Educação e direitos humanos: o caso da Escola do Campo Juarez Maracajá, a partir do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH).
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.nunes http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5203 |
Resumo: | A discussão que travamos no decurso do nosso trabalho tem a intenção de levar o entendimento a cerca dos direitos humanos, bem como destacar a importância de está e permanecer transversalizada na educação. A ideia de discutir sobre esse tema de forma mais aprofundada nasce das inquietações deturpadas que são apresentadas pelos meios sociais, elas também surgem das discussões sobre o tema no Grupo PET (Programa da Educação Tutorial) do CDSA o Grupo PET Gestão Pública Política e Cidadania, projeto este do qual faço parte. Neste sentido o trabalho intitulado de EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: o caso da escola do campo Juarez Maracajá, a partir do plano nacional de educação em direitos humanos (PNEDH), tem a preocupação de verificar como está sendo trabalhada a temática dos Direitos Humanos em sala de aula. Como os professores adquirem informações sobre a temática? Quais os conhecimento e práticas dos professores sobre o assunto? Visto que, esta temática, de acordo com o Programa mundial para educação em Direitos Humanos, é uma temática que deve permear a prática pedagógica dos professores em sala de aula. A nossa pesquisa é do tipo qualitativo e de natureza descritiva, o mesmo ainda se caracteriza como um estudo de caso, pois verificamos se estava sendo discutidos Direitos Humanos e os temas relacionados. Este trabalho está estruturado em quatro seções ou capítulos. Em um primeiro momento foi realizada uma pesquisa bibliográfica de livros e artigos, como também em sites dos seguintes temas: Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos. Já no segundo momento foram aplicados os instrumentos de coleta de dados por meio de questionário, no campo de pesquisa. Através da técnica de aplicação de questionários foi conseguindo os resultados aqui descritos. Com os dados coletados chagamos a conclusão de que a escola trabalha de forma muito tímida ao ponto de não ser percebido, ficado evidente a necessidade de avançar no sentido de fazer uma ampla discussão com a comunidade escolar sobre Direitos Humanos. |
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Educação e direitos humanos: o caso da Escola do Campo Juarez Maracajá, a partir do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH).Education and human rights: the case of the Juarez Maracajá Field School, based on the National Plan for Human Rights Education (PNEDH).Educação em direitos humanosEducação do CampoEscola do Campo Juarez MaracajáHuman rights education Field Education Juarez Maracajá Field SchoolA discussão que travamos no decurso do nosso trabalho tem a intenção de levar o entendimento a cerca dos direitos humanos, bem como destacar a importância de está e permanecer transversalizada na educação. A ideia de discutir sobre esse tema de forma mais aprofundada nasce das inquietações deturpadas que são apresentadas pelos meios sociais, elas também surgem das discussões sobre o tema no Grupo PET (Programa da Educação Tutorial) do CDSA o Grupo PET Gestão Pública Política e Cidadania, projeto este do qual faço parte. Neste sentido o trabalho intitulado de EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: o caso da escola do campo Juarez Maracajá, a partir do plano nacional de educação em direitos humanos (PNEDH), tem a preocupação de verificar como está sendo trabalhada a temática dos Direitos Humanos em sala de aula. Como os professores adquirem informações sobre a temática? Quais os conhecimento e práticas dos professores sobre o assunto? Visto que, esta temática, de acordo com o Programa mundial para educação em Direitos Humanos, é uma temática que deve permear a prática pedagógica dos professores em sala de aula. A nossa pesquisa é do tipo qualitativo e de natureza descritiva, o mesmo ainda se caracteriza como um estudo de caso, pois verificamos se estava sendo discutidos Direitos Humanos e os temas relacionados. Este trabalho está estruturado em quatro seções ou capítulos. Em um primeiro momento foi realizada uma pesquisa bibliográfica de livros e artigos, como também em sites dos seguintes temas: Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos. Já no segundo momento foram aplicados os instrumentos de coleta de dados por meio de questionário, no campo de pesquisa. Através da técnica de aplicação de questionários foi conseguindo os resultados aqui descritos. Com os dados coletados chagamos a conclusão de que a escola trabalha de forma muito tímida ao ponto de não ser percebido, ficado evidente a necessidade de avançar no sentido de fazer uma ampla discussão com a comunidade escolar sobre Direitos Humanos.The discussion we are discussing in the course of our work is intended to bring understanding about human rights, as well as to emphasize its importance and to remain mainstreamed in education. The idea of discussing this topic in more depth is born of the misunderstandings that are presented by the social environment, they also arise from the discussions on the subject in the PET Group (Tutorial Education Program) of the CDSA PET Group Public Policy and Citizenship, Project of which I am a member. In this sense, the work entitled EDUCATION AND HUMAN RIGHTS: The case of the Juarez Maracajá field school, based on the national human rights education plan (PNEDH), aims to study how the work of the Human rights in the classroom. How do teachers get information on the subject? What are the teachers' knowledge and practices on the subject? Whereas, this theme according to the World Program for Human Rights Education is a theme that must permeate the pedagogical practice of teachers in the classroom. Our research is qualitative and descriptive in nature, it is still characterized as a case study, as we verify if we were discussing Human Rights and related topics. This work is structured in what section or chapters. At first, a bibliographical research of books and articles was carried out, as well as in sites of the following subjects: Human Rights, and Education in Human Rights. In the second moment the data collection instruments were applied, this is the questionnaire in the field of research, through the technique of application of questionnaires, was achieving the results described here. With the data collected we conclude that the school works very timidly to the point of not being noticed, it became evident the need to move in the direction of a wide discussion with the school community about human rights.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, José Irivaldo Alves Oliveira.SILVA, J. I. A. O.http://lattes.cnpq.br/8980645523068866OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.TORRES, Denise Xavier.NUNES, Gutyelson Henrik Firmino.2017-05-042019-07-31T14:06:25Z2019-07-312019-07-31T14:06:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.nuneshttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5203NUNES, Gutyelson Henryk Firmino. Educação e direitos humanos: o caso da Escola do Campo Juarez Maracajá, a partir do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH). 2017. 130f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. 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