Estratégias de marketing para a farmácia escola Manoel Casado de Almeida: tendências emergentes e perspectivas para os serviços clínicos farmacêuticos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Hellen Mayara de Araújo Henriques.
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35840
Resumo: As transformações sociodemográficas e epidemiológicas da população brasileira requerem melhorias e adequações nas habilitações dos profissionais de saúde para a oferta qualificada de serviços que atendam às necessidades em saúde do indivíduo. Nesse universo, a Farmácia Escola constitui cenário ideal na formação do farmacêutico, em que oportuniza a interação teórico-prática na prestação de serviços clínicos à população. Para isso, observa-se a importância de estratégias de marketing que divulguem a FE e a consolide como espaço de prática para o estudante e de assistência à saúde para a comunidade. O objetivo deste trabalho foi planejar estratégias de marketing para promoção da adesão aos serviços clínicos farmacêuticos da Farmácia Escola Manoel Casado de Almeida, Centro de Educação e Saúde, no campus Cuité/ PB, da Universidade Federal de Campina Grande. Para tanto, foi realizado um estudo transversal, descritivo e qualitativo, com definição dos principais tipos de estratégias de marketing para a seleção, programação e divulgação das atividades e dos serviços ofertados. O instagram® foi utilizado para desenvolver o marketing digital, e o software Canva® foi utilizado para padronização das publicações, sendo um atrativo de comunicação impactante. A análise estratégica foi feita através da ferramenta de gestão SWOT/FOFA. Como resultados, obteve-se 9 estratégias, consideradas bases para o planejamento de propagação. Por sua vez, qualquer levantamento de estratégias de marketing da atualidade destaca o meio digital como principal meio de propagação. A partir da análise situacional através da ferramenta SWOT/FOFA encontrou-se, entre as fraquezas, as redes sociais desativadas e documentos que não eram padronizados, e entre as ameaças, a falta de interesse dos usuários. Sendo assim, estratégias para minimizá-las foram traçadas com endomarketing, marketing digital e tradicional. A logomarca da FE foi atualizada, bem como os documentos foram padronizados e atualizados. O perfil do instagram® foi ativado com publicações de apresentação, educação em saúde e informações quanto à importância do farmacêutico clínico e serviços ofertados. O marketing tradicional foi marcado pela criação de design para confecção de banner informativo. Espera-se que a FE se destaque como campo complementar à formação do profissional farmacêutico, ao oportunizar o desenvolvimento de atribuições e interesses na área da farmácia clínica. Além de intensificar a integração ensino-serviço-comunidade, o que contribui para um sistema de saúde mais eficiente e estimula a inovação em pesquisas para gerar práticas mais eficazes.
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Nesse universo, a Farmácia Escola constitui cenário ideal na formação do farmacêutico, em que oportuniza a interação teórico-prática na prestação de serviços clínicos à população. Para isso, observa-se a importância de estratégias de marketing que divulguem a FE e a consolide como espaço de prática para o estudante e de assistência à saúde para a comunidade. O objetivo deste trabalho foi planejar estratégias de marketing para promoção da adesão aos serviços clínicos farmacêuticos da Farmácia Escola Manoel Casado de Almeida, Centro de Educação e Saúde, no campus Cuité/ PB, da Universidade Federal de Campina Grande. Para tanto, foi realizado um estudo transversal, descritivo e qualitativo, com definição dos principais tipos de estratégias de marketing para a seleção, programação e divulgação das atividades e dos serviços ofertados. O instagram® foi utilizado para desenvolver o marketing digital, e o software Canva® foi utilizado para padronização das publicações, sendo um atrativo de comunicação impactante. A análise estratégica foi feita através da ferramenta de gestão SWOT/FOFA. Como resultados, obteve-se 9 estratégias, consideradas bases para o planejamento de propagação. Por sua vez, qualquer levantamento de estratégias de marketing da atualidade destaca o meio digital como principal meio de propagação. A partir da análise situacional através da ferramenta SWOT/FOFA encontrou-se, entre as fraquezas, as redes sociais desativadas e documentos que não eram padronizados, e entre as ameaças, a falta de interesse dos usuários. Sendo assim, estratégias para minimizá-las foram traçadas com endomarketing, marketing digital e tradicional. A logomarca da FE foi atualizada, bem como os documentos foram padronizados e atualizados. O perfil do instagram® foi ativado com publicações de apresentação, educação em saúde e informações quanto à importância do farmacêutico clínico e serviços ofertados. O marketing tradicional foi marcado pela criação de design para confecção de banner informativo. Espera-se que a FE se destaque como campo complementar à formação do profissional farmacêutico, ao oportunizar o desenvolvimento de atribuições e interesses na área da farmácia clínica. Além de intensificar a integração ensino-serviço-comunidade, o que contribui para um sistema de saúde mais eficiente e estimula a inovação em pesquisas para gerar práticas mais eficazes.The sociodemographic and epidemiological transformations of the Brazilian population require improvements and adjustments in the qualifications of health professionals to provide qualified services that meet the individual's health needs. In this universe, the Pharmacy School constitutes an ideal setting for the training of pharmacists, which provides opportunities for theoretical-practical interaction in the provision of clinical services to the population. To this end, the importance of marketing strategies that promote Pharmacy School and consolidate it as a practice space for students and health care for the community is observed. The objective of this work was to plan marketing strategies to promote adherence to pharmaceutical clinical services at Pharmacy School Manoel Casado de Almeida, Education and Health Center, on the Cuité/ PB campus, of the Federal University of Campina Grande. To this end, a cross-sectional, descriptive and qualitative study was carried out, defining the main types of marketing strategies for the selection, programming and dissemination of activities and services offered. Instagram® was used to develop digital marketing, and the Canva® software was used to standardize publications, providing an impactful communication attraction. In turn, the strategic analysis was carried out using the SWOT/FOFA management tool. As results, 9 strategies were obtained, considered bases for propagation planning. In turn, any survey of current marketing strategies highlights the digital medium as the main means of propagation. From the situational analysis using the SWOT/FOFA tool, we found, among the weaknesses, deactivated social networks and documents that were not standardized, and among the threats, the lack of interest from users. Therefore, strategies to minimize them were drawn up with internal marketing, digital and traditional marketing. The Pharmacy School logo was updated, as well as the documents were standardized and updated. The Instagram® profile was activated with presentation posts, health education and information regarding the importance of clinical pharmacists and the services offered. Traditional marketing was marked by the creation of a design to create an informative banner. It is expected that Pharmacy School will stand out as a complementary field to the training of pharmaceutical professionals, by providing opportunities for the development of responsibilities and interests in the area of clinical pharmacy. In addition to intensifying teaching-service-community integration, which contributes to a more efficient health system and stimulates innovation in research to generate more effective practices.Las transformaciones sociodemográficas y epidemiológicas de la población brasileña requieren mejoras y ajustes en la cualificación de los profesionales de la salud para la prestación cualificada de servicios que satisfagan las necesidades de salud del individuo. En este universo, Farmacia La escuela constituye un escenario ideal para la formación de farmacéuticos, que brinda oportunidades de interacción teórico-práctico en la prestación de servicios clínicos a la población. Para ello, observe la importancia de estrategias de marketing que difundan la FE y la consoliden como un espacio de práctica para el estudiante y atención de salud para la comunidad. El objetivo de este trabajo fue planificar estrategias de marketing para promover la adherencia a los servicios clínicos farmacéuticos del Centro de Farmacia, Educación y Salud Escolar Manoel Casado de Almeida, en el campus Cuité/PB, de la Universidad Federal de Campina Grande. Para ello se llevó a cabo un estudio transversal, descriptivo y cualitativo, definiendo los principales tipos de estrategias marketing para la selección, programación y difusión de las actividades y servicios ofrecidos. Instagram® se utilizó para desarrollar marketing digital y el software Canva® fue utilizado para estandarizar publicaciones, siendo un atractivo de comunicación de impacto. A El análisis estratégico se realizó mediante la herramienta de gestión FODA/FOFA. Como resultados, Se obtuvieron 9 estrategias, consideradas bases para la planificación de la propagación. Sucesivamente, Cualquier estudio sobre las estrategias de marketing actuales destaca el medio digital como principal medio de propagación. Del análisis situacional a través de la herramienta SWOT/FOFA encontró, entre las debilidades, las redes sociales desactivadas y documentos que no estaban estandarizados y, entre las amenazas, el desinterés de los usuarios. Siendo así, Se delinearon estrategias para minimizarlos con marketing interno, marketing digital y tradicional. Se actualizó el logo de la FE, así como se estandarizaron los documentos y actualizado. Se activó el perfil de Instagram® con publicaciones de presentación, educación en salud e información sobre la importancia de los farmacéuticos clínicos y los servicios que ofrecen. oh El marketing tradicional estuvo marcado por la creación de un diseño para crear un banner informativo. Se espera que la FE destaque como campo complementario a la formación profesional farmacéutico, brindando oportunidades para el desarrollo de responsabilidades e intereses en el área de farmacia clínica. Además de intensificar la integración enseñanza-servicio-comunidad, lo que contribuye a una sistema de salud más eficiente y estimula la innovación en la investigación para generar prácticas más eficientes eficaz.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGMONTENEGRO, Camila de Albuquerque.MONTENEGRO, C. A.Montenegro, Camila de Albuquerque.de A. Montenegro, Camila.http://lattes.cnpq.br/0120332401360517SOUZA, Júlia Beatriz Pereira de.SOUZA, J. B. P.Júlia Beatriz Pereira de Souza.SOUZA, JÚLIA BEATRIZ PEREIRA DE.http://lattes.cnpq.br/1441116996097068AZEVEDO, Maria da Glória Batista de.AZEVEDO, M. G. B.BATISTA, M. G. A.AZEVEDO, MARIA DA GLÓRIA BATISTA DE.http://lattes.cnpq.br/9806813090193502GOMES, Hellen Mayara de Araújo Henriques.2024-04-302024-05-29T14:46:39Z2024-05-292024-05-29T14:46:39Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35840GOMES, Hellen Mayara de Araújo Henriques. Estratégias de marketing para a farmácia escola Manoel Casado de Almeida: tendências emergentes e perspectivas para os serviços clínicos farmacêuticos. 2024. 46 fl. 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