Formação e atuação do/a coordenador/a pedagógico/a: desafios e possibilidades.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LINS, Stanislleya Kaennia Ferreira.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11687
Resumo: Na atualidade, o estudo da temática formação e atuação do Coordenador/a Pedagógico/a: desafios e possibilidades, apresenta-se como uma questão que precisa ser amplamente discutida nos cursos de Licenciatura em Pedagogia. A partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Licenciatura em Pedagogia, foram definidas novas exigências no processo formação e ampliação dos espaços de atuação desse profissional. Este estudo monográfico objetivou refletir as funções e atribuições do Coordenador/aPedagógico/a na organização do trabalho pedagógico na contemporaneidade, em parceria com os diversos segmentos educativos, visando assim, identificar os desafios vivenciados no contexto escolar. Esta pesquisa tem como aporte teórico os seguintes autores: Amaral; Campos eSilva (2017), Soares (2011), Teixeira (2011), Dabul (2011), Pimenta (1995); Freire (1996); Silva (2006) e Libâneo (2011). A metodologia utilizada insere-se na abordagem da pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada, realizada com três (03) sujeitos: uma (01) diretora, Licenciada em Pedadogia uma (01) Coordenadora Pedagógica- Licenciada em Pedagogia e uma (01) Docente- Licenciada em Letras, que atuam em uma escola pública, ensino fundamental, nos anos iniciais, na cidade de Sousa-PB. Na análise dos dados foi utilizada as técnicas de Análise de Conteúdo (AC). A pesquisa apontou que as mudanças ocorridas na educação, a partir das exigências impostas pelas políticas neoliberais, acarretaram uma sobrecarga de trabalho para estes profissionais, em decorrência das novas demandas e exigências atuais. Logo, o processo de formação e atuação desse profissional exige uma sólida formação teórica-prática, um trabalho pedagógico coletivo, participativo, democrático, além de uma política de formação inicial e contínua, pautada na pesquisa como princípio formativo.
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Este estudo monográfico objetivou refletir as funções e atribuições do Coordenador/aPedagógico/a na organização do trabalho pedagógico na contemporaneidade, em parceria com os diversos segmentos educativos, visando assim, identificar os desafios vivenciados no contexto escolar. Esta pesquisa tem como aporte teórico os seguintes autores: Amaral; Campos eSilva (2017), Soares (2011), Teixeira (2011), Dabul (2011), Pimenta (1995); Freire (1996); Silva (2006) e Libâneo (2011). A metodologia utilizada insere-se na abordagem da pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados por meio de uma entrevista semiestruturada, realizada com três (03) sujeitos: uma (01) diretora, Licenciada em Pedadogia uma (01) Coordenadora Pedagógica- Licenciada em Pedagogia e uma (01) Docente- Licenciada em Letras, que atuam em uma escola pública, ensino fundamental, nos anos iniciais, na cidade de Sousa-PB. Na análise dos dados foi utilizada as técnicas de Análise de Conteúdo (AC). A pesquisa apontou que as mudanças ocorridas na educação, a partir das exigências impostas pelas políticas neoliberais, acarretaram uma sobrecarga de trabalho para estes profissionais, em decorrência das novas demandas e exigências atuais. Logo, o processo de formação e atuação desse profissional exige uma sólida formação teórica-prática, um trabalho pedagógico coletivo, participativo, democrático, além de uma política de formação inicial e contínua, pautada na pesquisa como princípio formativo.Nowadays the theme, Pedagogical Coordinator‟s Training and Performance: challenges and chances study, presents it as a matter of wide discussion necessity of the license in Pedagogy course. As from the Law of Directives and Bases of National Education and the National Curricular Guidelines of the License in Pedagogy course, new requirements were settled in training and enlargement of the professional performance process. This monographic study has aimed to reflect the functions and attribution of the Pedagogical Coordinator in the organization of contemporary pedagogical work, in partnership with several educational segments aiming to identify the challenges experienced in school context. This research has the following authors as theoretical contribution: Amaral; Campos e Silva (2017), Soares (2011), Teixeira (2011), Dabul (2011), Pimenta (1995); Freire (1996); Silva (2006) e Libâneo (2011). The methodology used fits into qualitative research category. The data was collected through semi structed interview conducted with three (3) subjects – a (1) principal, graduated in pedagogy; a (1) pedagogic coordinator, graduated in pedagogy and a (1) teacher graduated in Language Studies – that work in the early years of a public elementary school in Sousa, PB. Content Analysis (CA) method was used for analyzing data. The research indicated that the changes occurred in education starting from the demand imposed by liberal policies, resulted in work overload for these professionals, due to the new request and current demand. Therefore, the training and performance process of this professional requires a solid theoretical-practical, as well as a collective pedagogical, participative and democratic work, along with a policy of initial and continuous training, based in research as a formative principle.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCAMPOS, Maria de Lourdes.CAMPOS, M. L.http://lattes.cnpq.br/7094353742486259PIRES, Aparecida Carneiro.PEREIRA , Zildene Francisca.LINS, Stanislleya Kaennia Ferreira.2019-11-272020-02-10T11:27:07Z2020-02-102020-02-10T11:27:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11687LINS, Stanislleya Kaennia Ferreira. Formação e atuação do/a coordenador/a pedagógico/a: desafios e possibilidades. 2019. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T18:55:58Zoai:localhost:riufcg/11687Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T18:55:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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