Culture), Sandra Pesavento (about the education of sensitivities) and Jacques Le Goff (with the concept of memory), as well as with the reflections of Alessandro Portelli (on oral narratives). Methodologically we enter the path offered by discourse analysis, from the readings of Michel Foucault, to analyze the set of documents cataloged in our research. Still in this direction we have the methodological aspect of Thematic Oral History, for the collection of oral data. In the universe of sources consulted, we access the school archive (physical and virtual), period newspapers and correspondence. To date, we have observed that the school culture proper to CAD has an intense connection with the historical period studied, echoing in the memories of the subjects who are part of the history of the city of Campina Grande. Severino Loureiro's trajectory reverberates in the mission of educating a city for growth, imbriated in the marks and vestiges of the Military Dictatorship and its mechanisms of repression and silencing. So we open the doors to the following text.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGANDRADE, Vivian Galdino de.ANDRADE, V. G.http://lattes.cnpq.br/3377153865065674ARAGÃO, Patrícia Cristina de.BURITI, Iranilson.VIEIRA, Maria Letícia Costa.2022-12-062023-02-28T20:51:52Z2023-02-282023-02-28T20:51:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28938VIEIRA, M. Cultura escolar, memória e sensibilidades no Colégio Alfredo Dantas (1945-1975). 2022. 148 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-03-01T19:50:09Zoai:localhost:riufcg/28938Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-03-01T19:50:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura escolar, memória e sensibilidades no Colégio Alfredo Dantas (1945-1975).
School culture, memory and sensibilities at Alfredo Dantas College (1945-1975).
title Cultura escolar, memória e sensibilidades no Colégio Alfredo Dantas (1945-1975).
spellingShingle Cultura escolar, memória e sensibilidades no Colégio Alfredo Dantas (1945-1975).
VIEIRA, Maria Letícia Costa.
Instituição escolar
Colégio Alfredo Dantas - Campina Grande - PB
Ditadura militar
Práticas educativas
School institution
Military Dictatorship
Educational practices
Institución escolar
Dictadura militar
Prácticas educativas
Institución escolar
Établissement scolaire
Dictature militaire
Pratiques pédagogiques
Memória escolar - Colégio Alfredo Dantas
História
Educação
title_short Cultura escolar, memória e sensibilidades no Colégio Alfredo Dantas (1945-1975).
title_full Cultura escolar, memória e sensibilidades no Colégio Alfredo Dantas (1945-1975).
title_fullStr Cultura escolar, memória e sensibilidades no Colégio Alfredo Dantas (1945-1975).
title_full_unstemmed Cultura escolar, memória e sensibilidades no Colégio Alfredo Dantas (1945-1975).
title_sort Cultura escolar, memória e sensibilidades no Colégio Alfredo Dantas (1945-1975).
author VIEIRA, Maria Letícia Costa.
author_facet VIEIRA, Maria Letícia Costa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANDRADE, Vivian Galdino de.
ANDRADE, V. G.
http://lattes.cnpq.br/3377153865065674
ARAGÃO, Patrícia Cristina de.
BURITI, Iranilson.
dc.contributor.author.fl_str_mv VIEIRA, Maria Letícia Costa.
dc.subject.por.fl_str_mv Instituição escolar
Colégio Alfredo Dantas - Campina Grande - PB
Ditadura militar
Práticas educativas
School institution
Military Dictatorship
Educational practices
Institución escolar
Dictadura militar
Prácticas educativas
Institución escolar
Établissement scolaire
Dictature militaire
Pratiques pédagogiques
Memória escolar - Colégio Alfredo Dantas
História
Educação
topic Instituição escolar
Colégio Alfredo Dantas - Campina Grande - PB
Ditadura militar
Práticas educativas
School institution
Military Dictatorship
Educational practices
Institución escolar
Dictadura militar
Prácticas educativas
Institución escolar
Établissement scolaire
Dictature militaire
Pratiques pédagogiques
Memória escolar - Colégio Alfredo Dantas
História
Educação
description Essa pesquisa envereda pelos caminhos da História da Educação Paraibana, mais especificamente de uma instituição escolar; o Colégio Alfredo Dantas (CAD), localizado em Campina Grande/PB. Nosso recorte temporal situa-se entre os anos de 1945 a 1975, período que demarca a gestão de Severino Loureiro e as mudanças normativas e pedagógicas que passam a identificar a instituição. Neste texto, dialogamos com a conjuntura política que reverberou na Ditadura Militar, assim como buscamos refletir a história do educandário a partir da sua relação com a cidade. Para tanto, dialogamos com as discussões de Luciano Faria Filho (e suas contribuições sobre Cultura Escolar), Sandra Pesavento (a respeito da educação das sensibilidades) e Jacques Le Goff (com o conceito de memória), bem como com as reflexões de Alessandro Portelli (sobre as narrativas orais). Metodologicamente adentramos no caminho oferecido pela análise do discurso, a partir das leituras de Michel Foucault, com vistas a analisar o conjunto de documentos catalogados em nossa pesquisa. Ainda nessa direção contamos com a vertente metodológica da História Oral Temática, para a coleta dos dados orais. No universo das fontes consultadas, acessamos o arquivo escolar (físico e virtual), jornais de época e correspondências. Até o presente momento, constatamos que a cultura escolar própria do CAD possui intensa conexão com o período histórico estudado, ecoando nas memórias dos sujeitos que fazem parte da história da cidade de Campina Grande. A trajetória de Severino Loureiro reverbera na missão de educar uma cidade para o crescimento, imbricada nas marcas e vestígios da Ditadura Militar e nos seus mecanismos de repressão e silenciamento. Assim, abrimos as portas para o texto que se segue.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-06
2023-02-28T20:51:52Z
2023-02-28
2023-02-28T20:51:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28938
VIEIRA, M. Cultura escolar, memória e sensibilidades no Colégio Alfredo Dantas (1945-1975). 2022. 148 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28938
identifier_str_mv VIEIRA, M. Cultura escolar, memória e sensibilidades no Colégio Alfredo Dantas (1945-1975). 2022. 148 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1823892480200802304