Perfil das vítimas de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas em municípios paraibanos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINTO, Alisson de Vasconcelos.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8191
Resumo: Os acidentes de trânsito despertam uma grande preocupação na atualidade, pois representam um problema de saúde pública. No Brasil, anualmente ocorrem milhões de mortes, sequelas e gastos hospitalares para tratamentos com acidentados, acarretando em um alto custo econômico e humano para toda a sociedade. Para o setor de saúde, os acidentes de trânsito despertam preocupação por sua quantificação e impacto na mortalidade e morbidade, principalmente pelo fato de atingir faixas etárias jovens, elevando o número de anos potenciais de vida perdidos. Objetivo: Analisar os fatores sociodemográficos e clínicos, o estado, a localização e o destino das vítimas de acidentes envolvendo motocicletas atendidas pelo SAMU. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa documental, de natureza descritiva, com abordagem quantitativa que foi realizada nos meses de janeiro e fevereiro de 2019, abrangendo todas as fichas de atendimentos de vítimas de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas no período de 2015 a 2017 nas cidades de Cuité, Barra de Santa Rosa e Picuí, localizadas no Estado da Paraíba, devidamente registradas e legíveis. Resultados: Em relação ao sexo, observou-se que a maior prevalência foi do sexo masculino, totalizando 84,6%. A faixa etária que prevaleceu foi de 18 a 25 anos, seguido por 26 a 35 anos, e os pilotos foram os mais envolvidos nos acidentes totalizando 94,8%. Foi observado que a maioria dos acidentes ocorreu em zona urbana, seguido por rodovias, e que mais de 79% não utilizavam o capacete. Percebeu-se que as regiões mais atingidas foram membros e cabeça e o principal destino das vítimas foi o hospital de trauma de Campina Grande. Considerações finais: Os acidentes envolvendo motocicletas nos municípios estudados tiveram a prevalência de vítimas do sexo masculino com idade entre 18 e 25 anos com predominância dos condutores e não realizavam o uso do capacete, ficando claro o descumprimento do código de trânsito brasileiro, e revelando a necessidade de ações para conscientização e políticas voltadas para o tema.
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spelling Perfil das vítimas de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas em municípios paraibanos.Profile of victims of traffic accidents involving motorcycles in Paraíba municipalities.Perfil de víctimas de accidentes de tráfico con motocicletas en municipios de Paraíba.Acidentes de TrânsitoMotocicletasTraumatismo MúltiploTraffic AccidentsMotorcyclesMultiple TraumaAccidentes de tráficoTrauma múltipleSaúde PublicaOs acidentes de trânsito despertam uma grande preocupação na atualidade, pois representam um problema de saúde pública. No Brasil, anualmente ocorrem milhões de mortes, sequelas e gastos hospitalares para tratamentos com acidentados, acarretando em um alto custo econômico e humano para toda a sociedade. Para o setor de saúde, os acidentes de trânsito despertam preocupação por sua quantificação e impacto na mortalidade e morbidade, principalmente pelo fato de atingir faixas etárias jovens, elevando o número de anos potenciais de vida perdidos. Objetivo: Analisar os fatores sociodemográficos e clínicos, o estado, a localização e o destino das vítimas de acidentes envolvendo motocicletas atendidas pelo SAMU. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa documental, de natureza descritiva, com abordagem quantitativa que foi realizada nos meses de janeiro e fevereiro de 2019, abrangendo todas as fichas de atendimentos de vítimas de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas no período de 2015 a 2017 nas cidades de Cuité, Barra de Santa Rosa e Picuí, localizadas no Estado da Paraíba, devidamente registradas e legíveis. Resultados: Em relação ao sexo, observou-se que a maior prevalência foi do sexo masculino, totalizando 84,6%. A faixa etária que prevaleceu foi de 18 a 25 anos, seguido por 26 a 35 anos, e os pilotos foram os mais envolvidos nos acidentes totalizando 94,8%. Foi observado que a maioria dos acidentes ocorreu em zona urbana, seguido por rodovias, e que mais de 79% não utilizavam o capacete. Percebeu-se que as regiões mais atingidas foram membros e cabeça e o principal destino das vítimas foi o hospital de trauma de Campina Grande. Considerações finais: Os acidentes envolvendo motocicletas nos municípios estudados tiveram a prevalência de vítimas do sexo masculino com idade entre 18 e 25 anos com predominância dos condutores e não realizavam o uso do capacete, ficando claro o descumprimento do código de trânsito brasileiro, e revelando a necessidade de ações para conscientização e políticas voltadas para o tema.Traffic accidents are a major concern at present, since they represent a public health problem. In Brazil, millions of deaths, sequels and hospital expenses for treatments with accidents occur annually, resulting in a high economic and human cost for the whole society. For the health sector, traffic accidents are of concern for their quantification and impact on mortality and morbidity, mainly because they reach young age groups, increasing the number of years of life lost. Objective: To analyze socio-demographic and clinical factors, the state, location and destination of accident victims involving motorcycles attended by SAMU. Methodology: This is a documental research, of a descriptive nature, with a quantitative approach that was carried out in January and February of 2019, covering all the records of attendance of victims of traffic accidents involving motorcycles in the period from 2015 to 2017 in the cities of Cuité, Barra de Santa Rosa and Picuí, located in the State of Paraíba, duly registered and legible. Results: In relation to sex, it was observed that the highest prevalence was male, totaling 84.6%. The prevailing age range was 18 to 25 years, followed by 26 to 35 years, and the pilots were the ones most involved in the accidents totaling 94.8%. It was observed that the majority of the accidents happened in urban zone, followed by highways, and that more than 79% did not use the helmet. It was noticed that the regions most affected were members and head and the main destination of the victims was the hospital of trauma of Campina Grande. Final considerations: Accidents involving motorcycles in the studied municipalities had the prevalence of male victims aged between 18 and 25 years with driver predominance and did not use the helmet, being clear the noncompliance with the Brazilian traffic code, and revealing the need for awareness-raising actions and policies focused on the theme.Los accidentes de tráfico son motivo de gran preocupación en la actualidad, ya que representan un problema de salud pública. En Brasil, cada año ocurren millones de muertes, secuelas y gastos hospitalarios por tratamiento con accidentes, lo que resulta en un alto costo económico y humano para la sociedad en su conjunto. Para el sector salud, los accidentes de tránsito despiertan preocupación por su cuantificación e impacto en la mortalidad y morbilidad, principalmente porque llegan a grupos de edad más jóvenes, aumentando el número de años potenciales de vida perdidos. Objetivo: Analizar los factores sociodemográficos, clínicos, estado, ubicación y suerte de las víctimas de accidentes de motocicleta atendidos por SAMU. Metodología: Se trata de una investigación documental, de carácter descriptivo, con enfoque cuantitativo, que se llevó a cabo en los meses de enero y febrero de 2019, abarcando todas las fichas de atención a víctimas de accidentes de tráfico con motocicletas en el período de 2015 a 2017 en las ciudades de Cuité. Barra de Santa Rosa y Picuí, ubicada en el Estado de Paraíba, debidamente inscrita y legible. Resultados: En cuanto al género, se observó que la mayor prevalencia fue masculina, totalizando 84,6%. El grupo de edad que predominó fue el de 18 a 25 años, seguido de 26 a 35 años, siendo los pilotos los más accidentados, con un 94,8%. Se observó que la mayoría de los accidentes ocurrieron en áreas urbanas, seguidas de carreteras, y que más del 79% no usaba casco. Se notó que las regiones más afectadas fueron extremidades y cabezas y el principal destino de las víctimas fue el hospital de traumatología de Campina Grande. Consideraciones finales: Los accidentes con motocicletas en las ciudades estudiadas tuvieron una prevalencia de víctimas masculinas de entre 18 y 25 años, con predominio de conductores que no usaban casco, dejando en claro el incumplimiento del código de tránsito brasileño y revelando la necesidad. para acciones y políticas de sensibilización orientadas al tema.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGCARDINS, Karla Karolline Barreto.CARDINS, K. K. B.http://lattes.cnpq.br/7243611214790247CANTALICE, Anajás da Silva Cardoso.CAVALCANTE, Jamille de Brito.PINTO, Alisson de Vasconcelos.2019-05-082019-10-17T12:05:59Z2019-10-172019-10-17T12:05:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8191PINTO, Alisson de Vasconcelos. Perfil das vítimas de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas em municípios paraibanos. 2019. 34 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-05-18T16:51:23Zoai:localhost:riufcg/8191Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-05-18T16:51:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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