“Em benefício da formação da juventude feminina”- a Escola Normal Estadual de Campina Grande (1955-1960).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Pâmella Tamires Avelino de.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1579
Resumo: A dissertação “Em Benefício da Formação da Juventude Feminina”: A Escola Normal Estadual de Campina Grande (1955-1960) trata da criação de uma instituição escolar para formação de professores na década de 1960, localizada no interior da Paraíba. A pesquisa se insere no campo dos estudos relacionados às instituições escolares, considerando a importância atribuída a esse tipo de instituição cuja característica específica é formação de professores, dois eixos que consideramos importantes no nosso estudo. Tivemos como objetivo investigar os determinantes sociopolíticos e educacionais que compuseram a criação da Escola Normal Estadual para Campina Grande (1955-1960). O recorte temporal definido, entre 1955 e 1960, diz respeito ao período compreendido entre um momento político nacional e local fontes de grandes mudanças sócio educacionais e o ano de criação da escola. Para nortear a construção do objeto de estudo, elegemos as categorias temáticas criação da instituição, feminização e formação de professores, e nos fundamentamos nos referenciais teóricos de Saviani (2007); Tanuri (2000); Nosella e Buffa (2013); Vicentini e Lugli (2009); Almeida (1998/2004); Chamon (2005) entre outros. A pesquisa de cunho documental utilizou fontes históricas como: jornais, mensagens do governador Pedro Gondim, fichas de matrícula das alunas pioneiras, fotos, regimento interno do colégio, dentre outros documentos. Enfatizamos o descompasso de criação da escola em comparação com a instituição de formação docente pessoense e outras escolas formativas pertencentes ao domínio particular, de modo que a ENECG é a primeira instituição pública para formação de professoras na cidade de Campina Grande e defendemos o argumento que a instituição foi formada, essencialmente, para as moças da sociedade campinense, a chamada “juventude feminina”. Na consulta e análise empreendida nos periódicos locais e estaduais, com destaque para o jornal diário da Borborema, percebemos que a criação da escola foi uma necessidade de aperfeiçoar as professoras que atuariam no ensino primário, considerado na cidade enquanto insuficiente e precário. A partir das reflexões desenvolvidas ao longo do trabalho, concluímos que a criação da Escola Normal Estadual de Campina Grande constituiu-se enquanto manobra política, uma vez que a promessa e cumprimento da criação da escola corroboraram a necessidade de ampliação educacional nacional e local, junta-se a esse movimento, a elite letrada campinense. Por meio do recurso da imprensa, foram noticiadas as debilidades do ensino primário, com ênfase na má formação das professoras campinenses compondo, assim, o cenário de promessa anunciada em 1958 e com a criação da instituição em 1960. No que diz respeito ao seu funcionamento em prédio próprio, só ocorreu dez anos mais tarde, em 1970.
id UFCG_6aec057e52c2c1ec315f9fbaf00b3c32
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/1579
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling “Em benefício da formação da juventude feminina”- a Escola Normal Estadual de Campina Grande (1955-1960).Escola Normal - Campina Grande - PBFormação de ProfessoresFeminizaçãoNormal SchoolTeacher FormationFeminizationEducaçãoA dissertação “Em Benefício da Formação da Juventude Feminina”: A Escola Normal Estadual de Campina Grande (1955-1960) trata da criação de uma instituição escolar para formação de professores na década de 1960, localizada no interior da Paraíba. A pesquisa se insere no campo dos estudos relacionados às instituições escolares, considerando a importância atribuída a esse tipo de instituição cuja característica específica é formação de professores, dois eixos que consideramos importantes no nosso estudo. Tivemos como objetivo investigar os determinantes sociopolíticos e educacionais que compuseram a criação da Escola Normal Estadual para Campina Grande (1955-1960). O recorte temporal definido, entre 1955 e 1960, diz respeito ao período compreendido entre um momento político nacional e local fontes de grandes mudanças sócio educacionais e o ano de criação da escola. Para nortear a construção do objeto de estudo, elegemos as categorias temáticas criação da instituição, feminização e formação de professores, e nos fundamentamos nos referenciais teóricos de Saviani (2007); Tanuri (2000); Nosella e Buffa (2013); Vicentini e Lugli (2009); Almeida (1998/2004); Chamon (2005) entre outros. A pesquisa de cunho documental utilizou fontes históricas como: jornais, mensagens do governador Pedro Gondim, fichas de matrícula das alunas pioneiras, fotos, regimento interno do colégio, dentre outros documentos. Enfatizamos o descompasso de criação da escola em comparação com a instituição de formação docente pessoense e outras escolas formativas pertencentes ao domínio particular, de modo que a ENECG é a primeira instituição pública para formação de professoras na cidade de Campina Grande e defendemos o argumento que a instituição foi formada, essencialmente, para as moças da sociedade campinense, a chamada “juventude feminina”. Na consulta e análise empreendida nos periódicos locais e estaduais, com destaque para o jornal diário da Borborema, percebemos que a criação da escola foi uma necessidade de aperfeiçoar as professoras que atuariam no ensino primário, considerado na cidade enquanto insuficiente e precário. A partir das reflexões desenvolvidas ao longo do trabalho, concluímos que a criação da Escola Normal Estadual de Campina Grande constituiu-se enquanto manobra política, uma vez que a promessa e cumprimento da criação da escola corroboraram a necessidade de ampliação educacional nacional e local, junta-se a esse movimento, a elite letrada campinense. Por meio do recurso da imprensa, foram noticiadas as debilidades do ensino primário, com ênfase na má formação das professoras campinenses compondo, assim, o cenário de promessa anunciada em 1958 e com a criação da instituição em 1960. No que diz respeito ao seu funcionamento em prédio próprio, só ocorreu dez anos mais tarde, em 1970.The dissertation "In The Benefit of the Formation of Female Youth"- Escola Normal Estadual of Campina Grande (1955-1960) it is about the creation of a school institution for teacher formation in the 1960s, located in a city in Paraíba. The study is part of the studies related to school institutions, considering the importance attributed to this type of institution whose specific characteristic is teacher training, two centerlines that we consider important in our study. We aimed to investigate the socio-political and educational determinants that made the creation of the Escola Normal Estadual to Campina Grande (1955-1960). The definite temporal cut between 1955 and 1960 refers to the period between a national and local political moment, the source of great social-educational changes, and the year of creation of the school. To guide the construction of the study object, we chose thematic categoriesthe creation of the institution, feminization and teacher formation, and we base ourselves on the theoretical references of Saviani (2007); Tanuri (2000); Nosella and Buffa (2013); Vicentini and Lugli (2009); Almeida (1998/2004); Chamon (2005) and others. The documentary research used historical sources such as newspapers, messages from the governor Pedro Gondim, registration forms of the pioneer students, photos, internal regiment of the college, among other documents. We emphasize the mismatch of creation of the school in comparison with the institution of teacher formation in the state capital and other training schools belonging to the private domain, such as ENECG is the first public institution for teacher formation in the city of Campina Grande and we defend the argument that institution was formed essentially for the girls of the local society, the so-called "female youth.". In the consultation and analysis undertaken in local and state journals, highlighting the Diário da Borborema daily newspaper, we realized that the creation of the school was a necessity to improve the teachers who would act in primary education, considered in the city as insufficient and precarious. From the reflections developed throughout the work, we conclude that the creation of the Escola Normal Estadual of Campina Grande constituted itself as a political maneuver, since the promise and fulfillment of the school's creation corroborated the need for national and local educational expansion together to this movement the literate elite residents of Campina Grande. Through the news, the weaknesses of primary educationwerereported, with an emphasis on the poor formation of local teachers, thus, composing the scenario of promise announced in 1958 with the creation of the institution in 1960. With regard to its functioning in an own building, only occurred ten years later, in 1970.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFCGLIMA, Niédja Maria Ferreira de.LIMA, N. M. F.http://lattes.cnpq.br/1022078411182508MACHADO, Charliton José dos Santos.RODRIGUES, Melânia Mendonça.SOUSA, Pâmella Tamires Avelino de.20182018-08-29T14:39:26Z2018-08-282018-08-29T14:39:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1579SOUSA, P. T. A. de. “Em benefício da formação da juventude feminina”- a Escola Normal Estadual de Campina Grande (1955-1960). 2018. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1579porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-30T23:14:30Zoai:localhost:riufcg/1579Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-30T23:14:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv “Em benefício da formação da juventude feminina”- a Escola Normal Estadual de Campina Grande (1955-1960).
title “Em benefício da formação da juventude feminina”- a Escola Normal Estadual de Campina Grande (1955-1960).
spellingShingle “Em benefício da formação da juventude feminina”- a Escola Normal Estadual de Campina Grande (1955-1960).
SOUSA, Pâmella Tamires Avelino de.
Escola Normal - Campina Grande - PB
Formação de Professores
Feminização
Normal School
Teacher Formation
Feminization
Educação
title_short “Em benefício da formação da juventude feminina”- a Escola Normal Estadual de Campina Grande (1955-1960).
title_full “Em benefício da formação da juventude feminina”- a Escola Normal Estadual de Campina Grande (1955-1960).
title_fullStr “Em benefício da formação da juventude feminina”- a Escola Normal Estadual de Campina Grande (1955-1960).
title_full_unstemmed “Em benefício da formação da juventude feminina”- a Escola Normal Estadual de Campina Grande (1955-1960).
title_sort “Em benefício da formação da juventude feminina”- a Escola Normal Estadual de Campina Grande (1955-1960).
author SOUSA, Pâmella Tamires Avelino de.
author_facet SOUSA, Pâmella Tamires Avelino de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Niédja Maria Ferreira de.
LIMA, N. M. F.
http://lattes.cnpq.br/1022078411182508
MACHADO, Charliton José dos Santos.
RODRIGUES, Melânia Mendonça.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Pâmella Tamires Avelino de.
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Normal - Campina Grande - PB
Formação de Professores
Feminização
Normal School
Teacher Formation
Feminization
Educação
topic Escola Normal - Campina Grande - PB
Formação de Professores
Feminização
Normal School
Teacher Formation
Feminization
Educação
description A dissertação “Em Benefício da Formação da Juventude Feminina”: A Escola Normal Estadual de Campina Grande (1955-1960) trata da criação de uma instituição escolar para formação de professores na década de 1960, localizada no interior da Paraíba. A pesquisa se insere no campo dos estudos relacionados às instituições escolares, considerando a importância atribuída a esse tipo de instituição cuja característica específica é formação de professores, dois eixos que consideramos importantes no nosso estudo. Tivemos como objetivo investigar os determinantes sociopolíticos e educacionais que compuseram a criação da Escola Normal Estadual para Campina Grande (1955-1960). O recorte temporal definido, entre 1955 e 1960, diz respeito ao período compreendido entre um momento político nacional e local fontes de grandes mudanças sócio educacionais e o ano de criação da escola. Para nortear a construção do objeto de estudo, elegemos as categorias temáticas criação da instituição, feminização e formação de professores, e nos fundamentamos nos referenciais teóricos de Saviani (2007); Tanuri (2000); Nosella e Buffa (2013); Vicentini e Lugli (2009); Almeida (1998/2004); Chamon (2005) entre outros. A pesquisa de cunho documental utilizou fontes históricas como: jornais, mensagens do governador Pedro Gondim, fichas de matrícula das alunas pioneiras, fotos, regimento interno do colégio, dentre outros documentos. Enfatizamos o descompasso de criação da escola em comparação com a instituição de formação docente pessoense e outras escolas formativas pertencentes ao domínio particular, de modo que a ENECG é a primeira instituição pública para formação de professoras na cidade de Campina Grande e defendemos o argumento que a instituição foi formada, essencialmente, para as moças da sociedade campinense, a chamada “juventude feminina”. Na consulta e análise empreendida nos periódicos locais e estaduais, com destaque para o jornal diário da Borborema, percebemos que a criação da escola foi uma necessidade de aperfeiçoar as professoras que atuariam no ensino primário, considerado na cidade enquanto insuficiente e precário. A partir das reflexões desenvolvidas ao longo do trabalho, concluímos que a criação da Escola Normal Estadual de Campina Grande constituiu-se enquanto manobra política, uma vez que a promessa e cumprimento da criação da escola corroboraram a necessidade de ampliação educacional nacional e local, junta-se a esse movimento, a elite letrada campinense. Por meio do recurso da imprensa, foram noticiadas as debilidades do ensino primário, com ênfase na má formação das professoras campinenses compondo, assim, o cenário de promessa anunciada em 1958 e com a criação da instituição em 1960. No que diz respeito ao seu funcionamento em prédio próprio, só ocorreu dez anos mais tarde, em 1970.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-08-29T14:39:26Z
2018-08-28
2018-08-29T14:39:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1579
SOUSA, P. T. A. de. “Em benefício da formação da juventude feminina”- a Escola Normal Estadual de Campina Grande (1955-1960). 2018. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1579
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1579
identifier_str_mv SOUSA, P. T. A. de. “Em benefício da formação da juventude feminina”- a Escola Normal Estadual de Campina Grande (1955-1960). 2018. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744357861883904