Educação e direitos humanos: o caso da Escola do Campo Juarez Maracajá, a partir do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NUNES, Gutyelson Henrik Firmino.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.nunes
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5203
Resumo: A discussão que travamos no decurso do nosso trabalho tem a intenção de levar o entendimento a cerca dos direitos humanos, bem como destacar a importância de está e permanecer transversalizada na educação. A ideia de discutir sobre esse tema de forma mais aprofundada nasce das inquietações deturpadas que são apresentadas pelos meios sociais, elas também surgem das discussões sobre o tema no Grupo PET (Programa da Educação Tutorial) do CDSA o Grupo PET Gestão Pública Política e Cidadania, projeto este do qual faço parte. Neste sentido o trabalho intitulado de EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: o caso da escola do campo Juarez Maracajá, a partir do plano nacional de educação em direitos humanos (PNEDH), tem a preocupação de verificar como está sendo trabalhada a temática dos Direitos Humanos em sala de aula. Como os professores adquirem informações sobre a temática? Quais os conhecimento e práticas dos professores sobre o assunto? Visto que, esta temática, de acordo com o Programa mundial para educação em Direitos Humanos, é uma temática que deve permear a prática pedagógica dos professores em sala de aula. A nossa pesquisa é do tipo qualitativo e de natureza descritiva, o mesmo ainda se caracteriza como um estudo de caso, pois verificamos se estava sendo discutidos Direitos Humanos e os temas relacionados. Este trabalho está estruturado em quatro seções ou capítulos. Em um primeiro momento foi realizada uma pesquisa bibliográfica de livros e artigos, como também em sites dos seguintes temas: Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos. Já no segundo momento foram aplicados os instrumentos de coleta de dados por meio de questionário, no campo de pesquisa. Através da técnica de aplicação de questionários foi conseguindo os resultados aqui descritos. Com os dados coletados chagamos a conclusão de que a escola trabalha de forma muito tímida ao ponto de não ser percebido, ficado evidente a necessidade de avançar no sentido de fazer uma ampla discussão com a comunidade escolar sobre Direitos Humanos.
id UFCG_6acb2265d07d23c6d3f48f6487a5680f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5203
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Educação e direitos humanos: o caso da Escola do Campo Juarez Maracajá, a partir do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH).Education and human rights: the case of the Juarez Maracajá Field School, based on the National Plan for Human Rights Education (PNEDH).Educação em direitos humanosEducação do CampoEscola do Campo Juarez MaracajáHuman rights education  Field Education  Juarez Maracajá Field SchoolA discussão que travamos no decurso do nosso trabalho tem a intenção de levar o entendimento a cerca dos direitos humanos, bem como destacar a importância de está e permanecer transversalizada na educação. A ideia de discutir sobre esse tema de forma mais aprofundada nasce das inquietações deturpadas que são apresentadas pelos meios sociais, elas também surgem das discussões sobre o tema no Grupo PET (Programa da Educação Tutorial) do CDSA o Grupo PET Gestão Pública Política e Cidadania, projeto este do qual faço parte. Neste sentido o trabalho intitulado de EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: o caso da escola do campo Juarez Maracajá, a partir do plano nacional de educação em direitos humanos (PNEDH), tem a preocupação de verificar como está sendo trabalhada a temática dos Direitos Humanos em sala de aula. Como os professores adquirem informações sobre a temática? Quais os conhecimento e práticas dos professores sobre o assunto? Visto que, esta temática, de acordo com o Programa mundial para educação em Direitos Humanos, é uma temática que deve permear a prática pedagógica dos professores em sala de aula. A nossa pesquisa é do tipo qualitativo e de natureza descritiva, o mesmo ainda se caracteriza como um estudo de caso, pois verificamos se estava sendo discutidos Direitos Humanos e os temas relacionados. Este trabalho está estruturado em quatro seções ou capítulos. Em um primeiro momento foi realizada uma pesquisa bibliográfica de livros e artigos, como também em sites dos seguintes temas: Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos. Já no segundo momento foram aplicados os instrumentos de coleta de dados por meio de questionário, no campo de pesquisa. Através da técnica de aplicação de questionários foi conseguindo os resultados aqui descritos. Com os dados coletados chagamos a conclusão de que a escola trabalha de forma muito tímida ao ponto de não ser percebido, ficado evidente a necessidade de avançar no sentido de fazer uma ampla discussão com a comunidade escolar sobre Direitos Humanos.The discussion we are discussing in the course of our work is intended to bring understanding about human rights, as well as to emphasize its importance and to remain mainstreamed in education. The idea of discussing this topic in more depth is born of the misunderstandings that are presented by the social environment, they also arise from the discussions on the subject in the PET Group (Tutorial Education Program) of the CDSA PET Group Public Policy and Citizenship, Project of which I am a member. In this sense, the work entitled EDUCATION AND HUMAN RIGHTS: The case of the Juarez Maracajá field school, based on the national human rights education plan (PNEDH), aims to study how the work of the Human rights in the classroom. How do teachers get information on the subject? What are the teachers' knowledge and practices on the subject? Whereas, this theme according to the World Program for Human Rights Education is a theme that must permeate the pedagogical practice of teachers in the classroom. Our research is qualitative and descriptive in nature, it is still characterized as a case study, as we verify if we were discussing Human Rights and related topics. This work is structured in what section or chapters. At first, a bibliographical research of books and articles was carried out, as well as in sites of the following subjects: Human Rights, and Education in Human Rights. In the second moment the data collection instruments were applied, this is the questionnaire in the field of research, through the technique of application of questionnaires, was achieving the results described here. With the data collected we conclude that the school works very timidly to the point of not being noticed, it became evident the need to move in the direction of a wide discussion with the school community about human rights.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, José Irivaldo Alves Oliveira.SILVA, J. I. A. O.http://lattes.cnpq.br/8980645523068866OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.TORRES, Denise Xavier.NUNES, Gutyelson Henrik Firmino.2017-05-042019-07-31T14:06:25Z2019-07-312019-07-31T14:06:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.nuneshttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5203NUNES, Gutyelson Henryk Firmino. Educação e direitos humanos: o caso da Escola do Campo Juarez Maracajá, a partir do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH). 2017. 130f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5203porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-08T19:58:11Zoai:localhost:riufcg/5203Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-08T19:58:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e direitos humanos: o caso da Escola do Campo Juarez Maracajá, a partir do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH).
Education and human rights: the case of the Juarez Maracajá Field School, based on the National Plan for Human Rights Education (PNEDH).
title Educação e direitos humanos: o caso da Escola do Campo Juarez Maracajá, a partir do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH).
spellingShingle Educação e direitos humanos: o caso da Escola do Campo Juarez Maracajá, a partir do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH).
NUNES, Gutyelson Henrik Firmino.
Educação em direitos humanos
Educação do Campo
Escola do Campo Juarez Maracajá
Human rights education  
Field Education  
Juarez Maracajá Field School
title_short Educação e direitos humanos: o caso da Escola do Campo Juarez Maracajá, a partir do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH).
title_full Educação e direitos humanos: o caso da Escola do Campo Juarez Maracajá, a partir do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH).
title_fullStr Educação e direitos humanos: o caso da Escola do Campo Juarez Maracajá, a partir do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH).
title_full_unstemmed Educação e direitos humanos: o caso da Escola do Campo Juarez Maracajá, a partir do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH).
title_sort Educação e direitos humanos: o caso da Escola do Campo Juarez Maracajá, a partir do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH).
author NUNES, Gutyelson Henrik Firmino.
author_facet NUNES, Gutyelson Henrik Firmino.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, José Irivaldo Alves Oliveira.
SILVA, J. I. A. O.
http://lattes.cnpq.br/8980645523068866
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.author.fl_str_mv NUNES, Gutyelson Henrik Firmino.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em direitos humanos
Educação do Campo
Escola do Campo Juarez Maracajá
Human rights education  
Field Education  
Juarez Maracajá Field School
topic Educação em direitos humanos
Educação do Campo
Escola do Campo Juarez Maracajá
Human rights education  
Field Education  
Juarez Maracajá Field School
description A discussão que travamos no decurso do nosso trabalho tem a intenção de levar o entendimento a cerca dos direitos humanos, bem como destacar a importância de está e permanecer transversalizada na educação. A ideia de discutir sobre esse tema de forma mais aprofundada nasce das inquietações deturpadas que são apresentadas pelos meios sociais, elas também surgem das discussões sobre o tema no Grupo PET (Programa da Educação Tutorial) do CDSA o Grupo PET Gestão Pública Política e Cidadania, projeto este do qual faço parte. Neste sentido o trabalho intitulado de EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: o caso da escola do campo Juarez Maracajá, a partir do plano nacional de educação em direitos humanos (PNEDH), tem a preocupação de verificar como está sendo trabalhada a temática dos Direitos Humanos em sala de aula. Como os professores adquirem informações sobre a temática? Quais os conhecimento e práticas dos professores sobre o assunto? Visto que, esta temática, de acordo com o Programa mundial para educação em Direitos Humanos, é uma temática que deve permear a prática pedagógica dos professores em sala de aula. A nossa pesquisa é do tipo qualitativo e de natureza descritiva, o mesmo ainda se caracteriza como um estudo de caso, pois verificamos se estava sendo discutidos Direitos Humanos e os temas relacionados. Este trabalho está estruturado em quatro seções ou capítulos. Em um primeiro momento foi realizada uma pesquisa bibliográfica de livros e artigos, como também em sites dos seguintes temas: Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos. Já no segundo momento foram aplicados os instrumentos de coleta de dados por meio de questionário, no campo de pesquisa. Através da técnica de aplicação de questionários foi conseguindo os resultados aqui descritos. Com os dados coletados chagamos a conclusão de que a escola trabalha de forma muito tímida ao ponto de não ser percebido, ficado evidente a necessidade de avançar no sentido de fazer uma ampla discussão com a comunidade escolar sobre Direitos Humanos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-04
2019-07-31T14:06:25Z
2019-07-31
2019-07-31T14:06:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.nunes
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5203
NUNES, Gutyelson Henryk Firmino. Educação e direitos humanos: o caso da Escola do Campo Juarez Maracajá, a partir do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH). 2017. 130f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5203
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.nunes
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5203
identifier_str_mv NUNES, Gutyelson Henryk Firmino. Educação e direitos humanos: o caso da Escola do Campo Juarez Maracajá, a partir do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH). 2017. 130f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744382810652672